INSCRIÇÃO: 00453
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO11
 
TÍTULO: O CENTRO HISTÓRICO VIVE
 
AUTORES: Samya Cristina Ribeiro Marques (Universidade Ceuma); Emmanuel de Assis e Silva Menezes (Universidade Ceuma); Andrea Teresa Martins Lobato (Universidade Ceuma)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
São Luís, capital do Maranhão, é considerada Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO desde 1997, mas, em 1974, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional já havia tombado o Centro Histórico da cidade, localizado nos arredores da Baía de São Marcos, em preservação de todo o conjunto arquitetônico de origem luso-brasileira de meados do século XVII.਀伀 瘀愀氀漀爀 焀甀攀 漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 匀漀 䰀甀猀 瀀漀猀猀甀椀Ⰰ 琀爀愀搀甀稀椀搀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 攀 洀攀洀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 愀 琀漀搀漀 椀渀猀琀愀渀琀攀 猀攀 爀攀猀猀椀最渀椀昀椀挀愀洀Ⰰ 昀漀椀 漀 瀀爀漀瀀甀氀猀漀爀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䈀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 漀爀椀甀渀搀愀猀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 搀攀猀猀攀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 氀愀瀀椀搀ⴀ氀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䔀搀甀愀爀搀漀 䈀攀氀漀Ⰰ ᰀ 漀 瘀攀挀甀氀漀 渀漀 焀甀愀氀 猀攀 瀀漀搀攀 爀攀甀渀椀爀 愀 洀愀椀漀爀 洀愀猀猀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀搀愀 猀漀戀爀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀ᴀ†⠀䈀䔀䰀伀Ⰰ ㈀ ㄀㜀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㄀⤀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 洀愀椀猀 爀椀挀愀猀 ᰀ攠洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 甀猀漀 搀愀 琀挀渀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀ᴀ†⠀䈀䔀䰀伀Ⰰ ㈀ ㄀㜀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㄀⤀⸀ Neste caminho, optar pelo livro-reportagem como projeto experimental de conclusão de curso é confirmar e despertar no estudante de jornalismo a sua potência enquanto agente social capacitado para além de observar os acontecimentos, interpretá-los em uma dimensão que ultrapasse os caracteres da notícia. O livro-reportagem é um percurso alternativo para dar visibilidade a temáticas que a imprensa tradicional despreza ou as trata de maneira superficial; fugindo do equívoco, problematizado por Belo (2017), de que o leitor não gosta de leituras longas ou não possui tempo para isso. É um veículo propício para se viver a máxima de que o jornalista é antes de tudo, um ser que escreve.਀倀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 昀甀最椀爀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 昀爀瘀漀氀愀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 匀漀 䰀甀猀Ⰰ 爀攀甀渀椀渀搀漀 愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 漀挀甀瀀愀攀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 攀猀猀愀 瀀漀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀洀愀爀挀愀渀搀漀ⴀ愀 渀漀 挀漀洀漀 猀椀最渀漀 瘀愀稀椀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀 渀愀 栀椀猀琀漀爀椀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ ᰀ洠愀猀 挀漀洀漀 愀氀最漀 瘀椀瘀漀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 攀洀 甀猀漀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀 愀洀愀搀漀ᴀ†⠀䜀刀䤀一伀嘀䔀刀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㔀 ⤀Ⰰ 甀洀 氀甀最愀爀 搀攀 挀漀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 搀攀 洀攀洀爀椀愀猀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀 猀甀愀猀 椀洀戀爀椀挀愀攀猀 挀漀洀 漀 昀甀琀甀爀漀⸀ O livro-reportagem surge, de acordo com Belo, como “um instrumento aperiódico de difusão de informações de caráter jornalístico”, (BELO, 2017, p. 41), em que se pode “avançar as fronteiras do jornalismo para além dos limites que ele próprio se impõe” (LIMA apud BELO, 2017, p. 42). Assim, caracteriza-se como o periódico que melhor abrange os contornos da grande-reportagem, localizado no cenário pantanoso entre os gêneros desses dois campos: jornalismo e literatura.਀倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀漀 昀漀爀洀愀氀 攀 攀猀琀琀椀挀愀 攀 甀洀 琀攀洀瀀漀 洀愀椀猀 愀氀愀爀最愀搀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀Ⰰ 愀戀愀爀挀愀瘀愀 愀猀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀 漀挀甀瀀愀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 匀漀 䰀甀猀 攀 猀甀愀猀 椀洀戀爀椀挀愀攀猀 渀愀 爀攀氀愀漀 搀漀 猀甀樀攀椀琀漀 挀漀洀 漀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀甀ⴀ猀攀 ᰀ椠爀 愀氀洀 搀攀 挀漀渀猀琀愀琀愀攀猀 戀瘀椀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 爀攀愀氀 攀 漀 焀甀攀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀 渀漀 甀爀戀愀渀椀猀洀漀ᴀ†⠀䜀刀䤀一伀嘀䔀刀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㈀㠀⤀⸀ 䈀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 攀氀攀渀挀愀爀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀洀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀 愀漀 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 椀渀琀攀爀愀最攀洀 挀漀洀 漀 氀漀挀愀氀⸀ Dessa maneira, o olhar dessa temática sob a lente jornalística justifica-se pela possibilidade de se distanciar das narrativas rasas, pois, tendo o Centro Histórico de São Luís tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1974 e a cidade considerada Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO em 1997, torna-se de total importância rememorar seu legado e mergulhar a fundo nesta porção urbana, a fim de explorar como o espaço se mantém como um signo vívido por meio de sua ocupação.
 
INTRODUÇÃO
O conteúdo reunido no processo de apuração recebeu tratamento referente aos mesmos princípios do sistema jornalístico, diferenciando-se por, além de informar, levar o leitor ao local focalizado, através da narrativa. Para isso, a metodologia proposta para estudar a temática tratada foi baseada em alguns procedimentos detalhados abaixo. Na pesquisa bibliográfica e documental buscou-se explicar parte da problemática a partir de referências teóricas já publicadas. O breve histórico sobre o surgimento da cidade de São Luís, capital do Maranhão, presente no primeiro capítulo de O Centro Histórico Vive, exemplifica a contribuição que a pesquisa bibliográfica trouxe para o livro-reportagem.਀一愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 挀甀渀栀漀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 攀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 搀漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀 漀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀愀 愀 琀挀渀椀挀愀 洀愀椀猀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 戀甀猀挀愀爀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀爀ⴀ瀀愀甀琀愀搀愀猀⸀ 䴀攀搀椀渀愀 ⠀㄀㤀㠀㘀⤀ 爀攀昀漀爀愀 焀甀攀 ᰀ愠 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 渀愀猀 猀甀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀瀀氀椀挀愀攀猀Ⰰ  甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀戀爀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 椀猀漀氀愀洀攀渀琀漀猀 最爀甀瀀愀椀猀Ⰰ 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀ᴀ†⠀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ ㄀㤀㠀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㠀⤀⸀ 一漀 漀戀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 愀 愀甀琀漀爀愀 爀攀昀漀爀愀 焀甀攀 愀氀洀 搀攀 猀攀爀瘀椀爀  瀀氀甀爀愀氀椀稀愀漀 搀攀 瘀漀稀攀猀Ⰰ 攀氀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀 洀攀椀漀Ⰰ 挀甀樀漀 漀 昀椀洀  猀攀洀瀀爀攀 漀 椀渀琀攀爀ⴀ爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 栀甀洀愀渀漀⸀ Reafirmando o fato de que o livro-reportagem busca ser um elemento mais narrativo, como parte do jornalismo literário, a entrevista, além de permitir maior riqueza de detalhes, tornou-se a melhor maneira de conquistar o máximo de informações possíveis que agregassem valor ao Centro Histórico Vive, além de ser “[...] uma expansão da consulta, objetivando, geralmente, a coleta de interpretações e a reconstituição de fatos” (LAGE, 2001, p. 73).਀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀  搀攀 挀愀爀琀攀爀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 瘀漀氀琀漀甀ⴀ猀攀 愀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀愀 爀攀最椀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 匀漀 䰀甀猀Ⰰ 椀渀瘀攀猀琀椀最愀渀搀漀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 猀甀樀攀椀琀漀ⴀ攀猀瀀愀漀Ⰰ 攀氀攀渀挀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀Ⰰ 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 漀挀甀瀀愀漀 渀愀 爀攀最椀漀⸀ 伀猀 搀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀甀氀愀攀猀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀Ⰰ 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀 栀椀瀀琀攀猀攀猀⸀ 䌀漀洀 爀攀氀愀漀  椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 䴀愀猀挀愀爀攀渀栀愀猀 愀昀椀爀洀愀㨀 ᰀ䄠 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 渀漀  昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 攀琀愀瀀愀猀 攀渀最攀猀猀愀搀愀猀 挀漀洀漀 愀猀 搀愀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀㨀 愀焀甀椀Ⰰ 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 昀椀挀愀  瘀漀渀琀愀搀攀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀栀愀爀 漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 樀甀氀最愀爀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 洀愀渀琀攀爀 攀洀 洀攀渀琀攀 焀甀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀瘀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 猀氀椀搀愀 攀 挀漀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 爀攀挀攀戀攀爀 愀 愀瀀爀漀瘀愀漀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀ᴀ†⠀䴀䄀匀䌀䄀刀䔀一䠀䄀匀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀 㐀㘀⤀⸀ A pesquisa também possui um caráter explicativo, pois tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos (GIL, 2002). Segundo Gil (2002), “esse é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso mesmo, é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente” (GIL, 2002, p. 42).਀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 愀猀猀攀洀攀氀栀愀ⴀ猀攀 洀甀椀琀漀  瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 猀甀愀 洀愀椀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀愀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀愀 昀漀渀琀攀⸀ 䌀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 甀猀漀甀ⴀ猀攀 戀椀戀氀椀漀最爀愀昀椀愀 爀攀琀椀爀愀搀愀 搀漀 愀挀攀爀瘀漀 搀愀 䈀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀漀 倀愀琀爀椀洀渀椀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 攀 䄀爀琀猀琀椀挀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 ⠀䤀倀䠀䄀一⤀Ⰰ 椀渀瘀攀猀琀椀最愀渀搀漀 漀 搀攀氀椀渀攀愀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀最椀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 匀漀 䰀甀猀 攀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 爀攀瘀椀琀愀氀椀稀愀漀 搀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀爀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 最攀漀最爀昀椀挀愀猀 攀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀 搀漀 攀猀瀀愀漀⸀ 䄀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀漀甀ⴀ猀攀 愀瘀愀氀椀愀爀 攀 挀漀洀瀀愀爀愀爀 漀 愀渀琀攀猀 攀 漀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀愀渀搀漀ⴀ漀猀 挀漀洀 愀猀 栀椀瀀琀攀猀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 伀 攀渀昀漀焀甀攀 瘀漀氀琀漀甀ⴀ猀攀 愀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 漀挀甀瀀愀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 匀漀 䰀甀猀㬀 焀甀攀洀 猀漀 漀猀 愀最攀渀琀攀猀㬀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀猀 爀愀稀攀猀 搀攀猀猀攀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀Ⰰ 爀攀氀愀琀愀爀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀愀氀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀 椀洀瀀愀挀琀漀 挀愀甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 氀甀搀漀瘀椀挀攀渀猀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀
 
OBJETIVO
O objetivo central de O Centro Histórico Vive é revelar ao leitor quais tipos de ocupação mantém o espaço supracitado como signo vívido. As primeiras páginas do livro voltam-se a estudos bibliográfico e documental a respeito da formação de São Luís; a segunda parte do livro tem enfoque mais precisamente na ocupação do espaço e a relação do indivíduo na dinâmica que é o Centro Histórico, um local que versa com o passado da história brasileira. Nele, destaca-se também as relações de memória, identidade e pertencimento. Por fim, O Centro Histórico Vive traz a cultura como protagonista, pois, sabe-se que boa parte das razões pelos quais o espaço se mantém vivo simbolicamente é em decorrência das realizações culturais, feitas por objetivos variados.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀ⴀ猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 愀氀洀 搀漀 琀攀砀琀漀⸀ 䄀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 匀漀 䰀甀猀 ⴀ 刀攀愀戀椀氀椀琀愀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 ⴀ 倀愀琀爀椀洀渀椀漀 搀愀 䠀甀洀愀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 氀愀渀愀搀漀 瀀漀爀 䰀甀椀稀 倀栀攀氀椀瀀攀 䄀渀搀爀猀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㈀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 氀愀渀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 渀漀 吀眀椀琀琀攀爀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀猀攀猀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 攀 漀甀琀甀戀爀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀攀 昀漀琀最爀愀昀漀猀 焀甀攀 猀攀 搀椀猀瀀甀猀攀猀猀攀洀 愀 氀椀戀攀爀愀爀 猀攀甀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 愀 猀漀洀愀爀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀 攀 猀攀爀瘀椀爀 搀攀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀⸀ O livro foi produzido para se tornar um material de alta qualidade. São, aproximadamente, 60 páginas em papel couché, melhor qualidade para a impressão de livros que visam dar destaque às imagens. As especificações do produto são: livro em cores; papel couché de 210 gramas; tamanho 23cmX16cm; 30 páginas em fundo bege e texto; 30 páginas com imagens e texto em cores mais vibrantes; capa mole; acabamento em brochura. Por compreender variadas áreas, o livro facilmente torna-se um instrumento de estudo nas áreas do Jornalismo, História, Ciências Sociais e até Antropologia.਀䔀渀琀攀渀搀攀渀搀漀 愀 戀椀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 匀漀 䰀甀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀爀瘀愀搀愀 渀漀 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀ⴀ猀攀 瀀愀爀琀攀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瀀愀猀⸀ 䄀 爀攀最椀漀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀搀愀 搀攀 猀椀最渀漀猀 焀甀攀 漀 搀攀洀愀爀挀愀洀 渀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 攀砀愀氀愀 搀攀 猀甀愀猀 爀甀愀猀Ⰰ 猀漀戀爀愀搀漀猀 攀 猀漀氀愀爀攀猀Ⰰ 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 愀猀挀攀渀猀漀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀漀 瀀攀氀漀 氀漀挀愀氀 渀愀 瀀漀挀愀 搀漀 椀洀瀀爀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ Definido como Patrimônio Cultural Mundial desde 1997, o Centro Histórico de São Luís é parte das relações de pertença de inúmeros populares com o local, perpassando pelos caminhos da memória, conceituada por Polack (1992) como: “[...] um elemento constituinte do sentimento de identidade, tanto individual como coletiva, na medida em que ela é também um fator extremamente importante do sentimento de continuidade e de coerência de uma pessoa ou de um grupo em sua reconstrução de si” (POLACK, 1992, p. 5). Assim, entende-se que tal espaço, com seus sistemas simbólicos singulares, exprimem aspectos culturais e identitários que devem ser cristalizados. Sendo este um dos papeis desempenhados pela presente pesquisa, a qual buscou escapar das abordagens realizadas pela grande mídia.਀䔀渀挀漀渀琀爀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 渀愀猀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀渀琀攀爀 瘀椀瘀漀Ⰰ 爀攀愀挀攀渀搀攀渀搀漀 愀 琀漀搀漀 椀渀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 漀 氀攀最愀搀漀 猀椀洀戀氀椀挀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 焀甀攀 猀攀 爀攀猀猀椀最渀椀昀椀挀愀洀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 愀氀椀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 洀攀搀椀愀搀愀 瀀攀氀愀 爀攀氀愀漀 搀漀 猀甀樀攀椀琀漀 挀漀洀 漀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀Ⰰ 瘀椀猀氀甀洀戀爀愀爀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䈀漀洀昀椀洀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 愀漀 攀猀瀀愀漀 猀椀洀戀氀椀挀漀Ⰰ 攀 愀猀 椀洀戀爀椀挀愀攀猀 挀漀洀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀⸀ Reitera-se, por fim, a importância do trabalho como auxiliar na propagação do patrimônio cultural e seu revestimento sociocultural, concebendo-o não como um bem capitalista; com preocupação, sobretudo, na divulgação para o público local, considerado o principal interlocutor dessa potência que são as cidades coloniais – locais de confluências históricas as quais versam com o presente.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀