INSCRIÇÃO: 00487
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT02
 
TÍTULO: UM SER NO MUNDO
 
AUTORES: Lumma Moraes Maynart Carvalho (Universidade Estadual de Santa Cruz); Flordenice Lima Gonçalves (Universidade Estadual de Santa Cruz); Thiago Henrique da Silva Fontes (Universidade Estadual de Santa Cruz); Antonio Carlos da Mota Filho (Universidade Estadual de Santa Cruz); Betânia Maria Vilas Boas Barreto (Universidade Estadual de Santa Cruz)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Um Ser No Mundo é um documentário elaborado para a disciplina Oficina de Vídeo Educativo, 7° semestre do curso de Comunicação Social – Rádio e TV, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus - Ba. O produto aborda a importância do papel do professor de Educação Física na relação existente entre o esporte e sua influência na transformação social dos educandos. Nossa temática se desenvolveu dessa ideia comum de que o esporte pode transformar vidas. Entendemos que essa transformação só se torna possível pelas perspectivas com as quais os profissionais da área lidam com os seus estudantes e o entorno em que vivem. Tubino, em seu texto “O esporte educacional como uma dimensão social do fenômeno esportivo no Brasil” (Editora Central da Universidade Gama Filho, 1996), entende o esporte em três vertentes: “esporte lazer”, dando maior autonomia ao praticante; “esporte de rendimento”, prática esportiva para o alcance de um rendimento cada vez maior, apresentando aspectos nocivos, capazes de coibir a inclusão de iniciantes nessas práticas; e “esporte-educação” que tem como grande mediador o orientador, aquele que promove o interesse nos participantes e, a partir daí, desperta sua confiança, além de influenciar em aspectos sociais, culturais e emocionais. ਀一攀猀猀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 渀漀琀愀ⴀ猀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瘀漀氀琀愀搀愀  焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀愀 爀攀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 䬀甀渀猀 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ吠爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀椀搀琀椀挀漀ⴀ瀀攀搀愀最最椀挀愀 搀漀 攀猀瀀漀爀琀攀⸀ᴀ†⠀䔀搀椀琀漀爀愀 唀渀椀樀甀Ⰰ ㈀  㤀⤀ 焀甀愀渀搀漀 攀渀琀攀渀搀攀 攀猀猀愀 昀漀爀洀愀漀 挀漀洀漀 漀 ᰀ攠渀猀椀渀漀 挀爀琀椀挀漀 攀洀愀渀挀椀瀀愀琀爀椀漀ᴀⰠ 攀猀瀀愀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀漀 瀀攀氀漀 攀搀甀挀愀搀漀爀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀 愀最椀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 樀甀渀琀漀 愀漀 愀瀀爀攀渀搀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 洀甀渀搀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 猀甀戀樀攀琀椀瘀漀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 瘀漀 愀氀洀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 昀猀椀挀愀⸀  Zílio, no texto “O conteúdo educacional do esporte” (Revista Movimento, 1994) reforça que os jovens devem ser orientados a tomar conhecimento das suas reais capacidades, tendo objetivamente que o sucesso e o fracasso no esporte são experiências importantes. Com isso, compreende-se que o educador é o impulsionador dessas potencialidades.਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀猀猀攀 瘀搀攀漀 猀漀 漀猀 最爀愀搀甀愀渀搀漀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 䘀猀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀攀洀 漀猀 洀攀搀椀愀搀漀爀攀猀 搀攀猀猀愀 爀攀氀愀漀Ⰰ 攀 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 渀漀 猀攀 愀琀攀渀琀愀洀 猀 琀愀渀琀愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 攀猀猀攀 攀搀甀挀愀爀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀椀琀愀渀搀漀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀洀漀猀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 焀甀攀 愀戀漀爀搀漀甀 攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 愀爀琀椀挀甀氀愀搀漀爀 搀攀 搀攀戀愀琀攀猀 攀 爀攀昀氀攀砀攀猀 挀爀琀椀挀愀猀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀  䘀爀攀椀爀攀 搀攀猀琀愀挀愀 攀洀 猀攀甀 琀攀砀琀漀 ᰀ倠攀搀愀最漀最椀愀 搀愀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀㨀 猀愀戀攀爀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀  瀀爀琀椀挀愀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀ᴀ†⠀攀搀椀琀漀爀愀 倀愀稀 攀 吀攀爀爀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㘀⤀Ⰰ 焀甀攀 ᰀ攠渀猀椀渀愀爀 渀漀  琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 挀爀椀愀爀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 愀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀 漀甀 猀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀ᴀ⸠ Nichols no livro “Introdução ao documentário” (editora Papirus, 2005) afirma que “esses filmes representam de forma tangível aspectos de um mundo que já ocupamos e compartilhamos. Tornam visível e audível, de maneira distinta, a matéria de que é feita a realidade social, de acordo com a seleção e a organização realizadas pelo cineasta”. Nesse sentido, nosso objetivo é abordar a influência do profissional de Educação Física na relação do jovem com o esporte, inserindo outros aspectos como: a relação dos professores com os alunos, dificuldades encontradas pelos praticantes, inclusão social, questões de gênero, ideias de sucesso e fracasso e suas consequências para os jovens, dentre outros.਀䄀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 琀爀愀稀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀搀漀爀愀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 最攀爀愀爀 渀漀瘀漀猀 漀氀栀愀爀攀猀 渀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀 渀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 琀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 椀渀最爀攀猀猀愀爀 渀愀 爀攀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀爀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀愀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀Ⰰ  戀愀猀琀愀渀琀攀 搀攀猀瘀愀氀漀爀椀稀愀搀愀Ⰰ 洀愀猀 椀洀瀀愀挀琀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀漀 攀猀猀攀 椀洀瀀愀挀琀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀攀 搀攀 挀漀洀漀 漀猀 攀渀猀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 猀漀 愀爀琀椀挀甀氀愀搀漀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀渀猀椀渀漀ⴀ愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 伀昀椀挀椀渀愀 搀攀 嘀搀攀漀 䔀搀甀挀愀琀椀瘀漀 昀漀椀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 渀漀猀猀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀漀 甀洀愀 椀渀猀攀爀漀 瀀爀琀椀挀愀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 瀀爀愀砀椀漀氀最椀挀愀 戀愀猀攀愀搀愀 渀漀猀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀猀 昀爀攀椀爀攀愀渀漀猀 搀愀 瀀攀搀愀最漀最椀愀 搀椀愀氀最椀挀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀愀 攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀搀漀爀愀⸀ 䬀愀瀀氀切渀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 琀攀砀琀漀 ᰀ䴠愀琀攀爀椀愀氀 䔀搀甀挀愀琀椀瘀漀㨀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀ᴀ†⠀刀攀瘀椀猀琀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䔀搀甀挀愀漀Ⰰ ㈀  ㌀⤀ 漀爀椀攀渀琀愀 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 挀甀渀栀漀 搀椀搀琀椀挀漀ⴀ瀀攀搀愀最最椀挀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀爀 甀洀 琀爀椀瀀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀攀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀猀 焀甀攀 愀渀挀漀爀攀洀 漀 昀愀稀攀爀 瀀爀琀椀挀漀⸀ 伀 攀椀砀漀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀Ⰰ 焀甀攀 攀洀戀愀猀愀 琀攀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀⸀ 伀 攀椀砀漀 瀀攀搀愀最最椀挀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀ⴀ猀攀 猀愀戀攀爀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 漀 焀甀攀 攀氀攀猀 猀愀戀攀洀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀 猀愀戀攀洀 攀 漀 焀甀攀 最漀猀琀愀爀椀愀洀 搀攀 猀愀戀攀爀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ 䔀 漀 攀椀砀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 攀猀琀琀椀挀愀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 猀攀甀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀  Seguindo essa prerrogativa, depois do levantamento teórico sobre o tema, partiu-se para uma pesquisa de campo, de cunho quantitativo e qualitativo. Kaplún(2003), no texto citado anteriormente, destaca a importância de conhecer às ideias prévias do público, antes de abordar sobre o assunto, e a partir delas criar uma nova percepção sobre o tema. Além disso, o autor também ressalta que quando abordamos os educandos previamente, podem ser demonstrados problemas que serão essenciais ao rumo do material, pois poderão ser incorporados à narrativa. Assim, estabelecemos contatos com profissionais da área, além de conhecer projetos esportivos de cunho social, buscando levar nossas dúvidas e considerações levantadas com base em pesquisas teóricas feitas previamente. Então, abordamos o nosso público-alvo, através de questionário online construído na plataforma Google, destinado aos estudantes e profissionais de Educação Física. ਀伀戀琀椀瘀攀洀漀猀 甀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 ㈀㤀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 渀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀Ⰰ 渀攀猀猀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀Ⰰ 㘀 ─ 挀甀爀猀愀瘀愀洀 漀甀 攀爀愀洀 昀漀爀洀愀搀漀猀 攀洀 氀椀挀攀渀挀椀愀琀甀爀愀Ⰰ ㄀ ─ 攀洀 戀愀挀栀愀爀攀氀愀搀漀 攀 ㌀ ─ 攀洀 愀洀戀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀猀 昀攀稀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 攀猀琀瘀愀洀漀猀 氀椀搀愀渀搀漀 挀漀洀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀樀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 渀漀猀 椀渀琀爀椀最漀甀 焀甀攀 洀愀椀猀 搀攀 㔀 ─ 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀猀挀漀氀栀攀爀愀洀 愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 瀀攀氀漀 最漀猀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 瀀攀氀漀 攀猀瀀漀爀琀攀 攀 渀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀瘀愀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 猀攀爀 攀搀甀挀愀搀漀爀⸀ 伀 焀甀攀 渀漀猀 氀攀瘀漀甀 愀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 昀愀氀琀愀 搀攀 挀漀攀爀渀挀椀愀 焀甀愀渀琀漀  攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀 漀猀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ 䔀猀猀愀 挀漀渀猀琀愀琀愀漀 爀攀昀漀爀漀甀 愀 椀搀攀椀愀 搀漀 搀攀戀愀琀攀 瀀爀攀琀攀渀搀椀搀漀⸀  Escolhemos depoentes que contemplavam essas discussões, como professores do curso de Educação Física, profissionais da área, egressos do curso, e jovens que participavam de projetos sociais. Personagens como os professores Luiz Paulino, Marcia Moreau, Luiz Henrique e Indiara Souza, representavam aspectos que envolviam o compromisso profissional com práticas formativas que entendem a importância do esporte na perspectiva pedagógica, dialógica, participativa e emancipatória. ਀伀甀琀爀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀 漀 搀攀 刀椀愀渀 倀攀爀攀椀爀愀Ⰰ 搀椀爀攀琀漀爀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䴀愀爀漀氀愀Ⰰ 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀 搀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 昀爀攀椀爀攀愀渀愀 搀愀 瀀攀搀愀最漀最椀愀 搀愀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 渀漀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 樀甀渀琀漀 愀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀  䔀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 猀甀爀昀 攀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 昀愀氀愀爀愀洀 搀攀 猀甀愀猀 爀攀氀愀攀猀 挀漀洀 漀猀 攀搀甀挀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀氀攀最愀猀Ⰰ 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 愀甀琀漀ⴀ攀猀琀椀洀愀Ⰰ 攀渀昀椀洀Ⰰ 琀爀漀甀砀攀爀愀洀 昀愀氀愀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀猀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀渀猀⸀ Para Nichols (2005) o documentário traz aspectos do mundo social, que tem o poder de instruir, comover e causar identificação com a narrativa exposta. Dessa forma Um Ser No Mundo surge como um viabilizador na construção de conhecimento, e corrobora para o processo de aprendizado do público pretendido, com uma temática ampla, que permite ser abordado em vários espaços, inclusive como programa televisivo, principalmente em canais de cunho educativo, que buscam debater a educação formal de maneira inovadora, se adequando a contemporaneidade.
 
OBJETIVO
O gênero documentário foi escolhido por entendermos que através dele seríamos capazes de desenvolver o tema de maneira objetiva, esclarecedora e sensível. Optamos pelo documentário participativo que, segundo Nichols (2005), nele o cineasta pode se posicionar de maneira clara sobre seu ponto de vista, e ser mais atuante dentro do processo de produção, sendo parte da narrativa. Ou seja, mesmo sabendo que estar dentro da cena pode influenciar o comportamento dos personagens, a preocupação é que a produção não altere os fatos reais. ਀䄀猀 爀攀甀渀椀攀猀 搀攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 昀漀爀愀洀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 攀猀挀漀氀栀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀⸀  Com base em toda escolha narrativa que envolveu práticas esportivas e sala de aula, optamos por equipamentos que nos possibilitasse extrair uma atmosfera mais naturalista. Equipamentos como o drone, câmera gopro – com um estilo de imagem que já remete à temática esportiva, além de outras três câmeras, com as quais buscamos trabalhar movimentos de câmeras variados e fluidos. Já a captação do som direto, a intenção foi despertar a sensação de presença do receptor nos locais gravados, valorizando os sons do ambiente. Essas foram escolhas feitas durante a pré-produção, definida por Vargas no texto “Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. Novas Tecnologias Na Educação” (2007) como o momento de preparação e planejamento do vídeo a ser produzido.਀䄀猀 最爀愀瘀愀攀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 㘀 搀椀愀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀椀愀Ⰰ 攀洀 䤀琀愀戀甀渀愀Ⰰ 渀甀洀愀 琀愀爀搀攀 搀攀 猀攀砀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 䄀渀愀 䌀氀愀爀愀 倀攀爀攀椀爀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 最爀愀瘀愀爀洀漀猀Ⰰ 渀漀 洀攀猀洀漀 搀椀愀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 琀漀爀渀攀椀漀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 渀漀 氀漀挀愀氀 攀 搀漀 焀甀愀氀 攀氀愀 攀爀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀 搀椀愀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 昀漀椀 攀洀 伀氀椀瘀攀渀愀Ⰰ 攀洀 甀洀 猀戀愀搀漀 瀀攀氀愀 洀愀渀栀Ⰰ 搀椀愀 攀洀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀洀 愀猀 愀甀氀愀猀 搀攀 猀甀爀昀⸀ 䰀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䰀甀椀稀 倀愀甀氀椀渀漀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀  瘀漀氀甀渀琀爀椀漀 渀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䴀愀爀漀氀愀㬀 刀椀愀渀 倀攀爀攀椀爀愀Ⰰ 搀椀爀攀琀漀爀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀攀 猀甀爀昀 渀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀Ⰰ 攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 䰀甀椀稀 䘀攀氀椀瀀攀Ⰰ 䨀漀挀椀洀愀爀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀 攀 䴀愀爀椀愀渀愀 匀椀氀瘀愀⸀ 伀 琀攀爀挀攀椀爀漀 搀椀愀 昀漀爀愀洀 猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 䰀甀椀稀 䠀攀渀爀椀焀甀攀Ⰰ 䴀愀爀挀椀愀 䴀漀爀攀氀 攀 䤀渀搀椀愀爀愀 匀漀甀稀愀Ⰰ 渀漀 瀀愀爀焀甀攀 搀攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 搀愀 唀䔀匀䌀⸀  Já o quinto e sexto dia foram para imagens de cobertura de atividades esportivas do parque desportivo da UESC e do projeto de surf. Essa foi à etapa de produção, a qual, Moletta, no texto “Criação de curta-metragem em vídeo digital: uma proposta para produções de baixo custo” (editora Summus, 2009) afirma que são exatamente dos resultados desses momentos que o vídeo será elaborado.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 昀漀洀漀猀 愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 焀甀攀 倀甀挀挀椀渀椀 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䐠漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 挀椀渀攀洀愀㨀 搀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀ᴀ†⠀攀搀椀琀漀爀愀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀  㤀⤀ 搀攀猀挀爀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀 琀攀洀 琀漀琀愀氀 搀漀洀渀椀漀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瀀爀瀀爀椀愀⸀ Nessa etapa realizamos os processos de transcrição de todas as entrevistas e decupamos as imagens, para escolha do que melhor poderia ser utilizado. E finalmente fizemos o roteiro como uma narrativa coesa e fluida. Assim cobrimos as sonoras com as imagens de cobertura, e por fim trabalhamos a sonorização do vídeo. A montagem privilegiou os movimentos de câmera e imagens mais panorâmicas, também usamos os planos mais fechados, para destacar os personagens em suas espacialidades. A trilha sonora acompanhou a montagem e contribuiu com o encadeamento das imagens. ਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 漀 渀漀洀攀 搀漀 渀漀猀猀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 洀甀椀琀漀 搀漀 焀甀攀 攀猀琀甀搀愀洀漀猀 攀 漀甀瘀椀洀漀猀 搀漀猀 渀漀猀猀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 挀漀椀猀愀 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 攀 猀攀爀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀 挀漀洀漀 攀渀琀攀 切渀椀挀漀 焀甀攀 Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 猀攀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 攀搀甀挀愀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀愀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀渀搀漀 焀甀攀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 渀漀 猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 挀漀洀 漀戀樀攀琀漀猀 椀渀愀渀椀洀愀搀漀猀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 漀 琀琀甀氀漀 ᰀ唠洀 匀攀爀 一漀 䴀甀渀搀漀ᴀ⸠㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀