ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00506</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Banco de Leite Humano: essa causa também é sua - a produção de vídeos institucionais</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Filipe Wesley Gomes do Lago (Universidade Federal do Maranhão); Alexandra Maria Nunes Costa (Universidade Federal do Maranhão); Gleiciane Reis Costa (Universidade Federal do Maranhão); Justhon Monteiro Silva (Universidade Federal do Maranhão); Karyssa Kellen do Nascimento de Moraes (Universidade Federal do Maranhão); Matheus Lopes de Sousa Araujo (Universidade Federal do Maranhão); Mayara Rocha Lima (Universidade Federal do Maranhão); Raissa de Oliveira Ferreira (Universidade Federal do Maranhão); Thamires Everton da Silva (Universidade Federal do Maranhão); Yanne de Cassia França Santos Sousa (Universidade Federal do Maranhão); Melissa Silva Moreira Rabêlo (Universidade Federal do Maranhão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A idealização da campanha "Banco de Leite Humano: Essa causa também é sua" surgiu através da disciplina "Laboratório de Campanhas Institucionais", ministrada pela Profa. Dra. Melissa Silva Moreira Rabêlo, durante o segundo semestre de 2018, do curso de Comunicação Social/Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na oportunidade, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Materno Infantil da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) fora selecionado pela equipe de discentes como campo de desenvolvimento das atividades práticas relacionadas à disciplina. O BLH do HUUFMA, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), foi inaugurado em 15 de dezembro de 1999, a partir dos anseios da Doutora Feliciana Santos Pinheiro (atual coordenadora) acerca da demanda existente de leite humano, a fim de suprir as necessidades de crianças hospitalizadas na UTI neonatal do Hospital Universitário. O BLH foi criado com o intuito de assegurar a distribuição do leite materno a crianças com prioridade clínica, incentivar a amamentação e processar com rigor técnico, o excedente de leite, assegurando a qualidade do produto distribuído de modo a evitar qualquer risco para os recém-nascidos que estão sendo beneficiados com a doação. No que tange à comunicação, a análise do BLH fora fundamental para constatar as suas necessidades e, deste modo, traçar estratégias e desenvolver ações que elucidassem as problemáticas encontradas, buscando sempre adequar os produtos gerados a seus públicos de interesse e aos recursos institucionais. Em "Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada", Kunsch (2003, p. 186), conceitua comunicação dirigida como "[...] a comunicação direta e segmentada com os públicos específicos que queremos atingir", enquanto França e Leite (2007, p. 48), em "A comunicação como Estratégia de Recursos Humanos", somam a esta colocação sua crença na formação de opinião do público que recebe esse tipo de comunicação, defendendo que seu objetivo "[& ] é fazer com que o público se sensibilize com a mensagem, reflita sobre ela e, aos poucos, se motive e forme sua própria opinião em relação ao assunto, tomando, afinal, a decisão esperada, favorável aos objetivos de uma campanha." Sendo assim, através das análises realizadas na comunicação do BLH e suas demandas, a equipe optou pela produção de peças midiáticas em diferentes formatos, veículos e plataformas, direcionando-as para o cumprimento eficaz e eficiente dos objetivos pontuados durante a elaboração da campanha "Banco de Leite Humano: Essa causa também é sua" em sua completude. Pensou-se em cards para as redes sociais, ações em datas comemorativas para 2019 (ano de aniversário de 20 anos do BLH-HUUFMA) e vídeos animados com teor institucional sobre o BLH. Para fins deste relatório, destacamos apenas a produção dos vídeos institucionais produzidos pela equipe. Foram então criados três produtos audiovisuais, com aproximadamente trinta segundos, em uma linguagem de fácil compreensão, para uma futura divulgação na rede social digital Instagram do HUUFMA (https://www.instagram.com/huufma/) e nos ambientes internos do BLH. A escolha temática dos produtos audiovisuais foi feita em conjunto com a equipe técnica do BLH e, dentre os temas, temos: 1) Curiosidades sobre armazenamento do leite materno; 2) Tempo de conservação e validade do leite materno; 3) Benefícios do leite materno para o recém-nascido. Em suma, o intuito dos vídeos foi de fortalecer a imagem do BLH, tornando as informações claras e acessíveis, bem como motivar pessoas na integração com a causa da campanha, através de ações diretas ou indiretas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia de realizar vídeos com instruções sobre coleta, armazenamento do leite materno e outras temáticas, surgiu de uma demanda constatada a partir de entrevistas com a equipe do BLH: em muitos casos, os leites recebidos não podiam ser utilizados por terem sido armazenados ou coletados de forma que os deixavam inutilizáveis. Muitas mães doadoras não sabem como proceder quando o processo de coleta é feito em casa, sem o auxílio dos técnicos do BLH, pois acham o processo muito complicado ou têm alguns receios e mitos em relação à coleta e, com isso, deixam de doar. Dessa forma, após leitura e pesquisa sobre a maneira correta de coleta e armazenamento do leite materno, chegamos à conclusão de que pequenos vídeos animados seriam a melhor maneira de conversar não só com as mães doadoras, mas com o público em geral. À vista disso, Prestes (2015, p. 21), em sua Monografia sob título "A propaganda institucional como estratégia de valorização da imagem empresarial da Pirahy Alimentos", ressalta que "[...] o audiovisual é uma ferramenta indispensável, que permite a veiculação de mensagens mesmo sem a utilização de áudio. Permite diversas possibilidades de inovação e vem sendo aperfeiçoado a cada ano". Logo, a campanha intitulada "Banco de Leite Humano: essa causa também é sua" teve como premissa a ideia de que todos, de alguma forma, são responsáveis por aquele que é o primeiro alimento de uma criança, o leite materno. Assim, os vídeos institucionais serviriam para levar informação a todos, com uma linguagem simples e didática que, de acordo com Kunsch (2003, p. 169), a adequação de modelos de produção editorial tradicionais pelas novas mídias digitais, possibilita-se a criação de "[...] uma comunicação ágil e interessante aos olhos dos públicos". Portanto, foi construído um Roteiro para edição dos vídeos, que é um "[...] documento de referência, desde o início até o fim do projeto" (VIARO et al., 2014, p. 100), em "O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade", com as ideias dos 03 vídeos audiovisuais institucionais, sendo apresentados à gestão do BLH para uma aprovação prévia. Em seguida, com a aprovação da equipe do BLH, foram feitas as produções e edições dos seguintes vídeos: 1) com informações sobre o armazenamento do leite materno no local de trabalho; 2) dicas sobre a conservação e validade do leite a partir do armazenamento em geladeiras; e 3) a importância do leite materno para os recém-nascidos. Dessa forma, ratificamos a importância da criação dos roteiros, pois em "Vende-se em 30 segundos: manual do roteiro para filme publicitário", segundo BARRETO (2010, p. 17), "[& ] não há comunicação sem organização.". Por fim, todas as informações contidas nos vídeos foram checadas pela equipe do BLH, para que a mensagem fosse repassada de maneira correta e não deixasse dúvidas. Houve também o cuidado de produzir vídeos curtos, para que o produto não ficasse exaustivo e pudesse ser de fácil compartilhamento tanto em mídias offline, como dentro do HU-UFMA, quanto em mídias digitais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A elaboração dos vídeos institucionais se deu com a utilização dos programas Illustrator e After Effects, ambos da Adobe. O primeiro é um editor de imagens vetoriais, que foi utilizado para a criação dos elementos presentes em cada animação. Já o segundo, possui como finalidade a criação de gráficos com movimentos e efeitos visuais, que deu aos vídeos seu efeito dinâmico. A direção e organização do encadeamento de ideias foi produzida em conjunto com a turma em reuniões semanais e a produção dos vídeos foi executada por um dos integrantes da equipe. As animações buscaram manter a identidade visual do BLH, para que os vídeos pudessem ser assimilados com mais facilidade pelo público que já recebe sua comunicação. Tendo em vista que ao manter um padrão visual, a identificação do produto ou serviço geram associações entre a organização e seus públicos de interesse. Desse modo, criamos 03 vídeos institucionais, com os seguintes conteúdos: 1) Curiosidades sobre armazenamento do leite materno  a abertura do vídeo conta com o logotipo do BLH, seguido do logo da campanha "Essa causa também é sua" e, por fim, o logo da UFMA e do HU-UFMA; as cores utilizadas para os textos foram com os seguintes códigos: Rosa (#E3418E) e Azul (#0095DA). Por fim, o texto e ilustração utilizado neste primeiro vídeo foram os seguintes: "VOCÊ SABIA? NO TRABALHO, A MÃE PODE, APÓS LAVAR AS MÃOS, RETIRAR E GUARDAR SEU LEITE EM UM FRASCO DE VIDRO, COM TAMPA PLÁSTICA DE ROSCA, LAVADO E FERVIDO. SE HOUVER GELADEIRA, MANTER O LEITE SOB REFRIGERAÇÃO. SE NÃO HOUVER, MANTER EM ISOPOR COM GELO", e a ilustração foi a de um frasco, respectivamente. 2) Tempo de conservação e validade do leite  a abertura do vídeo deu-se a partir da mesma entrada do vídeo 1, com o objetivo de gerar singularidade e memória para o espectador, sendo as ilustrações utilizadas neste vídeo um relógio, calendário e geladeira. E o texto: "VOCÊ SABIA? CONSERVAÇÃO E VALIDADE DO LEITE. NO FREEZER LEITE CRU ATÉ 15 HORAS. NO FREEZER LEITE PASTEURIZADO DESCONGELADO 6 MESES. NA GELADEIRA LEITE CRU 12 HORAS. NA GELADEIRA LEITE PASTEURIZADO DESCONGELADO 24 HORAS. E 3) Benefícios do leite para o recém-nascido  a abertura do vídeo foi a mesma das anteriores, sendo neste, a ilustração utilizada a de um bebê com o seguinte texto: "INFORMAÇÕES ÚTEIS. O LEITE É O ALIMENTO MAIS COMPLETO QUE EXISTE PARA O BEBÊ. ATÉ OS 6 MESES O BEBÊ NÃO PRECISA DE NENHUM OUTRO ALIMENTO. ÁGUA, CHÁ, SUCO OU OUTRO LEITE. ALÉM DE ALIMENTAR O BEBÊ, O LEITE MATERNO GARANTE A SAÚDE DA MÃE. DIMINUI RISCOS DE ALERGIAS, INTOLERÂNCIA, INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS, INTESTINAIS E DE OUVIDO." Outrossim, os fundos musicais que foram utilizados nos vídeos, são músicas instrumentais, com batidas leves e animadas, que ligam-se com o teor dos vídeos. Finalmente, os vídeos podem ser acessados nos seguintes links: VÍDEO 1: https://vimeo.com/331050909; VÍDEO 2: https://vimeo.com/331049144; e VÍDEO 3: https://vimeo.com/331098531.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>