INSCRIÇÃO: 00556
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO12
 
TÍTULO: Luz Que Resiste Na Serra do Juá.
 
AUTORES: Pedro Nóbrega Vidal (Universidade de Fortaleza); Iara Maria Pereira (Universidade de Fortaleza); Sarah do Nascimento Rebouças Viana (Universidade de Fortaleza); Jari Vieira Silva (Universidade de Fortaleza)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Este projeto foi desenvolvido na disciplina de Fotojornalismo do curso de Comunicação Social na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) no ano de 2018. O trabalho objetiva retratar a preservação cultural dos quilombos ainda existentes no Nordeste. Tendo em vista, a história de Maria Verônica de Oliveira da Silva, mulher, negra, quilombola que perpetua força, representatividade e cultura de geração em geração. Um projeto de descobertas e vivências, que instiga ao conhecimento e à originalidade de uma comunidade composta por manifestações culturais africana e afro descendentes.਀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀  甀洀愀 昀漀渀琀攀 焀甀攀 渀漀猀 椀渀挀椀琀愀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 爀攀愀氀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 焀甀愀猀攀 猀攀洀瀀爀攀 猀漀洀漀猀 攀渀瘀漀氀琀漀猀 瀀漀爀 甀洀 漀氀栀愀爀 愀爀戀椀琀爀爀椀漀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 愀 挀漀渀挀攀瀀攀猀 攀爀爀渀攀愀猀 搀漀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 瀀漀爀 琀爀猀 搀愀 昀漀琀漀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀攀氀愀 椀洀愀最攀洀 琀挀渀椀挀愀 攀洀 猀椀Ⰰ 漀甀 愀 爀攀瀀爀漀搀甀漀 搀攀 愀瀀愀爀渀挀椀愀猀⸀ De acordo com Ivo Canabarro em seu texto “Fotografia, história e cultura fotográfica: aproximações” (EDIPUCRS, v. 31, n. 2, 2005), a fotografia, quando utilizada como fonte de pesquisa, concede ao historiador acrescentar novas e múltiplas interpretações da história social. A partir da leitura dos elementos que a compõem, compreendem-se em detalhes o caráter simbólico, expresso por diversos sistemas de atitudes relacionadas às representações sociais. Para as autoras Schmitt, Turatti e De Carvalho no artigo “A atualização do conceito de Quilombo: Identidade e Território nas definições teóricas” (Ambiente & Sociedade, vol. V, núm. 10, ANPPAS, 2002, p. 1-8): “Este sentimento de pertence a um grupo e a uma terra é uma forma de expressão da identidade étnica e da territorialidade, construídas sempre em relação aos outros grupos com os quais os quilombolas se confrontam e se relacionam. Estes dois conceitos são fundamentais e estão sempre inter-relacionados no caso das comunidades negras rurais.’’਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀 攀  昀爀甀琀漀 搀攀 甀洀愀 瘀椀猀椀琀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀 匀攀爀爀愀 搀攀 䨀甀Ⰰ 渀漀 搀椀猀琀爀椀琀漀 搀攀 倀漀爀琀攀椀爀愀猀 渀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䌀愀甀挀愀椀愀Ⰰ 爀攀最椀漀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 䴀愀爀椀愀 嘀攀爀渀椀挀愀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 搀愀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀猀挀攀渀搀攀渀琀攀猀 搀漀猀 焀甀椀氀漀洀戀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 猀甀愀 瘀椀搀愀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀 挀漀氀栀攀椀琀愀Ⰰ 挀漀猀琀甀爀愀 攀 渀愀 搀愀渀愀⸀ 䔀猀猀愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 猀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 瀀漀瘀漀 愀昀爀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀ⴀ挀甀氀琀甀爀愀椀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 愀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ Em virtude deste simbolismo cultural, decidimos registrar Dona Maria Verônica e suas características culturais, a roupa, o turbante, seu trabalho que por muitas vezes já foi braçal e o que é o mais importante para ela, sua família e sua comunidade, através da fotografia trazendo uma sensibilidade maior ao meio da magnitude jornalístico-documental, com o intuito de estimular a percepção e imortalização dos comportamentos de um povo.਀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀爀愀稀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀洀 猀甀瀀攀爀昀挀椀攀 愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀Ⰰ 攀渀昀爀攀渀琀愀渀搀漀 愀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀猀琀愀最渀愀搀愀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀猀搀攀 愀 攀猀挀爀愀瘀椀搀漀 攀 焀甀攀 猀攀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀 愀琀 漀猀 搀椀愀猀 搀攀 栀漀樀攀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀 最愀爀愀渀琀椀愀 搀漀猀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀猀⸀ 一漀 愀瀀攀渀愀猀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 瘀漀稀Ⰰ 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀猀猀甀洀攀洀 甀洀愀 氀甀琀愀 瀀漀爀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 氀椀瘀爀攀 搀攀 爀愀挀椀猀洀漀 攀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀 搀攀猀攀猀琀愀戀椀氀椀稀愀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 洀愀挀栀椀猀琀愀 瘀椀最攀渀琀攀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀爀漀搀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 攀 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀洀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䄀氀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀攀洀 漀 焀甀椀氀漀洀戀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 琀攀爀洀漀猀 搀攀瀀爀攀挀椀愀琀椀瘀漀猀 攀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 爀甀瀀琀甀爀愀 搀攀 琀愀戀甀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 愀昀爀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀攀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 愀 漀戀爀愀 ᰀ䄠 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 ⴀ 䔀渀琀爀攀 䐀漀挀甀洀攀渀琀漀 攀 䄀爀琀攀 䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀ᴀ†搀攀 䄀渀搀爀 刀漀甀椀氀氀攀Ⰰ 愀 愀甀琀漀爀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 䰀椀氀椀愀渀 匀漀愀爀攀猀 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䄠 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀㨀 攀渀琀爀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 攀 愀爀琀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀ᴀ†⠀刀攀瘀椀猀琀愀 倀漀椀猀椀猀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 樀甀氀⸀ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ ㈀㐀㐀⤀ 搀椀猀挀漀爀爀攀 猀漀戀爀攀 愀 最爀愀渀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀㨀 ᰀ줠 氀椀戀攀爀琀愀爀 漀 漀氀栀愀爀 搀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 攀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 攀氀愀 渀漀  愀瀀攀渀愀猀 瀀爀琀攀猀攀 搀漀 漀氀栀漀Ⰰ 洀愀猀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀Ⰰ 甀渀椀搀漀猀  猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 愀琀椀瘀愀 攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀愀 愀爀琀攀ᴀ⸠ Portanto, estes estudos instigou-nos a querer revelar na foto escolhida um produto, justamente, essa teoria da fotografia como material de arte. Por meio da fotografia “Luz que resiste na Serra do Juá” buscamos esta perspectiva livre, ausente de prótese do olho, no olhar do observador fazendo-o perceber a sensibilidade, resistência e força da mulher quilombola. ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䴀愀椀愀 匀愀渀琀漀猀 匀椀氀瘀愀 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䌠漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 儀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀Ⰰ 匀甀愀猀 䰀甀琀愀猀Ⰰ 匀漀渀栀漀猀 攀 唀琀漀瀀椀愀猀ᴀ†⠀刀攀瘀椀猀琀愀 倀愀氀洀愀爀攀猀 ⴀ 䌀甀氀琀甀爀愀 䄀昀爀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 䄀渀漀 嘀Ⰰ 渀⸀ 㔀Ⰰ 愀最漀⸀ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㌀⤀ 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀攀爀洀漀 焀甀椀氀漀洀戀漀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 愀戀爀椀最愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀 搀漀 挀漀爀瀀漀 猀漀挀椀愀氀 渀攀最爀漀Ⰰ 攀氀愀 爀攀猀猀愀氀琀愀㨀 ᰀ䄠焀甀椀 椀洀瀀漀爀琀愀  氀攀洀戀爀愀爀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ  焀甀攀  洀甀椀琀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 昀漀爀愀洀 昀漀爀洀愀搀愀猀 愀瀀猀 愀  瀀爀漀洀甀氀最愀漀 搀愀 䰀攀椀 섀甀爀攀愀Ⰰ 焀甀攀 攀砀琀椀渀最甀椀甀 愀 攀猀挀爀愀瘀椀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀愀 昀漀爀琀攀 爀愀稀漀㨀 攀爀愀 愀 切渀椀挀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 渀攀最爀漀  瘀椀瘀攀爀  攀洀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ  攀洀 甀洀  攀猀瀀愀漀 漀渀搀攀  猀甀愀  挀甀氀琀甀爀愀  渀漀 攀爀愀  搀攀猀瀀爀攀稀愀搀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 愀 搀椀最渀椀搀愀搀攀⸀ᴀ ਀一愀 瘀椀猀椀琀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀漀渀愀 嘀攀爀渀椀挀愀 瀀愀爀琀椀氀栀愀 挀漀渀漀猀挀漀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 甀渀椀漀 搀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 渀愀 倀漀爀琀攀椀爀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 椀渀琀攀最爀愀漀 渀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 挀漀洀漀 渀愀猀 搀愀渀愀猀 攀 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀 攀 渀漀 瀀爀瀀爀椀漀 攀猀瀀愀漀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 琀攀渀搀漀 攀洀 洀攀椀漀 漀 挀甀氀琀椀瘀漀 瀀攀氀愀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 挀愀搀愀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 瀀漀猀猀甀椀 猀甀愀 洀漀爀愀搀椀愀Ⰰ 猀攀甀猀 栀戀椀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 琀漀搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 攀洀 瀀爀漀氀 搀愀 挀漀氀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ Assim sendo, tendo como marcas incontestes a resistência e a organização, essas comunidades negras rurais têm empreendido uma luta pelos direitos à liberdade, cidadania e igualdade, no conjunto das reivindicações pela posse da terra ­bens considerados sagrados e formadores de uma identidade étnica.਀匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 愀甀琀漀爀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 䴀愀椀愀 匀愀渀琀漀猀 匀椀氀瘀愀 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䌠漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 儀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀Ⰰ 匀甀愀猀 䰀甀琀愀猀Ⰰ 匀漀渀栀漀猀 攀 唀琀漀瀀椀愀猀ᴀ†⠀刀攀瘀椀猀琀愀 倀愀氀洀愀爀攀猀 ⴀ 䌀甀氀琀甀爀愀 䄀昀爀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 䄀渀漀 嘀Ⰰ 渀⸀ 㔀Ⰰ 愀最漀⸀ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀⤀ ᰀ䄠 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 攀猀挀爀愀瘀椀搀漀 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 氀甀琀愀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 洀愀爀挀愀搀愀猀 瀀漀爀 愀琀漀猀 搀攀 挀漀爀愀最攀洀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀爀愀洀 漀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀漀甀 挀栀愀洀愀爀 搀攀 ᠀爠攀猀椀猀琀渀挀椀愀  渀攀最爀愀ᤀ†挀甀樀愀猀 昀漀爀洀愀猀 瘀愀爀椀愀瘀愀洀 搀攀 椀渀猀甀戀洀椀猀猀漀 猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 爀攀瘀漀氀琀愀猀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 爀攀氀椀最椀漀猀愀猀Ⰰ 昀甀最愀猀Ⰰ 愀琀 愀漀猀 挀栀愀洀愀搀漀猀 洀漀挀愀洀戀漀猀 漀甀 焀甀椀氀漀洀戀漀猀⸀ᴀ Em virtude disto que há esta relevância do simbolismo negro quilombola na fotografia, representando em suas mãos a luta, sonhos, força de uma mulher que descende desde a escravatura e que perdura até os dias de hoje.਀倀漀爀琀愀渀琀漀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 攀猀猀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 昀椀最甀爀愀 猀椀洀戀氀椀挀愀 搀愀 氀甀琀愀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀Ⰰ 攀 琀漀搀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ  愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 瀀攀渀猀愀洀漀猀 攀洀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 焀甀攀 愀猀 爀椀焀甀攀稀愀猀 愀昀爀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 搀攀 甀洀 洀漀搀漀 焀甀攀 搀攀猀昀爀甀琀攀 洀愀椀猀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀猀 渀漀 焀甀攀 挀攀爀渀攀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 䌀攀愀爀Ⰰ 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 渀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 倀漀爀琀攀椀爀愀猀Ⰰ 爀攀最椀漀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀⸀ 吀攀渀搀漀 攀猀琀愀 椀搀攀椀愀 攀洀 洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀愀猀猀漀甀 愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 琀漀搀漀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 愀漀 瘀椀猀椀琀愀爀 攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 猀甀愀 瘀椀猀椀琀愀  䐀漀渀愀 嘀攀爀渀椀挀愀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 匀攀爀爀愀 搀攀 䨀甀⸀ Partindo disso, por ser - aos olhos de quem vem de fora - a porta-voz daquela comunidade, é, neste trabalho, a protagonista do encargo, que compartilha toda a sua força através de palavras. Sob luz natural, foi utilizado uma câmera Nikon D610 com objetiva 24-85mm. Não foi necessária nenhum tipo de luz artificial, visto que essa era a forma mais apropriada de obter-se ao máximo a expressão daquele momento para uma maior inserção e discrição do fotógrafo no ambiente.਀伀 搀椀愀昀爀愀最洀愀 昀⼀㌀⸀㔀 渀愀 氀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 猀攀洀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 瀀攀爀搀愀 搀攀 渀椀琀椀搀攀稀 渀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 洀琀漀搀漀猀 搀攀 攀搀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 搀攀猀琀愀挀愀爀 瀀漀爀 猀椀 愀 瘀椀瘀愀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀椀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀攀 攀搀椀漀 䄀搀漀戀攀 䰀椀最栀琀爀漀漀洀 䌀䌀⸀ No decorrer da disciplina de Fotojornalismo, o professor incitou que fosse realizado um ensaio fotográfico dando ênfase aos movimentos culturais. Isso levou a equipe a devanear sobre as comunidades quilombolas. Maria Verônica de Oliveira da Silva, de 60 anos, reside desde seu nascimento no mesmo território, e é uma das mulheres integrantes do movimento quilombola de Porteiras. Relatava os seus costumes, dificuldades, afazeres que trazem recordações de suas gerações, dos seus trabalhos artesanais, toalhas, bolsas customizadas com suas devidas características. ਀一愀 攀搀椀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 愀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀愀 挀漀爀 猀攀 搀攀甀 瀀漀爀 椀洀愀最椀渀愀爀洀漀猀 甀洀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀爀愀洀琀椀挀愀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 猀攀 挀漀洀瀀漀渀搀漀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀攀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 搀漀 焀甀攀 昀漀琀漀猀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀 瀀漀搀椀愀洀 渀漀猀 漀昀攀爀攀挀攀爀⸀ 䄀氀最漀 焀甀攀 漀 挀漀氀漀爀椀搀漀 樀 琀爀愀稀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀爀愀 攀 瘀椀瘀愀挀椀搀愀搀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 甀洀愀 昀漀琀漀⸀ 䄀爀琀椀猀琀愀 焀甀攀 甀猀愀洀漀猀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 昀漀椀 䄀渀搀爀 䌀礀瀀爀椀愀渀漀Ⰰ 昀漀琀最爀愀昀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀Ⰰ 渀愀猀挀椀搀漀 攀洀 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 伀 琀攀洀愀 洀愀椀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 昀漀椀 攀洀 猀甀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 ᰀ儠甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀 ⴀ 吀爀愀搀椀攀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀⸀ᴀ⸠ 一愀 洀愀琀爀椀愀 ᰀ䴠漀猀琀爀愀 儀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀 ⴀ 吀爀愀搀椀攀猀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀 刀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 攀洀 攀砀瀀漀猀椀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 搀椀愀 ㄀㈀ᴀⰠ 愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䰀椀氀椀愀渀攀 倀攀氀攀最爀椀渀椀 ⠀伀戀猀攀爀瘀愀琀爀椀漀 儀甀椀氀漀洀戀漀氀愀Ⰰ ㈀  㠀⤀ 爀攀氀愀琀愀㨀 ᰀ䌠愀搀愀 甀洀 搀漀猀 搀攀稀 焀甀椀氀漀洀戀漀猀 焀甀攀 瘀椀猀椀琀攀椀 琀攀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 戀攀洀 瀀爀瀀爀椀愀猀⸀ 䔀 愀猀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 琀洀 愀 瘀攀爀 琀愀渀琀漀 挀漀洀 愀 漀爀椀最攀洀 攀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀 琀攀爀爀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 挀漀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 猀漀挀椀漀攀挀漀渀洀椀挀漀猀⸀ 䄀氀最甀渀猀 攀猀琀漀 挀椀攀渀琀攀猀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 渀漀⸀ 唀洀  挀攀爀挀愀搀漀 瀀漀爀 甀爀戀愀渀椀稀愀漀Ⰰ 漀甀琀爀漀 瀀漀爀 琀爀椀戀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 瀀攀氀漀 猀攀爀琀漀Ⰰ 攀 愀氀最甀渀猀 瀀漀爀 昀愀稀攀渀搀攀椀爀漀猀 爀漀甀戀愀渀搀漀 漀甀 焀甀攀爀攀渀搀漀 爀漀甀戀愀爀 猀甀愀猀 琀攀爀爀愀猀⸀ 䘀漀椀 椀渀挀爀瘀攀氀 瘀攀爀 挀漀洀漀 挀愀搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 琀攀洀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀Ⰰ 猀攀樀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 栀攀爀攀搀椀琀爀椀愀 漀甀 搀攀 攀渀猀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 洀猀琀椀挀漀猀⸀ᴀ Seus projetos também nos auxiliaram como referências estéticas no simbolismo de cada fotografia. O que buscamos com o realce das cores é passar a sensação de tradição, de histórias vivenciadas, de dúvida mas também de sabedoria, sentimento que traz uma sensação de acolhimento, como se o espectador também estivessem presenciando aquele instante capturado. O que resume toda nossa emoção ao estarmos próximos de Dona Maria Verônica.਀䔀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀  漀 爀攀挀漀爀琀攀 搀攀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 嘀攀爀渀椀挀愀 瀀愀爀琀椀氀栀愀 猀甀愀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀椀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 焀甀攀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀Ⰰ 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀稀愀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䔀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀猀琀洀甀氀漀 愀 漀甀琀爀漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀愀 漀 爀攀猀最愀琀攀 搀攀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀猀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 挀漀渀樀甀渀琀漀猀 椀渀猀琀爀甀琀椀瘀漀猀Ⰰ 漀甀 挀甀氀琀甀爀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀 搀愀爀 甀洀愀 攀猀猀渀挀椀愀 愀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 攀洀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瘀漀氀琀愀搀愀 愀漀 漀戀猀漀氀攀琀椀猀洀漀Ⰰ  昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 瀀愀爀愀 愀 猀甀愀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 攀 焀甀攀 攀氀愀 猀攀樀愀 猀攀洀瀀爀攀 氀攀洀戀爀愀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀