ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00557</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Que a Fé Não Costuma Faiá: a fotografia experimental como representação do cearense por meio da religião</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;IARA MARIA PEREIRA (Universidade de Fortaleza); Icaro Heron Ferreira da Costa (Universidade de Fortaleza); Pedro Nobrega Vidal (Universidade de Fortaleza); Jari Vieira Silva (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As constatações do presente artigo surgiram a partir da disciplina de Fotografia Experimental no período de 2018.2, ofertada pela grade de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Nela, o acadêmico compreende caminhos não convencionais para a prática fotográfica, e que se distanciam das regras habituais que são ensinadas em outras disciplinas como Fotografia e Fotografia Publicitária, pois ambas já abordam questões mais técnicas e focadas no mercado atual. A Fotografia Experimental abre então margem a outro viés para desenvolver a criatividade dos alunos. Não fugindo completamente das questões técnicas, seu objetivo maior é apresentar formas que fujam do habitual no momento de realizar uma foto. Todavia, uma das atividades mais intensas da cadeira consistiu em tirar fotos do reflexo de indivíduos. O briefing passado pelo professor, solicitava imagens que representassem, de alguma forma, um pouco da subjetividade do (a) modelo optado (a) através de um jogo de reflexos. O briefing também deixou em aberto o tema do ensaio para que as equipes pudessem decidir livremente com o que gostariam de trabalhar. Por conta disso, foi decidido tratar algum assunto que trouxesse determinada reflexão social para as pessoas que observassem as imagens, e que mostrasse através das fotos, pontos relevantes a serem debatidos em sala de aula durante a exibição da atividade. Após algumas reuniões, o tema deliberado pela equipe foi a questão da fé para a construção da subjetividade, Para chegar até esta temática, foi fundamental relembrar uma das inúmeras atividades extracurriculares proporcionadas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), chamada Pau-de-Arara, na qual todos os integrantes da equipe já tiveram a oportunidade de experienciar. O evento consiste em uma viagem a cada final de semestre com alunos interessados na área da fotografia por diversos locais do nordeste, principalmente do próprio Ceará, no objetivo de registrar, por meio de fotos, diversos locais em que a cultura da nossa região aparece de forma exponencial. Com base nessas experiências, a equipe, que já havia participado algumas vezes dessa atividade acadêmica, recordou alguns momentos de contato com a cultura de outros locais do estado cearense, relembrando conversas com guias turísticos e até mesmo com moradores de outros municípios. Em consenso, o que mais a equipe percebeu ao visitar esses inúmeros lugares, foi a forte presença da religião como marco da cultura dessas localidades, sobretudo, o catolicismo. O objetivo principal do ensaio era apresentar a questão da fé na religião católica como um fator intrínseco ao processo de construção da subjetividade de uma parcela significativa de cearenses. Para isso, foram precisos objetivos mais específicos para que alcançássemos o propósito maior do ensaio. Buscou-se então investigar se, de fato, a religião católica é a predominante no Ceará; compreender a importância da fotografia para o registro da cultura; executar os ensinamentos aprendidos em sala de aula para desenvolver fotografias experimentais que representassem, através de reflexos, a subjetividade de um determinado sujeito. Contudo, o desafio de apresentar a fé de um indivíduo através da fotografia, e tentando passar, ainda que de forma abstrata, o seu interior, exigiu da equipe um trabalho meticuloso na busca de retratar com sensibilidade um aspecto tão importante para tantas pessoas. A religião, além de uma esfera importante para ser averiguada em uma cultura, é, sobretudo, um fator basilar não só para os cearenses, mas para pessoas do mundo todo. De modo geral, de todas as fotografias tiradas durante o processo do ensaio, buscou-se trazer neste presente trabalho, a que melhor pudesse expressar o sentimento de importância que a fé no catolicismo traz para um sujeito cearense.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foram necessárias pesquisas aprofundadas que buscassem dar força ao conceito proposto. Para evidenciar o catolicismo enquanto elemento fundamental para a construção da subjetividade de grande parcela dos cearenses, como inicialmente a equipe supôs, foi fundamental examinar dados concretos na averiguação de tal argumento. Segundo as estimativas adquiridas pelo IBGE em 2010 (Disponível em: <https://bit.ly/2ClDfOH>, Último acesso em 22 de março), dos 8,4 milhões cearenses, cerca de 6,6 milhões de pessoas se reconhecem como católicos, sendo um total de 78% de toda a população do estado. Com este dado, o Ceará é o segundo estado com maior índice de indivíduos declarados adeptos a essa religião, perdendo apenas para o Piauí. Além disso, no ranking de capitais, Fortaleza, também fica em segundo lugar em número de católicos, perdendo apenas para Teresina. É válido frisar que, de acordo com o Diário do Nordeste em 2011 (Disponível em https://bit.ly/2ICxyCo>, Último acesso em: 22 de março de 2019), a tradição de catolicismo da população, as romarias em Juazeiro do Norte e em Canindé e a nova organização da Igreja, que estimula a formação de redes comunitárias nas paróquias, buscando, assim, engajar um maior número de fiéis, são fatores apontados por religiosos e leigos para colocar o Estado do Ceará e sua capital, Fortaleza, em segundo lugar no País em número de católicos Após então comprovar a relevância dessa religião para o Ceará, foi-se necessário compreender como a fotografia possui força para transmitir a representação da fé na subjetividade de um sujeito. Para isso, rememoramos conceitos de importantes autores que dialogam sobre o campo fotográfico e toda a potência que ele possui enquanto instrumento capaz de comunicar. De acordo com Walter Benjamin em A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas I. (São Paulo: Brasiliense, 1987), a fotografia pode ser vista como a primeira grande técnica revolucionária de reprodução da humanidade. Mesmo que pessimista enquanto o contexto da reprodutibilidade, o autor evidencia a importância da fotografia como um mecanismo que modifica o cenário da arte, se tornando até mesmo parte do seu universo. Todavia, o autor também discorre a respeito do caráter de aproximação que a fotografia tem o poder de estimular, pois ela consegue trazer para perto um determinado cenário até o sujeito que a vê, mesmo que ele esteja longe daquele contexto. Tal característica é de fundamental importância para compreendermos que, devido a eficácia ao provocar este deslocamento, a foto consegue, por exemplo, descrever alguma conjuntura até mesmo a um receptor que talvez nunca tenha tido contato presencial com o que aquela imagem buscou passar, como por exemplo, uma outra cultura distante da dele. Sobretudo, a imagem que ilustra a presente pesquisa possui caráter ímpar aos padrões do universo fotográfico. Por beber justamente de propostas da fotografia experimental (também conhecida como fotografia expandida), que desde o seu surgimento, segundo Júlia Sousa em Reflexões sobre fotografia e arte: Um olhar sobre os trabalhos Fotoformas e Sobras de Geraldo de Barros. Disponível em: , https://bit.ly/2VOUDW4>, Último acesso em 22 de março de 2019),  questionava os padrões impostos pelos sistemas de produção fotográficos, como também transgredia a imagem do fazer fotográfico , a foto retirada, por meio de um jogo de reflexos que se foi produzido, buscou, de forma abstrata, identificar a importância da religião para a construção da subjetividade através de um olhar vulnerável e incomum de registros geralmente habituais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após definir todo o conceito do ensaio, o primeiro passo para colocá-lo em prática foi à escolha da pessoa (ou pessoas) que modelaram na foto. A modelo escolhida pela equipe foi a professora do curso de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza, Kátia Patrocínio, em virtude de suas raízes serem do interior do estado do Ceará e, além de tudo, por ela acreditar fielmente no contexto religioso em que a equipe buscava se aproximar através da foto . Diante desta pauta crucial para a produção das fotografias, em em seguida, da seleção para escolher a imagem que seria utilizada para este relatório, a equipe concluiu então que, a melhor forma de tratar esta temática seria dando voz, exclusivamente, a modelo em um processo que simulasse um momento de oração. Não se foram utilizadas pessoas para modelar, pois a equipe se sentiu confortável em representar esse assunto apenas com o retrato da professora. A produção foi realizada no período da tarde do dia 28/09/2018. A câmera utilizada foi a Nikon D-750, com o diafragma f/8, o iso-100 e o obturador 1/125s. A distância focal foi de 50mm para dar um aspecto mais detalhado do rosto da modelo. Foi utilizado também um espelho de um dos integrantes para trazer a questão do reflexo de forma evidente para o trabalho. É válido frisar que, o local da produção foi o estúdio da própria Universidade de Fortaleza (UNIFOR), que disponibiliza inúmeros recursos técnicos aos alunos mediante as exigências das atividades acadêmicas. Dos meios oferecidos, foram utilizadas tochas de iluminação da mako e um difusor softbox para se alcançar então uma luminosidade homogênea no processo das fotografias. O momento da pós-produção foi realizado na ferramenta de software Adobe Lightroom Photoshop para apenas o tratamento da imagem quanto a questões de exposição; temperatura; contraste; coloração; e realce de cor na busca de retratar as cores de formas mais vivas e intensas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>