ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00567</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;INFÓRMULA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;LUANA HOLANDA DA ROCHA (Universidade Federal do Ceará); Hillary Maciel Monte (Universidade Federal do Ceará); Kauany Duarte Barbosa dos Santos (Universidade Federal do Ceará); José Gabriel Coutinho Cavalcante (Universidade Federal do Ceará); Thays Soares Lima (Universidade Federal do Ceará); Glicia Maria Pontes Bezerra (Universidade Federal do Ceará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto Infórmula é uma campanha de conscientização, que tem o foco do objeto de estudo na automedicação, através do incentivo àqueles que tiverem contato com as peças veiculadas, a repensarem seus hábitos de consumo de medicamentos no dia a dia, chamando a atenção para os riscos da automedicação para a saúde.Com uma linguagem acessível e bem direta, a campanha digital busca trabalhar com o reforço positivo, de modo que a comunicação tenha o efeito desejado de abrir um diálogo. De modo geral, o desafio de trazer a discussão para um campo de interpretação mais humanizado, quando na abordagem de um tema técnico, foi um importante motivador para estudar e compreender ainda mais sobre o tema, de tamanha importância para a atualidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi realizada uma pesquisa de público (opinião pública) a fim de analisar qual seria a melhor forma de abordar o tema, deixando de lado toda a tecnicidade e assim tornando a comunicação mais acessível e fácil de ser entendida. Também foram utilizadas as técnicas do marketing digital, através dos recursos de análise de recepção do público-alvo disponibilizadas pelas redes sociais em questão - Facebook e Instagram, para que o objetivo de tornar a informação mais acessível tenha sido alcançado com sucesso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foram desenvolvidas peças publicitárias utilizando programas como Photoshop e Ilustrador. O objetivo de criação, tanto visual e textual, está na produção de um conteúdo acessível, atrativo e confiável para o público-alvo. A intenção é que o resultado da produção criativa possa expressar ao mesmo tempo ludicidade e sobriedade. A estratégia de desenvolvimento criativo do conceito visual e textual se deu por meio do desenvolvimento de mapas de empatia e mapas mentais; pesquisa de referências; definição da referência principal, desenvolvimento de Identidade Visual. A partir da definição da Identidade Visual do Projeto, adaptou-se as artes e conteúdos textuais para criar um padrão visual agradável e fluído. As estratégias utilizadas para abordar o tema visualmente foram: Uso de ilustração, cores chamativas e redação contemporânea e coloquial. Já as mídias sociais funcionaram como plataformas de apoio para a transmissão da mensagem do projeto. Foram utilizados: Facebook, Instagram e Site da Campanha como espaços para abrigar o conteúdo relevante sobre a campanha (textos informativos, propostas de conscientização, conteúdo produzido na ação etc). O objetivo é tornar a campanha visível e acessível ao público online, por meio de posts de conteúdo atrativos e um site com layout inteligente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>