INSCRIÇÃO: 00608
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP06
 
TÍTULO: Acessibilidade, é difícil de entender.
 
AUTORES: vitor lima alves (Universidade Federal do Ceará); Mateus Feitosa de Lima (UFC - Universidade Federal do Ceará); Robson da Silva Braga (UFC - Universidade Federal do Ceará)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O Spot faz parte da campanha “Acessibilidade: é difícil de entender”, desenvolvida para a disciplina de Mídia do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. A campanha - que conta também com dois cartazes para mídia off, cinco lâminas para mídias sociais, um roteiro para audiovisual e a organização de um sarau acessível - teve como objetivo mostrar como a relação da população com algum tipo de deficiência é reduzido, buscando incentivar o público a mudar essa realidade. ਀匀攀最甀渀搀漀 漀 䤀䈀䜀䔀Ⰰ 㤀Ⰰ㜀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 猀漀 猀甀爀搀漀猀 漀甀 瀀漀猀猀甀攀洀 愀氀最甀洀 渀瘀攀氀 搀攀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 愀甀搀椀琀椀瘀愀⸀ 䔀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 爀攀挀攀渀琀攀猀 愀瘀愀渀漀猀 渀愀 氀攀最椀猀氀愀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀  搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 甀洀 氀甀最愀爀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 攀 挀漀洀 洀攀氀栀漀爀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀猀 猀甀爀搀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 攀 愀瀀漀椀漀  瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 焀甀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀洀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀 搀漀猀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀⸀ O Spot utiliza como narrativa obstáculos que deficientes auditivos encontram frequentemente no campo comunicacional, a exemplo de informações básicas do dia a dia, como a localização de ruas. Tais informações foram utilizadas visando causar empatia e encorajar o público a buscar a aprendizagem de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀愀 爀攀挀攀渀琀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 䜀爀甀瀀漀 䬀愀渀琀愀爀 䤀戀漀瀀攀 䴀攀搀椀愀Ⰰ 爀攀瘀攀氀漀甀 焀甀攀 ᰀ漠 爀搀椀漀 愀氀挀愀渀愀 㠀㘀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀愀猀 ㄀㌀ 爀攀最椀攀猀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀猀 漀渀搀攀 栀 愀昀攀爀椀漀 爀攀最甀氀愀爀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀ᴀ†⠀䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀  搀攀 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㤀⤀⸀ 䔀洀 洀戀椀琀漀 爀攀最椀漀渀愀氀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 渀愀 䜀爀愀渀搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ ᰀ㤠 ─ 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀 椀洀瀀愀挀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 漀渀搀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀ᴀ⸠ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀漀 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 椀渀猀攀爀椀爀 甀洀 猀瀀漀琀 渀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀 愀氀挀愀渀挀攀 攀 琀攀爀 甀洀 戀愀椀砀漀 挀甀猀琀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ Através de pesquisas e vivências realizadas durante a disciplina, foi constatada a necessidade de falar sobre a temática da acessibilidade tendo em vista que o Instituto de Cultura e Arte (ICA), unidade acadêmica da UFC à qual está vinculado o curso de Publicidade e Propaganda, apresenta problemas para alunos com deficiência, como a falta de rampas de acesso ao bloco e o mau funcionamento do elevador.਀䌀漀洀漀 瀀漀渀琀愀瀀 椀渀椀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 猀瀀漀琀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀猀甀氀琀愀搀漀 漀 猀椀琀攀 搀漀 䤀䈀䜀䔀 瀀愀爀愀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀 愀 搀愀搀漀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀⸀ 䌀漀渀猀琀愀琀愀洀漀猀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㌀㐀㐀 洀椀氀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 攀猀挀甀琀愀爀 搀攀 洀漀搀漀 愀氀最甀洀⸀ 倀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ ㄀Ⰰ㠀 洀椀氀栀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀猀猀甀椀 最爀愀渀搀攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 愀甀搀椀琀椀瘀愀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 焀甀攀 㜀Ⰰ㘀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 愀氀最甀洀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 ⠀䌀攀渀猀漀 ㈀ ㄀ ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀  搀攀 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㤀⤀ Logo após, foi intensificada a busca por relatos de profissionais da área, como a professora de Libras Renata Rezende, que é surda e relata em entrevista para o site do Governo Federal (Acesso em 20 de mar. 2019) que um dos principais desafios é a falta de intérpretes de libras. Para ela, “a presença desses profissionais deve ser obrigatória”. ਀䄀猀 氀渀最甀愀猀 搀攀 猀椀渀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀洀 最攀猀琀漀猀Ⰰ洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 瀀愀爀愀 猀甀戀猀琀椀琀甀椀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀 猀漀渀猀⸀ 䔀氀愀猀 琀洀 氀砀椀挀漀 攀 最爀愀洀琀椀挀愀 瀀爀瀀爀椀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 挀愀搀愀 瀀漀瘀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 猀攀甀 椀搀椀漀洀愀 漀爀愀氀Ⰰ 挀愀搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 挀爀椀漀甀 猀甀愀 氀渀最甀愀 搀攀 猀椀渀愀椀猀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 瘀攀爀猀攀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 搀漀 洀甀渀搀漀⸀ A libras foi oficialmente reconhecida como uma língua brasileira em 2002, por meio da Lei nº 10.436 de 24 de abril, e o decreto que regulamenta seu uso nos serviços públicos foi assinado em 2005. Nele existem regras para o atendimento de deficientes auditivos na educação e saúde federais, entre outros serviços. O MEC recomenda a integração dos surdos em escolas comuns indica que ela deve ser seguida por toda a rede estadual de educação, atendendo o aluno em seu processo de socialização e melhorando o convívio com seus colegas ouvintes.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 昀漀椀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 猀椀渀愀椀猀⸀ 䔀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀漀 瘀椀猀愀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀 挀愀洀瀀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀 愀甀搀椀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀攀 瘀 ᰀ愠氀洀 搀攀 猀攀甀 洀甀渀搀漀ᴀ†攀 焀甀攀 渀漀 昀椀焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 氀椀洀椀琀愀搀漀  戀愀猀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀琀爀椀愀 搀愀 攀猀挀漀氀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀椀渀搀愀 瀀漀猀猀甀攀洀 愀挀攀猀猀漀  攀猀挀漀氀愀⸀
 
OBJETIVO
Com base em pesquisas realizadas durante a disciplina, e seguindo o conceito geral da campanha, foi pensado um roteiro que fosse capaz de prender a atenção do ouvinte. O formato escolhido foi a dramatização, por meio do qual os locutores atuam como atores, encarnando personagens de uma história, segundo o manual da agência McCann Erickson no texto: Técnica e Prática da Propaganda: Princípios Gerais da Propaganda Segundo a Experiência de uma Agência no Brasil (Civilização Brasileira, 1960). Foi desenvolvido um spot institucional que possui 1 minuto e 15 segundos de duração. A narrativa não possui trilha sonora durante a locução dos personagens, apenas quando o locutor final inicia sua fala, deixando o ambiente do ouvinte em um tom mais natural. Como algumas locuções são em idiomas estrangeiros, foram convidados professores dos cursos de idioma da UFC (Casas de Cultura da UFC), a fim de conseguir locuções com a maior naturalidade possível. As línguas presentes no roteiro são árabe, alemão e coreana, e foram escolhidas por serem consideradas comumente como idiomas complicados. O roteiro do spot foi pensado com o intuito de sensibilizar o público diante da atual situação dos surdos na sociedade, em que apenas uma pequena parte do mundo ao seu redor fala sua língua. Após o término da produção, o trabalho foi enviado à Rádio Universitária FM, de Fortaleza, que inseriu o spot durante a programação. Ao todo, o spot foi reproduzido 51 vezes durante o período de 14 de Setembro de 2018 a 30 de Setembro de 2018. Roteiro do Spot - Cliente: Universidade Federal do Ceará.Título: Acessibilidade, é difícil de entender. PEÇA: Spot 1’15’’ TEC: Sons de metrópole - 1’’ LOC MASC 1: Moça, com licença, você saberia me informar onde fica a avenida 13 de Maio? LOC FEM 1: (resposta em árabe) ذل بعد فقط أنا.المبنى إلى الأمام. LOC MASC 1: desculpe, não entendi, você deve ser estrangeira, de qualquer forma obrigado. LOC MASC 1: Moça, por gentileza, você saberia me dizer onde fica a avenida 13 de Maio? LOC FEM 2: (resposta em alemão) Entschuldigung, aber ich weiß nicht, wie ich es Ihnen sagen soll. LOC masc 1: que coisa... outro estrangeira, obrigado. LOC MASC 1: Ô menina? Você saberia me informar onde fica a avenida 13 de maio? LOC FEM 3: (resposta em਀挀漀爀攀愀渀漀⤀ ☀⌀㐀㐀㔀㌀㘀㬀 ☀⌀㐀㐀㄀㐀㠀㬀☀⌀㐀㜀㤀㌀㈀㬀 ☀⌀㐀㠀㄀㐀㠀㬀☀⌀㐀㜀㄀㤀㘀㬀 ☀⌀㐀㘀㈀㐀㐀㬀☀⌀㔀 㘀㐀 㬀☀⌀㔀㄀ 㠀 㬀☀⌀㐀㔀㜀㤀㘀㬀⸀ 吀䔀䌀㨀 吀爀椀氀栀愀 攀洀 䈀䜀 䰀伀䌀 䘀䔀䴀 㐀㨀 䔀 猀攀 瘀漀挀 渀漀 攀渀琀攀渀搀攀猀猀攀 漀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀愀氀愀洀㼀 一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 漀猀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 愀甀搀椀琀椀瘀漀猀 猀攀 猀攀渀琀攀洀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀渀最攀椀爀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 昀愀氀愀 猀甀愀 língua. Aprenda libras e mude essa realidade. LOC MASC (ASSINATURA): Acessibilidade, é difícil de entender.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀