INSCRIÇÃO: 00618
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Revelar-te
 
AUTORES: José William Barros Monteiro Fillho (Universidade Federal do Ceará); Débora Cristina Pereira Vieira (Universidade Federal do Ceará); Rafael Costa Rodrigues (Universidade Federal do Ceará); Vitória Carolina Costa Queiroz (Universidade Federal do Ceará)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O Projeto Revelar-te se propõe a divulgar o trabalho de jovens cearenses que atuam em alguma modalidade artística. O conteúdo assume a forma de uma websérie composta de três episódios publicados no YouTube. Cada capítulo contém depoimentos e performances de um dos personagens por vez. Secundariamente, um perfil no Instagram também é utilizado como suporte para a divulgação. A série foi produzida no contexto da atividade final da disciplina de Teorias da Comunicação I, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues da Costa, no Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. A proposta inicial foi o desenvolvimento de uma forma simbólica de natureza midiática que abordasse as interações mediadas entre sujeitos - indivíduos ou instituições -, com base nos conceitos de self (eu) e experiência mediada, empreendidos por John Thompson em "A Mídia e a Modernidade" (Editora Vozes, 1998). Tomando esta ideia como ponto de partida, a equipe assumiu como objetivo geral: apresentar artistas locais independentes, os quais possuem pouca ou nenhuma visibilidade nos meios de comunicação de massa, devido ao restrito controle e à padronização dos veículos, características já abordadas por Theodor Adorno e Max Horkheimer em "A indústria cultural" (Editora Paz & Terra, 2002). O trabalho também pretende abordar os mecanismos - neste caso, alternativos - encontrados por esses indivíduos para a realização de um fazer artístico, questão já trabalhada por Walter Benjamin em "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica" (Editora Abril, 1975). Além disso, o projeto trata das maneiras utilizadas por integrantes de grupos minoritários - negros, mulheres e LGBTs - para expressão de suas identidades e promoção de representatividade social na mídia, com base nos estudos de Laércio Torres de Góes em "Contra-hegemonia e internet" (Revista FACOM - UFBA, 2007).
 
INTRODUÇÃO
Em a "A Mídia e a Modernidade" de John Thompson (Editora Vozes, 1998), o autor discute de que maneira os indivíduos constroem a si mesmos em um mundo primordialmente mediado. O self trata-se de um "eu" encaixado num modelo dramatúrgico, isto é, inserido num quadro de sociabilidades que exigem do indivíduo a adoção de papéis sociais e de representações de si próprio. Nas sociedades modernas, o processo de formação do self se torna mais reflexivo e aberto, ou seja, os indivíduos dependem cada vez mais dos próprios recursos para construir uma identidade coerente para si mesmos. Partindo da premissa que poderíamos servir como instrumento de criação e divulgação do "eu", o Revelar-te buscou ser exatamente o equipamento expressivo que permitiu os indivíduos se apresentarem aos demais. O surgimento de indústrias de entretenimento como empresas capitalistas é apresentado por Theodor Adorno e Max Horkheimer em "A indústria cultural" (Editora Paz & Terra, 2002) como responsáveis pela padronização e racionalização das manifestações culturais, prejudicando a capacidade do indivíduo de questionar. Para os autores, os meios da indústria cultural seriam considerados "democráticos", no sentido de que tratam todos os receptores como idênticos, sujeitando-os, autoritariamente, à mesma programação. Esse procedimento impede o acesso à produções artísticas alternativas aos usuários, tendo em vista que essas manifestações não são veiculadas de modo satisfatório na mídia tradicional. Laércio Torres de Góes, no texto "Contra-hegemonia e Internet: Gramsci e a Mídia Alternativa dos Movimentos Sociais na Web" (Revista FACOM - UFBA, 2007), afirma que na internet, os movimentos sociais encontram espaço através da mídia alternativa. O autor define como mídia alternativa aquela que aborda temáticas tangenciadas pela imprensa tradicional, identificando os meios de comunicação tradicionais e hegemônicos como contribuintes à manutenção dos valores sociais conservadores. Ainda segundo Goés (2007), a internet fornece a base material que permite às minorias sociais engajarem-se na produção de uma nova sociedade, alterando por sua vez a própria Internet. Diante dessa realidade, a equipe optou por ancorar seu conteúdo inteiramente na web, haja vista que esta se tornou um instrumento de transformação social. Nesse sentido, as redes sociais são apontadas por Wellington Tavares e Ana Paula Paes de Paula, em Movimentos Sociais em Redes Sociais Virtuais: Possibilidades de Organização de Ações Coletivas no Ciberespaço (Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 2015), como espaços de inserção das pessoas nos movimentos sociais, onde as demandas individuais podem ser identificadas e reconhecidas como coletivas e permitir que a cooperação dê maiores condições de ação aos indivíduos. Identificando as redes sociais como lugar de difusão de reivindicações e disseminação de ideias, o Youtube e o Instagram foram escolhidos como plataformas para os conteúdos produzidos pelo Revelar-te. João Paulo Hergesel, em "15 Anos de Pesquisa sobre Websérie: Levantamento Bibliográfico" (Intercom, 2016), define websérie como uma narrativa midiática produzida, prioritariamente, em linguagem audiovisual, de maneira serializada, cujos episódios ficam disponíveis para acesso nos espaços on-line passíveis de circulação, especialmente os sites de armazenamento de vídeos. O formato seriado do Revelar-te destinado exclusivamente às plataformas digitais foi idealizado pela equipe devido a narrativa de mais de um personagem, a qual não ocorreria de maneira satisfatória caso fosse realizada em um único episódio.
 
OBJETIVO
A equipe identificou a produção de conteúdo audiovisual como um interesse comum e concluiu que o YouTube seria a plataforma ideal, por sua alta popularidade e a vasta gama de ferramentas oferecidas para produções audiovisuais.਀伀 昀漀爀洀愀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 昀漀椀 眀攀戀猀爀椀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀攀猀琀攀 琀椀瀀漀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀琀攀爀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀 攀瀀椀猀搀椀漀⸀ 伀 渀漀洀攀 ᰀ删攀瘀攀氀愀爀ⴀ琀攀ᴀ†昀漀椀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 ᰀ爠攀瘀攀氀愀爀ᴀ†攀 ᰀ愠爀琀攀ᴀⰠ 焀甀攀 猀椀渀琀攀琀椀稀愀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 猀爀椀攀⸀ Na construção do pré-roteiro, definiu-se as seguintes características: 1) Trechos de entrevistas intercalados com performances; 2) Informações objetivas sobre os artistas aparecem em cartelas de texto; 3) Sonoras utilizadas apenas para respostas de cunho subjetivo; 4) Média de seis minutos de duração; 5) Trilhas sonoras escolhidas pelos personagens; 6) Duas câmeras simultâneas.਀䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀椀挀漀甀 搀攀昀椀渀椀搀愀 搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 洀愀渀攀椀爀愀㨀 ㄀⤀ 䌀爀搀椀琀漀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 琀爀椀氀栀愀 洀甀猀椀挀愀氀 挀漀洀攀愀Ⰰ 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 搀攀昀椀渀攀洀 愀爀琀攀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 洀漀猀琀爀愀洀 漀 爀漀猀琀漀 搀漀 愀爀琀椀猀琀愀㬀 ㈀⤀ 䄀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 琀爀椀氀栀愀 洀甀猀椀挀愀氀 挀爀攀猀挀攀Ⰰ 猀甀爀最攀 氀漀最漀琀椀瀀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 琀琀甀氀漀 搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀㬀 ㌀⤀ 䌀愀爀琀攀氀愀猀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀 挀漀渀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 戀爀攀瘀攀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀㬀 㐀⤀ ㄀먀 戀氀漀挀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 愀爀琀攀Ⰰ 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 瘀愀氀漀爀攀猀 攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 戀甀猀挀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀㬀 㔀⤀ 倀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀Ⰰ 愀搀愀瀀琀愀搀愀 愀 挀愀搀愀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀㬀 㘀⤀ ㈀먀 戀氀漀挀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀㬀 㜀⤀ 䌀愀爀琀攀氀愀猀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 渀愀猀 焀甀愀椀猀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀琀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀㬀 㠀⤀ ㌀먀 戀氀漀挀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 琀爀愀琀愀 搀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 挀漀洀 漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 漀 昀甀琀甀爀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀㬀 㤀⤀ 䌀爀搀椀琀漀猀 昀椀渀愀椀猀Ⰰ 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 挀爀攀猀挀攀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 漀 昀甀琀甀爀漀Ⰰ 昀椀渀愀氀椀稀愀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀 挀漀洀 漀 爀漀猀琀漀 搀漀 愀爀琀椀猀琀愀⸀ Os critérios utilizados para a escolha dos personagens foram: 1) Presença do trabalho do artista nas redes sociais; 2) Pertencimento do personagem a um grupo minoritário; 3) Abordagem de questões relativas à sua existência como minoria em sua obra; 4) Disponibilidade para gravar durante o mês de novembro. ਀吀爀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀㨀 ㄀⤀ 倀爀漀樀攀琀漀 一漀漀搀氀攀猀Ⰰ 挀漀渀樀甀渀琀漀 洀甀猀椀挀愀氀 戀愀猀琀愀渀琀攀 愀琀椀瘀漀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䠀甀洀愀渀椀搀愀搀攀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䌀攀愀爀 ⠀唀䘀䌀⤀Ⰰ 挀漀洀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䰀䜀䈀吀 攀 渀攀最爀漀猀㬀 ㈀⤀ 䤀猀愀愀挀 䴀漀爀愀椀猀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀漀爀 搀攀 洀椀挀爀漀挀漀渀琀漀猀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 渀愀 唀䘀䌀Ⰰ 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀Ⰰ 琀爀愀琀愀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 䰀䜀䈀吀 攀洀 猀攀甀猀 琀攀砀琀漀猀㬀 ㌀⤀ 䈀攀愀琀爀椀稀 匀漀愀爀攀猀Ⰰ 愀爀琀椀猀琀愀 瀀氀猀琀椀挀愀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 䐀攀猀椀最渀 搀攀 䴀漀搀愀 渀愀 唀䘀䌀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀 焀甀攀猀琀攀猀 爀攀氀愀琀椀瘀愀猀 愀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀 愀漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 攀洀 猀甀愀猀 瀀椀渀琀甀爀愀猀⸀ Para planos abertos, os produtores escolheram a câmera do smartphone Samsung J7 Neo. Para detalhes ou imagens fixas, a equipe optou pela câmera Canon T5, com lente de distância focal 18-55 mm e apoio de um tripé. O áudio seria capturado em um iPhone 4, com duas variações: 1) uso do microfone universal da marca Boya, modelo BY-MM1, para entrevistas em grupo; 2) uso do microfone do fone de ouvidos para entrevistas individuais.਀䄀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 猀攀爀 洀漀搀攀爀渀愀Ⰰ 猀攀洀 搀攀猀瘀椀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 琀攀瘀攀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀㨀 ㄀⤀ 倀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀 渀漀 挀愀渀愀氀 吀爀椀瀀吀嘀㬀 ㈀⤀ 唀猀漀 搀攀 昀漀爀洀愀猀 挀椀爀挀甀氀愀爀攀猀 瘀愀稀愀搀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 爀攀瘀攀氀愀漀㬀 ㌀⤀ 䰀漀最漀琀椀瀀漀 挀漀洀 昀漀渀琀攀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀 猀椀洀椀氀愀爀 愀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 洀愀渀甀愀椀猀㬀 㐀⤀ 䘀漀渀琀攀 渀漀ⴀ猀攀爀椀昀愀搀愀 渀愀猀 挀愀爀琀攀氀愀猀 搀攀 琀攀砀琀漀⸀ O software Adobe Premiere CC17 foi utilizado para edição. Esta etapa consistiu em: sincronização das imagens das entrevistas com o áudio; corte das cenas; montagem na linha do tempo; correção de cor; inserção da trilha sonora; inserção das animações digitais; finalização do trabalho, inserção do material gráfico-textual (animação de caixas de texto, efeitos de transição para preto, efeitos de transição para branco, sobreposição de texturas).਀䄀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 漀挀漀爀爀攀甀 渀漀猀 搀椀愀猀 ㈀㘀 ⠀猀攀最甀渀搀愀⤀Ⰰ ㈀㠀 ⠀焀甀愀爀琀愀⤀ 攀 ㌀  ⠀猀攀砀琀愀⤀ 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 昀攀椀琀愀 渀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀