INSCRIÇÃO: 00624
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT01
 
TÍTULO: As Criaturas Fantásticas do Folclore Brasileiro
 
AUTORES: Mário Maciel de Souza Junior (Universidade de Fortaleza); Adrian Felipe Meneses Teixeira (Universidade de Fortaleza); João Pedro Lemos da Silva (Universidade de Fortaleza)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O livro “As Criaturas Fantásticas do Folclore Brasileiro” foi produzido por alunos do sétimo semestre da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, na disciplina optativa de Comunicação Visual II, sob a orientação do professor Tarcísio Bezerra Martins Filho. O produto tinha como necessidade a criação de uma obra que tenha forte papel na preservação da cultura popular na infância, além de se mostrar atrativo, despertando a curiosidade para a apreciação e consumo, distanciando-se do contexto tradicional.਀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀攀渀琀爀愀氀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀猀猀攀 漀 猀攀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀攀氀愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 瀀攀氀漀 昀漀氀挀氀漀爀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 渀愀挀椀漀渀愀氀⸀  “A Literatura Infantil tem um grande significado no desenvolvimento de crianças de diversas idades, onde se refletem situações emocionais, fantasias, curiosidades e enriquecimento do desenvolvimento perceptivo. Para ele a leitura de histórias influi em todos os aspectos da educação da criança (...)” (PINTO apud RUFINO; GOMES, 1999, p. 11)਀匀攀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀猀 攀 椀渀琀攀爀愀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 氀切搀椀挀漀Ⰰ 爀攀挀爀攀愀琀椀瘀漀 攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀⸀  O produto propõe a troca de contato entre a criança e objeto físico, proporcionando a ela a experiência de abrir a caixa aromatizada, tocar nas folhas que a acompanham e sentir as texturas, ler o livro e entender as histórias através das cores e formas, e por fim, brincar com as interações que são propostas na obra. Assim, faz-se muito importante que esse produto surja como uma produção física, onde o leitor venha a ter o máximo de contato, sentindo diferentes texturas e até interagindo com o mesmo a fim de extrair o máximo de experiências e conteúdos sobre a temática ali presente.਀䄀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 漀 琀攀洀愀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀Ⰰ 漀 昀漀氀挀氀漀爀攀  愀 猀愀戀攀搀漀爀椀愀 搀漀 瀀漀瘀漀Ⰰ  猀攀渀搀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 䌀愀猀挀甀搀漀 ⠀㈀  ㈀⤀Ⰰ 挀漀洀漀 ᰀ漠 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀愀猀 挀爀椀愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀漀 渀愀猀 猀甀愀猀 琀爀愀搀椀攀猀 攀砀瀀爀攀猀猀愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 漀甀 挀漀氀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀 搀攀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ᴀ†⠀䌀䄀匀䌀唀䐀伀Ⰰ 䰀甀猀 搀愀 䌀洀愀爀愀⸀ 䐀椀挀椀漀渀爀椀漀 搀漀 䘀漀氀挀氀漀爀攀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 攀搀⸀ 椀氀甀猀琀爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀氀漀戀愀氀Ⰰ ㈀  ㈀⤀⸀ 倀攀氀愀 琀爀愀搀椀漀Ⰰ 攀猀猀愀猀 挀爀椀愀攀猀 猀漀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀猀 攀渀琀爀攀 最攀爀愀攀猀 攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 戀漀挀愀ⴀ愀ⴀ戀漀挀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 愀 猀攀爀攀洀 愀挀攀椀琀愀猀 攀 瀀爀愀琀椀挀愀搀愀猀 挀漀氀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀  Caracterizando o folclorismo, como “manifestações variadas da alma popular através das idéias e dos sentimentos coletivos, inconscientemente feitos e refeitos através dos tempos” (EDELWEIS, 2001, p.20), o mesmo se perde ao longo dos anos, necessitando de novas interpretações e incentivos para a sua permanência. Por esse motivo, nota-se que a cultura popular vem sendo deixada de lado com a chegada de novas tecnologias e produções que não valorizam as tradições populares.਀ᰀ줠 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 挀漀洀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 攀猀琀 攀洀戀攀瘀攀挀椀搀漀 瀀攀氀愀猀 猀甀瀀攀爀瀀爀漀搀甀攀猀 栀漀氀氀礀眀漀漀搀椀愀渀愀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 焀甀攀 攀猀焀甀攀挀攀爀愀洀ⴀ猀攀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀Ⰰ 漀 最漀猀琀漀 攀 愀 攀猀瀀椀爀椀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 栀攀爀椀猀 攀 瘀椀氀攀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 䄀猀 氀攀渀搀愀猀 猀漀 洀甀椀琀愀猀 攀 愀 挀愀搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 漀甀 氀椀搀愀Ⰰ 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 漀甀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 瀀漀搀攀 昀椀挀愀爀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀甀爀椀漀猀漀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀 爀攀搀攀猀挀漀戀爀椀爀 漀猀 洀椀猀琀爀椀漀猀 搀攀椀砀愀搀漀猀 瀀漀爀 渀漀猀猀漀猀 愀渀琀攀瀀愀猀猀愀搀漀猀⸀ᴀ†⠀䄀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀 搀漀 攀猀焀甀攀挀椀搀漀 昀漀氀挀氀漀爀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 伀戀瘀椀甀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀椀瘀攀氀 攀洀㰀 漀戀瘀椀漀甀猀洀愀最⸀漀爀最⼀挀甀琀甀挀愀搀愀猀开搀戀挀⼀㈀ ㄀㔀⼀愀ⴀ氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀ⴀ瀀漀瀀甀氀愀爀ⴀ搀漀ⴀ攀猀焀甀攀挀椀搀漀ⴀ昀漀氀挀氀漀爀攀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀栀琀洀氀⌀椀砀稀稀㔀樀吀䤀唀伀䌀䜀瀀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㤀⸀ A partir da temática e da pesquisa, foi identificado que o povo brasileiro se distancia de lendas e tradições populares, essenciais para construir a identidade nacional e se ter a ideia de nação através da cultura. As crianças, por sua vez, não são incentivadas a terem um contato consolidado com esse tipo de conteúdo e este chega a elas como "algo distante" do seu dia a dia, diante disso, reforça-se a importância e escolha da temática para a produção e edição do livro.
 
INTRODUÇÃO
A partir do estudo de produções editoriais, constatou sua importância nas expressões e manifestações culturais brasileiras, percebendo-se que estas carregam consigo a diversidade cultural, construindo uma identidade nacional. A partir de diferentes publicações contemporâneas e das produções de imagens, Van Der Linden, cita a importância das elaborações gráficas: ਀∀䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 爀漀洀瀀攀洀 搀攀氀椀戀攀爀愀搀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 瀀攀搀愀最最椀挀愀⸀ 䔀洀 昀愀挀攀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀渀漀琀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 挀瀀椀愀猀 搀漀 爀攀愀氀 攀 猀甀瀀漀爀琀攀猀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀Ⰰ 攀洀攀爀最攀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 椀渀攀猀瀀攀爀愀搀愀 挀漀洀 椀渀切洀攀爀愀猀 爀攀猀猀漀渀渀挀椀愀猀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀⸀∀ 嘀䄀一 䐀䔀刀 䰀䤀一䐀䔀一Ⰰ 匀漀瀀栀椀攀⸀ 倀愀爀愀 氀攀爀 漀 氀椀瘀爀漀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀礀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ 瀀⸀㄀㜀⤀⸀ Analisando o conjunto das relações na produção do livro, decidiu-se anexar interações, visando o uso de imagens e suas funcionalidades. Foi designado um livro ilustrado, analisando sua materialidade, tamanho, estilo e toda dimensão visual. Com isso, nessas representações, Linden (2011) fundamenta o pensamento: ਀嬀⸀⸀⸀崀 䰀攀爀 甀洀 氀椀瘀爀漀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀  琀愀洀戀洀 愀瀀爀攀挀椀愀爀 漀 甀猀漀 搀攀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 挀愀瀀愀 攀 最甀愀爀搀愀猀 挀漀洀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀㬀  琀愀洀戀洀 愀猀猀漀挀椀愀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀Ⰰ 漀瀀琀愀爀 瀀漀爀 甀洀愀 漀爀搀攀洀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 渀漀 攀猀瀀愀漀 搀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 愀昀椀渀愀爀 愀 瀀漀攀猀椀愀 搀漀 琀攀砀琀漀 挀漀洀 愀 瀀漀攀猀椀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 愀瀀爀攀挀椀愀爀 漀猀 猀椀氀渀挀椀漀猀 搀攀 甀洀愀 攀洀 爀攀氀愀漀  漀甀琀爀愀⸀ ⠀䰀䤀一䐀䔀一Ⰰ 匀漀瀀栀椀攀 嘀愀渀 搀攀爀⸀ 倀䄀刀䄀 䰀䔀刀 伀 䰀䤀嘀刀伀 䤀䰀唀匀吀刀䄀䐀伀⸀ 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀礀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ ㈀ ㄀㄀⸀ 瀀⸀ 㠀ⴀ㤀⤀⸀ Pensando no conteúdo e formato citados, apresentou-se durante estudos, a importância de um livro ilustrado e interativo, abrigando construções materiais, registros do conhecimento e de ideias de um povo com recortes e atividades manuais, discutindo diretamente com o público alvo deste trabalho: o infantil.਀ᰀ传 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 挀漀洀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀 渀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 椀渀昀渀挀椀愀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 氀椀瘀爀漀猀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀愀氀Ⰰ 攀 漀猀 洀攀搀椀愀搀漀爀攀猀 猀漀 搀攀猀猀攀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 猀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 瀀愀椀猀 攀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀⸀ 伀甀瘀椀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ ⠀⸀⸀⸀⤀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀  瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀 洀甀渀搀漀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀猀Ⰰ 攀琀挀⸀ᴀ†匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䨀漀椀挀攀⸀ 䰀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 䤀渀昀愀渀琀椀氀 攀 猀攀甀猀 䔀渀挀愀渀琀愀洀攀渀琀漀猀⸀  䔀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀洀 䔀搀甀挀愀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀㨀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀 瀀攀搀愀最最椀挀愀猀 匀椀渀漀瀀Ⰰ 瘀⸀ 㜀Ⰰ 渀⸀ ㌀ ⠀㈀ ⸀ 攀搀⸀⤀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀⸀ ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀⸀㜀⤀ Visto que a criança busca maior interatividade com o produto, foi necessário criar uma edição que despertasse o interesse desse público nas possibilidades que viria a encontrar ao folhear as páginas. “A criança de hoje pensa, lê e vê o mundo de uma forma diferente. Da mesma maneira, o livro, enquanto produto dinâmico tem que se atualizar constantemente. (LINS, Guto. Livro Infantil?: projeto gráfico, metodologia, subjetividade. Ed. São Paulo: Edições Rosari, 2003) Para isso, a ilustração veio para compor o livro, visto que as mesmas acrescentam a familiaridade com os livros e o contato com a arte. ਀䔀洀 洀攀椀漀 愀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 愀琀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 漀 昀漀氀挀氀漀爀攀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀瀀爀漀瀀爀椀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀最椀渀搀漀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 琀爀愀搀甀稀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 焀甀攀  漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 挀漀洀漀 搀椀猀挀甀琀攀 甀洀 搀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 䰀甀猀 搀愀 䌀洀愀爀愀 䌀愀猀挀甀搀漀⸀  “Todos os países do mundo, raças, grupos humanos, famílias, classes profissionais, possuem um patrimônio de tradições que se transmite oralmente e é defendido e conservado pelo costume.” (CASCUDO, Luís da Câmara. Folclore do Brasil. Fundo de Cultura, 1967, p. 9).਀刀攀氀愀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀  琀爀愀搀椀攀猀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 搀攀 攀搀椀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 琀攀洀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 漀戀爀愀 昀猀椀挀愀 攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀 愀猀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 搀攀猀挀爀椀琀愀猀 愀 猀攀最甀椀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 ㄀ 挀愀瀀愀 搀甀爀愀Ⰰ ㈀㐀 瀀最椀渀愀 攀 ㄀㄀ 椀渀琀攀爀愀攀猀Ⰰ 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 㠀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 漀 椀氀甀猀琀爀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀攀猀Ⰰ 䌀甀爀甀瀀椀爀愀Ⰰ 䤀愀爀愀Ⰰ 䰀漀戀椀猀漀洀攀洀Ⰰ 䈀漀椀琀愀琀Ⰰ 一攀最爀椀渀栀漀 搀漀 倀愀猀琀漀爀攀椀漀Ⰰ 䴀甀氀愀 猀攀洀 挀愀戀攀愀Ⰰ 䈀漀琀漀 䌀漀爀 搀攀 刀漀猀愀 攀 匀愀挀椀 倀攀爀攀爀Ⰰ 琀漀搀漀猀 搀攀猀攀渀栀愀搀漀猀 攀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀甀琀漀爀愀氀⸀  A partir disso, foi necessário pesquisar referências e entender elementos que compuseram o livro como um todo. Obras infantis brasileiras foram usadas como inspiração, como o Castelo Rá-tim-bum, as obras de Ziraldo e Maurício de Souza. Entretanto, foi Monteiro Lobato que se destacou como artista e escritor de obras infantis voltadas para o folclore, mas, ainda assim, cita o folclore brasileiro de forma não tão aprofundada. ਀一愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 琀攀砀琀甀愀氀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀洀 挀椀洀愀 搀愀猀 氀攀渀搀愀猀Ⰰ 甀渀椀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 猀攀爀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀 搀攀 猀攀甀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 焀甀攀  甀洀 搀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 渀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 椀渀昀渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀渀搀漀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 愀 氀攀洀戀爀愀渀愀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 匀攀樀愀 漀 愀稀甀氀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 氀愀最漀 搀愀 䤀愀爀愀 漀甀 漀 瘀攀爀搀攀 渀愀 洀愀琀愀 搀漀 䌀甀爀甀瀀椀爀愀Ⰰ 猀漀 愀琀爀椀戀甀椀攀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀甀渀攀猀 瀀攀爀挀攀瀀琀椀瘀愀猀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀⸀ (...) pode-se dizer que uma função representativa ocorre se a cor facilita ou possibilita a identificação de objetos ou ideias representadas na peça gráfica, seja por semelhança ou convenção, auxiliando na construção de significado. (MENEZES, França, PEREIRA, Patrícia. Funções da cor na infografia: uma proposta de categorização aplicada à análise de infográficos jornalísticos. InfoDesign. São Paulo;2017, p. 321).਀䨀 挀漀洀 漀猀 戀愀氀攀猀 搀攀 昀愀氀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀 愀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀稀愀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 渀漀 焀甀愀氀 愀 瘀椀猀漀 攀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀瘀攀洀 瀀攀爀挀漀爀爀攀爀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀最椀渀愀⸀ 䘀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 愀 洀攀猀洀愀 挀漀爀 攀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 愀最爀甀瀀愀洀攀渀琀漀 洀攀渀琀愀氀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 昀愀稀 焀甀愀渀搀漀 瘀攀爀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 渀愀猀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 渀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀⸀ Para a escolha da tipografia, foi necessário entender as teorias diante das escolhas dos tipos, para gerar um padrão no livro e constituir a personalidade de cada criatura mitológica por meio da apresentação da letra. O modelo é composto por uma tipografia expressiva, uma neutra, e uma serifada para o corpo do texto. Cada abertura de página é composta pelo nome do personagem, por exemplo, a Iara foi representada por uma fonte arredondada, que busca se igualar a cauda de sereia; já o Lobisomem foi interpretado por uma tipografia que tem suas pontas com ranhuras, remetendo as garras de lobo, e assim por diante. Cada ser mitológico é apresentado através da fonte, optando-se por uma tipografia neutra, para balancear, já que essa vem junto a abertura da página, trazendo informações importantes. Logo abaixo vem o corpo do texto, que tem como função se manter presente sem ser notado.਀唀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 搀甀爀瘀攀氀 Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 愀 氀攀最椀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䴀愀猀 栀 漀甀琀爀漀⸀ 吀爀愀琀愀瀀猀攀 搀攀 甀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀Ⰰ 洀攀爀攀挀椀搀漀 漀甀 渀漀Ⰰ 焀甀攀 搀漀愀 猀甀愀 攀渀攀爀最椀愀 瘀椀琀愀氀  瀀最椀渀愀⸀ ⠀⸀⸀⸀⤀ 䄀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 攀猀琀 瀀愀爀愀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 洀甀猀椀挀愀氀 攀猀琀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀⸀  ⠀䈀刀䤀一䜀䠀唀刀匀吀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 䴀愀椀漀爀⸀ 䔀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 䔀猀琀椀氀漀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀礀Ⰰ ㈀  㔀⸀ 瀀⸀ ㈀㌀ⴀ㈀㘀⤀ As interações foi uma forma encontrada para distanciar o livro das obras já existentes que se tratavam de folclore brasileiro direcionadas para o público infantil, proporcionando uma interatividade com os personagens como se eles ganhassem vida. ਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 戀甀猀挀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 攀 琀爀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀猀猀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 䄀椀渀搀愀 栀 洀甀椀琀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 洀攀氀栀漀爀椀愀猀Ⰰ 渀漀 焀甀攀猀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀戀爀椀渀搀漀 愀猀瀀愀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 昀甀琀甀爀漀猀⸀ 匀攀 昀愀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀愀 漀甀琀爀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀Ⰰ 攀猀琀甀搀漀猀 攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 爀攀愀 攀 琀攀洀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 渀漀 猀攀 瀀攀爀挀愀 漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀⸀ 伀 昀漀氀挀氀漀爀攀  洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 猀椀洀瀀氀攀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀 攀 椀渀漀挀攀渀琀攀猀 挀爀椀愀攀猀Ⰰ 洀愀猀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 爀椀焀甀攀稀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀漀爀 甀洀 瀀漀瘀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀