ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00625</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Da internet para o rádio: o novo jingle para o Nubank</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pedro Henrique de Couto Pinto (Universidade de Fortaleza); Laura Almeida Pereira Monteiro (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) tem como intuito desenvolver a capacidade de um processo criativo em cada aluno. Dessa forma, durante a disciplina de Redação Publicitária II, orientada pelo professor Claudio Sena, os alunos receberam um briefing no qual o cliente seria o Nubank, onde deveríamos desenvolver um jingle baseado nos ideais da empresa. Atualmente, a demanda do público alvo da empresa que são jovens adultos, entre 23 a 29, inseridos fortemente na era digital, que procuram por facilidade e simplicidade no seu dia a dia, buscando eliminar qualquer tipo de burocracia que a maioria dos bancos possuem. Por isso, os bancos tradicionais estão perdendo espaço para esses novos bancos digitais que oferecem o conforto de não precisarem resolver problemas bancários presencialmente, e por proporcionar inovações tecnológicas mais ágeis e acessíveis, principalmente, para quem deseja abrir sua primeira conta e que não pretende enfrentar a burocracia de bancos convencionais. Dessa forma o banco Nubank, que é uma startup brasileira fundada em 2013, tem como seu produto principal um cartão de crédito livre de anuidade e um serviço feito totalmente através do aplicativo, e que a partir de 2018 começou a implementação gradativa do débito em conta e o saque em caixas eletrônicos. O Nubank por realizar todo o seu processo mediante o aplicativo, desde a abertura de contas até um programa de pontos cumulativos para a troca de produtos de outros sites, sempre se identificou como uma marca jovem, que assim como eles, atualmente preza por sua praticidade e conforto que a companhia pode oferecer. Com isso, a empresa mantém o contato com os seus clientes através de uma linguagem informal, e por estar presente nas redes sociais de uma forma descontraída, isso se tornou um dos pilares mais fortes do Nubank. Dito isto, o trabalho em questão realizado por meio de um jingle, que possui uma linguagem mais informal assim como a identidade da marca, visa analisar todo o processo criativo por meio do embasamento teórico para a melhor compreensão dos elementos escolhidos da peça publicitária.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Através das pesquisas, identificou-se o poder da música no cotidiano, na qual, segundo Baitello Jr, no texto A Cultura do Ouvir (Seminários Especiais de Rádio e Áudio - Arte da Escuta, 1997), afirma que para escutarmos algo basta sermos passivamente receptivos, não há a necessidade de estarmos atento para escutar algo, ao contrário da imagem que requer foco e direcionamento. Com isso, conforme certifica Tame, no livro O Poder Oculto da Música (Cultrix, 1984), a música regida pela melodia transmite a essência emocional da informação, da harmonia e do ritmo, reitera Jabber e Müller, na monografia Música na propaganda; histórico, elementos, linguagem e sedução (ECO/ UFRJ, 2004), é capaz de nos transportar para uma complexidade de informações e emoções, comprovado por Brunnis, no texto Música e cidadania: o papel da música para o desenvolvimento intelectual, emocional e moral do indivíduo (2010), estimulando assim diversas sensações no nosso corpo. À vista disso, Tame, referido anteriormente, declara que quando a música desperta algo no intelecto, a mente conscientemente se acha inteiramente dirigida para outro lugar, remetendo a lembranças. Dessa forma, percebemos que a música pode ser usada como forma de persuasão, visto que trabalha com a repetição de letra, por meio da utilização de rimas, e melodia durante os refrões e as estrofes, pois assim há mais facilidade e rapidez para o cérebro estabelecer associações, garantindo Jabber e Müller, citados anteriormente. Logo, o uso de jingles teve início durante a era dourada do rádio, em meados dos anos 20, nos Estados Unidos. Na época, durante o horário nobre era proibido o uso de publicidade direta, assim os publicitários encontraram um modo de criar músicas em que citavam os nomes das marcas. No brasil, o primeiro jingle gravado, em 1935, foi composto em São Paulo por Gilberto Martins para a Colgate Palmolive e possibilitou a sua repetição nas emissoras alcançando enorme repercussão popular, assegura Tinhorão, no livro Pequena História da Música Popular (1978). Assim, em um documentário da BBC, disponível no youtube, Chris Smith, locutor de uma rádio inglesa, atesta que o jingle se apropria de elementos musicais e isso facilita a memorização do mesmo pelo público, que assim como a música, também consegue gerar imagens em nossas mentes fazendo com que tal melodia fixe a imagem e o nome da marca na mente dos ouvintes. Portanto, o jingle é, de acordo com a INTERCOM  Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, em seu XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Campo Grande - MS, uma propaganda cuja mensagem é musicada e fácil de ser cantarolada e recordada. A melodia do jingle é criada por um músico e a letra pode ser feita pelo redator da agência publicitária ou por um poeta. A música contribui para a fixação desse tipo de propaganda. Dessa maneira, compreendemos que o jingle escrito para o Nubank necessitava de uma boa qualidade na redação, que segundo o já citado antes, Chris Smith, compositor de jingles, para causar o efeito chiclete deve haver repetições para as pessoas captarem facilmente, possibilitando a memorização a fim de garantir uma boa persuasão para a música se perpetuar na mente do público jovem. Acrescenta-se, também, a mensagem da letra que firma os ideais da empresa com uma linguagem informal e jovem. Por conseguinte, o objetivo desse jingle é criar uma lembrança na mente dos ouvintes através do rádio, diferente de outros meios utilizado pela empresa , visto que o Nubank não utilize outro meio, além da internet para a sua divulgação. Ademais, percebemos que todo brasileiro tem guardado em sua memória aquela propaganda com uma letra "chiclete" (tipo de música que fica memorizada devido a repetição) de uma propaganda que escutou há anos. Essa lembrança é muito valiosa para a marca, visto que, seu nome fica guardado na cabeça de milhares de pessoas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Logo após o recebimento do briefing, foi realizada uma pesquisa a fim de encontrar a melhor forma de se conectar com o cliente através do jingle, visando algumas dificuldade, pois o Nubank nunca realizou esse tipo de peça publicitária já que normalmente sua publicidade está vinculada aos meios digitais, levando à possibilidade do Nubank ser desconhecido aos ouvintes de rádio. Após as pesquisas foi executado um brainstorm, com a finalidade de reunir ideias para a elaboração do roteiro do jingle. A partir disso foi decidido que a letra da música seria escrita de forma simples e descontraída, reforçando os diferenciais do banco Nubank quanto aos demais bancos tradicionais, como sua praticidade e por ser livre de taxas. A duração seria de um minuto com o intuito de fixar o jingle na mente do público. Com o roteiro aprovado pelo professor e orientador Cláudio Sena, decidimos que o vocalista seria o aluno Artur de Castro, já que seu timbre de voz condiz com um tom que transmite empatia e acompanha o ritmo musical escolhido, já a locutora foi a também aluna Sarah Albuquerque. A melodia seria simples com um ritmo jovial e retrô, visando atingir um público diferente do online. A gravação foi realizada nos estúdios de rádio da UNIFOR. Baixa o app E vem pro Nubank O serviço é sem taxas Nosso jeito é diferente! (Coral) Nubank Nubank você vai se surpreender! Nubank Nubank o app (feito) pra você! Nubank Nubank praticidade sem igual Nubank Nubank o seu banco ideal De domingo a domingo O atendimento é digital Tudo pelo aplicativo É sensacional! (Coral) Nubank Nubank você vai se surpreender! Nubank Nubank o banco feito pra você! Nubank Nubank praticidade sem igual Após a execução do jingle na sala de aula, os demais alunos avaliaram positivamente a letra, e até mesmo dias após a apresentação, os mesmo disseram que eventualmente se pegaram cantando o jingle, comprovando que o uso da letra  chiclete foi bem utilizada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>