ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00673</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Tempo Eleitoral</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Fernanda Pereira de Mattos (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); lucas matheus oliveira barros (universidade do estado da bahia); Nathalia Abreu Carvalho (universidade do estado da bahia); Priscilla Maria de Souza Silva (Universidade do Estado da Bahia); Kássia Emanuela Varjão Nunes (Universidade do Estado da Bahia); Jayanne Rodrigues de Sousa (Universidade do Estado da Bahia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Websérie  Tempo Eleitoral é um produto experimental desenvolvido no curso de Comunicação social: Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As narrativas construídas se originaram pelas manifestações que a população desempenhou nas ruas durante o período eleitoral presidencial. Durante a produção da série compreendemos que os cidadãos têm ciência das atribuições dos seus representantes, as mulheres sertanejas entrevistadas têm consciência política e apreço pela democracia. O nosso produto se originou dos debates sobre política, democracia, redes sociais e plataformas multimídias ocorridos na disciplina Jornalismo Online ministrada pela professora Teresa Leonel no segundo semestre de 2018. Na época muito se discutia sobre fake news, discurso de ódio, falência das instituições democráticas e pós-política. Para Jorge em NCORA-Revista Latino-americana de Jornalismo, (2018, p.57),  as chamadas fake news podem ser enquadradas como um fenômeno da mutação incidindo sobre as notícias, embora não sejam notícias em seu sentido estrito, mas se disfarcem como tal para enganar o público . Nesse emaranhado de questões resolvemos investigar qual a consciência e engajamento político da sociedade local. No contexto político do submédio do São Francisco o candidato a presidente Fernando Haddad venceu o segundo colocado com o dobro de votos nas duas cidades, Petrolina e Juazeiro segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (2018). A campanha presidencial do ano passado foi marcada por muita violência, a maioria partindo dos eleitores do Jair Bolsonaro, segundo levantamento do site #VítimasDaIntolerância (2018). O mês de outubro foi muito apreensivo porque havia um medo de que o discurso de ódio ganhasse as eleições, que a barbárie fosse validada com o sufrágio. Diante dessa polarização do país a nossa equipe refletiu sobre o grau de importância da imparcialidade e o esforço jornalístico em ouvir os dois lados. De acordo com nossas leituras entendemos que foi justamente essa dicotomia que naturalizou as violências diferidas pela extrema direita como a mentira, o discurso pró-tortura, a ditadura, a homofobia, o racismo e o machismo. Desta maneira preferimos trazer a verdade através das falas e imagens proporcionada pelo nosso povo. Portanto, o objetivo desta produção foi retratar as manifestações políticas ocorridas durante a campanha eleitoral, evidenciando o caráter democrático dos cidadãos do semiárido baiano. Especificamente, traduzir pela imagem e som o clima das eleições de 2018 e as principais preocupações e desejos do povo do Vale do São Francisco. Entendemos que a realidade é fabricada socialmente, nossa websérie se torna um dissenso no imaginário cultural ao romper com estereótipos xenófobos e machistas, colocando o ponto de vista das sertanejas como central da narrativa fílmica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tempo Eleitoral é uma websérie produzida na disciplina jornalismo online que retrata os dois turnos das eleições de 2018, o produto está disponível no YouTube. Antes de ir a campo nos debruçamos sobre o contexto político, o sistema eleitoral e identificamos a necessidade de investigar qual a consciência política dos cidadãos do Vale do São Francisco, principalmente a respeito do legislativo estadual. No primeiro momento focamos ir ao encontro dos eleitores, ouvir quais os seus anseios através de entrevistas. Cremilda Medina, no texto Entrevista: o diálogo possível (editora Ática, 1990, p. 08) define a entrevista como  uma técnica de interação social, de interpenetração informativa, quebrando assim isolamentos grupais, individuais, sociais; pode também servir à pluralização de vozes e à distribuição democrática da informação. Em todos estes ou outros usos das Ciências Humanas, constitui sempre um meio cujo fim é o inter-relacionamento humano. Para além da troca de experiências, informações, juízos de valor, há uma ambição ousada que filósofos como Martim Buber já dimensionaram: o diálogo que atinge a interação humana criadora, ou seja, ambos os partícipes do jogo da entrevista interagem, se modificam, se revelam, crescem no conhecimento do mundo e deles próprios. Esta situação, que pode ser rotulada de ideal, se realiza no cotidiano, até mesmo em uma entrevista jornalística levada às últimas conseqüências. É justamente com essa expectativa de prolongar esse diálogo que decidimos produzir com o objetivo de veicular na plataforma do YouTube, para que as interações surgidas após a exibição influenciam nos episódios seguintes. Após leituras sobre o contexto político em A elite do atraso  da escravidão à Lava Jato de Jessé de Souza (LeYa, 2017). Então partimos para a escrita do roteiro, um documento que serviu de guia para nossas produções audiovisuais. Contendo possíveis locações, provocações, entrevistados, hora da gravação, enquadramento, planos, ângulo, horários, luz e entre outras. Sem o roteiro não se faz uma boa produção, já que ele serve como esboço dessa construção. Por isso, a importância de um roteiro para estruturar e organizar as nossas idéias. Entretanto, nem tudo sai conforme o planejado e a etapa de montagem modifica muito a ideia inicial. Após definirmos que seria um webdocumentário dividido em curtos episódios veiculados no YouTube, se fez necessário compreender o que diferia o webdocumentário do documentário. O Webdocumentário configura-se como uma nova forma de comunicação pela internet, com o gênero documental.  O webdocumentário é um novo formato de narrativa de audiovisual na Internet. É uma extensão da linguagem televisiva e cinematográfica com as especificidades da rede. O webdocumentário parte do princípio da participação da audiência através da interatividade. (Richardson Pontone e Cláudio Magalhães, 2015 na edição 875). Portanto, nosso webdocumentário surge como websérie formada por episódios curtos do mesmo conteúdo. Possibilitando as pessoas terem uma compreensão do tema e não se cansarem com a seriedade do assunto narrado. Em Estrutura Narrativa Seriada para Web a partir da Análise da Websérie Elemento Dorneles Daniel Barros Neves e Eutália Silva Ramos (INTERCOM, 2015) salientam que partem do interesse do público as novas demandas por conteúdos na Web, que buscam consumir as produções através da Internet, tornando o consumo do audiovisual na Web um novo espaço midiático e hábito. Como um gênero mais televisivo, essa transição da TV para internet acontece por desejo do público e do surgimento de novas plataformas. É justamente essa convergência de linguagens que promovem novas narrativas audiovisuais. Cultura da convergência é o local onde  as velhas e as novas mídias colidem, onde mídia corporativa e mídia alternativa se cruzam, onde o poder do produtor de mídia e o poder do consumidor interagem de maneiras imprevisíveis (JENKINS, 2009, P.29; Editora Aleph). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A construção da  WebSérie partiu do atual cenário que estava acontecendo na região do Vale do São Francisco, as eleições de 2018. Para realizar o Primeiro Episódio  Todo o poder emana do povo , duração de dois minutos e quarenta e dois segundos, seguimos os movimentos políticos durante o mês de setembro, a vinda de nome todo e cargo Haddad para Juazeiro-BA e Petrolina-PE, ambas ligada pelo Rio São Francisco. A manifestação teve início na Orla II de Juazeiro, em seguida percorreram o principal ponto turístico das cidades, a ponte Presidente Dutra e teve fim na praça Dom Malan em Petrolina PE. Diante dessa multidão que recebeu Haddad, começamos a nos questionamos se a população tinha conhecimento das funções dos cargos políticos. À vista disso, visitamos vários pontos da cidade, entre eles: Praça Barão do Rio Branco, onde fica localizado o Paço municipal. A orla I e II que fica na Av. Carmela Dutra, centro da cidade, onde se localiza também o Ponto das Barquinhas e o Angari, bairro Ribeirinho, tradicional e periférico que fica às margens do Rio São Francisco. Ao todo foram cinco entrevistas, com técnica de pesquisa para compreender diversas questões. Com a temática voltada para a função dos cargos públicos, específico para o deputado estadual. Direcionando as seguintes perguntas: Qual a função do Deputado Estadual e o que esperam do Deputado Estadual. Todos os entrevistados responderam às perguntas, mostrando ter um conhecimento sobre o assunto. Para realizarmos as gravações utilizamos dois tipos de equipamentos para captação de imagens e sons, dois celulares: Smartfone  Samsung Galaxy S&#8327; ,  iPhone SE e uma câmera Semi Profissional  CoolpiX P530 ambos grava em 4K. A decisão de utilizar essas ferramentas surgiu da falta de equipamento da Universidade. O segundo Episódio II  Sertanejas pela Democracia com duração de 05M43Seg, aconteceu no evento  Semiárido Pela Democracia em Petrolina PE durante o segundo turno da eleição presidencial. Entretanto, optamos por entrevistar as mulheres do semiárido que estão em defesa da democracia, questionando os motivos da presença no ato democrático. O evento começou na Praça Dom Malan, atravessando a ponte Presidente Dutra para o momento final em Juazeiro BA. Ao todo foram três entrevistas: nome delas Uma professora, estudante e agricultora. Neste episódio optamos realizar as gravações utilizando um equipamento para captação de imagens e sons, o iPhone SE que grava em 4k. A decisão de utilizar o celular também partiu da falta de equipamento, como dito antes, não temos acesso aos equipamentos da universidade para a produção audiovisual. As gravações foram em dois formatos: Parada, para as entrevistas; Movimento: Seguindo o evento que é a variação de posição no decorrer do tempo.Utilizamos dois tipos de planos, nas entrevistas o médio que enquadra a pessoa na posição da cintura para cima; durante as imagens da manifestação o geral, que mostra toda a área da movimentação. Em questão dos ângulos, recorremos ao normal que foca a pessoa na altura dos olhos. Em relação ao segundo EP as imagens estão quadradas por conta da edição no Adobe Premiere, ao tentar preencher no formato da tela completa, termina sendo corrompida. Em questão do enquadramento utilizamos planos abertos, conhecido também como plano de ambientação, que mostra todo o evento. Alguns planos médios, que mostra a movimentação que está acontecendo e poucos planos fechados, que são apenas detalhes de algumas cenas. Por fim, nosso produto contribui com o debate político fornecendo novas perspectivas para movimentos que geralmente são invisibilizados pela mídia tradicional. A politização dos povos do semiárido e suas manifestações merecem ser retratadas levando em consideração sua grandeza e profundidade. Esperamos portanto marcar essa posição democrática na comunicação, que outras produções possam ir nesse sentido e fugir dos estereótipos comumente atrelados ao sertanejo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>