ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00676</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto de Assessoria para a Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar de Russas / CE</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;NATANAEL DA SILVA LEÃO (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE); CID AUGUSTO DA ESCÓSSIA ROSADO (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A sociedade moderna está repleta de símbolos e imagens. Em meio a tantos ícones, as organizações possuem o desafio de definir estratégias para conquistar a atenção do público. Gaudêncio Torquarto, na obra  Tratado de comunicação organizacional e política (Cengage Learning, 2010), acrescenta que o desafio na administração pública é similar, pois toda instituição precisa dizer a que veio. Se a informação é essencial para as organizações, a assessoria de comunicação é responsável por sua gestão e relacionamento com meios noticiosos e demais públicos da instituição. Para que a comunicação conquiste bons resultados, fortalecendo a integração interna e assegurando o direito à informação, é necessário um planejamento. Rivaldo Chinem, no livro  Assessoria de Imprensa: Como fazer (Summus, 2003), apresenta planejamento como o processo de relacionar e avaliar informações ou atividades de maneira ordenada, que devem ser realizadas num prazo definido, buscando o cumprimento de objetivos preestabelecidos. Dessa forma, o plano de comunicação desenvolvido na disciplina Assessoria de Imprensa foi concebido com o objetivo de impulsionar uma nova visão da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar de Russas/CE (SEMED), por meio de ações estratégicas de comunicação interna e externa para uma atuação eficiente junto à gestão institucional, levando em consideração as funções da comunicação na administração pública, baseado na missão, visão e valores designados para as ações comunicativas da organização. Entende-se que a assessoria de comunicação não é simplesmente um instrumento de promoção das autoridades governamentais, mas um elemento de mediação e aproximação entre o poder público e cidadãos. O plano reafirma o papel do jornalista como defensor da ética e interesse público, capaz de contribuir para o fortalecimento dos fluxos comunicacionais da Rede Municipal de Ensino de Russas e para a eficiência nas ações educacionais. A SEMED gerencia uma rede de ensino composta por 36 escolas e creches, atendendo a quase 12 mil alunos. Ao todo, cerca de 800 servidores fazem parte da rede, atuando em diversas funções. Desse total, cerca de 80 formam o quadro de técnicos da SEMED e há 114 gestores escolares, compreendendo diretores, coordenadores e secretários. Anualmente a rede de ensino conquista prêmios em avaliações educacionais externas, programas, projetos e desporto escolar. Tais méritos necessitam da devida divulgação junto à população para fortalecer a imagem da educação pública, por meio de um trabalho estrategicamente planejado. Além de nortear as ações a serem realizadas na comunicação interna e externa da instituição, a estruturação do plano evita que o profissional seja pego desprevenido em situações inesperadas, evitando improvisos que podem fragilizar a imagem da organização (CHINEM, 2003). A partir da pesquisa, pode-se constatar carências na comunicação interna, necessitando de medidas para melhorar o fluxo de informações sobre a instituição e fortalecer as ações de integração e comunicação entre os variados setores da SEMED e com os gestores escolares. Vale ressaltar que  os ambientes internos, alimentados por eficientes fontes de comunicação, motivam-se e integram-se ao espírito organizacional, contribuindo de forma mais eficaz para a consecução das metas (TORQUATO, 2010, p. 128). Já no âmbito externo, é essencial revigorar a comunicação com os meios noticiosos. Devemos considerar a demanda da população por informações, visto que  a base da cidadania se assenta também no direito à informação (TORQUATO, 2010, p. 128). Desta forma, é fundamental que as instituições públicas aprimorem suas estratégias comunicacionais a partir das novas tecnologias e mídias digitais. Na administração pública, a comunicação transmite valores, educa e aproxima o governo dos cidadãos. Por meio de um plano de comunicação, todas as ações projetadas para o alcance desses objetivos foram sistematizadas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diante do anseio em elaborar um produto a partir do conteúdo assimilado na disciplina de Assessoria de Imprensa, optou-se por favorecer uma instituição pública que desenvolve trabalhos na área da educação, como a Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar de Russas, que atende a milhares de alunos e possui centenas de servidores carentes de um trabalho comunicacional consistente. As inúmeras demandas em torno da Assessoria de Comunicação da Prefeitura a impossibilitava de promover ações aprofundadas na comunicação da Secretaria da Educação e Rede Municipal de Ensino. O maior propósito do projeto de assessoria da SEMED foi demonstrar a importância das suas ações junto à sociedade por meio do planejamento estratégico para melhorar a comunicação. Daí em diante, foram realizadas pesquisas de abordagem qualitativa, natureza aplicada e caráter exploratório, envolvendo a observação de experiências vivenciadas pelos setores de comunicação de outros órgãos públicos de educação. Para Antônio Carlos Gil, na obra  Como elaborar projetos de pesquisa (Atlas, 2007), a pesquisa exploratória visa proporcionar maior familiaridade com o problema, buscando torná-lo mais explícito. Boa parte das pesquisas desse tipo tem o levantamento bibliográfico como procedimento operacional, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto a partir de referências teóricas já analisadas, conforme o estudo de José Saraiva da Fonseca, presente na apostila  Metodologia da Pesquisa Científica (UEC, 2002, p. 32). O processo também contou com entrevistas a pessoas que tiveram experiências práticas com o objeto da pesquisa e a análise de exemplos que facilitem o entendimento. Desta forma, por meio de observações e conversas pode-se fazer um diagnóstico do cenário organizacional da SEMED. Também realizamos pesquisa documental, através da leitura e estudo de documentos da instituição, como o organograma, disposto na Lei Municipal nº 1.690/2017, Plano Municipal da Educação de Russas (PME) e o Projeto de Leitura 2019. Portanto, buscamos compreender a organização dos setores, ações desenvolvidas e perfil da comunicação na Secretaria da Educação de Russas para, a partir de então, relacionar os pontos fortes e fracos da instituição. Além da leitura e estudo de livros e artigos sobre comunicação organizacional, educação e assessoria de imprensa, exploramos as redes sociais e sites de outros órgãos públicos, entre eles o Ministério da Educação, Governo do Estado do Ceará e Secretaria da Educação de Sobral. A pesquisa possibilitou compreendermos melhor teoria e prática do trabalho dos setores de comunicação pública. Concluída a etapa de pesquisas, realizamos o estudo e elucidação sobre as metas e estratégias viáveis que deveriam ser desenvolvidas no Plano de Comunicação, bem como os indicadores de desempenho das ações previstas. Entre as estratégias propostas, estão a manutenção adequada das redes sociais, aproximação com a imprensa por meio de entrevistas e releases e, na comunicação interna, a realização dos boletins informativos nos grupos do WhatsApp.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho consiste no plano de assessoria para a Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar de Russas, fruto da disciplina Assessoria de Imprensa. Todos os esforços envolvidos tiveram o intuito de favorecer a comunicação interna e externa da instituição e rede de ensino de modo geral, que trabalham para o desenvolvimento da educação pública na cidade. Dessa forma, a comunicação deve agir estrategicamente para contribuir com o bem-estar social. Os primeiros passos do processo de elaboração do plano foram a observação do ambiente, a realização de pesquisas exploratórias sobre a instituição e conversas com servidores da SEMED, entre eles a dirigente municipal de educação, para compreender de que forma a comunicação organizacional atendia, ou não, aos públicos internos e externos. A pesquisa bibliográfica também foi importante na condução do processo, em que obras de renomados autores da área, como Gaudêncio Torquato (2010), Jorge Duarte (2009) e Rivaldo Chinem (2003) foram estudadas. Também foi realizada a pesquisa documental. Percebemos que a Assessoria de Comunicação da Prefeitura apresentava limitações ao lidar com a demanda de informações da Educação, visto que a estrutura da administração direta da Prefeitura compreende 12 secretarias, além do Gabinetes e outros órgãos. Portanto, houve a necessidade de um trabalho de comunicação planejado exclusivamente para a SEMED. O trabalho das pesquisas qualitativas, de natureza aplicada, ofereceu suporte para a elaboração do plano de comunicação, que, ao longo de 29 páginas, estrutura-se da seguinte forma: capa, sumário, apresentação, justificativa, público-alvo, missão, visão, valores, objetivos, estratégias, cronogramas de implementação das ações e indicadores de desempenho, referências bibliográficas e anexos. A apresentação introduz o plano ao leitor ao expor o papel de uma assessoria da comunicação pública e ao falar sobre a SEMED, assim como a cidade de Russas. Já a justificativa indica a relevância do plano e do assessorado, bem como a importância de promover uma comunicação que fortaleça a cidadania. Com base nas informações já apresentadas, o plano define seus públicos internos e externos, etapa que faz a diferença no perfil das estratégias. Em seguida, são indicados a missão, visão e valores da assessoria da SEMED, fundamentadas no interesse público, promoção da cidadania e na valorização da educação pública de qualidade. A seção dos objetivos apresenta inicialmente a finalidade geral do plano e em seguida são dispostas cinco metas específicas, que atuaram como referências para a definição das estratégias e ações. Por fim, realizamos o cronograma de implementação das ações considerando cada meta e respectivas estratégias e ações, levando em conta o período de um ano. Também estruturamos o calendário para as avaliações e monitoramento das propostas do plano. Em seguida, incluímos um anexo com alguns dos trabalhos realizados, como publicações especiais nas redes sociais, eventos internos de alinhamento e integração, mobilização para avaliações educacionais e fortalecimento da relação com os veículos de comunicação. Portanto, o plano de comunicação buscou, fundamentado em pesquisas aprofundadas, impulsionar uma nova visão da SEMED Russas através de ações estratégicas de comunicação interna e externa para uma atuação eficiente junto à gestão institucional, levando em consideração o papel social do jornalista e a finalidade da rede municipal de ensino: garantir educação básica com qualidade aos munícipes. Desenvolver o projeto de assessoria e colocar em prática as suas propostas foram experiências edificantes na consolidação dos conhecimentos adquiridos no curso. O suporte de comunicação oferecido à SEMED ainda não existe em outras secretarias da região. Acreditamos que o trabalho representa uma referência nas experiências de comunicação do setor e contribuirá para reafirmar o papel do jornalismo na manutenção da cidadania, democracia e bem-estar social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>