INSCRIÇÃO: 00714
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT01
 
TÍTULO: Comigo, Contigo, Com Todas
 
AUTORES: Beatrice Borges Nojosa (Universidade Federal do Ceará); Inês Vitorino Sampaio (Universidade Federal do Ceará); Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro (Universidade Federal do Ceará)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O presente Trabalho teve como objetivo a construção de um livro que, por meio do enfoque em ilustrações, aborda a culpabilização da vítima em casos de violência contra a mulher. A proposta foi a de elaborar um material que conversasse com o público infantojuvenil, visando promover empatia, reconhecimento e empoderamento às meninas dessa faixa etária. O uso do recurso da ilustração, em conjunto com o desenvolvimento dos conceitos de violência ao longo das narrativas, teve como objetivo retratar as seis formas de violência contra a mulher (categorizadas pela Organização Mundial da Saúde, 2002), em três perspectivas: reconhecimento; autoconhecimento; e empoderamento da noção de culpa. Dessa forma, o material dialoga sobre como a violência atinge e prejudica as mulheres, assim como a culpabilização naturaliza e contribui para a manutenção desse tipo de violência.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 吀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 氀椀瘀爀漀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 攀渀昀漀焀甀攀 攀洀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀 愀 挀甀氀瀀愀戀椀氀椀稀愀漀 搀愀 瘀琀椀洀愀 攀洀 挀愀猀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 昀漀椀 愀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀猀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀漀樀甀瘀攀渀椀氀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 攀洀瀀愀琀椀愀Ⰰ 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 猀 洀攀渀椀渀愀猀 搀攀猀猀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀⸀ 伀 甀猀漀 搀漀 爀攀挀甀爀猀漀 搀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀Ⰰ 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀猀 猀攀椀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 ⠀挀愀琀攀最漀爀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀愀 匀愀切搀攀Ⰰ ㈀  ㈀⤀Ⰰ 攀洀 琀爀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀㨀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀㬀 愀甀琀漀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀㬀 攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 搀愀 渀漀漀 搀攀 挀甀氀瀀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀椀愀氀漀最愀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 愀琀椀渀最攀 攀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 挀甀氀瀀愀戀椀氀椀稀愀漀 渀愀琀甀爀愀氀椀稀愀 攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀
 
OBJETIVO
O projeto foi realizado em duas fases: uma fase voltada para a pesquisa teórica e outra voltada para a parte prática do projeto, onde foram desenvolvidas as ilustrações que compuseram o livro. Essas duas fases foram desenvolvidas de forma simultânea. O desenvolvimento do projeto ocorreu de forma exploratória e descritiva, onde conceitos foram aprofundados na relação com o objeto de pesquisa. Procedemos a coleta de dados para contextualização do cenário abordado e realizamos um estudo de casos publicados nas mídias onde a violência contra a mulher apareceu, levando em consideração como eles foram tratados. ਀䄀瀀猀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀猀 攀 漀 攀猀琀甀搀漀 攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀攀 挀愀猀漀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀 瀀漀爀 爀攀氀愀琀漀猀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 漀戀琀椀搀漀猀 攀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀猀 昀漀爀渀攀挀攀甀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀猀Ⰰ 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 瀀愀爀愀 氀攀瘀愀爀 洀愀椀猀 攀洀瀀愀琀椀愀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀  As personas foram desenvolvidas com o intuito de amparar o processo de criação das narrativas e da representação das mulheres protagonistas em cada relato. Essa técnica também contribuiu para a representação de uma realidade mais fiel, ampla e abrangente; que considera além das impressões e estigmas de uma realidade particular.਀䐀攀瀀漀椀猀 搀愀 椀洀攀爀猀漀 攀洀 爀攀氀愀琀漀猀 攀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 搀攀 挀漀洀漀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀漀昀爀椀搀愀Ⰰ 瀀漀爀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀Ⰰ 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀⸀ 一攀氀攀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀爀焀甀椀琀攀琀愀搀漀猀 漀猀 攀渀爀攀搀漀猀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 愀猀 昀愀氀愀猀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 伀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 琀愀洀戀洀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀爀愀洀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ 挀漀洀 爀愀猀挀甀渀栀漀猀 攀 瀀爀漀琀琀椀瀀漀猀 搀攀 挀漀洀漀 攀氀愀猀 猀攀爀椀愀洀⸀ 一攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 愀 昀愀洀氀椀愀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀 攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ Com a conclusão das seis narrativas, iniciamos a produção do livro em sí. Assim, elaboramos a identidade visual, os componentes gráficos, as ilustrações, a coleta e escolha de dados e a diagramação dos textos, dentro da estrutura e dimensões do livro.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀