ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00737</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Não Se Vá.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;CARLIANA DOS SANTOS CARDOSO (UNIVERSIDADE DE FORTALEZA); João Vitor Nascimento de Vasconcelos (Universidade de Fortaleza); Álvaro Guimarães da Silva Junior (Universidade de Fortaleza); Vitoria Carvalho Brilhante de Alencar (Universidade de Fortaleza); Anderson Cavalcante Pires (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho mostrado neste artigo, foi elaborado na disciplina de Comunicação e Novas Tecnologias da Universidade de Fortaleza, que visa debater sobre a relação da sociedade com o avanço tecnológico, ao mesmo tempo que se observa a necessidade dos indivíduos de estarem sempre conectados e atualizados na era digital, que passam a ter relacionamentos cada vez mais líquidos com todos ao seu redor. Foi então solicitado o desenvolvimento de um vídeo que relacionasse músicas do gênero musical brasileiro brega com a atualidade, adaptando as letras com a inserção das novas tecnologias e os relacionamentos modernos. O gênero brega é utilizado para rotular músicas românticas populares que possuem exageros dramáticos e uma certa ingenuidade, samba-canção, bolero e jovem-guarda foram gêneros vinculados e categorizados em uma vertente só. A música escolhida para a equipe foi Não Se Vá da dupla musical Jane e Herondy, que fala justamente sobre uma pessoa que está sofrendo após o término de um relacionamento. Através da orientação da Professora e Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Alessandra Oliveira, a equipe foi instigada a elaborar um vídeo que retratasse de uma forma exagerada e bem humorada o término de um relacionamento numa sociedade contemporânea fadada a ter relações líquidas, sejam amorosas ou não. Traçou-se então objetivos específicos para encaminhar este projeto, sendo eles: Abordar e discutir a fragilidade dos relacionamentos modernos, tendo como embasamento o livro Amor Líquido de Zygmunt Bauman. Produzir um vídeo que apresentasse o término de relacionamento num tom mais cômico e exagerado, homenageando o humor cearense característica desse estilo de comicidade. Retratar esteticamente no vídeo, elementos vistos nas telenovelas mexicanas como: cores quentes e filtros com saturação acentuada. Relacionar e atualizar visualmente, a letra da música Não Se Vá da dupla musical Jane e Herondy através da inserção das novas tecnologias tão presentes na sociedade contemporânea.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir de uma atividade deferida pela professora e coordenadora Alessandra Oliveira, na cadeira de comunicação novas tecnologias, do 5° semestre do curso Comunicação Social  Publicidade e Propaganda, da Universidade de Fortaleza  UNIFOR, onde foi pedido para fazer um releitura da música Não Se Vá da dupla musical Jane e Herondy de 1977, disponível em https://youtu.be/EctopzLDTc8 que mostrasse o quão frágeis são os laços de amor na atualidade, de acordo com Zygmunt Bauman, no livro Amor Líquido: Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos (Editora Zahar, 2004), Uma mensagem brilha na tela em busca de outra. Seus dedos estão sempre ocupados: você pressiona as teclas, digitando novos números para responder às chamadas ou compondo suas próprias mensagens. Você permanece conectado  mesmo estando em constante movimento, e ainda que os remetentes ou destinatários invisíveis das mensagens recebidas e enviadas também estejam em movimento, cada qual seguindo suas próprias trajetórias. Os celulares são para pessoas em movimento. Nos reunimos e pensamos em várias ideias, até que chegamos na ideia de fazer um vídeo inspirado em novelas mexicanas como referência a novela La Usurpadora, da diretora Beatriz Sheridan de 1998, e Maria La Del Barrio, da diretora Beatriz Sheridan de 1996. Com isso, surgiram reuniões até entrarmos em consenso de como seria a história, de acordo com Doc Comparato, no livro Da Criação ao Roteiro (Editora Summus, 1984) A dramaturgia começa com a história da humanidade. É uma das mais antigas expressões da capacidade artística de ser humano. Arte de representar emoções por meio de personagens vivenciadas por atores. Nascida em altares, palcos, grutas ou arenas, ela passou a existir desde o instante em que o homem iniciou a aventura do imaginar. Podemos dizer que são dezenas de milhares de anos de história e dramaturgia. Números e mais números, anos e séculos, um longuíssimo período para ser analisado e estudado. Assim, fomos desenvolver o roteiro e como iriam ser compostas as cenas, já que nosso roteiro não iria ter falas, pesquisar os cenários que aconteceriam as gravações, os looks que os atores iriam usar para compor o cenário, e procurar quem seria a pessoa que faria o papel de Carlos Antônio, já que já tínhamos a atriz que iria fazer o papel de Maria Madalena.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro do filme é composto por 7 cenas, 2 clímax e um ponto de virada, que conta a história de um casal formado por Maria Madalena e Carlos Antônio, ela uma pessoa romântica e inocente, ele como um galã de novela, típico conquistador. Com intenção de expressar que eles seriam o tipo de casal que teria um relacionamento duradouro, de início aparecem vivendo um intenso caso de amor até o clímax, onde Carlos Antônio se sente desconfortável com a presença de Maria Madalena, pode se observar que a respectiva cena tem como referência: Amor Líquido de Bauman, onde fala que os relacionamentos atuais têm a tendência a serem rasos e menos sólidos, representando a fragilidade dos laços humanos que se trata o nosso produto. No decorrer da narrativa, Maria Madalena sofre pelo término do seu relacionamento de maneira totalmente exposta propositalmente e exagerada, fazendo alusão com o brega, citado anteriormente. Como se não houvesse mais a possibilidade de viver sem o seu amor, ela aparece sozinha em várias cenas, em lugares onde compartilhou momentos com Carlos Antônio. No final, o segundo clímax surge, Maria Madalena anda por uma passarela de grande altitude, indicando que a qualquer momento poderia tirar a própria vida, em meio de tanto sofrimento e dramaticidade, ela recebe uma notificação em seu celular, se tratando do ponto de virada, ela percebe que há a possibilidade de um novo relacionamento com outra pessoa, fazendo novamente alusão com o conceito de Bauman em Amor líquido,onde cita que nos dias atuais as relações perdem sua qualidade gradativamente e a tendência do ser humano é recompensar com uma maior quantidade de parceiros, então se encerra com Maria Madalena caminhando tranquila pela passarela, sabendo que um novo "amor" à espera. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>