ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00757</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revista LUDO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Universidade Ceuma da CEUMA (Universidade Ceuma); Mariela Costa Carvalho (Universidade CEUMA); Nicolly Ferreira Vaz (Universidade CEUMA); Eduardo Fonseca Aguiar Silva (Universidade CEUMA); João Almeida dos Santos Neto (Universidade CEUMA); Rafaela de Sousa Cardoso (Universidade CEUMA); IGOR VINICIUS GOMES LINHARES (Universidade CEUMA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista Ludo surge com o intuito de abordar a cultura de São Luís (MA) e de ter uma periodicidade semestral, além de ser produzida e planejada para um público-alvo de 16 a 30 anos. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Projeto experimental de jornalismo impresso e tem como proposta ser um produto que pretende dar visibilidade aos valores da cultura ludovicense no contexto da era da tecnologia, além de mostrar como essas mudanças fizeram com que surgissem novas culturas no cenário local. Nesta edição piloto, um dos temas principais é a cultura tradicional e o impacto dela para a sociedade. A proposta do trabalho foi produzir uma revista segmentada que abordasse a cultura ludovicense na era da tecnologia, visto que muitos moradores da capital maranhense não conhecem algumas tradições culturais locais. Para isso, a  Ludo foi desenvolvida a partir de uma perspectiva multimídia, adequando-se aos novos meios tecnológicos, com o intuito de incentivar e divulgar a cultura local, fomentando o interesse das novas gerações sobre essa temática. Além de oferecer ao público materiais jornalísticos com um discurso leve e preciso. Dessa forma, objetiva-se desenvolver um produto jornalístico que possa estimular debates bem fundamentados e críticos sobre diversos aspectos da cultura local.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista Ludo teve como objetivo enaltecer a cultura maranhense através da produção de conteúdo sobre os mais diversos tipos de manifestações culturais presentes na bagagem de tradições do Estado do Maranhão. Segundo Sergio Villas Boas (1996), a cultura atrai um grande público por sua diversidade de especializações, ocupando uma grande parte de revistas reproduzidas no mercado. Contudo, o cenário local é escasso de revistas que abordem como tema principal a cultura, tendo em vista esse déficit, pode-se explorar de forma mais ampla esse assunto. A revista foi produzida no primeiro semestre do ano de 2018 e buscou como leitores pessoas da faixa etária de 16 a 30 anos. Segundo Scalzo (2004) a partir da definição e delimitação do período a ser explorado, e o público a ser atingido, pode-se dar início a produção da revista de modo geral. A edição da revista Ludo teve vinte e sete reportagens. Na era da convergência, a publicação se propôs adequar-se ao novo cenário midiático, inserindo QRcodes que permitiam aos leitores ter acesso a conteúdos expandidos das matérias, em formato de vídeos no canal da revista no Youtube, como a visita ao Mercado das Tulhas e os episódios do Reality Show  Adrenalina , onde membros da equipe puderam conhecer o processo de preparação de um dos maiores grupos de bumba meu boi do Maranhão, o Boi de Nina Rodrigues. Além disso, foi um criado um perfil da revista no Instagram com postagens diárias com os bastidores da produção das reportagens e a apresentação de conteúdos ligados à temática da publicação como gírias e costumes ludovicenses. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de criação da revista Ludo envolveu a realização de diversas reuniões com a intenção de entender os pensamentos, organizar e imaginar o produto final. Durante quatro meses, depois de longas reuniões, foram definidas quatro etapas para o desenvolvimento do produto: reuniões de pauta, produção e diagramação. Reuniões de pauta: com o intuito de chegar ao consenso sobre as matérias abordadas na revista Ludo, a equipe fazia reuniões para debater sobre a cultura ludovicense. Por se tratar de uma cidade multicultural, o desafio foi selecionar as pautas que fariam parte da primeira edição da revista. Produção: com as pautas em mãos, iniciou-se o processo de levantamento das fontes que pudessem esclarecer os questionamentos surgidos durante as produções das pauta. Para ter um maior contato com a temática, em geral, as entrevistas com as fontes foram agendadas nos espaços em que elas desenvolviam seus trabalhos culturais. Recolhidas todas as informações necessárias, a produção textual e do conteúdo multimídia era desenvolvido a partir de um olhar que causasse reflexão no público sobre o tema abordado. Cada detalhe foi pensando para atrair os leitores para mais perto da cultura ludovicense. Para ampliar o conteúdo impresso, usou-se QR-codes que levavam os leitores para um canal no Youtube com informações extras sobre as reportagens e com o Reality Show  Adrenalina . Também foi utilizado a rede social Instagram para gerar engajamento dos leitores. Diagramação: para concluir o processo da produção da revista Ludo, separouse 15 dias para a diagramação do produto. A revista foi pensada para ser bastante colorida, por se tratar de uma revista cultural. A fonte usada no corpo do texto foi a Minion Pro, tamanho 12 pt de cor preta. Nos títulos utilizou-se diversas fontes cursivas, em sua maioria. Adobe InDesign foi o programa usado pela equipe para estruturação das colunas e imagens. A parte gráfica foi feita no Adobe Photoshop CC 2018 e Adobe Illustrator CC 2018. As cores que prevalecem em toda revista são as cores do estado do Maranhão e da bandeira de São Luís: vermelho, preto, branco, azul e amarelo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>