ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00774</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;DezConstruindo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Yuri Vicente Silva de Lima (Centro Universitário Tabosa de Almeida); Brendo Hoshington da Silva Valentim (Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita)); Matheus Moyses Simão da Silva (Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita)); Alena Fontes Machado (Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita)); Emilly Eduarda Marques da Silva (Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita)); Hítalo Raynnã Silva (Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita)); Juliene Rosa de Araújo (Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita)); Cristina Vila Nova de Vasconcelos (Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita))</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog DezConstruindo é produto da disciplina de Tecnologia da Informação e da Comunicação, criado pelo segundo período de Jornalismo da Asces-Unita em 2018.2; tendo como docente, Cristina Vila Nova de Vasconcelos. A iniciativa surgiu ao se notar a importância do diálogo em uma sociedade, pois só através dele é possível vencer a ignorância, que tem gerado tanta intolerância e divisão entre as pessoas. Quantas vezes religiões não são discriminadas por possuírem costumes diferentes? Pessoas que compõem a comunidade LGBTQI+ são consideradas doentes? A figura do negro é ligada ao tráfico e a bandidagem? Apoiadores do aborto são taxados como criminosos, os que são contra como fundamentalistas? Nordestinos são rotulados como pobres e preguiçosos? Infelizmente, é assim que grande parcela da sociedade tem pensado e se comportado. A falta de compreensão com o diferente resulta nisso. É quando não se tolera o que se difere da maioria, causando nos indivíduos, comportamentos, muitas vezes de ódio e agressão (seja ela: física, verbal, ou psicológica). O terreno fecundo da intolerância é a ignorância, por isso o conhecimento e o diálogo são indispensáveis para vencer esse mal. Devido a isso, dez temas, em que a ignorância é bastante presente, foram escolhidos para serem abordados no blog. Tais como: Intolerância, religião, sexualidade, padrões de beleza, racismo, aborto, ideologia partidária, sexismo, cultura/estilos de vida e xenofobia. O maior intuito é proporcionar ao público uma nova perspectiva sobre estes temas, e, através disso, quebrar tabus há muito tempo enraizados na sociedade. DezConstruindo, assim, o preconceito e a intolerância; possibilitando ao público, uma visão de mundo mais humanitária. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo por referência a proposta de desenvolver conteúdos que contribuíssem de alguma forma com a desconstrução da intolerância, os estudantes foram conduzidos a se informarem sobre os dez temas que escolheram abordar, desconstruindo, até neles mesmos, certos pensamentos a respeito de vários assuntos que não conheciam. Foi conversado com pessoas de diversos seguimento para um maior entendimento sobre os assuntos, feito levantamento de dados na internet, gerando um excelente imersão dentro do meio discutido; e realizadas, também entrevistas e bate-papos com pessoas que sofreram com a intolerância. Dentre os sites utilizados encontram-se:https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/blogger-wordpress-tumblr-ou-medium-qual-melhor-plataforma.html;https://www.dicio.com.br/intolerancia/;http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/lista_area_RT06.htm Para um maior enriquecimento do conteúdo, os alunos relacionaram o objetivo do blog, DezConstruindo, com as ideias tratadas pelo filósofo Jacques Derrida. Para Derrida a desconstrução deve-se às rígidas oposições conceituais (masculino/feminino, morte/vida, doce/azedo& ) Desta forma, os conceitos não são vistos separadamente e diferentes entre si. Existe uma relação entre ambos. Justamente por isso são abordados diversos temas opostos no blog; como em ideologia partidária que foi tratado os conceitos de direita e esquerda. Derrida também afirma, em outra de suas teorias, que é a diferença que quebra o culto da identidade e da dominância do  Eu sobre os  Outros . Assim, os discentes procuraram desenvolver materiais que contribuíssem com a desconstrução da intolerância e da dominância do  Eu dando voz aos  Outros ; que são, muitas vezes, impedidos de falar e ignorados por parcela da sociedade. E é esta mesma sociedade, que se encontra cega pela ignorância e a intolerância; principalmente no atual quadro político em que a democracia encontra-se ameaçada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Blog DezConstruindo foi desenvolvido através da plataforma blogger, oferecida pelo Google. Foram utilizados recursos audiovisuais e textos de entrevistas em forma de publicações dinâmicas, para fácil entendimento do público-alvo. Os recursos utilizados, foram: fotos, podcasts de debates, vídeos sobre as devidas temáticas, e escrita jornalística. Todos os procedimentos foram realizados com os equipamentos do Laboratório de Práticas e Estudos em Jornalismo (Lapej), produzidos e editados pelos próprios alunos com o auxílio do técnico Rafael Torres. A plataforma foi escolhida por oferecer todos os recursos necessários para veiculação dessas mídias, fácil manipulação para dividir os assuntos postados e o fácil acesso. As pautas definidas e suas formas de abordagem foram: Intolerância: foi produzido um pequeno poema sobre a intolerância, como forma de abertura acerca do assunto. Religião: abordagem através de entrevista em texto e vídeo. E fotografias mostrando as religiões e seus costumes; Sexualidade: desenvolvido em forma de vídeo com participantes LGBTQI+, contando depoimentos sobre suas vidas; Racismo: abordagem em forma de textos e fotografias de participantes que sofreram e sofrem com isso; Aborto: produzido em forma de texto, com participante contando sua experiência sobre o assunto; Sexismo: abordagem em forma de texto sobre o tema; Padrões de beleza: entrevista em forma de vídeo e fotografias, mostrando a beleza singular da entrevistada; Ideologia partidária: entrevista com duas pessoas de partidos ideológicos diferentes, em formato de podcast. Cultura: mostrar, através de texto e fotografias, pessoas que sofrem com a intolerância devido suas culturas e/ou estilos de vida. Xenofobia: texto e foto retratando sobre questões relacionadas com o tema. As elaborações das pautas para as entrevistas e produções de conteúdo se iniciaram no final de outubro e, após as primeiras serem concluídas, já foram marcadas as entrevistas iniciais em novembro. A primeira postagem do blog foi ao ar no dia 19 de novembro de 2018, tendo seguindo um ritmo de postagem que se finalizou no dia 17 de abril com as últimas entrevistas e matérias publicadas. CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999. QUEIROZ, Vitor. Jacques Derrida: desconstrução e  différance . Disponível em: <https://colunastortas.com.br/jacques-derrida-desconstrucao-e-differance/>. Acesso em: 26 Out. 2018. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>