ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00780</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Me Formei! E agora?: painel sobre a postura e o comportamento profissional após o término da graduação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Milena Pereira Soares (Universidade Federal do Maranhão); Filipe Wesley Gomes do Lago (Universidade Federal do Maranhão); Altayr Santos da Silva (Universidade Federal do Maranhão); Mayara Rocha Lima (Universidade Federal do Maranhão); Mariele da Silva Ribeiro (Universidade Federal do Maranhão); Brenna Santos Freire (Universidade Federal do Maranhão); Alexandra Maria Nunes Costa (Universidade Federal do Maranhão); Alessandro Borges Carvalho Vale (Universidade Federal do Maranhão); Sanndila Driele Torres Brito (Universidade Federal do Maranhão); Nilma Regina Mendes Lima (Universidade Federal do Maranhão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A disciplina  Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais , integra a grade curricular do curso de Comunicação Social/Relações Públicas (RP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que objetiva proporcionar aos alunos a experiência teórica e prática para desenvolvimento de eventos organizacionais. Então, idealizou-se o evento  Me Formei! E agora?: painel sobre a postura e o comportamento profissional após o término da graduação , onde a equipe identificou uma problemática em comum encarada por diversos alunos não só da instituição a qual fazem parte, mas de outras Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de São Luís, que após a conclusão do curso se viam sem o devido direcionamento e como se portar em frente ao mercado de trabalho. O painel contou com uma programação rica em conhecimento técnico com convidados que puderam compartilhar suas experiências profissionais e pessoais, exemplificando as suas histórias e enriquecendo a bagagem cultural e intelectual dos presentes. Os principais objetivos do  Me Formei! E agora? foram: a) direcionar os participantes através das explanações dos painelistas, que desde a graduação, faz-se necessário a criação e a manutenção da rede de relacionamentos, com o intuito de uma inserção positiva no mercado de trabalho; e b) nortear outras possibilidades de trabalho, não necessariamente, sendo o curso de formação do discente, possibilitando outros caminhos para uma futura carreira. O principal fundamento para a consumação do  Me Formei! E agora? deu-se a partir da prerrogativa do término da graduação, que traz consigo uma série de questionamentos acerca do futuro profissional. Alguns saem com planos, projetos e objetivos, entretanto, muitos jovens saem da universidade sem expectativa alguma de seu futuro profissional. Compreendo que a fase da inserção no mercado de trabalho é repleta de desafios que nem sempre são abordados durante a graduação, e que consequentemente, transformam a saída da universidade em um período de medos, dúvidas e angústias, a turma da disciplina de  Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais , sentiu-se motivada a realizar o evento com um viés de direcionamento pessoal e profissional, para suprir as necessidades dos recém-graduados. Apresentando abordagens como motivação, comportamento, direcionamento no campo de trabalho e cases de profissionais que se tornaram referência no mercado, o painel  Me Formei! E agora? tornou-se um relevante instrumento para promoção da reflexão acerca da postura pessoal e profissional adotada pelos graduandos e recém-graduados de Comunicação Social. Em suma, o  Me Formei! E agora? foi realizado no dia 11 de dezembro de 2018, a partir das 15 horas, no Auditório Professor Sérgio Ferretti, na UFMA, tendo como mediador, o Prof. Dr. Marcelo Pereira da Silva e como painelistas, Daiane Bentivi, Yram Miranda, André Lobão e Lucina Medeiros.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Kunsch (2003), em  Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada , revela que no mundo atual, há inúmeras novas formas de organizações, concebidas para responder às constantes demandas sociais e mercadológicas na qual estamos cada vez mais imersos. Nesse sentido, podemos dizer que para chegar nesse mercado competitivo, é preciso criar  novos espaços e adotar a criatividade. Assim, todas as atividades para a realização do evento, foram feitas a partir de reuniões de brainstormings, sendo levado em consideração o momento que estávamos inseridos, isto é, o término da graduação, pois a disciplina faz parte do 7º período do curso de RP e as possibilidades de atuação do recém-graduado no mercado de trabalho, o que ainda gera muitas dúvidas. Por conseguinte, a concepção do evento deu-se através da divisão de tarefas dentro da expertise de cada um dos organizadores do evento e separadas por comissões, sendo elas: 1) Relações Públicas e Cerimonial; 2) Marketing e Divulgação, 3) Infraestrutura, 4) Organização Social e Cultural; 5) Patrocínio e Financeiro: 1) Relações Públicas e Cerimonial - foi atribuída a função de estabelecer contato com os painelistas e autoridades convidados para o evento, elaboração e expedição de convites para autoridades, painelistas e professores do curso de Comunicação Social da UFMA, confirmação de presença, criação do mailing da imprensa com o release do evento, composição da equipe de cerimonial para o dia do evento, construção do script, composição de mesa, elaboração e criação de lembranças para os painelistas e envio de certificados; 2) Marketing e Divulgação - responsável pela criação da identidade visual do evento, divulgação na página do Instagram, @painelmeformeieagora, de cartazes impressos pelo (CCSo) e notícias no site da UFMA; 3) Infraestrutura - garantiu a aquisição de materiais relacionados a estrutura do evento, tais como: solicitação da utilização do espaço, aparelho de som, data show, porta banner, panóplia, microfones, bebedouros, backdrop, taças, toalhas de mesa e as bandeiras do Brasil, Maranhão e UFMA; 4) Organização Social e Cultural - desenvolveu atividades relacionadas a programação, com caráter aproximativo, como organização de coquetel, realização de contato com atração cultural, elaboração e organização de brindes para painelistas, mediador e inscritos no painel, bem como contato de fotógrafos para cobertura fotográfica; 5) Patrocínio e Financeiro - desenvolveu um planejamento para cada ação, sendo necessária a captação de recursos para a viabilização do evento, orçamentos para kits de inscritos, coquetel e lembranças de painelistas e mediador, além de elaborar propostas de patrocínio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O evento  Me Formei! E agora?: painel sobre a postura e o comportamento profissional após o término da graduação iniciou às 15h com credenciamento, para que fosse possível localizar a inscrição prévia no evento, ou realizar a inscrição presencial, e entrega do kit do participante, com pasta, bloco de notas, caneta e pesquisa de satisfação sobre o evento. Os profissionais da imprensa, já estavam presentes no espaço para a realização da cobertura jornalística, acompanhados da comissão de marketing do evento, sendo eles: TV ASCOM (https://bit.ly/2TUNgPV); e o Instagram @publicitandoma. A solenidade de abertura teve início com a apresentação do evento pelo mestre de cerimônia, formação da mesa de abertura da solenidade e execução do hino nacional brasileiro. Participaram da composição da mesa de abertura: Lindalva Martins Maia Maciel  Diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da UFMA; Carlos Benedito Alves da Silva Júnior  Chefe do Departamento de Comunicação Social (DCS) da UFMA; Nilma Regina Mendes Lima  Professora Doutora do DCS da UFMA; Sanndila Driele Torres Brito  Discente do curso de Comunicação Social/Relações Públicas da UFMA e representante da comissão organizadora do evento. Em seguida, deu-se início ao painel com a exposição dos seguintes profissionais: Marcelo Pereira da Silva  Professor Doutor do DCS da UFMA e mediador do evento; Daiane Bentivi  Psicóloga e Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-MA); Yram Miranda  Psicóloga e Mestra em Gestões Empresariais, que debateu sobre carreira, capacitação, execução de ações e intervenção psicossocial; André Lobão  Produtor Cultural e Consultor em economia criativa, que compartilhou as suas experiências relacionadas à Produção Cultural e sua formação em Relações Públicas na UFMA; Lucina Medeiros  Atual Chefe da Coordenadoria de Comunicação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), que relatou sobre a sua experiência no MP-MA. Após as explanações desses profissionais, foi aberto ao público a oportunidade de fazer perguntas, conforme informado pelo mestre de cerimônia anteriormente. Momento de suma importância, pois ficou perceptível com os questionamentos do público o entusiamo sobre as palestras e importância da discussão realizada. Foram sorteados brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento, e em seguida, o mestre de cerimônia solicitou a entrega das pesquisas de satisfação. No encerramento do evento, foi servido um coquetel ao som da cantora Ana Clara. Com o fim do evento, a comissão organizadora realizou a tabulação dos resultados da pesquisa de satisfação, onde foi identificado que o público do painel foi formado por estudantes e profissionais, sendo 86% graduandos, em sua maioria dos cursos das áreas da Comunicação Social, além de discentes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Geografia e Biomedicina, não somente da UFMA, mas também de outras IES da cidade e 14% de profissionais. Sobre a localização do evento, 48% afirmaram que o Auditório Professor Sérgio Ferreti possuía uma  boa localização e 33% responderam que possuía uma  excelente localização. O público foi indagado também sobre os aspectos técnicos do evento, no qual foi identificado que 57% dos presentes avaliaram como  bom , 19%  muito bom , 14%  excelente e 10% como  ruim . Em relação ao horário, 43% dos participantes avaliaram como  excelente , com solenidade de abertura iniciada pontualmente às 16h. 48% do público presente no painel apontou como  excelente a divulgação do evento, 24% como  muito bom e 29% como  bom . Sobre a recepção, 81% do público respondeu que foram recebidos com  excelência no evento. Avaliando o conteúdo apresentado no painel, 85% dos participantes assinalaram como  excelente , 10% como  muito bom e outros 10% como  bom os debates ali apresentados. Questionamos ainda se o painel atendeu as expectativas dos presentes, e obtivemos 95% de expectativas positivas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>