INSCRIÇÃO: 00808
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Herança da rainhas africanas: a beleza plural e ancestral da mulher negra
 
AUTORES: Laianna Maiara Januário Alves (Universidade Federal da Paraíba); Elizabeth Caroline de Souza (Universidade Federal da Paraíba); Suelly Maria Maux Dias (Universidade Federal da Paraíba)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A mulher negra brasileira está inserida em uma sociedade patriarcal e racista, o que colabora com que seja vista como uma antítese (KILOMBA, 2008), já que ela não é nem homem, nem branca, impulsionando uma realidade duplamente violenta. Esse cenário está constituído desde a época do período escravocrata no Brasil, marcado pelas condições insalubres de trabalho e os recorrentes episódios de estupros a que eram submetidas.਀䄀氀洀 搀攀猀猀攀猀 昀愀琀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀猀挀爀愀瘀椀稀愀搀愀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 攀甀爀漀挀渀琀爀椀挀漀猀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀瘀愀洀 漀 焀甀攀 攀爀愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 戀漀渀椀琀漀 攀 挀椀瘀椀氀椀稀愀搀漀⸀ 䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 挀漀爀瀀漀 戀爀愀渀挀漀 攀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀 猀攀渀搀漀 漀 渀瘀攀氀 愀搀攀焀甀愀搀漀 搀攀 戀攀氀攀稀愀 愀 猀攀爀 愀氀挀愀渀愀搀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀 戀攀氀攀稀愀 渀攀最爀愀  搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀搀愀 攀 挀漀椀猀椀昀椀挀愀搀愀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 攀洀 甀洀愀 昀漀爀琀攀 爀甀瀀琀甀爀愀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 椀搀攀渀琀椀琀爀椀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀攀最爀愀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 ᰀ爠愀挀椀猀洀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 愀 椀渀昀攀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀漀猀 猀攀最洀攀渀琀漀猀 渀攀最爀漀猀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 最攀爀愀氀 攀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀 攀洀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀ᴀ†⠀䌀䄀刀一䔀䤀刀伀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀㈀⤀⸀ Herança das Rainhas Africanas combate os estereótipos e estigmas advindos do período escravocrata que ainda encontram legitimidade na sociedade atual. Realçar o valor e a pluralidade da beleza da mulher negra é o grande objetivo da videoarte produzida, que reuniu um grupo de mulheres e crianças que residem em João Pessoa, capital da Paraíba, reforçando a importância da representatividade em uma sociedade que, mesmo tendo mais da metade da população negra, de acordo com o IBGE 2016, ainda é representada, majoritariamente, nas propagandas, cinemas, novelas, por pessoas brancas. ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䄀氀洀攀椀搀愀 ⠀㈀ ㄀㠀Ⰰ 瀀⸀㌀⤀ ᰀ瀠愀爀愀 猀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 漀戀爀愀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀攀 渀愀 瘀攀爀琀攀渀琀攀 搀愀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀Ⰰ 渀漀 戀愀猀琀愀 愀瀀攀渀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 猀甀瀀漀爀琀攀 瘀搀攀漀 攀洀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 伀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 愀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 搀漀 昀椀氀洀攀 漀甀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 猀漀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀漀猀 瀀漀爀 愀爀琀椀猀琀愀猀 愀 昀椀洀 搀攀 最爀愀瘀愀爀 猀甀愀猀 愀攀猀Ⰰ 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀猀 漀甀 椀渀琀攀爀瘀攀渀攀猀 甀爀戀愀渀愀猀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀渀搀漀 渀愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀漀 漀甀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀漀 搀攀猀猀愀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀ᴀ⸠ 䔀猀猀攀 爀攀最椀猀琀爀漀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䰀甀椀稀 䌀氀甀搀椀漀 搀愀 䌀漀猀琀愀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 爀攀瘀攀氀愀洀 挀漀洀漀 漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀Ⰰ 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀猀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 搀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 ᰀ瀠愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀愀 瘀椀搀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀洀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 漀渀搀攀 猀甀爀最攀洀ᴀ†⠀䌀伀匀吀䄀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀⤀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀猀猀愀 漀戀爀愀 攀猀琀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀 瘀爀椀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀 攀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 愀 猀甀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀渀搀漀 挀漀洀 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 漀甀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀漀 搀攀 昀愀琀漀猀⸀ O vídeo segue a vertente de resistência das mulheres negras às opressões em uma luta secular que alavanca as lutas atuais, a exemplo da Marcha das Mulheres Negras, realizada em diversos estados do Brasil; e da Bamidelê, Organização de Mulheres Negras na Paraíba. Esses exemplos de movimentos de luta, assim como nosso produto, quebram o silêncio e incentivam dar voz e visibilidade a essa parte da população que ainda ocupa a base da pirâmide social.਀䄀 戀攀氀攀稀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 渀攀最爀愀  愀渀挀攀猀琀爀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 漀 瀀漀攀洀愀 焀甀攀 攀洀戀愀氀愀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 搀漀 瘀搀攀漀㨀 ᰀ䴠甀氀栀攀爀 渀攀最爀愀 琀甀 猀 昀愀爀漀氀 焀甀攀 愀戀爀攀 挀愀洀椀渀栀漀⸀ 伀 猀愀渀最甀攀ⴀ爀椀漀 焀甀攀 戀爀漀琀愀 攀洀 琀甀愀猀 瘀攀椀愀猀 猀甀爀最攀 渀愀猀 渀愀猀挀攀渀琀攀猀 搀攀 琀甀愀猀 愀渀挀攀猀琀爀愀椀猀ᴀ⸠ 䔀砀愀氀琀愀爀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 攀猀猀愀 戀攀氀攀稀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀  琀愀洀戀洀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀猀椀猀琀椀爀 愀漀 爀愀挀椀猀洀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀氀 焀甀攀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀稀愀 攀 瘀椀漀氀攀渀琀愀 攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ O objetivo do produto foi representar a diversidade e pluralidade das mulheres negras, base da pirâmide social brasileira e, por isso, marginalizada, preterida e vista, pelas narrativas hegemônicas, como um grande bloco de pessoas subalternas e semelhantes com uma trajetória marcada apenas por sofrimento. Com o intuito de desmistificar esse estigma enraizado, através de uma videoarte e todos os recursos audiovisuais que ele possibilita, exaltamos a beleza e ancestralidade da luta dessas mulheres de uma forma poética e envolvente.
 
INTRODUÇÃO
Em tempos de crise democrática, integrantes das consideradas minorias sociais são os principais afetados pelo cenário imposto, como acontece atualmente. Criar meios de visibilidade às vozes subalternizadas historicamente é uma forma de combater esses males que se perpetuam e continuam encontrando solo fértil em um meio estruturado pelas injustiças. A comunicação é um elemento crucial na dinâmica de desconstrução dos processos de opressão, as narrativas criadas por ela permitem que diversos tipos de vozes ganhem espaço em um mesmo ambiente fazendo com que ecoem juntas em busca de seus ideais. Afinal, o processo comunicador democrático só faz jus ao nome quando dá espaço para diferentes vertentes de forma igualitária.਀䄀 椀搀攀椀愀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 戀攀氀攀稀愀 瀀氀甀爀愀氀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 渀攀最爀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 瘀搀攀漀 䠀攀爀愀渀愀 搀愀猀 刀愀椀渀栀愀猀 䄀昀爀椀挀愀渀愀猀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 瀀攀氀漀 挀漀洀戀愀琀攀  瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀 挀漀椀猀椀昀椀挀愀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 猀甀愀猀 愀渀挀攀猀琀爀愀椀猀 昀漀爀愀洀 攀 愀椀渀搀愀 猀漀 猀甀戀洀攀琀椀搀愀猀⸀ 伀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀搀愀搀攀猀Ⰰ 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀漀渀猀 搀攀 瀀攀氀攀 渀攀最爀愀 攀 琀椀瀀漀猀 搀攀 挀愀戀攀氀漀Ⰰ 挀栀愀洀愀渀搀漀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 漀氀栀愀爀攀猀 爀愀挀椀猀琀愀猀Ⰰ 猀漀 瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 ᰀ嬠☀崠 漀 爀愀挀椀猀洀漀  漀 挀愀猀漀 攀砀琀爀攀洀漀 攀洀 焀甀攀 挀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀  樀甀氀最愀搀愀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀椀搀愀Ⰰ 瘀椀瘀椀搀愀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 漀甀 搀攀 甀洀愀 挀漀氀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀ᴀ†⠀䴀伀匀䌀伀嘀䤀䌀䤀Ⰰ ㄀㤀㜀㠀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㐀⤀⸀ Além do intuito da valorização da beleza da mulher negra, o conteúdo também destaca a importância da exaltação da história que permeia essas mulheres, a valorização da ancestralidade, pois desde que negros e negras foram sequestrados de suas terras, dando início ao período da diáspora africana, para viverem em condições de escravidão, eles foram submetidos a um processo de apagamento de suas identidades por causa do eurocentrismo instaurado, onde a branquitude dita as regras sobre o que é ou não bem-vindo, já que “As estigmatizações e humilhações sociais cotidianas, explicitas ou implícitas, sutis ou veladas, levam muitas vezes à formação de uma identidade negra ambígua e fragmentada. O ideal do branqueamento conduz alguns negros ao paradoxo instalado em sua subjetividade – a desejar tudo aquilo que representa a sua negação, ou seja, a brancura.”, (SOUZA; FERNANDES, 2016, p. 111-112)਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瘀椀漀氀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀 昀漀爀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 攀猀挀爀愀瘀愀最椀猀琀愀 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 漀甀琀爀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 搀攀猀瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 焀甀攀 搀攀椀砀愀爀愀洀 猀攀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 猀漀 猀攀渀琀椀搀愀猀 愀琀 栀漀樀攀⸀ 䄀 栀椀瀀攀爀猀猀攀砀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀 挀漀爀瀀漀㬀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀㬀 愀 猀漀氀椀搀漀 攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 愀 焀甀攀 猀漀 攀砀瀀漀猀琀愀猀 猀漀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀漀猀 洀愀氀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 攀氀愀猀 琀洀 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀⸀  Dessas sequelas, é importante citar que os casos de violência contra essas mulheres vêm aumentando a cada ano, em contrapartida os números referidos às mulheres brancas vêm caindo notoriamente, é o que indica os dados do Atlas da Violência 2018. De acordo com a pesquisa, o número de homicídios de mulheres negras no Brasil, no intervalo de 10 anos (2006-2016), aumentou 15,4% e o de mulheres não negras caiu 8%, enquanto que na Paraíba, no mesmo período, o aumento de morte de mulheres negras teve um aumento de 55,1%, o que corresponde a 6,7 assassinatos por 100 mil habitantes.਀伀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 焀甀攀 琀愀洀戀洀  甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀  愀 猀漀氀椀搀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 猀漀 瀀爀攀琀攀爀椀搀愀猀 渀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 愀昀攀琀椀瘀漀猀⸀ 䔀洀 猀攀甀 琀攀砀琀漀 ᰀ嘠椀瘀攀渀搀漀 搀攀 愀洀漀爀ᴀⰠ 䈀攀氀氀 䠀漀漀欀猀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 ᰀ洠甀椀琀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀 猀攀渀琀攀洀 焀甀攀 攀洀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀 攀砀椀猀琀攀 瀀漀甀挀漀 漀甀 渀攀渀栀甀洀 愀洀漀爀⸀ 䔀猀猀愀  甀洀愀 搀攀 渀漀猀猀愀猀 瘀攀爀搀愀搀攀猀 瀀爀椀瘀愀搀愀猀 焀甀攀 爀愀爀愀洀攀渀琀攀  搀椀猀挀甀琀椀搀愀 攀洀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䔀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀  琀漀 搀漀氀漀爀漀猀愀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀 爀愀爀愀洀攀渀琀攀 昀愀氀愀洀 愀戀攀爀琀愀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 椀猀猀漀ᴀ⸠ A partir desses cenários e fatores históricos, Herança das Rainhas Africanas é um resgate do que é negado historicamente pela sociedade, a essência, a beleza, a força, o amor através de um trabalho audiovisual que busca combater os diversos tipos de desdobramentos racistas que tentam enquadrar a mulher negra em um lugar de subalternização.
 
OBJETIVO
A produção Herança das Rainhas Africanas contém 1’24’’ de duração. Ela foi pensada, escrita, produzida, filmada, dirigida, narrada, editada e todos demais verbos no particípio que envolveram a sua construção somente por mulheres negras, tema central do produto. Contamos com treze mulheres ao total, variando dos cinco aos cinquenta e cinco anos, e muitas delas alternando mais de uma função no processo.਀ 倀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 攀爀愀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 猀甀戀猀琀愀渀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䴀愀爀椀愀 刀椀琀愀 䰀漀甀爀攀椀爀漀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㜀⤀ 猀椀渀琀攀琀椀稀愀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 瘀椀猀攀猀⸀ 一愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀Ⰰ 昀漀爀洀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 猀攀 搀 瀀漀爀 愀甀琀漀爀椀稀愀漀 瀀爀瘀椀愀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 愀甀琀漀爀椀稀愀漀 瀀愀爀愀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 瀀攀氀漀 漀甀琀爀漀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀  愀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀 搀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 挀漀洀 漀 焀甀攀  爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀ 吀攀洀漀猀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 猀椀洀戀氀椀挀愀 焀甀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 甀猀愀爀 猀洀戀漀氀漀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 愀氀最甀洀愀 挀漀椀猀愀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 渀漀 攀猀琀攀樀愀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 猀甀戀猀琀愀渀琀椀瘀愀  愀 搀攀 洀愀椀漀爀 椀洀瀀愀挀琀漀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 琀漀洀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 昀愀稀攀洀 挀漀洀 焀甀攀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 猀攀樀愀 昀漀爀愀搀漀 愀 栀漀渀爀愀爀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 猀甀戀猀琀愀渀琀椀瘀愀 搀攀猀猀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 椀渀搀椀挀愀 漀猀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 攀 愀攀猀 焀甀攀 愀最攀洀 猀漀戀爀攀 漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 琀爀攀稀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀漀 渀漀猀猀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀爀愀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 猀甀戀猀琀愀渀琀椀瘀愀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀氀愀猀 琀洀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 愀渀琀椀爀爀愀挀椀猀琀愀猀 攀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀猀⸀ A criação da videoarte foi iniciada com a construção do poema que seria base para nosso roteiro. “Mulher negra / Tu és farol que abre caminho / O sangue-rio que brota em tuas veias / Surge na nascente de tuas ancestrais / O teu sorriso, revela a tua poesia / O teu olhar, que lembra a noite, aponta a força que te guia / Herança das rainhas africanas é natureza, hino e canção tua beleza / A tua voz ressoa forte / Penetrante, atravessa o vento / Afiada, corta as correntes. / Teu passo é firme / Assim como teu punho erguido / Carregas dentro de ti a bravura de quem te acompanha: / Dandara, Tereza de Benguela, Gertrudes Maria, Chica Barrosa, Marielle... presente! / Indicando o mesmo caminho / Guiado pela mesma luz / És tantas, és todas / És tu.”਀䔀猀挀爀椀琀漀 瀀漀爀 䔀氀椀稀愀戀攀琀栀 匀漀甀稀愀Ⰰ 漀 瀀漀攀洀愀 昀漀椀 挀攀渀琀爀愀氀 瀀愀爀愀 瀀攀渀猀愀爀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 椀爀椀愀 猀漀戀爀攀瀀漀爀 愀 渀愀爀爀愀漀⸀ 一漀 攀爀愀 渀漀猀猀漀 搀攀猀攀樀漀 甀洀愀 愀琀甀愀漀 焀甀攀 椀洀椀琀愀猀猀攀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 漀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 渀愀爀爀愀搀漀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 渀漀猀 最甀椀愀爀 攀渀琀爀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 昀漀爀愀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 渀攀最爀愀 攀 戀攀氀攀稀愀Ⰰ 瀀爀瀀爀椀愀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 瀀愀爀愀 漀 瘀搀攀漀 焀甀攀 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀⸀ Nessa produção decidimos primeiramente que o tipo de produto seria a videoarte por possibilitar uma liberdade artística para passarmos a mensagem de maneira inovadora e direta. Passando a ser usada no Brasil na década de 1970, esse formato, como afirma Mello (2008), não é composta de meras capturas de ações que envolvem o roteiro construído e que dão vida ao conteúdo. “Nessas manifestações, a câmera não meramente registra a ação, ela possui outra função nesses trabalhos. Na medida em que não existe a interatividade com o público, com a audiência, ou com o outro, a interatividade do corpo do artista é produzida no enfrentamento com a própria câmera de vídeo. Desse modo, tais tipos de manifestações são fruto do diálogo contaminado entre a linguagem do corpo e a linguagem do vídeo, gerando uma síntese, ou a chamada vídeo performance.” (MELLO, 2008, p. 144).਀䄀猀 最爀愀瘀愀攀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 搀愀猀 ㄀㐀栀 猀 ㄀㜀栀 攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀攀挀栀愀搀漀 攀 挀漀洀 攀渀琀爀愀搀愀 搀攀 氀甀稀 渀愀琀甀爀愀氀⸀ 䤀猀猀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀漀 栀漀爀爀椀漀 攀洀 焀甀攀 漀 猀漀氀 瀀爀漀搀甀稀椀愀 甀洀愀 氀甀稀 搀椀昀甀猀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 甀洀 攀昀攀椀琀漀 猀甀愀瘀攀 愀漀 瘀搀攀漀⸀ 䄀 挀愀瀀椀琀愀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 匀漀渀礀 㜀猀 攀 挀漀洀 甀洀愀 氀攀渀琀攀 㔀  洀洀⸀ 䄀 攀搀椀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 䌀䌀 ㈀ ㄀㠀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 瀀漀攀洀愀 挀漀洀漀 爀漀琀攀椀爀漀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 最甀椀愀爀 琀漀搀漀 爀椀琀洀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 搀愀 攀搀椀漀 搀漀 瘀搀攀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀爀愀氀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀 愀椀渀搀愀 漀 甀猀漀 搀攀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀愀氀 挀漀洀漀 瀀愀渀漀 搀攀 昀甀渀搀漀Ⰰ 爀攀洀攀琀攀渀搀漀 愀漀猀 戀愀琀甀焀甀攀猀 搀攀 琀愀洀戀漀爀攀猀 愀昀爀椀挀愀渀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀