ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00811</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp; Histórias Contadas, Bode Ioiô : A Embalagem de Audiolivros e a Responsabilidade Social a Favor das Famílias do Instituto da Primeira Infância (Iprede)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lucas Bruno de Morais Sales (Universidade de Fortaleza); Rayla Santos de Oliveira (Universidade de Fortaleza); João Victor Bessa Barreira (Universidade de Fortaleza); Wilker Felipe da Silva Meireles (Universidade de Fortaleza); Saulo Bazílio de Alencar (Universidade de Fortaleza); Kátia Regina Azevedo Patrocínio (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Iprede - Instituto da Primeira Infância, foi fundado em 1986 no Estado do Ceará com o objetivo de combater o cenário da desnutrição infantil pelo qual o país passava na época, onde em cada 100 mil crianças nascidas, 58 morriam desnutridas. Atualmente, o Iprede continua oferecendo auxílio à crianças por meio da promoção a nutrição e do desenvolvimento psíquico e físico, mas juntamente a isso conta com ações que envolvem diretamente os familiares, buscando resultados mais amplos no que diz respeito aos cuidados que os responsáveis devem ter com as crianças e o impacto que isso possui na formação das mesmas. Assim, a instituição realiza diversas atividades que buscam aprimorar o desenvolvimento pessoal e coletivo da criança, como a contação de histórias, que trabalha diretamente com a ludicidade e a criatividade, e que por sua vez serviu como principal inspiração para esse trabalho. Após a realização de uma visita guiada ao Iprede, que nos permitiu entender as reais necessidades e objetivos desse cliente, nos foi proposta a gravação de um audiolivro a partir de uma obra de literatura infantil, que pudesse ser utilizado como ferramenta para a construção de um ambiente mais divertido e eficiente nos momentos de contação de histórias dentro e fora do Instituto. Desse modo, o produto final contribuiria para as aprendizagens múltiplas adquiridas em decorrência da atividade de contar histórias, oferecendo uma nova metodologia que se alinha à missão e aos valores da instituição. "A contac&#807;a&#771;o de histo&#769;rias e&#769; atividade pro&#769;pria de incentivo a&#768; imaginac&#807;a&#771;o e o tra&#770;nsito entre o ficti&#769;cio e o real. Ao preparar uma histo&#769;ria para ser contada, tomamos a experie&#770;ncia do narrador e de cada personagem como nossa e ampliamos nossa experie&#770;ncia vivencial por meio da narrativa do autor. Os fatos, as cenas e os contextos sa&#771;o do plano do imagina&#769;rio, mas os sentimentos e as emoc&#807;o&#771;es transcendem a ficc&#807;a&#771;o e se materializam na vida real." (RODRIGUES, 2005, p. 4). Pensando nisso, criamos o "Histórias Contadas", iniciativa que consiste em uma coletânea de audiolivros com dois CDs cada: o primeiro conta com a história interpretada de forma teatral, junto à músicas e demais efeitos sonoros que ajudam a ambientar e acrescentar emoção à trama, e o segundo apresenta uma faixa somente com os já mencionados sons de fundo, que servem como "guia" para proporcionar à mãe, demais membros familiares e também aos próprios educadores uma experiência mais rica e interativa ao contar a história para as crianças, assim contribuindo para seu crescimento cognitivo e fortalecendo laços interpessoais variados. Além disso, para deixar o resultado ainda mais lúdico e imersivo, desenvolvemos também um projeto gráfico para a capa-embalagem do set de CDs, contendo ilustrações que retratam os personagens e o cenário da obra, juntamente com a identidade visual da coletânea em si. Neste trabalho especificamente, tomamos como base a embalagem desenvolvida para um dos volumes da coleção, intitulado "O Bode Ioiô".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Bode Ioiô foi um bode trazido por imigrantes sertanejos que costumava perambular pelas ruas da cidade de Fortaleza em meados dos anos 1920, acompanhando escritores, artistas e boêmios pelo centro cultural da capital. Os cidadãos fortalezenses se afeiçoaram por ele: frequentemente davam-lhe cachaça para beber e chegaram a elegê-lo vereador do Ceará como forma de protesto à política local. Recebeu o nome "Ioiô" devido ao trajeto que fazia todos os dias, da Praia de Iracema até a Praça do Ferreira e vice-versa. Logo após sua morte em 1931, ele foi empalhado e doado ao acervo do Museu do Ceará, onde permanece imortalizado até hoje. O Bode se consagrou como figura folclórica e um marco da cultura popular cearense, tornando-se uma espécie de mascote para a cidade de Fortaleza e servindo de tema para diversos documentários, histórias de cordel e livros infantis. Sendo assim, sua história foi a escolhida por nós para dar início ao projeto da coletânea, pois além de refletir aspectos culturais importantes do Ceará, é uma história capaz de ressoar entre diferentes gerações e gerar uma identificação única em cada uma delas, o que vai de encontro aos nossos objetivos de fortalecer vínculos e de estimular a comunicação e a imaginação nas crianças. Como pudemos observar na nossa visita ao Iprede e consequentes interações com membros da equipe da instituição, a contação de histórias é uma habilidade de fundamental importância para o processo de maturação da criança. A ideia para a coletânea "Histórias Contadas" surgiu, então, do entendimento de que quanto mais imersivo e dinâmico fosse o ambiente e o processo de contação de histórias, mais enriquecedores seriam os resultados à curto e a longo prazo tanto para as crianças quanto para os educadores e familiares envolvidos. "Ale&#769;m disso, a histo&#769;ria permite o contato das crianc&#807;as com o uso real da escrita, levando-as a conhecerem novas palavras, a discutirem valores como o amor, fami&#769;lia, moral e trabalho, e a usarem a imaginac&#807;a&#771;o, desenvolver a oralidade, a criatividade e o pensamento cri&#769;tico, auxiliam na construc&#807;a&#771;o de identidade do educando, seja esta pessoal ou cultural, melhoram seus relacionamentos afetivos interpessoais e abrem espac&#807;o para novas aprendizagens nas diversas disciplinas escolares, pelo cara&#769;ter motivador da crianc&#807;a." (CARDOSO, 2016, p. 08). Devido à proximidade teórica e técnica com o conteúdo abordado na disciplina Mídias Sonoras, o produto escolhido para ser desenvolvido foi um audiolivro, que é uma forma alternativa e inovadora de acesso à literatura que pode e deve ser utilizado como recurso pedagógico, devido à sua capacidade de despertar interesses, aprimorar o vocabulário e melhorar a proficiência literária, além de resgatar o valor da oralidade de forma convidativa. "Para que a histo&#769;ria realmente prenda a atenc&#807;a&#771;o da crianc&#807;a, deve entrete&#770;-la e despertar a sua curiosidade. Contudo, para enriquecer a sua vida, deve estimular-lhe a imaginac&#807;a&#771;o: ajuda&#769;-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoc&#807;o&#771;es; estar em harmonia com suas ansiedades e aspirac&#807;o&#771;es; reconhecer plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir soluc&#807;o&#771;es para os problemas que a perturbam." (BETTELHEIM, 2009, p.11). Esse processo de contação de histórias é muito recorrente dentro das escolas e outras instituições educativas, como o Iprede, onde as crianças interagem entre si e com o mundo, recebendo vários aspectos socioculturais importantes para o seu desenvolvimento e enriquecendo a sua comunicação, interpretação e expressão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo afirma Romani (2011, p. 19), "quando uma crianc&#807;a le&#770; um livro, ela aprende na&#771;o apenas com o significado das palavras, mas incorpora os valores este&#769;ticos." O mesmo raciocínio pode ser aplicado aos audiolivros. Incorporando esse pensamento à realidade do nosso projeto, a concepção da nossa embalagem se deu de modo a melhor contextualizar a obra e ajudar a transportá-la do âmbito imaginário para o real, traduzindo e correlacionando os aspectos sonoros do audiolivro com elementos visuais igualmente instigantes e estimulantes. Partindo do pressuposto de que "o formato, a capa e a embalagem criam uma expectativa no leitor, uma pre&#769;via do que ele encontrara&#769; na narrativa" (ROMANI, 2011, p. 28), procuramos desenvolver um projeto gráfico que dialogasse com o tempo e o espaço da narrativa da obra e uma embalagem que proporcionasse personalidade e um senso de completude ao projeto. Em concordância ao que aponta Fábio Mestriner (2008, apud ZUKOWSKI, 2012, p. 46): "Os designers precisam evoluir cada vez mais para uma visa&#771;o abrangente do processo, indo ale&#769;m das questo&#771;es relacionadas exclusivamente com o desenho, como a forma, as cores, imagens e letras que sa&#771;o sua especialidade para, no caso do design de embalagem, atuarem tambe&#769;m como geradores de ideias, sentimentos e percepc&#807;o&#771;es que se incorporem ao produto, constituindo ao mesmo tempo expressa&#771;o e atributo de seu conteu&#769;do." A embalagem em questão consiste em um set de dois CDs revestidos por uma capa ilustrada e personalizada, que possui uma abertura dupla cujo movimento é semelhante à virada de páginas de um livro convencional. Como afirma Mestriner (2002), a embalagem deve ser uma expressão do produto e conseguir estabelecer uma comunicação efetiva entre esse e o consumidor que irá usufruir dele. Além disso, deve-se conhecer o mercado, pois o produto deve obedecer caracteri&#769;sticas pro&#769;prias como histo&#769;ria, dimenso&#771;es e perspectivas, visto que a embalagem, além de uma ferramenta de comunicação, é também uma peça chave para as estratégias de venda e marketing. À luz disso, procuramos deixar o nosso produto dentro dos padrões seguidos pelos segmentos musical e literário, mas também aproximando-o do público que iria, efetivamente, apropriar-se dele. Para decidirmos qual estética utilizar na embalagem, nosso ponto de partida foi o livro "Yoiô - O Bode Celebridade", adaptação infantil de autoria de Arlene Holanda, que também serviu como base para a gravação do nosso audiolivro. A escolha de uma paleta com cores quentes, remetendo ao sertão cearense, juntamente a riscos e emaranhados que lembram elementos da vegetação da caatinga, deu-se de modo a reforçar a temática regionalista tão presente na história. Já a silhueta do icônico relógio da Praça do Ferreira situa a narrativa em um dos seus ambientes centrais, e o lettering utilizado no título foi feito a partir de inspirações nas clássicas xilogravuras. A figura do Bode Ioiô, que ilustra a capa do produto, foi repensada utilizando traços mais amigáveis e harmônicos, com pincéis que simulam um lápis para que a aparência desejada fosse mais próxima de um desenho a mão e mais distante de uma pintura digital, tudo isso para trazer uma experiência lúdica capaz de atrair e engajar melhor o público infantil. "O lu&#769;dico desperta interesse crescente na crianc&#807;a, pois suscita emoc&#807;o&#771;es, estimula os sentidos e mobiliza a energia da crianc&#807;a na manipulac&#807;a&#771;o do objeto, ajudando-a no seu desenvolvimento. A manipulac&#807;a&#771;o do livro pode acalmar e, ao mesmo tempo, prender a atenc&#807;a&#771;o da crianc&#807;a." (PERROT, 1987 apud ROMANI, 2011, p. 21). Observou-se que a embalagem consegue comunicar, não apenas pela aparência, mas por todos os seus elementos de composição: material, forma e cor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>