ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00820</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento Promocional da Campanha Traços do Nordeste</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;LUAN IVO SILVA (Universidade Federal de Sergipe); GABRIEL REIS GUIMARÃES (Universidade Federal De Sergipe ); LAURA LUIZA RAMOS GOMES (Universidade Federal de Sergipe); EMILLY SILVA SOUZA PASSINHO (Universidade Federal de Sergipe)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A temática lançada pelo interdisciplinar do curso de Publicidade e Propaganda em 2018.1, através do DCOS (Departamento de Comunicação Social) da Universidade Federal de Sergipe, teve como discussão variáveis acerca do tema: "Reinventando o Nordeste: representações e estereótipos. Através do enunciado apresentado foi desempenhado um desafio de trabalhar junto a um produtor independente local, sob demanda de criar uma campanha voltada para o target do mesmo, de forma a sustentar a ressignificação do Nordeste e de seu imaginário, frente ao cenário que foi construído com percepções estereotipadas e puramente imagéticas. A Comunicação Integrada é um saber estratégico e um poder criador para o dizer pragmático das organizações, no uso competente das linguagens de comunicação em cenários competitivos do mundo globalizado (CHAPARRO, 2010, p.1). Novas tecnologias de informação integraram o mundo em rede (...). E as redes passaram a ter importância decisiva na organização da atividade humana, em todos os domínios da vida social e econômica (apud CHAPARRO, 2010, p. 4). Com esse foco de realização, a Comunicação Integrada ajudou satisfatoriamente na organização da campanha e no valor agregado a ela. A partir disso, foi necessário analisar o cenário do Nordeste dentro do contexto regional brasileiro, sendo um espaço geográfico com bastante demarcado por uma diversidade cultural, trazendo diferentes significados e conteúdos históricos que transfundem sua cultura diversa ao redor do mundo. O Nordeste e seu povo em sua totalidade sempre foi repercutido de forma homogênea e generalizado de forma negativa nas mídias, sendo representados através de conceitos equivocados que não condizem com uma representação que englobe as diferentes realidades diárias dos nordestinos. M. Oliveira (2005, p. 19) afirma que a informação  [...] é um fenômeno amplo que abrange todos os aspectos da vida em sociedade , sendo crítico a um modelo de vida, Oliveira ressalta importância da mensagem que é disseminada ao público, em que a mesma possui o significado com potenciais de interpretações e resoluções diferentes. Dessa maneira, visando reverter dinamicamente e de forma presente a problemática que circunscreve os nordestinos, foi confeccionada uma coleção utilizando a Comunicação Integrada como recurso promissor, sendo assim um fator eficiente para modificar o imaginário coletivo sobre o nordestino e que abarcasse as suas influências externas vindas da globalização, em uma nova roupagem de significação contendo diversas facetas do ser nordestino em uma nova representação diversa para o público-alvo interno da região e das outras regiões do Brasil. A partir da segunda metade do se&#769;culo XX, vemos nascer uma nova modernidade (LIPOVETSKY, 2007; p. 07), afirmando assim  a sociedade contempora&#770;nea como evolutiva, inovadora e multifacetada (...) (LIPOVETSKY; CHARLES, 2003, p.64). Como declara Joaquim e Mesquita (2012, p 99),  a moda contribuiu para redefinir identidades sociais, [desconfigurando] algumas das fronteiras simbólicas (...), sendo motor e reflexo das mudanças (...) , tornando-se assim uma esfera de ação com grande influência na sociedade atual. A partir dessa problemática, foi escolhida a Morena que é uma loja online produtora de t-shirts, que tem grande visibilidade local de caráter empoderado, para desenvolver uma campanha de lançamento que exalte a identidade nordestina e a represente de maneira original e contemporânea, trazendo a jovialidade nordestina estampada em sua nova coleção. Para tornar a eficiência do conteúdo produzido ainda mais expressiva, utilizou-se algumas ferramentas da Comunicação Integrada para aprimorar todo o trabalho que foi desenvolvido em diversos formatos para a plataforma digital da Morena Loja. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo criação da campanha aconteceu no projeto interdisciplinar 2018.1 a partir da discussão sobre a imagem construída midiaticamente sobre o nordeste. Em seguida, o processo foi iniciado a partir de uma pesquisa exploratória, onde foi utilizado o método de referencial teórico para um embasamento mais preciso em relação ao moda no âmbito nordestino. Reuniões com o cliente foram feitas para entender as suas necessidades que estão expostas no briefing, depois dessa etapa concluída e do entendimento do público-alvo da Morena Loja foi feita uma pesquisa netnográfica quantitativa-qualitativa. Diante disso na pesquisa netnográfica ocorreu uma análise da loja de roupas online foi elaborada a partir da ferramenta Instagram, dentre as 24 postagens, foi observado os perfis das pessoas e os números das interações nos posts, além dos comentários positivos negativos ou neutros. Já na pesquisa exploratória teve uma percepção geral da moda no contexto vitual, com o objetivo de entender como funcionava esse consumo online em relação a essa indústria. Por conseguinte a produção de peças foi introduzida com a intenção de reinventar esse imaginário nordestino criado pela mídia. Sendo assim, com os brainstormings, mood boards e mapas mentais que aconteciam nas reuniões para organização e construção das ideias e conceitos, a campanha foi idealizada entre Rampa e Morena Loja. Para a parte visual foram usados os programas da Adobe. Illustrator e Photoshop foram utilizados, Premiere e o After effects e para as fotos o Lightroom. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um dos primeiros elementos da comunicação integrada de marketing presente na campanha é o Patrocínio. De acordo com Melo Neto (2003), "como instrumento de promoc&#807;a&#771;o de vendas, o patroci&#769;nio se insere no grupo de marketing promocional. Procura alternativas diferentes para promover a marca e o produto do patrocinador (...) (apude DELAZERI, 2013, vol. 5, p. 124). Além de ser grande investidora de t-shirts que focam em determinados nichos, a Morena Loja percebeu que investir em uma coleção poderia proporcionar resultados ímpares no seu ritmo de produção, trazendo instantâneamente identificação, desejo, diferencial e status aos compradores nos quais são despertados por emoções significativas ao se sentirem representados através das produções. Diante dessa percepção, a Morena Loja acreditou que ser patrocinadora oficial da coleção "Traços Do Nordeste" ajudaria na consolidação da sua marca, assim como no fortalecimento do seu posicionamento como uma marca jovem, nordestina, intensa e contemporânea. Segundo Melo Neto (2003), "sendo um instrumento de promoc&#807;a&#771;o, (...) ajuda na divulgac&#807;a&#771;o da marca do patrocinador, reforc&#807;ando sua imagem, e, por conseque&#770;ncia, busca a aproximac&#807;a&#771;o com clientes atuais e potenciais (...)" (apude DELAZERI, 2013, vol. 5, p. 125). Além do Patrocínio, o Marketing Digital foi outro fator da CIM (Comunicação Integrada de Marketing) que contribuiu para a divulgação da coleção. Do início ao fim, o Marketing Digital foi o principal agente da conexão da campanha: coleção vs cliente. Esteve presente no pré, durante e pós lançamento agindo positivamente para fazer a coleção alcançar um público diverso e interagindo com os clientes e consumidores. "Enquanto as ac&#807;o&#771;es de comunicac&#807;a&#771;o de marketing offline caracterizavam-se por serem de ma&#771;o u&#769;nica  anunciante para o consumidor, a comunicac&#807;a&#771;o de marketing online permite a comunicac&#807;a&#771;o em ma&#771;o dupla, com interac&#807;a&#771;o. A comunicac&#807;a&#771;o corresponde ao processo pelo qual pensamentos, conceitos ou informac&#807;o&#771;es sa&#771;o transmitidos e o significado e&#769; compartilhado entre pessoas ou entre organizac&#807;o&#771;es e pessoas" (SHIMP; 2002, p. 31; BELCH; BELCH, 2008, p. 137). Por isso, "o consumidor passou a ter um papel mais ativo na comunicac&#807;a&#771;o de marketing" (STEWART e PAVLOU, 2002, p. 376). Ainda no Marketing Digital, a campanha transmídia se iniciou no dia do nordestino com um post no instagram do coletivo Rampa, um vídeo falando sobre o nordeste que dava início a essa discussão e foi repostado por morena loja. Após o primeiro vídeo tiveram post no stories do instagram da loja com pequenos teasers do vídeo da coleção e fotos do ensaio fotográfico produzido com os modelos que também foram escolhidos visando o conceito e trazendo pessoas com traços, raças e etnias diferentes. Foram nove modelos, ou seja nove contas no Instagram que estavam sendo veiculadas os posts de divulgação, e para que fosse possível o público conhecer ainda mais a coleção e o sentido de cada t-shirt co-criada, abordando em cada conta as t-shirts produzidas e o seu conceito de criação. Foi trabalhado em cada um desses perfis, detalhes das t-shirts e frases convidativas acerca da abordagem da camiseta em questão. Todos os perfis eram padronizados, seguindo uma linha definida estrategicamente de apresentação e utilizando um visual inspirado no mosaico, que nada mais é que uma montagem de várias imagens formando uma outra num maior tamanho e junto a hashtag #traçosdonordeste. Além da estratégia digital, as estampas também foram desenvolvidas pelo coletivo, trazendo a cultura nordestina e características globais, como por exemplo o símbolo da Nasa ilustrado em forma de Xilogravura. Por fim, no evento In- Comunicações foi produzido um lounge para exposição das camisas e do vídeo da coleção. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>