ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00825</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revista Mais Contexto: Além do habitual</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Malu Costa de Araújo (Universidade Federal de Sergipe); Letícia Imperatriz Ribeiro Nery (Universidade Federal de Sergipe); Thalia Freitas de Almeida Santos (Universidade Federal de Sergipe); Fernanda da Roza Santana (Universidade Federal de Sergipe); Eduardo Costa Andrade (Universidade Federal de Sergipe); Vinícius Oliveira Rocha (Universidade Federal de Sergipe); Vítor Curvelo Fontes Belém (Universidade Federal de Sergipe)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Revista "Mais Contexto" é a revista-laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela faz parte do conjunto das ferramentas informativas, de cunho jornalístico, desenvolvidas pelos alunos da instituição. Nesse conjunto, constam diversos produtos com a marca "Contexto", os quais veiculam conteúdos para diferentes plataformas. Assim, o "Mais", reforçado em sua nomenclatura, demonstra o papel complementar da revista em relação às outras produções e destaca também a sua proposta editorial de buscar produzir um conteúdo que vai além do habitual. O principal objetivo da Revista Mais Contexto é proporcionar aos estudantes envolvidos a oportunidade de ter contato com todas as etapas de produção da rotina jornalística de materiais impressos, a partir da experiência de uma redação integrada, conceito em desenvolvimento no atual contexto de convergência midiática vivenciado pelo jornalismo. Além disso, visa também estimular as competências individuais de cada estudante envolvido na produção e discutir, dos pontos de vista teórico e prático, as possibilidades do jornalismo em revista. Por fim, busca ainda abordar temáticas e pautas não exploradas comumente pelos veículos jornalísticos tradicionais, ao trazer uma perspectiva mais aprofundada sobre as questões. A "Mais Contexto" foi fundada em 2012, com a edição "0" e, atualmente, está na 7ª edição, tendo oito volumes já publicados. Inicialmente, tratava-se de uma produção da disciplina de Laboratório em Jornalismo Impresso I, porém, devido à reformulação da grade curricular do curso, ela é produzida na disciplina de Laboratório de Jornalismo Integrado I desde 2018, sendo as edições apresentadas neste trabalho as primeiras a serem desenvolvidas depois da mudança. Por se tratar de um produto laboratorial de uma disciplina, deve-se notar que a "Mais Contexto" conta sempre com uma equipe de alunos diferente envolvidos na sua concepção e elaboração. Dessa maneira, apesar de possuírem o mesmo objetivo geral, cada turma que assume a produção da revista traz para ela novas propostas, ideias e particularidades provenientes das reflexões realizadas pelo conjunto dos alunos. Nesse sentido, o material publicado não necessariamente possui uma uniformidade editorial, o que faz necessário delimitar um modelo específico que foi seguido em duas edições consecutivas do produto. Assim, o presente trabalho se concentra nas edições 5 e 6 da revista, ambas desenvolvidas durante o primeiro semestre letivo de 2018. São edições temáticas que abordam, respectivamente, os assuntos "Fluxos Migratórios em Sergipe" e "O que é o belo?". Pensar a respeito das histórias e das raízes dos colegas da turma foi o pontapé para refletir o quanto as idas e vindas de cada pessoa são capazes de transformar lugares, relações e estilos de vida. As trajetórias percorridas contam histórias, então representá-las se fez necessário para que o leitor também possa observar de forma mais atenta os fluxos migratórios ao seu redor. Tomando o território sergipano como centro, o conteúdo da 5ª edição da "Mais Contexto" trouxe exemplos de quem chega e encontra a "sergipanidade", de quem sai e precisa dizer adeus à suas origens, e até mesmo de quem apenas observa os fluxos e mudanças ao longo do tempo para que seja possível entender como a cultura também é formada pela contribuição de cada um. Já na 6ª edição, a intenção foi contar histórias a partir de uma perspectiva estética. Questionar a noção do que é o belo é importante para entender o quanto esse conceito pode moldar o dia a dia das pessoas. Porém, a revista não ficou somente nos padrões tradicionais sobre beleza. "O que é o belo?" proporciona novos olhares e entendimentos tanto para quem faz parte da equipe da revista, tanto para o público. Sendo assim, fica claro que o objetivo não é trazer respostas concretas, mas, acima de tudo, fazer com que o próprio leitor responda a essa questão, isso se realmente for possível padronizar apenas uma definição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Conforme explica Azubel (2013, p. 259), "revistas são veículos amplificadores, capazes de confirmar, explicar e aprofundar histórias já veiculadas por mídias mais imediatas". Assim, a proposta da "Mais Contexto" é trazer um olhar diferenciado sobre fatos, comportamentos e personagens, a partir de pautas não abordadas usualmente pela imprensa tradicional local. A partir da escolha de qual seria a temática geral abordada pela edição da revista, os 17 alunos da turma se dividiram em três equipes com diferentes finalidades: reportagem, arte e fotografia, cada uma sob a orientação de um dos professores da disciplina. Após essa divisão, foi definida através de votação realizada pelos próprios alunos da disciplina, a figura de um(a) editor(a) para cada equipe, que teve a responsabilidade de coordenar e organizar os trabalhos realizados pela mesma. A equipe de reportagem ficou responsável pelas pautas, apuração e elaboração dos artigos, entrevistas, crônicas e reportagens, sob orientação da Professora Michele Becker. Cada estudante ficou encarregado por uma dessas categorias, tendo um prazo de entrega de um mês. Depois de finalizados e escritos, os textos passaram pela revisão do editor e da orientadora. Após a correção, eles foram enviados para a equipe de diagramação, que também criou infográficos e ilustrações. O objetivo era construir uma identidade visual do produto, além de deixar as reportagens mais informativas. Paralelamente, o pessoal de fotografia, orientados pelo também professor da disciplina, Vitor Belém, fazia a divulgação nas redes sociais (Instagram e facebook), uma espécie de "chamada" do material que estava sendo diagramado pelo grupo de arte, conduzido pelo professor Vitor Braga. Além disso, foram produzidos vídeos em que os alunos contavam as experiências das produções. Como o objetivo da disciplina de Integrado I é simular uma redação jornalística, todas as equipes precisavam estar em sincronia. Dessa forma, antes da execução dos trabalhos foi criada uma planilha com determinação de prazos para todas as equipes. Ao descumprir a deadline (data limite), o discente ficava com a nota comprometida. Para a concepção do conteúdo visual, a equipe de arte passou por um processo de pesquisa. As buscas sobre o tema ajudaram a escolher os elementos que compõem a diagramação da revista, desde os ícones dos infográficos até os detalhes do sumário. Além disso, o professor Vitor Braga orientou quanto ao uso dos programas Adobe Illustrator, Adobe InDesign e Adobe Photoshop, passando seu conhecimento técnico sobre cada ferramenta. As fotorreportagens presentes na revista foram recursos que, até o momento, vinham sendo pouco explorado nas edições anteriores da revista. Agostineti (2010) destaca que a fotorreportagem é um gênero jornalístico que não possui definições claras e completamente sedimentadas. No entanto, o autor é claro ao afirmar que, apesar disso, a fotorreportagem se constitui como "um dos principais meios narrativos fotojornalísticos" (Idem, p. 2). Dessa forma, na produção das edições da revista, optou-se pela utilização dessa estrutura narrativa. Os infográficos também são recursos que não vinham sendo tão explorados em edições anteriores. Segundo Teixeira (2010, p. 78), o uso de infográficos "é relevante para a construção da narrativa jornalística característica do gênero informativo como outras modalidades clássicas que conhecemos". Assim, incluí-los no projeto editorial da "Mais Contexto" foi uma decisão que buscou aprimorar o potencial informativo da revista.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A edição 5, que teve como tema os "Fluxos Migratórios em Sergipe", tem 60 páginas coloridas e trata da imigração em seus mais diferentes aspectos. Além do editorial, expediente e sumário, ela conta com seis reportagens, duas fotorreportagens, uma entrevista, uma resenha crítica, dois infográficos (um independente e outro complementar a uma reportagem), um texto de opinião de um convidado e duas crônicas. Esse material está distribuído nas editorias de educação, trabalho, mobilidade, gastronomia, comportamento, esporte e cultura. Já a edição 6 traz o questionamento "O que é belo?" e tenta desmistificar a ideia de que existe um único padrão estético a ser seguido e discutir o papel social do conceito de "beleza" em seus mais diversos sentidos. O volume é um pouco mais extenso, com 86 páginas coloridas, e conta com oito reportagens, três fotorreportagens, uma entrevista, dois artigos de opinião (sendo que um foi escrito por uma convidada), uma resenha crítica de filme, dois perfis, dois infográficos (com a mesma perspectiva de um complementar e um independente) e uma crônica, além, é claro, do editorial, expediente e sumário. Economia, Comportamento, Saúde, Meio Ambiente e Cultura foram as editorias presentes na edição e cada uma delas possui uma visão diferente de beleza. Durante o processo de determinação do projeto gráfico e do conceito visual, um dos recursos utilizados largamente foram as ilustrações, que se configuraram como uma alternativa viável nos casos em que não havia outras imagens, além de agregar valor estético ao material. As ilustrações foram produzidas a mão pelos próprios estudantes e, posteriormente, vetorizadas com o auxílio de computador. Na edição 5, os desenhos produzidos trazem o conceito de "movimento", relacionando-se, assim, com a proposta temática de "Fluxos Migratórios". Dessa forma, estiveram presentes figuras de pássaros, estrada, mar e de folhas ao vento. Já na edição 6, o conceito trouxe a ideia dos "contos de fada", nos quais a figura do "belo" é predominante em boa parte das histórias. As capas das revistas também se relacionam com a temática de cada volume. Optamos por não escolher uma reportagem de destaque e ambas as capas trazem elementos visuais que representam o tema abordado na revista. Na edição 5, a capa traz a ilustração de um avião de papel com a estampa do mapa múndi, corroborando com a imagem de viagem e deslocamento relacionados ao fluxo migratório. Já na edição 6, foi realizada uma foto-montagem. Resolvemos estampar um "ser" formado por outros seres, que, nesse caso, foram os próprios integrantes da disciplina. No que diz respeito aos aspectos técnicos gráficos/visuais, a revista possui a dimensão de 22,5 x 31,5 cm, com um grid de três colunas e margens inferiores e superiores de 20 mm e esquerda e direita de 15 mm. Todas essas características possibilitaram a presença de áreas de respiro, que tornam a leitura mais palatável para a pessoa que está lendo e deixam o visual da publicação bastante harmônico. As fontes utilizadas na revista foram: a família da Frutiger LT Std (em todas as suas variações, como bold, condensed, light etc), presente em praticamente todos os elementos textuais; e, para os títulos especiais, a Atmosphere Regular. Todo o material foi diagramado no programa Adobe InDesign e, para auxílio do projeto gráfico, também foram utilizados o Adobe Illustrator e Adobe Photoshop. A partir disso, podemos notar que o material produzido está de acordo com o objetivo de buscar temáticas não usuais e de se aprofundar nas discussões. Vale ainda ressaltar que a "Mais Contexto" não se propõe a ser uma revista institucional da UFS ou do seu Departamento de Comunicação Social, além de não contar com nenhuma forma de financiamento externo. Assim, vemos que a revista vem se consolidando e se destacando como um espaço para veiculação de conteúdos de qualidade não apenas no âmbito acadêmico, mas também para toda a sociedade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>