ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00852</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Box Siempre (RBD 10 anos de Adíos)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabrielle Rocha Diniz (Universidade Federal do Ceará); Luana Maria de Lima Neres (Universidade Federal do Ceará); Beatriz Braga Silva (Universidade Federal do Ceará); GUSTAVO LUIZ DE ABREU PINHEIRO (Universidade Federal do Ceará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O  Box Siempre foi um trabalho desenvolvido criativamente por 4 alunos, na disciplina de Design Gráfico do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. O objetivo do exercício era exercitar as práticas metodológicas do design, aplicando-as à criação de uma embalagem para uma comunidade de fãs. O tema escolhido foi a marca e banda mexicana, RBD. A ideia surgiu como uma forma de homenagear o 10 anos do fim da banda, completados em 2018. O grupo RBD foi formado em 2004 e teve sua grande repercussão disseminada pela telenovela Rebelde, cujos episódios foram transmitidos no Brasil pela emissora SBT. Ao longo de 4 anos, foram 3 temporadas da novela e 6 álbuns de estúdio lançados. Porém, em agosto de 2008, a banda anunciou o fim das suas atividades. A separação marcou a história do entretenimento juvenil, afinal, tivemos uma geração inteira de jovens impactados pelo estilo  rebelde de ser da novela. Por isso, os membros envolvidos tiveram a ideia de criar um produto personalizado e inspirado na marca a fim de reavivar a nostalgia e memória afetiva dos fãs: O Box Siempre (RBD - 10 anos de Adíós). A embalagem consiste em uma caixa personalizada com materiais exclusivos, que recorrem à afetividade e de saudosismo dos fãs. Tratar-se-ia de uma parceria da Televisa, que possui o direito de imagem do RBD, com a EMI, empresa de gravadoras da indústria musical. A palavra Siempre,  sempre no idioma espanhol, é um termo utilizado pelos fãs do RBD, pois simboliza a permanência desse sentimento, mesmo após anos do término do grupo. Por isso, foi a escolha considerada mais apropriada para representar o contexto emocional que a embalagem carrega. Além da identidade visual caracterizada pelos elementos da embalagem em si, o box contém 2 CDs comemorativos, 1 varal de fotos, 1 cartela de adesivos, 4 bottons e 22 polaroides. O Siempre é um produto feito de fã para fã, os quatro integrantes do trabalho possuem um sentimento semelhante ao que o consumidor teria ao adquirir a embalagem. Isso possibilitou aos criadores atribuir com facilidade a dimensão afetiva de cada objeto incluso e a cautela nos detalhes para manter viva a essência do universo rebelde. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O impacto do RBD foi imenso na construção da identidade cultural de jovens da daquela época. Era comum ver jovens vestindo blusa social e gravatas vermelhas em todo mundo, itens utilizados por membros da banda. No Brasil, não demorou muito para ter a mesma repercussão. A rede televisiva SBT passou a exibir os episódios da novela Rebelde em 2005, o que iniciou a propagação massificada entre os jovens brasileiros. Segundo Dinah Martins (1987), na sua obra  Psicologia da Adolescência , a adolescência é um momento em que o indivíduo passa por uma grande quantidade de mudanças, gerando a necessidade de manifestar e expressar seus gostos e preferências, fato que caracteriza uma busca pela sua identidade e pela afirmação social dela. Desse modo, o contexto vivenciado por essa faixa etária da época contrasta com o contexto fornecido pela novela e seu universo. A necessidade de se expressar foi atendida pelo comportamento dos protagonistas. Além disso, a identificação com os problemas sofridos na trama da novela resultava no reconhecimento de si próprio nos estereótipos de cada personagem principal. Externar essa admiração e aproximação tornou-se importante para a audiência. Esse contexto pode justificar a ideia de consumo nesse período, como analisado por Néstor García Canclini (2005), no livro  Consumidores e Cidadãos . De acordo com o autor, as práticas consumistas não são  gastos inúteis e impulsos irracionais , pois se encaixam em um processo de interação e representação do que é publicamente valioso. Dessa forma, o intenso consumo gerado nessa fase pode ser explicado pela necessidade de expressar uma personalidade, de mostrar, socialmente, um pertencimento e reconhecimento cultural. Por isso, buscamos trazer essas características de consumo para os itens inclusos na embalagem, produtos carregados de referências e simbologias dessa identidade a ser expressa. Outra justificativa para grande repercussão do RBD, é a importância das telenovelas para a formação de indivíduos. O que é transmitido pelos meios de comunicação de massa reflete um determinado momento sociocultural vivenciado por um certo grupo, então com as telenovelas não deveria ser diferente. Para embasar teoricamente essa visão, iremos utilizar os pensamentos de Martín Barbero. Em seus estudos de mediação na telenovela (2005), esse pesquisador retrata a globalização envolvida nas telenovelas como uma interação da cultura dos povos, principalmente de caráter latino. Logo, mesmo Rebelde sendo uma novela mexicana sua narrativa ainda trazia preceitos e costumes abordados mundialmente por esse jovem público, como amor, amizade, rebeldia, identidade, liberdade e crises dessa fase. A exibição desses valores e modelos de comportamento introduziram-se na formação dos telespectadores, transformando uma etapa inteira do desenvolvimento dos jovens da época. Ainda citando Barbero (2003), na sua obra  Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia , conseguimos compreender porque essa interferência é tão intensa, visto que os meios de comunicação não disseminam apenas uma mensagem com ideias, mas são capazes de fazer circular toda uma expressividade cultural. Por fim, para justificar a viabilidade dessa embalagem, além da discussão anterior, apresentaremos, a partir da visão de José Souza Martins, o porquê dessa memória permanecer ativa. No seu livro  A natureza emocional da marca , o autor fala da importância de criar um laço afetivo com a marca, a fim do consumidor ser capaz de fazer conexões pessoais que despertam lembranças emocionais. Foi exatamente isso que a marca RBD conseguiu fazer, construiu uma simbologia muito forte diante do seu público. Portanto, buscamos associar à essência do nosso produto com a relação afetiva construída no imaginário dos fãs, com o intuito de dar continuidade a essa poderosa associação nostálgica pela marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diante de tantas funcionalidades do design, a opção escolhida para embalagem foi a função simbólica. Segundo Löbach (2001), no seu livro  Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais , a função simbólica escolhida para um design representa os aspectos psíquicos e sociais do produto, diz respeito ao significado cultural identificado pelo usuário. Por isso, a construção da embalagem teve como foco o reconhecimento sensorial e mental com o universo rebelde. O primeiro passo, depois da concepção da ideia, foi a criação da marca visual. A escolha do nome da embalagem foi decidida pelo significado, já comentado anteriormente, do termo em espanhol  Siempre , coincidentemente, o número de letras da palavra é o mesmo de participantes da banda mais a logo oficial do RBD. Desse modo, tivemos a ideia de cada letra ter sua forma preenchida por um dos integrantes e a letra do meio  m ser ocupada pelo símbolo da marca RBD, já amplamente conhecida do público. Além disso, o ponto do  i foi substituído pela coroa utilizada na logo oficial do grupo. A paleta de cores escolhida respeita a paleta de cor original da telenovela e se aproxima de tons mais escuros, o vermelho, o preto e o branco clássicos, sendo adicionado o cinza. O estilo grunge foi mantido nas texturas e na tipografia. Afinal, a identidade visual do RBD é um exemplo dessa corrente do design gráfico de aspecto sujo, underground e desconstruído, fato que é perceptível pela descontinuidade dos fundos texturizados e do preenchimento das letras. Após criarmos a marca visual e os principais elementos de identidade a partir da marca já conhecida dos fãs, iniciamos a concepção da embalagem em si. A caixa foi desenhada para ser do formato de gaveta, com abertura de deslize para os lados, totalmente preta para dar destaque a logo produzida. Suas dimensões são de 4,5 cm de altura, 28 cm de comprimento e 15 cm de largura, calculados para abrigar corretamente todos os outros produtos. Essa construção foi feita, inicialmente, de maneira bidimensional, apenas no momento da montagem tivemos a embalagem tridimensional. O terceiro passo foi a produção dos demais itens contidos na embalagem. Nos dois CDs comemorativos, foram gravadas as músicas mais tocadas e os principais singles dos 6 álbuns lançados. Além disso, foram desenvolvidas duas capas para os cds com imagens de duas metades de um coração, acompanhadas das listas das músicas. Em uma das capas foi aplicada uma frase emblemática dita por um dos integrantes da banda, que representa fortemente o sentimento de afetividade conservado pelos fãs:  O RBD só vai acabar quando o último coração rebelde parar de bater . Os discos foram adesivados de forma personalizada e as capas são comportadas em uma segunda caixa que serve como base. Foi desenvolvido um  varal de fotos , o qual faz alusão aos pôsteres vendidos na época, tem função decorativa e pode ser utilizado em pé ou colocado na parede. Ele possui três clipes de madeira com 3 fotos (simulações de polaroides), as quais podem ser substituídas. No total, foram feitas 22 fotos/polaroides, com imagens do grupo. A intenção era fazer alusão aos  cards , figurinhas comercializadas na época. Além disso, O formato em polaroides tem a intenção de representar a nostalgia, já que essas fotos trazem um aspecto de memórias e proximidade. A cartela de adesivos e os 4 bottons trazem os principais elementos da identidade visual da banda e os novos elementos criados pela nossa equipe. Todo o desenvolvimento visual foi pautado em técnicas de produção gráfica. A tipografia, as cores, as texturas e os elementos utilizados foram pensadas para seguir harmoniosamente a imagem da marca RBD, cada detalhe foi escolhido para atender uma necessidade sentimental e nostálgica. Dessa forma, além do objetivo publicitário, o produto tem como fim homenagear este movimento que marcou uma geração de jovens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>