INSCRIÇÃO: 00853
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT03
 
TÍTULO: Coração Valente: Um olhar de Esperança
 
AUTORES: Giselle Roberta de Araújo Silva (Faculdade Internacional da Paraíba); Wendell Leandro de Souza (Faculdade Internacional da Paraíba); Ewerton Santos de Souza (Faculdade Internacional da Paraíba); Ingrid Souza Pessoa da Costa (Faculdade Internacional da Paraíba); Idaiana Marques da Silva (Faculdade Internacional da Paraíba); Rodolpho Raphael de Oliveira Santos (Faculdade Internacional da Paraíba)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O presente ensaio é produto do projeto de extensão do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Internacional da Paraíba intitulado ‘Coração Valente’ em parceria com as disciplinas de Fotografia Publicitária e Fundamentos de Marketing ministradas no semestre 2018.2 pelo professor Rodolpho Raphael de Oliveira Santos. Para introduzir este trabalho, faz-se necessário dizer que fomos, sobretudo, estimulados a optar por uma temática que de alguma forma afetasse nossa consciência pessoal e/ou artística na concepção das fotos e seus processos. Assim, como projeto base para o ensaio “Coração Valente”, foi produzido o seguinte argumento: “Nossa proposta é fazer com que nenhuma mulher se torne menos mulher por ser tido câncer. ਀匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 䌀渀挀攀爀 ⠀䤀一䌀䄀⤀ 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 ㈀  洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 洀甀渀搀漀 琀洀 挀渀挀攀爀⸀ 䄀焀甀椀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 猀漀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 㘀   洀椀氀 渀漀瘀漀猀 挀愀猀漀猀 愀漀 愀渀漀⸀ No nosso Estado, a Paraíba, o número de casos é crescente e pode chegar ao número de 10.000 novos diagnósticos até o final de 2018. E o que mais nos chamou a atenção é que cerca de 48% destes novos diagnósticos são entre as mulheres segundo dados do Hospital Napoleão Laureano, que é referência no tratamento da doença em nosso Estado.਀䄀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 挀爀椀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 攀猀琀攀猀 搀愀搀漀猀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀渀搀漀ⴀ漀猀 愀 氀甀稀 搀愀 渀漀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 挀漀洀 漀 倀爀漀樀攀琀漀 䌀漀爀愀漀 嘀愀氀攀渀琀攀 爀攀猀最愀琀愀爀 愀 愀甀琀漀攀猀琀椀洀愀 攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀洀Ⰰ 漀甀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀愀洀Ⰰ 攀猀琀攀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 搀漀爀Ⰰ 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 挀愀甀猀愀搀漀猀 攀洀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 搀漀攀渀愀⸀ Diante deste contexto, se constrói o presente trabalho, naturalmente se define a temática em uma perspectiva de expressão e alívio de mulheres por terem vencido o câncer. As provocações em sala sobre temas relevantes e a interação entre fotógrafo e personagens retrata, obviamente um olhar de esperança e que é possível vencer esta doença. Pois nela se manifestam questões íntimas para mim, como autora, porém expostas de forma a abordar a sua importância aos outros que diariamente convivem com situações semelhantes, sabendo ou não como fazer-lhes face, de forma a saná-las ou conviver com elas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀  愀氀最漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 挀漀洀漀 最愀爀愀渀琀椀愀 搀愀 猀椀渀攀爀最椀愀 攀渀琀爀攀 漀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 昀愀氀愀爀 攀 漀 焀甀攀 椀爀攀洀漀猀 洀漀猀琀爀愀爀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀甀渀栀漀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀 愀昀椀洀 搀攀 挀漀氀攀琀愀爀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀渀挀攀爀 攀 挀漀洀漀 攀氀攀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀 渀愀 渀漀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀⸀ Num segundo momento fizemos um filtro dentro da temática com o objetivo que afunilar o discurso e a mensagem de esperança a partir do cotidiano nessas mulheres que gostaríamos de retratar no ensaio. Tendo esta temática como discutida, definida e aprovada pela equipe, passamos as demais etapas da pesquisa inicial, que foi desenvolvida da seguinte forma: Pesquisas em materiais impressos, Materiais de arquivos (fotos, filmes, áudios), Realizamos entrevistas semiestruturadas como mulheres que lutam e lutaram contra a doença e por fim, a convidamos para o uma sessão fotográfica. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 洀琀漀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀椀 漀 搀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 攀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀漀 愀 猀攀爀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀⸀ 倀愀爀愀 挀漀洀攀愀爀 漀 攀渀猀愀椀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 焀甀愀琀爀漀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀攀氀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀 挀渀挀攀爀 漀甀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 攀猀琀愀瘀愀洀 愀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀 攀猀琀愀 搀漀攀渀愀⸀  ਀一漀猀猀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀爀愀 昀愀稀攀爀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 挀漀洀 愀爀攀猀 戀甀挀氀椀挀漀猀 攀 搀攀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀愀渀搀漀 渀昀愀猀攀 愀漀 瘀攀爀搀攀 攀 愀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀猀 戀攀氀攀稀愀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 猀漀洀愀搀漀 愀漀猀 漀氀栀漀猀 攀 愀猀 洀愀爀挀愀猀 琀爀愀稀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀渀挀攀爀⸀ 一愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀愀 猀攀猀猀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 渀漀 搀攀琀攀爀愀洀ⴀ猀攀 愀瀀攀渀愀猀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 愀漀 最攀爀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 洀愀焀甀椀愀最攀洀Ⰰ 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀瀀爀攀渀搀攀爀愀洀 挀漀洀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 爀攀氀愀琀漀猀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀  ਀䌀漀洀漀 愀渀琀攀猀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 戀愀猀攀漀甀ⴀ猀攀 渀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀琀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 挀漀洀漀 爀攀昀氀攀砀漀 搀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 攀Ⰰ 瀀漀爀 切氀琀椀洀漀Ⰰ 愀 昀愀猀攀 搀愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 攀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀漀⸀  A parte técnica se deu com a familiarização da câmera fotográfica utilizada para o trabalho. A escolhida foi a Canon T5i lentes 180x135mm. Foram feitos na praça, testes de luz, enquadramento, ângulo, etc. ਀ A princípio percebi que não poderia interferir no ambiente e que teria que lidar com a luz natural, mas era isso que eu queria. Tive que me adaptar a estrutura das praças e à vontade das mulheres, que preferiam muitas apresentar a alegria de estar participando daquele projeto e incentivar outras mulheres. ਀ Contei exclusivamente com a câmera disponibilizada, e, tinha que captar as imagens tentando manter o ISO em 200, às vezes em 400 para não comprometer muito a imagem. O que me proporcionou diversos desafios técnicos que foram superados na medida em que eu ia me adequando ao ambiente. ਀ Destacando o papel da fotografia como um instrumento do método utilizado, Susan Sontag (2004), já afirmava que a foto fornece um testemunho. “Algo de que ouvimos falar, mas de que duvidamos parece comprovado quando nos mostram uma foto” (SONTAG, 2004, p. 16). Fotografar é captar a realidade e a câmera é o instrumento que permite isto. “Fotografar é apropriar-se da coisa fotografada. Significa pôr a si mesmo em determinada relação com o mundo, semelhante ao conhecimento – e, portanto, ao poder” (SONTAG, 2004, p. 14)਀ Prezamos pela naturalidade de cada momento. Os gestos, a entrega das mulheres, o sorriso de esperança e vitória que se sobreporam às marcas do tempo e do câncer. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀