|
INSCRIÇÃO: | 00891 |
|
CATEGORIA: | RT |
|
MODALIDADE: | RT07 |
|
TÍTULO: | Website Bela, Recatada e do Lar |
|
AUTORES: | Evelly Karine da Silva (Universidade Federal de Alagoas); Evelly Karine da Silva (Universidade Federal de Alagoas ); Eurídice Janaína Ferreira de Carvalho (Universidade Federal de Alagoas ); Erika Messias dos Santos (Universidade Federal de Alagoas ); Marinês Maria dos Santos (Universidade Federal de Alagoas ); Mayara Monique Melo da Silva (Universidade Federal de Alagoas ); Laís Barros Falcão de Almeida (Universidade Federal de Alagoas ) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
|
RESUMO |
O presente trabalho é um website que apresenta uma discussão sobre o lugar da mulher na sociedade, a partir da matéria ‘Bela, Recatada e “do lar”’, publicada pela revista Veja, da editora Abril, em abril de 2016. Com uma narrativa sobre a vida de Marcela Temer, esposa do ex-vice presidente do Brasil Michel Temer, retratando-a como uma mulher vaidosa, discreta, recatada e dedicada à família. O texto gerou discussões sobre como as mulheres são percebidas na sociedade, onde elas lutam por espaço, direitos, valorização profissional e reconhecimento. Na época, diversas suspeitas sobre o real objetivo da publicação foram levantadas. Assim, o trabalho rastreia digitalmente a controvérsia, cujos atores são identificados e diversos contextos e pontos de vistas são analisados, no intuito de entender a evolução e mudanças no comportamento feminino através dos anos. |
|
INTRODUÇÃO |
Para o layout do website pensamos em cores que remetem tradicionalmente ao mundo feminino. Por isso a nossa paleta foi o rosa, lilás e branco e utilizamos, para a montagem do site, a plataforma WIX, muito conhecida devido a todas as ferramentas disponíveis para edição de sites e blogs.䄀 昀漀渀琀攀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀氀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 琀椀瀀漀 搀攀 琀攀砀琀漀 渀漀 猀椀琀攀Ⰰ 愀樀甀搀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀
Títulos: Rozha One, 66, cor rosa #E854D2匀甀戀琀琀甀氀漀猀㨀 䘀甀琀甀爀愀 䰀椀最栀琀Ⰰ ㌀㐀Ⰰ 挀漀爀 爀漀猀愀 ⌀䔀㠀㔀㐀䐀㈀
Textos: Adobe Calson, 20, cor cinza #919191一愀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 戀愀渀挀漀猀 搀攀 搀愀搀漀猀 挀漀洀漀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀猀椀挀愀 攀 愀瘀愀渀愀搀愀 搀漀 䜀漀漀最氀攀Ⰰ 渀攀猀猀攀 戀甀猀挀愀搀漀爀 昀漀洀漀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀氀最甀渀猀 戀氀漀最猀Ⰰ 攀 愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 倀愀爀愀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀洀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 猀椀琀攀猀 挀漀洀漀 伀 䜀氀漀戀漀Ⰰ 䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 䘀漀氀栀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 攀 挀氀愀爀漀 渀愀 嘀攀樀愀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 洀愀挀爀漀搀椀猀挀甀爀猀漀 攀 洀椀挀爀漀搀椀猀挀甀爀猀漀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 渀漀 猀椀琀攀 眀漀爀搀挀氀漀甀搀猀⸀挀漀洀⸀
Para o macro utilizamos todas as matérias que saíram sobre o tema no intervalo de um mês, ou seja, entre o dia 18 do mês de abril até 18 de maio. Já para o micro foram utilizadas legendas postadas junto com as imagens e memes nas redes sociais como, Twiter, Instagram e Facebook.䄀 挀爀漀渀漀氀漀最椀愀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 琀椀欀椀ⴀ琀漀欀椀⸀挀漀洀 攀 愀戀爀愀渀最攀甀 搀攀猀搀攀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 嘀攀樀愀Ⰰ 渀漀 洀猀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 愀琀 漀 瀀椀挀攀 搀漀猀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 爀攀氀椀最椀漀猀漀猀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 愀渀漀⸀ 䌀漀渀猀琀爀甀洀漀猀 琀愀洀戀洀 洀愀瀀愀猀 搀攀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 渀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 攀 吀眀椀琀攀爀 挀漀洀 愀 愀樀甀搀愀 搀漀 猀椀琀攀 欀攀礀栀漀氀攀⸀挀漀 攀 搀漀 猀漀挀椀愀氀开猀栀攀愀爀挀栀攀爀⸀挀漀洀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 昀攀椀琀愀猀 渀漀 夀漀甀 吀甀戀攀Ⰰ 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 攀 吀眀椀琀攀爀⸀
E para concluir montamos o nosso mapa de atores no Mindmeister.com, que facilita a construção e organização dos atores por categorias e importância para a controvérsia. |
|
OBJETIVO |
O produto apresentado é um website que traz uma discussão sobre o comportamento feminino, aparência e lugar da mulher na sociedade a partir de uma matéria da revista Veja, da editora Abril, publicada em abril de 2016 e intitulada ‘Bela, Recata e “do lar”’. A matéria traz uma narrativa sobre a vida da esposa do então vice-presidente do Brasil, Michel Temer, Marcela Temer, onde retrata que a mesma é uma mulher vaidosa, discreta, recatada e dedicada a família.伀 猀椀琀攀 昀漀椀 琀漀搀漀 挀爀椀愀搀漀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 愀戀漀爀搀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀洀瀀氀愀Ⰰ 搀椀渀洀椀挀愀 攀 瀀氀甀爀愀氀Ⰰ 琀漀搀愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 攀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 琀攀洀瀀氀愀琀攀 ⠀愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 瘀椀猀甀愀氀⤀ 琀漀搀漀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 漀 愀挀攀猀猀漀 爀瀀椀搀漀 攀 昀挀椀氀 愀漀 琀攀漀爀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀
Feito em equipe, o trabalho foi dividido e criado de forma coletiva, assim como todas as escolhas de todo conteúdo incluso e produzido, tudo foi definido em comum acordo com o grupo. 䈀甀猀挀愀洀漀猀 搀愀爀 瘀漀稀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀漀猀椀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀⸀ 一愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀渀琀椀搀愀 渀漀 眀攀戀猀椀琀攀 琀爀愀稀攀洀漀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀 昀椀稀攀洀漀猀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 琀攀爀洀漀猀 渀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 挀漀洀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ 䠀漀甀瘀攀 琀愀洀戀洀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀攀 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 猀攀洀 爀漀琀甀氀愀爀 漀甀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 樀甀氀最愀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 愀氀最甀渀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀椀瀀椀挀愀洀攀渀琀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀猀Ⰰ 瀀攀渀猀愀洀漀猀 攀洀 搀愀爀 昀攀洀椀渀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀 猀椀琀攀Ⰰ 洀愀猀 洀漀猀琀爀愀爀 渀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 渀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 昀爀愀最椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 挀漀爀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀爀⸀
O website também faz uso de multiplataformas no intuito de trazer um produto mais enérgico, vivo e com informações de todos os tipos, com diferentes linguagens e verdadeiramente integradas.刀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀愀 椀渀琀攀渀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ
postagens diversas em blogs, redes sociais, memes, músicas, vídeos, filmes, livros, etc. Tudo relacionado ao tema foi avaliado, adaptado e colocado no site com aba e divisão categórica.䐀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 洀漀猀琀爀愀搀漀猀⸀ 䐀攀猀挀爀攀瘀攀洀漀猀 攀 挀椀琀愀洀漀猀 愀琀漀爀攀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀洀漀猀 洀愀瀀愀猀 搀攀 愀琀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀 洀椀挀爀漀 攀 洀愀挀爀漀搀椀猀挀甀爀猀漀Ⰰ 搀攀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 琀甀搀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 洀椀渀甀挀椀漀猀愀洀攀渀琀攀 漀戀猀攀爀瘀愀搀愀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀⸀ 伀 猀椀琀攀 搀椀猀瀀攀 琀愀洀戀洀 搀攀 甀洀愀 挀爀漀渀漀氀漀最椀愀 搀漀 瀀攀爀漀搀漀 攀洀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀 昀漀椀 愀戀漀爀搀愀搀漀 愀琀 漀 瀀攀爀漀搀漀 攀洀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀
Todo processo de construção do site durou 30 dias de intensa produção e pesquisa. No entanto, também proporcionou muito conhecimento e aprendizado, pois algumas plataformas, páginas e ferramentas eram até então desconhecidas para nós.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|