ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00896</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Clique aqui: Portfólio da Aê! - Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da UNICAP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;José Nilson Stanford Baldoino (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO); Iasmim Lis de Oliveira Vieira (Universidade Católica de Pernambuco); Janaína Calazans (Universidade Católica de Pernambuco); Maria Nathalia de Holanda Oliveira (Universidade Católica de Pernambuco); Rafaela Carine Soares de Lima (Universidade Católica de Pernambuco); Rafaela de Melo Silva (Universidade Católica de Pernambuco); Isis Lyra Faria (Universidade Católica de Pernambuco); Fernando Valença Wanderley Neto (Universidade Católica de Pernambuco); Gabriele Rocha Macêdo Coutinho (Universidade Católica de Pernambuco); Karen Lais Eronildes da Silva Ferreira (Universidade Católica de Pernambuco); Luíza Cordeiro Alencar (Universidade Católica de Pernambuco); Silvia Cavalcanti Caldas (Universidade Católica de Pernambuco); Moisés Duarte Gomes das Chagas (Universidade Católica de Pernambuco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Aê!, agência experimental de publicidade e propaganda da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) é uma agência que atende clientes do setor de pequenas empresas privadas, demandas dos diversos setores da própria universidade, além de clientes do terceiro setor. A agência localizada no quarto andar do Bloco A da UNICAP, funciona em uma sala equipada com seis computadores, sendo três machintosh e três desktops, além de um equipamento de uso exclusivo para produções de audiovisual e uma biblioteca de referências, que abriga livros e catálogos. A equipe é composta por oito alunos dos diversos períodos do curso de Publicidade e Propaganda da UNICAP, sendo dois bolsistas e seis que trabalham de maneira voluntária, buscando o aprendizado e a experiência de mercado. A divisão das atividades é feita de acordo com a função de cada departamento - atendimento, direção de arte, redação, planejamento, social media e produção -, assim como ocorre no mercado publicitário. Atualmente, os professores Janaína Calazans e Fernando Fontanella são responsáveis pela coordenação da agência e orientação dos estagiários da agência. A Agência Experimental Aê! tem como seu principal objetivo, fazer com que os estagiários desenvolvam a prática do mercado publicitário. Desta forma, os mesmos podem obter um maior aproveitamento do conteúdo, complementando os conhecimentos estudados em sala de aula com a experiência prática adquirida durante o estágio. O portfólio é um meio de mostrar o trabalho que os estagiários têm feito sob a orientação das professoras. Foram escolhidas as melhores peças dentre nossas campanhas realizadas para divulgar a agência. A UNICAP reconhece a importância de ter um espaço como a Aê! na universidade, e o impacto que isso gera na comunidade acadêmica. É um lugar voltado para aqueles que buscam entender o cotidiano de uma agência, aprender mais sobre o mercado publicitário, e na grande maioria das vezes, ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar ou estagiar em agências de propaganda. A Agência Experimental trabalha com clientes internos - a própria Aê!, o curso de Publicidade e Propaganda e os diversos setores da Universidade - e externos, sendo estes trabalhos permutados por insumos que sejam necessários para a agência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para ingressar como estagiários na Aê!, os estudantes são submetidos à um processo seletivo para vagas específicas de acordo com sua área de interesse, no qual serão avaliados pelos professores responsáveis pela agência. A quantidade de estagiários varia de acordo com a demanda da agência, mas sempre há, no mínimo, uma pessoa para cada departamento. O envolvimento dos alunos dos diversos períodos do curso entre eles e com os professores contribui para a troca de aprendizado, uma vez que os trabalhos realizados possibilitam esta experiência. Os estagiários voluntários trabalham três vezes na semana, com a carga horária de dez horas, fazendo sua grade de modo a atender a sua disponibilidade e às necessidades da agência de ter, pelo menos, um estagiário de cada setor todos os dias à disposição da agência. Já os estagiários que possuem bolsa, trabalham todos os dias. O contrato de todos têm duração de seis meses, podendo ser renovado para que o aluno permaneça no estágio por até um ano completo, a não ser que o mesmo solicite a rescisão do contrato  o que acontece geralmente quando o aluno recebe uma oferta de estágio no mercado de trabalho formal. Atualmente a Aê! Possui no total, dois estagiários de atendimento e planejamento, um de social media e quatro da área de criação, sendo três responsáveis pela direção de arte, um pela redação, além de um para as produções audiovisuais. Todos eles trabalham num ambiente só, junto com os professores que coordenam a agência. Semanalmente, ocorre uma reunião de pauta, que mantém a equipe a par do andamento dos trabalhos da agência, dos prazos, e das responsabilidades de cada estagiário, assim como das suas dificuldades. O processo de planejamento e execução dos trabalhos da agência funciona de forma semelhante à de uma agência de mercado, que de acordo com Sampaio (SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda., 1999) em seu livro Propaganda de A a Z, está dividida em oito fases básicas. Primeiramente, há a definição dos objetivos da propaganda em questão. Em seguida, a segunda parte se trata de uma pesquisa de mercado, para saber o público-alvo a ser atingido e seus hábitos como consumidores, concorrência, etc. Depois, há a fase de planejamento de campanha, na qual são usadas as informações obtidas na pesquisa para estabelecer estratégias e táticas da propaganda. A quarta fase é a da criação da peça e do planejamento de mídia, seguida da fase das suas aprovações. Na sexta fase do processo, ocorre a produção das peças e a compra da mídia onde serão veiculadas, depois, é a vez do veículo escolhido fazer a propaganda chegar ao consumidor, colocá-la no ar, e por último, faz-se um trabalho de aferição dos resultados para obter um feedback da reação dos consumidores à campanha realizada. Dentro desse processo, a Aê! se depara com a necessidade de repensar seu modelo de funcionamento, criando novos procedimentos que estejam em consonância com as novas demandas da comunicação. Dessa forma, para a agência seu caráter experimental lhe dar inúmeras possibilidades, entre elas a de pensar temas como representatividade e novos modelos de negócio para a prática publicitária.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A concepção criativa do portfólio foi pautada no conceito de tecnologia. Objetivando de apresentar os variados conteúdos produzidos pela agência, passando pelos impressos até as produções audiovisuais, o layout de apresentação dos conteúdos será no formato de interface digital. À luz de Rocha (ROCHA, Cleomar. Pontes, janelas e peles: cultura, poéticas e perspectivas das interfaces computacionais. Goiânia 2014.), a criação conta com as definições de interação que um website é capaz de conferir a um produto. Assim, pautado na acessibilidade, o layout da plataforma online ganhou uma forma simples, que possibilita o acesso de detalhes a respeito de cada produção. Para Strunck (STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Editora 2AB, 2003), as composições visuais quanto mais uniformes em como uma marca se apresenta visualmente, mais clara sua imagem é transmitida. Dessa forma, plataforma digital conta com uma paleta de cores que já faz parte da identidade visual da agência. A tipografia utilizada foi a Gilroy Bold, para os títulos, já que tem uma espessura considerável, inserindo destaque. Já nos corpos de texto, a Gilroy Light, para intensificar a legibilidade do espectador. O layout conta com o suporte de cores RGB, ideal para exibição em monitores de computador e televisores em geral. Humanitas: A Aê! criou uma campanha de arrecadação de suprimentos para os venezuelanos, sensibilizando os recifenses para acolher os imigrantes de forma solidária. Foram feitos cartazes e postagens nas redes sociais. Lente de aumento: Durante três dias, o evento em questão tem como objetivo apresentar aos alunos da UNICAP e visitantes as novidades do mercado publicitário. Em 2018, com o tema 'Em conexão: Publicidade além da comunicação', o Lente de Aumento trouxe perspectivas de diversos âmbitos onde o publicitário pode estar inserido no mercado. Toda a identidade visual do evento e os materiais de apoio foram feitos pela Aê!. Setembro amarelo: Campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, visando alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além de suas formas de prevenção. A Aê! fez uma campanha de conscientização nas redes sociais da agência durante o Setembro Amarelo, a fim de alertar os jovens, assim como apoiá-los, tendo em vista que o estresse e as doenças mentais vêm crescendo entre os jovens. Para a campanha foram produzidos cards para as redes sociais e gifs. Dia da consciência negra: em homenagem ao Dia da Consciência Negra, convidamos um integrante do Coletivo Quilombola Marielle Franco para falar sobre questões como o racismo e a vivência da pessoa negra nos âmbitos acadêmico e social da universidade, para a produção de um conteúdo audiovisual. Lobo Guará: Uma iniciativa que tem por objetivo arrecadar verba para a construção de uma oficina escola em Jaboatão, no estado de Pernambuco. A Aê! ficou encarregada de criar a marca. Pavilhão Sonoro: O Pavilhão Sonoro é uma mostra de jingles e spots produzidos por alunos do 6º período, promovida pela disciplina de Produção em Áudio. Em 2018, a Aê! criou toda a identidade visual da mostra, além do adesivo para cd. Núcleo de inclusão e acessibilidade: O trabalho é voltado para uma comunicação que ajuda os estudantes que necessitam de algum tipo de atenção especial, ou seja, alunos usuários de cadeiras de rodas, deficientes visuais, entre outros. A Aê! criou sua marca, cards para redes sociais, cartazes, camisetas, entre outros materiais. Lar Rejane Marques: Fundado no ano de 2007, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que acolhe crianças com deficiência física e/ou mental, vítimas de violência doméstica ou abandono. A Aê! criou o folder de apresentação da organização com o intuito de prospectar doadores. Assim, a Aê! busca trabalhar numa dinâmica semelhante à adotada no mercado publicitário, no entanto o seu perfil pedagógico prioriza, acima de tudo, o aprendizado dos alunos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>