INSCRIÇÃO: 00935
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP03
 
TÍTULO: Traços do Nordeste
 
AUTORES: Gabriel Reis Guimaraes (Universidade Federal de Sergipe); Luan Ivo Silva (Universidade Federal de Sergipe); Kayque Barros Lins e Silva (Universidade Federal de Sergipe); Emilly Silva Souza Passinho (Universidade Federal de Sergipe); Mario Cesar Pereira Oliveira (Universidade Federal de Sergipe); Laura Luiza Ramos Gomes (Universidade Federal de Sergipe)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), através do projeto interdisciplinar (2018.1) do curso de Publicidade e Propaganda, propôs a discussão através da pesquisa experimental sobre a temática: "Reinventando o Nordeste: identidades e regionalidades no século XXI". O projeto visou colaborar com o processo de quebra de estereótipos, sendo assim, para reinventar algo seria preciso entender sobre o Nordeste inventado e difundido midiaticamente. A identidade nordestina foi construída culturalmente por símbolos midiáticos que sistematizam e reduzem a um só cenário cultural imagético e generalizam a representação do nordestino baseando-se em pré-concepções estereotipadas. Além disso, é importante ressaltar que essa representação apresenta um processo histórico de subdesenvolvimento que repercute em uma imagem inferior atribuída a essa região tão diversa culturalmente. Dentro desse contexto, foi desenvolvido uma campanha publicitária, conceituando-se no fato de que Nordeste apresenta uma diversidade de traços culturais, junto a uma pequena produtora online de vestuário unissex de Aracaju, a Morena Loja. O setor da moda foi escolhido por se configuram em um setor que não para de se reconstituir, o que corroborava com o objetivo de reinventar a identidade, desconstruir estereótipos negativos e conceder uma nova representação e arquétipos mais próximos dos reais ao imaginário do nordestino. A campanha procura atingir o público-alvo do produto que é demarcado por jovens universitários com idade entre de 18 a 24 anos do nordeste e também de outras regiões, que buscam autenticidade, um estilo diferenciado e um preço acessível.
 
INTRODUÇÃO
Rampa Coletivo Criativo, iniciou o processo de produção e criação a partir de reuniões pautadas por pesquisa bibliográfica e discussão sobre a constituição do estereótipo homogeneizante difundido midiaticamente sobre a região nordeste e as consequências do mesmo. A partir dessas discussões surgiram categorias que se encaixavam muito na proposta de reinventar o Nordeste e desconstruir estereótipos, entre elas, a moda e o empreendedorismo foram escolhidos com o foco no jovem nordestino. A busca por possíveis clientes foi a primeira etapa, dentre esses, o escolhido foi a Morena Loja (empresa online de roupas). No primeiro momento foi realizada uma pesquisa exploratória sobre o setor da moda, que se utilizou do método de referencial teórico, este reforçou que trabalhar com a moda seria perfeito para desconstruir estereótipos. Inicialmente uma reunião com a cliente foi feita, para entender o funcionamento da loja e as possibilidades, trazendo como resultado a segunda etapa que consistiu na escrita do Briefing. Após o briefing foram realizados brainstormings e criação de mood boards e mapas mentais em diversas reuniões, na qual os integrantes levavam esboços previamente realizados com ideias e conceitos. Surgiu assim o conceito Traços do Nordeste e o projeto de colaboração entre Rampa e Morena Loja, para a produção de peças que desmistificariam e reinventariam o Nordeste. A quarta etapa consistiu em uma Pesquisa Netnográfica que auxiliou no conhecimento do cliente e do seu público. Possibilitando a criação de personas, para poder criar uma campanha adequada e que tivesse identidade com o público-alvo. Para a produção de todo o visual foram utilizados programas da Adobe. Das estampas o Illustrator e Photoshop foram utilizados, para a edição dos vídeos foram utilizados o Premiere, no da coleção gravado em um estacionamento e o After effects, para o vídeo "Traços do Nordeste" e para as fotos o Lightroom. A produção dos grids dos feeds e demais layouts as ferramentas do Illustrator e Photoshop foram usadas, buscando um aspecto mais urbano e de cartazes rasgados.
 
OBJETIVO
A primeira parte da campanha Traços do Nordeste, tem como foco introduzir o público ao universo nordestino, deixando-o familiarizado com o tema e visando gerar um buzz que será saciado posteriormente, Rampa Coletivo Criativo realizou um vídeo e nove lambes com a temática Traços Nordestinos. Para isso, utilizou-se de conteúdo audiovisual no meio online para ser replicado em suas redes sociais e nove lambes no meio offline, os dois abarcando a desconstrução de estereótipos em suas peças. O vídeo inicial feito para o Dia do Nordestino, personifica o Nordeste como uma jovem que está cansada de ser reduzida a um único traço de um estereótipo generalizado, o vídeo tem uma estética que mistura TV e cartazes em paredes, o seu texto mostra contrapontos de tudo que o Nordeste tem a oferecer tendo como principal intuito mostrar a diversidade da região. Os lambes são artes criadas com uma estética que busca transmitir o que está presente na cidade sendo influenciado pelos cartazes colados nas ruas, as nove frases abordam temas diversos como a reinvenção do Nordeste, festas, ritmos, gírias, política, feminismo e estereótipos, servindo tanto para o ambiente digital como o offline.਀䄀 猀攀最甀渀搀愀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 愀 挀漀氀攀漀 一漀瘀攀 吀爀愀漀猀 猀攀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 漀 瀀爀ⴀ氀愀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 最攀爀愀爀 戀甀稀稀Ⰰ 挀漀洀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 琀攀愀猀攀爀猀 攀 瀀漀猀琀猀 搀攀 琀ⴀ猀栀椀爀琀猀 愀椀渀搀愀 猀攀洀 愀猀 攀猀琀愀洀瀀愀猀Ⰰ 愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 挀爀椀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 猀琀漀爀椀攀猀 搀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 搀愀 挀漀氀攀漀 ⠀攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 猀甀愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 渀漀 洀攀椀漀 漀渀氀椀渀攀⤀ 瀀漀猀琀愀爀椀愀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀昀椀洀 搀攀 最攀爀愀爀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 渀漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 攀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 攀猀琀 瀀漀爀 瘀椀爀 渀愀 挀漀氀攀漀⸀ 伀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 瘀愀椀 猀攀 搀愀爀 挀漀洀 愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 搀愀猀 瀀攀愀猀 渀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 搀愀 氀漀樀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瘀搀攀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 渀漀瘀攀 樀漀瘀攀渀猀 洀漀搀攀氀漀猀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀 瘀攀猀琀椀渀搀漀 甀洀愀 搀愀猀 渀漀瘀攀 戀氀甀猀愀猀 搀愀 挀漀氀攀漀Ⰰ 攀 昀漀琀漀猀 搀漀 攀渀猀愀椀漀⸀ 䄀洀戀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 攀洀 甀洀 最爀愀渀搀攀 攀猀琀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀昀椀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 渀漀爀搀攀猀琀椀渀愀猀Ⰰ 愀 洀椀猀琀甀爀愀 搀漀 瘀椀猀甀愀氀 甀爀戀愀渀漀 挀漀洀 愀猀 攀猀琀愀洀瀀愀猀 攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀漀 爀攀最椀漀渀愀氀 琀攀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀焀甀攀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 攀 挀漀洀 愀猀 攀猀琀愀洀瀀愀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 搀椀猀猀漀 昀愀琀漀爀 搀攀挀椀猀椀瘀漀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 挀漀洀瀀爀愀⸀ 䌀漀洀漀 昀漀爀洀愀 椀洀攀爀最椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 渀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 琀漀爀渀ⴀ氀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀 氀漀樀愀Ⰰ 渀漀瘀攀 昀攀攀搀猀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 焀甀攀 挀愀搀愀 洀漀猀琀爀愀猀猀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 猀甀愀 琀猀栀椀爀琀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀