ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00936</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: Portfólio da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda do UniFBV-Wyden</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rafaela Bezerra da Costa (Centro Universitário UniFBV | Wyden); Janaina de Holanda Costa Calazans (Centro Universitário UniFBV | Wyden)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">INTRODUÇÃO: A OPA - Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da UniFBV WYDEN foi criada em 2010, com o objetivo de garantir aos alunos a união da teoria com a prática publicitária durante o período do curso. O foco da agência está no caráter experimental. Com essa proposta, o principal objetivo é promover a criatividade e repensar o modelo de negócio publicitário estabelecido no mercado atual. Assim, a Opa cria seus próprios jobs a partir de discussões produtivas que vão além do trabalho publicitário, que envolvem posicionamentos sociais e empatia. O trabalho publicitário também é estimulado de modo a simular a experiência em uma agência de modelo tradicional a partir da prestação de serviços para os diversos setores da instituição de ensino, ONGs e instituições sem fins lucrativos. Para dar andamento aos seus projetos, a agência conta com uma equipe composta por 9 estagiárixs, sendo 2 atendimentos; 3 diretores de arte; 2 redatores e 2 social media, além da professora coordenadora, Janaina Calazans. Desses, apenas 2 são bolsistas. Nessa configuração, os bolsistas trabalham de segunda à sexta, das 14h às 18h, e são escolhidos a partir do seu comprometimento na agência, enquanto os voluntários devem cumprir uma carga horária de 10 horas semanais. Com essas bolsas, os alunos se tornam parte integrante do quadro de funcionários da instituição e são submetidos aos mesmos benefícios e obrigações que eles, tais como vale transporte, férias e crachá. Para integrar a equipe da Opa, os candidatos passam por uma seleção criteriosa, que leva em consideração o potencial do aluno, sua disposição para as atividades e, no caso específico da vaga de direção de arte, a capacidade técnica de usar os programas específicos da área. Não é exigido que os alunos possuam qualquer experiência, pois a agência possui caráter experimental. OBJETIVOS: A Opa tem como objetivo funcionar como uma agência escola, de modo a atender aos requisitos do MEC para o funcionamento do curso de Publicidade e Propaganda. Para além disso, no entanto, a agência se propõe a garantir aos alunos do curso uma experiência onde seja possível experimentar novas possibilidades dentro de um ambiente onde o erro é bem aceito e encarado como aprendizado pedagógico. Na Opa o aluno é convidado a projetar, demandar e não ser demandado, a olhar para frente, mas sobretudo para os lados, trabalhando de forma cooperativa. Quanto aos objetivos específicos, o estagiário da Opa poderá atuar na área para a qual foi selecionado, mas também lhe é dada a possibilidade de circular entre os vários departamentos da agência, de modo a conhecer algumas das possibilidades da profissão; estimular o desenvolvimento das habilidades relacionadas às disciplinas que compõem a matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda; além de orientar o desenvolvimento do aluno cidadão. JUSTIFICATIVA: Durante o período de estágio na agência, o aluno poderá propor, liderar, produzir, debater. Isso lhe traz autoconfiança, poder de resolução, criatividade e certeza das suas escolhas profissionais. Supervisionado de perto pela coordenadora da agência, o estagiário da Opa é sempre aconselhado, mas nunca terá sua imaginação tolhida, a autonomia é palavra-chave para esta agência. Os cases aqui apresentados são fruto do alinhamento entre a prática escolar e a teoria vista em sala de aula. Fazer parte da Opa para o aluno é dar o primeiro passo na direção do mercado de trabalho, é o pontapé inicial para sua formação profissional e o primeiro estágio. Dessa forma, acreditamos que o aprendizado acontece de maneira natural, em um ambiente saudável. A possibilidade de trabalhar em conjunto, possibilita que o aluno perceba a importância da solidariedade e da integração. Por tudo isso, a Opa proporciona aos alunos, docentes e coordenadores de curso, um espaço para pensar comunicação e ajuda-los a publicitar atividades de forma mais efetiva, garantindo a todos o direito a informar e a estar informado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS: Entre as obrigações dos estagiários estão o cumprimento do planejamento previamente estabelecido, o atendimento às demandas internas e a atenção às temáticas que possam gerar conteúdos de relevância para o público alvo da agência. Inicialmente, o estagiário de Atendimento, recebe os jobs via e-mails ou durante as visitas realizadas aos interessados (departamentos da IES ou terceiro setor). Esse briefing é elaborado e as ações a serem desenvolvidas são planejadas em reunião de pauta que acontece semanalmente, às segundas-feiras. Nesse momento, todos são estimulados a se manifestarem a respeito daquele job ou de assuntos que considerem importantes. São nessas reuniões onde realiza-se brainstorms, que resultam nas ideias que, depois de passadas para a dupla de criação, dá início à construção visual do trabalho, contando com todo o suporte das demais áreas. Dessa forma, os estagiários pautam seu aprendizado numa relação de confiança com seus colegas e com a coordenação da agência, evoluindo técnica e emocionalmente. À medida que os estagiários avançam no curso, têm à oportunidade de aprimorar os trabalhos desenvolvidos, desde os softwares, programas de criação e design; na forma de se relacionar com o cliente; trabalhar com prazos, fornecedores; até o planejamento da comunicação e a criação das peças. DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO UTILIZADOS: O portfólio foi feito de modo a mostrar as principais peças criadas pela OPA  Agência Experimental da UniFBV Wyden. O material foi desenvolvido a partir do conceito de  fluidez . A equipe chegou a esse conceito, levando em consideração que a principal característica da agência é a capacidade de se adaptar aos diferentes contextos dos clientes  sejam de verba disponibilizada, de público ou modelos de veiculação. Assim, as peças apresentadas em seu resultado final, neste portfólio, são fruto de um trabalho que envolve a capacidade dos estagiários da agência de se colocar no lugar do outro, de preencher os espaços entre os modelos consolidados do mercado. A referência veio da ação da água no relevo terrestre, que está sob constante transformação, grande parte delas provocadas pela água. É assim que a Opa vê seu trabalho, em constante transformação, experimental como deve ser. Um relevo que vai sendo moldado pelos agentes exógenos, sendo o principal deles a água. A ação da água provoca erosão, desgastes de rochas, sedimentações, entre outros, a partir do trabalho de transporte de sedimentos, que ao serem depositados dão origem a novas estruturas, alterando formas e espaços. É assim o trabalho da Opa, a busca incessante pelo permeável, por onde é possível se infiltrar e, quem sabe, forma novas estruturas e abrir novos caminhos. Usando branco e tons de rosa, trazendo equilíbrio e fluidez, as cores utilizadas valorizam e dão destaque às peças apresentadas. A tipografia é simples e moderna, sem serifas. O espaçamento, deixa os caracteres mais afastados, tornando a leitura mais fácil e convidativa. Os elemento utilizados lembram a água, formando uma grande peça que percorre boa parte das páginas, mantendo uma homogeneização que marca toda a peça. O desenho em 3D foi escolhido por dar uma sensação de profundidade às páginas, remetendo a ação da água nas peças apresentadas. Para compor o material, foram escolhidas nove campanhas desenvolvidas pela agência, sendo dois eventos promovidos pelos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo; quatro datas comemorativas; e duas campanhas sociais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A importância da OPA - Agência Experimental do UniFBV está centrada no desenvolvimento das competências dos alunos do curso. As peças apresentadas no portfólio e descritas neste trabalho é possível perceber o grau de maturidade dos alunos e o comprometimento dos mesmos com o trabalho, além da aplicação dos conhecimentos teóricos, apreendidos em sala de aula, na prática do fazer publicitário. As peças apresentadas são cases que foram pensados e executados totalmente pelos alunos, sem que nenhum cliente os demandasse, durante o ano de 2017. Durante o processo criativo, os alunos contaram com a orientação da professora coordenadora da Agência, além de poderem recorrer a outros professores para orientações específicas, o que acabou por proporcionar uma troca produtiva de conhecimentos entre discentes e docentes. O resultado do trabalho desenvolvido é fruto de um processo repleto de experimentação, de tentativas e erros, onde o principal objetivo é o aprendizado participativo dos alunos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>