ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00940</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Tão Importante Quanto Conhecer a Sua Casa, é Saber Quem Governar o Seu País.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Mateus Macêdo Viana (Universidade de Fortaleza); Amanda Mesquita de Miranda (Universidade de Fortaleza); Livia Damasceno Alves (Universidade de Fortaleza); Claudio Sena (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho tem como objetivo propor um plano de ação publicitária, através de um spot realizado para a disciplina de redação publicitária II do curso de publicidade e propaganda da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O produto tem como cliente o Governo Federal, onde a abordagem tem como temática a lei da Ficha Limpa. A peça publicitária tem o objetivo de conscientizar, através de uma maneira mais descontraída, a população sobre a importância de conhecer o histórico dos candidatos antes da eleição. Após a "Lava Jato", um conjunto de investigações operadas pela polícia federal brasileira, o Brasil tem enfrentado uma série de polêmicas em relação a política brasileira e os brasileiros mostram cada vez mais sua preocupação com o país e até demonstram suas insatisfações por meio de manifestações. O Spot baseia-se em três elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música e o efeito sonoro para ser compreendida, assimilada e memorizada pelo o ouvinte, assim, como mostra a definição de Rafael Sampaio, "Mensagem publicitária de rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e uma música de fundo." (Sampaio, 1997, p.250 ) O produto foi produzido antes das eleições do ano de 2018, que aconteceram em outubro, abordando o tema a ficha limpa, lei esta que visa filtrar candidatos que pleitam cargos eletivos, com base nos seus históricos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A aprovação da lei ocorreu no ano de 2015, mas mesmo depois dessa aprovação muitas pessoas ainda não tem conhecimento do que é proposto, ou não sabem da existência da mesma. Nas nossas pesquisas confirmamos que a maioria conhece e acreditam que a por meio da ficha limpa o país pode se tornar um lugar melhor, mas que por falta de divulgação, ou seja, conhecimento não há uma forma da população cobrar. Após a leitura e análise do briefing, foi realizado um brainstorm e uma pesquisa relacionando o tema e qual a visão que as pessoas tinham sobre o país, para ser considerado qual a importância da nação para os cidadãos. Nessa etapa da execução, foi encontrada como solução de ser feita uma alusão tomando o partido de que o Brasil é uma grande casa para seus moradores, e como toda casa necessita de cuidados. Com isso, o cenário do spot se passa em uma residência na qual a moradora têm problemas elétricos, então um eletricista é chamado e ele, após consertar, fala que o problema está temporariamente resolvido, mas futuramente será necessário um novo conserto pois o problema não é atual, e os moradores antigos tiveram problemas e não consertaram. Com o cenário decidido, era necessário pensar nos elementos que iriam compor o produto, tais como vozes, background, e efeitos. Pois toma para si suas caracteristicas de Spot, já que  ale&#769;m de um texto soberbo, trazem uma produc&#807;a&#771;o sonora bem cuidada, com trilha musical complementando o clima da pec&#807;a, narrac&#807;a&#771;o adequada, que interpreta o texto criando a tensa&#771;o e o humor necessa&#769;rios ao sucesso dos comerciais. (Figueiredo, 2014, p. 118) O funk foi escolhido como background, pois apesar da seriedade do tema, o humor iria chamar mais atenção do público, além de ser um ritmo bastante atual e popular. O background é acompanhado de efeitos sonoros que facilitam o ouvinte a imaginar o cenário idealizado. Os efeitos de campainha, de sons elétricos, e a entonação dos locutores, conversam diretamente com o contexto e a temática do spot, porém sem retirar a atenção necessária da temática abordada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cenário fez alusão à importância de conhecer o histórico dos candidatos, para votar de forma consciente e saber a consequência do seu voto em comparação com a importância de conhecer os problemas de sua residência, o ouvinte teria que criar em seu imaginário a situação problema, visto que  Os SPOTS se originaram da rádio-novela. Naquele tempo em que a TV ainda não existia, toda a emoção deveria ser passada através de estímulos sonoros. O rádio tinha o mesmo poder de fascínio que a TV adquiriu nos anos 70 e 80. Estes estímulos auditivos eram compostos de trilha sonora, ruídos, efeitos sonoros, voz e silêncio. Sim, o silêncio também comunica. (PALUDO) O spot foi produzido no estúdio de rádio da Universidade de Fortaleza, contém 30 segundos e três vozes que compõem a história, sendo elas: dois locutores masculinos e um feminino. A direção foi feita seguindo o roteiro que tinha o contexto que remetesse ao cotidiano de uma pessoa que tivesse alguns problemas domésticos e que, para solucionar teve que chamar um técnico cujo acaba descobrindo que os problemas são bem mais complicados por serem consequências do mau cuidado dos moradores antigos. Para a voz do eletricista, foi empregado um sotaque com sonoridade mais regional e informal. Para a dona de casa, uma voz feminina com um pouco mais de formalidade, e para o locutor foi reproduzida uma voz com uma conotação mais séria, direta e limpa. Os resultados foram bastante satisfatórios, visto que quando apresentado, obteve uma boa aceitação do público, que corresponderam bem ao lado mais cômico do produto, mas sem terem a atenção dispersa e tomando interesse de ter mais conhecimento sobre as lei para a votação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>