ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00943</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Felicidade sem medida certa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Maria Carolina de Carvalho Ribeiro e silva (UNIFBV WYDEN); Ana Carolina Vanderlei Cavalcanti (UNIFBV WYDEN)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A reportagem Felicidade sem medida certa é resultado de uma produção realizada durante a disciplina Telejornalismo, no curso de Jornalismo do Centro Universitário UNIFBV | WYDEN. Tem pouco mais de seis minutos de duração e foi produzida no segundo semestre de 2018, para fazer parte do programa de reportagens Entre Fatos. Fala do surgimento e do crescimento da moda plus size, bem como aborda o lado emocional de mulheres que foram afetadas em seus cotidianos e na busca de seus sonhos por causa de cobranças sociais por um padrão de beleza magro. A reportagem entrevista duas modelos plus size. Valeska Roberta é a personagem principal. Ela fala sobre a sua experiência com relação ao preconceito que sofreu ao longo da vida, por não se encaixar nesse padrão, e como isso a afetou emocionalmente. Além disso, conta sobre o tratamento psicológico que faz para superar a depressão e como encontrou forças nas passarelas da moda plus-size. A outra personagem é Chris Andrade, miss plus size Pernambuco 2018. Ela viaja o Brasil inteiro para desfilar e destaca como a auto-aceitação é importante para conquistar qualquer espaço, inclusive o da moda. A reportagem também ouve uma psicóloga, que explica como situações de pressão e preconceito atingem as pessoas de modos diferentes, e uma comerciante que apostou no mercado plus size, crescendo junto com as demandas do público acima do número 44.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O crescimento do número de vitrines plus size no comércio nacional e no local, no Recife, chama a atenção e esse foi o gancho inicial da reportagem "Felicidade sem medida certa". A ideia da pauta foi investigar o que havia por trás do boom desse mercado, buscando humanizar a reportagem com um olhar também para as pessoas que sofrem ou sofreram com problemas de saúde mental por não se enquadrar no padrão de beleza imposto pela sociedade e, consequentemente, não ter facilidade para se vestir. A pauta levantou dados oficiais sobre essa realidade. De acordo com Ministério da Saúde (MS), mais da metade da população Brasileira está acima do peso. A informação foi divulgada pelo órgão em 2017. Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou o Brasil como o segundo país com maior incidência de casos de depressão no mundo. Já em 2018, a Associação Brasil Plus Size (ABPS) estimou um crescimento de 8,1% no mercado de moda plus size nacional em relação ao ano anterior. Todas essas informações, identificadas na apuração inicial da temática da pauta, definiram os rumos da reportagem. Durante a produção, a prioridade foi convidar mulheres acima do peso, que passaram por dificuldades de aceitação na sociedade. Posteriormente, elas tiveram relação com a moda plus size, encontrando fortalecimento pessoal e profissional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Sendo reportagem a principal forma de apresentação da notícia na televisão (SIQUEIRA; VIZEU, 2014) e, de acordo com Guilherme Jorge de Rezende (apud SIQUEIRA; VIZEU, 2014, p.61),  a matéria jornalística que fornece um relato ampliado de um acontecimento, mostrando suas causas, correlações e repercussões , chegou-se à definição da pauta da reportagem Felicidade sem medida certa. Com a essa definição e uma pesquisa inicial em mãos, a decisão pelas personagens mais adequados e pela fonte que seria consultada, ainda na etapa de pré-produção, veio logo em seguida, sempre mantendo o cuidado de verificar se elas teriam voz para contribuir com a construção das questões abordadas na reportagem. A escolha das fontes que serão entrevistadas merece atenção redobrada. Primeiro, porque é desejável termos entrevistas que tragam uma abordagem nova, um jeito de ver diferente. Segundo, porque quanto maior a pluralidade de opiniões, melhor será a leitura que o próprio telespectador fará sobre o assunto retratado. [...] Para tanto é imprescindível que as fontes tenham autoridade sobre o assunto e desenvoltura para falar (CARVALHO et al., 2010, p. 39). Durante todo o processo de entrevistas houve preocupação com as imagens que poderiam ser captadas ou conseguidas com as entrevistadas, bem como com a forma que as imagens seriam usadas em offs e se casariam com as passagens, porque a reportagem para a televisão tem como diferencial a mensagem sonora aliada à mensagem visual (Paternostro, 2006). Conforme a gravação das sonoras se dava, a decupagem era feita, para seleção dos melhores trechos, o que seria usado e descartado na reportagem. Esse processo facilitou a construções dos offs, de modo que a fala da repórter se encaixasse com as imagens e se conectasse ao que as entrevistadas falavam. Na TV, assim como no rádio, o texto deve ser coloquial e o jornalista precisa ter em mente que está contando uma história para alguém, mas existe uma diferença fundamental: o casamento da palavra com a imagem. É a sensibilidade do jornalista que vai fazer essa  união atingir o objetivo de levar ao ar uma informação que seja fácil de ser compreendida pelo telespectador (BARBEIRO; LIMA, 2002, p.95). Os offs, as passagens e as sonoras em sua grande maioria foram gravados no Núcleo de Audiovisual (NAV) da Instituição, onde também se deu a edição da reportagem e a sua pós-produção. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>