ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00944</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP14</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O passado e a atualidade retratados no filme publicitário 60 Anos de Grande Sertão: Veredas para a Amazon</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Dennis Costa Andrade Filho (Universidade de Fortaleza); Isadora Oliveira Rabelo (Universidade de Fortaleza); Lívia Ferraz Carvalho Rocha (Universidade de Fortaleza); Hugo Oliveira Pascoal (Universidade de Fortaleza); Claudio Henrique Nunes de Sena (Universidade de Fortaleza); Talita Garcez Guimarães (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme publicitário Grande Sertão: Veredas para Amazon foi criado por alunos do 5º semestre do Curso Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza durante o primeiro semestre de 2018. Foi idealizado como prova final da disciplina de Redação Publicitária II, onde aprendemos sobre produção de publicidade nos meios radiofônicos, conteúdo para o audiovisual e mensagem publicitária na internet. Ao longo da cadeira tivemos que produzir conteúdos como jingle, spot e também filmes publicitários. O briefing em questão foi escolhido através de sorteio. Nele, encontramos informações valiosas sobre o cliente, que posteriormente foram ainda mais aprofundadas pelos membros da equipe. A problemática da avaliação era a necessidade de divulgar que a Amazon estava lançando uma edição especial do clássico de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas. A edição ia ser lançada em comemoração ao 60 anos de lançamento da obra. Como observado no briefing, tínhamos a missão de produzir um filme publicitário, com todas as suas etapas, tendo que ir da escolha de linha criativa, roteiro e casting até a direção, captação de imagens e edição. Desta forma, para a elaboração do filme, se mostrou fundamental a teoria e a prática, ensinadas pela cadeira de Redação Publicitária II. Grande Sertão: Veredas é um romance experimental modernista escrito pelo autor brasileiro Guimarães Rosa. A publicação ganhou notoriedade por conta de sua narrativa, dita como inovadora para a época, sendo anos depois adaptada para televisão como uma novela e logo também como minissérie. Segundo Silviano Santiago em uma análise para o Jornal O Estado (2017) define a obra Grande Sertão : Veredas como:  O francês Roland Barthes e o italiano Giorgio Agamben se encontram em definição de caráter histórico e filosófico que explica a magia atemporal do romance Grande Sertão: Veredas e ainda salienta seu significado inesgotável. Barthes e Agamben sustentam que  o contemporâneo é o inatual . No Brasil a vibrar com a construção de Brasília no planalto central e, posteriormente, com a abertura da Transamazônica em plena selva, nada mais inatual artística e socialmente e, no entanto, mais contemporâneo, que o monstruoso romance escrito por Guimarães Rosa em meados do século 20 e publicado em 1956. . A Amazon, empresa criada pelo americano Jeff Bezos, nasceu em 1994 com um propósito: venda e distribuição online de livros. A companhia, conhecida pela sua velocidade de entrega e inovação na logística do mercado resolveu, logo mais, expandir seus negócios para outros segmentos. Atualmente, ela vende acessórios, eletrônicos, vestuários e brinquedos. Em 2012 a empresa chegou ao Brasil, com venda exclusiva de livros online, e dois anos depois iniciou a venda de livros físicos, porém apenas em 2017, a marca se instalou de forma concreta no país, expandindo suas vendas e oferecendo aos clientes brasileiros os mais diversos produtos em seu site. Um filme publicitário é caracterizado por uma sequência de imagens que querem transmitir alguma ideia ou vender. Segundo Tiago Barreto no livro Vende-se em 30 segundos: manual para filme publicitário (Senac, 2010) faz a definição de que  É um filme para vender. É esse o ponto fundamental: vender o produto, uma ideia, o que for. . Tudo começa com o roteiro, que é a base de tudo. Ele surge a partir de uma narrativa e serve de base para orientar agência, cliente e a produtora. O roteiro é a linha guia do filme. É sua matéria-prima bruta. A ideia. De preferência, a grande ideia. Tecnicamente, é um texto sintético, baseado no argumento, de cenas, sequenciais, diálogos e indicações técnicas de um filme. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após o recebimento e estudo do briefing em sala de aula, foi iniciado um processo de pesquisa sobre a empresa Amazon, como os serviços prestados, histórico de campanhas, público-alvo e o posicionamento da marca. Também buscamos aprofundar nossos conhecimento sobre a obra de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, para entendermos melhor sobre a construção da história, seus personagens e a narrativa que o autor se utilizou. Depois da fase de pesquisas e estudos, iniciamos o processo de criação do filme, sendo inicialmente necessário a escolha de uma linha de campanha criativa, para assim definir sua estética e composição. Dessa forma, desenvolvemos uma rede semântica, que segundo João Anzanello Carrascoza no livro A evolução do texto publicitário (Editora Futura, 2003)  é uma relação sintagmática que se estabelece em dois ou mais termos presentes numa série real", com elementos de associação direta, associação indireta, associação oposta e atributos da marca. Partindo disso, elaboramos um mapa mental, para organizar de forma mais visual nossas ideias e deste processo, podermos escolher uma linha criativa eficiente e que conversasse com os nossos objetivos estabelecidos. Baseando-se pelo mapa mental produzido, fomos capazes de pesquisar algumas referências sobre o que já havia sido feito em relação ao livro Grande Sertão: Veredas de forma mais eficiente, tais como filmes publicitários relacionados a estética. Observamos que o filme precisava de um ponto de virada forte, no nosso caso sendo escolhido para ser a assinatura da campanha, algo impactante para vender a ideia de forma assertiva. Essa orientação é apontada por Tiago Barreto no livro Vende-se em 30 segundos: manual para filme publicitário (Senac, 2010):  O ponto de virada é qualquer incidente, episódio ou evento inesperado que leva a ação dramática para outra direção ou apresenta uma situação que o espectador não esperava . Desse pensamento decidimos a narrativa que íamos escolher para ser trabalhada no roteiro e posteriormente executada no filme. Como requisito principal do briefing, tínhamos que divulgar a obra de Guimarães Rosa por meio da Amazon, como uma edição comemorativa. Nosso objetivo principal era de mostrar parte da história do livro, e deixar claro para os espectadores de que, apesar de ter sido escrita 60 anos atrás, ainda continua sendo muito atual, sendo assim chamando a atenção do público e gerando curiosidade para a leitura da história. Portanto, era de nosso interesse no processo de criação, promover também a cultura sertaneja, trazendo assim ela como inspiração para o visual da campanha, já que a história do romance se passa na região interiorana do Brasil. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a definição da linha criativa do filme, determinamos o meio em que ele iria atuar, no caso, a internet. A mídia foi escolhida pela sua personalização e segmentação de público. O filme passaria em plataformas como o YouTube, especificando para vídeo que tivessem relação com o tema ou fosse um possível stakeholder. O filme publicitário conta a história de um dos protagonistas do livro, porém a ideia-chave é de não revelar isso imediatamente. Ao longo do filme, vão sendo contados, através de frases no vídeo, fatos sobre o personagem, dando a entender que é uma história atual. O ponto de virada consiste quando o personagem em questão revela que essa história, que se mostrava super atual, na realidade foi escrita a mais de 60 anos atrás. O ponto de virada é revelado de duas formas: quando o personagem coloca o chapéu de cangaceiro, vestimenta típica da época e também quando o título revela esta informação. As imagens foram gravadas de forma independente pela equipe, com uma lente 50mm, pois como foi escolhido utilizar-se de planos detalhes para as cenas, sendo que uma das características desta lente é a possibilidade de desfocar o fundo, assim dando mais destaque aos elementos trabalhados. Também foi de escolha da equipe não utilizar estabilizadores de imagem ou tripé, já que o filme tinha um toque intimista e dessa forma estaríamos retratando a visão do protagonista em cena. Já na edição, as cores foram alteradas para tons mais quentes, para passar o sentimento do sertão, retratado na história. No processo de edição também foram adicionados os textos do vídeo. A escolha tipográfica foi a fonte Courier New, uma tipografia serifada e monoespaçada que, apesar de lembrar uma máquina de escrever, ainda é muito utilizada até os dias de hoje. A trilha sonora foi feita com sons de percussão, gaita e violão, trazendo o espectador para uma ambientação que remete ao sertão, sendo a edição trabalhada para as batidas sinalizarem com o corte das imagens fazendo com que a música e a imagem conversem entre si. O figurino também foram uma parte importante para as filmagens, pois tínhamos que deixar claro para quem estava assistindo que tratava-se de uma história antiga, passada no sertão baiano e mineiro, desta forma se viu necessário também realizar pesquisas sobre como as pessoas daquela época e região se vestiam. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>