ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00963</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Espelho de Vênus - Episódio 2</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bianca Meireles Vieira (Universidade Federal da Bahia); Larissa Travassos Pereira (Universidade Federal da Bahia); Romário Almeida Santos dos Anjos (Universidade Federal da Bahia); Maurício Nogueira Tavares (Universidade Federal da Bahia); Lizandra Santos Santana (Universidade Federal da Bahia); Cristiana Fernandes de Souza (Universidade Federal da Bahia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Programa de Rádio Espelho de Vênus é um produto da Oficina de Radiojornalismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do semestre 2018.2. Sob a tutoria do Prof. Dr. Maurício Tavares, o programa com duração de aproximadamente 45 minutos foi ao ar, ao vivo, na Rádio Facom em dezembro de 2018. O programa tratou sobre diversos temas por meio da ótica da mulher. A intenção foi colocar a mulher no centro, como protagonista. Realizar um programa que, com fluidez, pudesse abordar uma série de vivências cotidianas à luz das experiências femininas. Por meio de uma abordagem assertiva e sem tabus, o programa falou - com a participação de convidadas e com base em uma vasta pesquisa - sobre empreendedorismo feminino, seus desafios e vivências; experiências e dicas para lidar com o período menstrual; relatos de cantoras sobre o universo musical e como se dá a participação das mulheres na área; entre outros. A peça de áudio que aqui submetemos à apreciação, corresponde a segunda edição do programa. Nesta versão, Cristiana Fernandes e Bianca Meireles deram voz ao programa, Larissa Travassos comandou as reportagens, Lizandra Santana realizou a produção e também operou a mesa juntamente com Flávia Braga, a direção foi feita por Romário Almeida. Ajustes e edições posteriores foram realizadas por Flávia Braga.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a metodologia utilizamos a pesquisa exploratória e pesquisa qualitativa. Nosso produto debruçou-se sobre o universo feminino, abordando - em cerca de 45 minutos - diversos assuntos inclinados ao tema mulheres. Por isso, antes do momento de realização do programa ao vivo, foram identificadas as especifidades de cada assunto que seria abordado e, assim, conseguimos realizar uma pesquisa exploratória. O nosso suporte teórico aconteceu por meio de uma documentação indireta realizada com a pesquisa documental através de fontes estatísticas, arquivos públicos, pesquisa bibliográfica em meios digitais, escritos e audiovisuais. E, também, por meio da documentação direta realizada com uma pesquisa de campo, recorrendo ao público-alvo do nosso produto na tentativa de captar seus interesses, dúvidas e questionamentos sobre os temas por nós elencados. Alguns temas abordados traziam uma subjetividade que não poderia ser moldada em referências quantitativas ou estritamente bibliográficas. Com isso, a investigação foi identificar pessoas que pudessem contribuir com memórias e vivências que se relacionassem com os temas trazidos no Espelho de Vênus - Episódio 2. Nesse momento, foram as nossas entrevistadas que deram arcabouço para a nossa pesquisa qualitativa, sendo a prova material para conseguirmos compreender o comportamento do grupo-alvo da nossa pesquisa. Todos os dados obtidos foram cruciais para fomentar a pesquisa, que visou compreender a junção de abordagens subjetivas e abordagens mais técnicas como ferramenta de estruturação do nosso produto laboratorial avulso em audiojornalismo e radiojornalismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O impulso de criar um programa de rádio feito de mulheres para mulheres surgiu da necessidade de se falar sobre alguns temas importantes do universo feminino, sem tabus, mistérios ou qualquer tipo de preconceitos. O produto surgiu na disciplina de Oficina de radiojornalismo e para tal contou com a experiência das mulheres que fazem parte do grupo e que se sentiam incomodadas por não conseguirem expor totalmente determinadas opiniões sobre seus corpos e posicionamentos. Primeiramente houve a escolha do tema: falar sobre mulheres. Após escolhê-lo, começamos a listar possíveis temas e mergulhar totalmente nesse universo. A partir daí surgiram várias inquietações sobre o universo feminino, várias rodas de discussões onde experiências eram compartilhadas, muitas vivenciadas pela maioria das integrantes do grupo. A presença do único homem do grupo não serviu de intimidação para que abordássemos temas como menstruação, métodos contraceptivos ou presença feminina no mercado de trabalho, pelo contrário, fortaleceu a necessidade dos homens estarem nesses espaços, dar abertura para que as mulheres falem sobre si e conhecerem mais sobre os assuntos ditos apenas femininos. Para que houvesse a concepção do produto, o processo de produção foi dividido em etapas, que se iniciava na construção do roteiro para rádio, a partir da idealização dos temas sugeridos, até a finalização, que foi o programa ao vivo. Inicialmente tivemos como base um roteiro de rádio já utilizado na primeira edição do programa. Foi levantado possíveis assuntos relacionados ao universo feminino, sem que esses temas caíssem no clichê. Foi realizado um levantamento de pessoas a serem entrevistas, tanto no programa ao vivo, quanto nas reportagens gravadas. Para a concretização do projeto, foram realizadas entrevistas de campo com alguns nomes importantes, que agregaram ao que gostaríamos de passar para o público, afim de conhecer mais de perto a realidade e dia a dia do que é ser uma mulher. Após a coleta de informações, foram selecionados os temas mais relevantes para a edição e as principais pessoas a serem entrevistas, que compuseram a narrativa do projeto em questão. A coleta de dados através da observação direta, além das entrevistas, também foi importante. Os instrumentos utilizados foram computadores, celulares com gravadores de áudio e com whatsapp para que pudéssemos concretizar as entrevistas. Utilizamos o estúdio de rádio da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia para a transmissão do programa ao vivo. No intervalo entre os blocos, utilizamos músicas de mulheres cantando para outras mulheres, como Iza, Karol Conká e Rita Lee. Toda essa pesquisa nos possibilitou ter uma olhar e repertório mais abrangente sobre o universo feminino e as várias possibilidades de desconstrução e empoderamento feminino a partir da busca pelo seu próprio. Esse tema é importante pois evidencia uma procura das mulheres por informação, além dos tutoriais de maquiagem, moda e penteado, temas tão abordados durante décadas nos meios de comunicação para entretenimento feminino.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>