INSCRIÇÃO: 00970
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP11
 
TÍTULO: Telenovela e o Brasil: um caso de amor.
 
AUTORES: Rodrigo Conrado Sampaio (Universidade Federal de Pernambuco); Maria Eduarda Tolentino Gomes (Universidade Federal de Pernambuco)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A disciplina Criação 2 do curso de publicidade e propaganda da UFPE, ministrada pela professora Monica Tavares teve como proposta a execução criativa de cinco briefings com propostas, áreas e expertises distintas, como publicidade institucional, de varejo, digital entre outras. Um dos briefings propunha a criação da identidade visual e do material gráfico de exposições, e o nosso grupo ficou responsável pelo desenvolvimento das peças de lançamento da exposição "Telenovela e o Brasil: um caso de amor". A exposição em questão é uma celebração da história da telenovela no Brasil, que, desde o seu surgimento na década de 1950, tornou-se parte da vida das famílias brasileiras. Na criação da identidade visual, decidimos por uma estética retrô, uma alusão aos anos de surgimento da novela, e como a telenovela também faz parte da vida dos brasileiros, a colocamos enquanto parte da família.
 
INTRODUÇÃO
Na pesquisa para a criação da identidade visual da exposição, estudamos o surgimento das novelas na década de 1950 e como elas se fortaleceram com o tempo e continuam parte fundamental do cotidiano brasileiro. Percebemos também que as novelas estão atreladas não somente ao conteúdo audiovisual que elas propõe, mas à memória afetiva das pessoas, por isso escolhemos trazer as telenovelas para dentro da casa da família nas peças gráficas da campanha.
 
OBJETIVO
Para a peça em questão, o outdoor, foi decidido fazer uma campanha viral, com um design simples do padrão usado no restante da identidade e uma televisão retrô em relevo com a tela de LED, nos primeiros cinco dias da campanha apareceria apenas uma misteriosa contagem regressiva, com o intuito de aguçar a curiosidade dos passantes. Depois do quinto dia, seriam reveladas as informações da campanha, que seriam intercaladas com cenas famosas de novelas icônicas, como Gabriela subindo no telhado para pegar a pipa em "Gabriela Cravo e Canela", o primeiro beijo homoafetivo da televisão aberta brasileira na novela "Amor à Vida", e também trechos curtos de cenas de "Avenida Brasil", "Rainha da Sucata" e "Laços de Família".਀䌀漀洀 甀洀 昀漀爀琀攀 愀瀀攀氀漀  洀攀洀爀椀愀 愀昀攀琀椀瘀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀愀 攀砀瀀漀猀椀漀 ∀吀攀氀攀渀漀瘀攀氀愀 攀 漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 甀洀 挀愀猀漀 搀攀 愀洀漀爀∀ 琀椀渀栀愀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 椀渀猀琀椀最愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 甀洀 洀攀爀最甀氀栀漀 渀漀猀琀氀最椀挀漀 愀 最爀愀渀搀攀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀愀 琀攀氀攀搀爀愀洀愀琀甀爀最椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 焀甀攀Ⰰ 挀漀洀 挀漀洀 挀攀爀琀攀稀愀Ⰰ 洀愀爀挀愀爀愀洀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀 搀攀 愀氀最甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀