ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00985</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Quando Ela decidiu, Mudou A Nossa História</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Matheus Kevin Maia Rabelo Coutinho (Centro Universitário 7 de Setembro); Francisca Alana Bezerra da Silva (Centro Universitário 7 de Setembro); Moema Mesquita da Silva Braga (Centro Universitário 7 de Setembro)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Campanha desenvolvida na disciplina de Redação Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). O projeto tinha como objetivo principal abordar, através de pôsteres, redes sociais, vídeos e um spot, a importância do papel social das mulheres, que na maioria das vezes tiveram suas vozes silenciadas e trabalhos menosprezados apenas por serem mulheres. Quase 150 anos se passaram entre Jovita Feitosa (que em 1865, com 17 anos, se disfarçou de homem para lutar na Guerra do Paraguai) e Malala Yousafzai (que em 2014, também com 17 anos, ganhou o Nobel da Paz e se tornou a pessoa mais jovem a atingir o feito). Portanto, a ideia partiu de visibilizar, entre outras, essas mulheres e profissionais. De diferentes épocas e locais, diferentes personalidades foram referidas. O objetivo da campanha foi resgatar, discutir e dar protagonismo a história de mulheres que estiveram à frente do seu tempo e que, de alguma forma, romperam com o que foi estabelecido como o seu papel social. As personagens abordadas na campanha atuaram na sociedade em diversas frentes, como pintura e escrita, e com atitudes que demonstram força, personalidade, luta e coragem, características que durante um longo período de tempo não eram vinculadas à personalidade feminina. Neste intuito, foram utilizadas as seguintes personalidades: Anita Malfatti, Frida Khalo, Jovita Feitosa, Malala Yousafzai, Maud Wagner, Nelida Piñon, Rachel de Queiroz e Sophia Amoruso. Buscamos mostrar que todas elas, em diferentes épocas e locais, foram exemplo de liderança e autonomia em suas áreas de atuação, elas são abordadas na campanha como referências na mudança do papel social da mulher. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diante de todas as discussões sobre a importância do papel da mulher na sociedade, é evidente que o lugar social delas é marcado pela falsa crença de submissão determinados pelo sistema patriarcal. O confinamento às tarefas do lar, a remuneração inexistente, a maternidade como fator excludente nos processos de competitividade, sugerem discriminação e desvalorização da mulher no sistema produtivo dominante. Como observado por Bourdieu, no livro A Dominação Masculina (Editora Bertrand Brasil, 2012), a construção da superioridade do masculino sobre o feminino parte de princípios autoritários como a diferença biológica entre os corpos. A partir dessa organização que tem origem no lugar sexual do homem e da mulher, organiza-se a divisão social do trabalho e, logo após, toda a sua ordem natural e social. Esse raciocínio ultrapassa a necessidade de reprodução biológica e recai na questão da constituição anatômica do corpo, nos seus usos e suas funções, o que dá um fundamento aparentemente natural à visão androcêntrica da divisão de trabalho sexual, no entanto constitui-se por uma construção social arbitrariamente naturalizada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha  Quando ela decidiu, mudou a nossa história iniciou-se na disciplina de Redação Publicitária, tendo como exercício a criação de uma campanha publicitária. Tendo a mídia impressa como proposta e o Dia da Mulher como data comemorativa e pré requisito do briefing, fazendo uso do brainstorm como método utilizado para levantamento de ideias. A partir do processo criativo, a ideia de  criar frases com os marcos das carreiras dessas mulheres foi concebida. A redação propõe que essas frases demonstram, em um pequeno número de linhas, o quanto o  ser mulher impactou nas suas vidas e carreiras. Propomos aproximar o público dos fatos ocorridos e criá-las de forma que desse a entender que elas falaram tais frases. Tal ideia é reforçada pela impacto inicial de que a peça é uma carta antiga, escrita em uma máquina de datilografia. Logo após a frase, o nome da mulher em questão, seguido do seu maior feito, a assinatura e imagem da mesma. Na peça da Rachel de Queiroz, por exemplo, a frase fala sobre a falta de mulheres escritoras em sua época e da forma que ela transformou seus ideais em palavras e conquistou um posto de liderança. Como marco na sua carreira, usamos o fato de ela ter sido a primeira mulher a ocupar uma cadeira da Associação Brasileira de Letras, em 1977.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>