INSCRIÇÃO: 01001
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO03
 
TÍTULO: Impressões da Arte - a experiência do laboratório em jornalismo impresso
 
AUTORES: Beatriz Lima de Carvalho (Universidade Federal do Ceará); Alexandre Valério Ferreira (Universidade Federal do Ceará); Ana Carolina Vieira Mesquita (Universidade Federal do Ceará); Grasielly Sousa de Araújo (Universidade Federal do Ceará); Isabela Santana de Oliveira (Universidade Federal do Ceará); Sâmia do Nascimento Martins (Universidade Federal do Ceará); Suzana de Oliveira Mesquita (Universidade Federal do Ceará); Lorena Fonseca Marcello (Universidade Federal do Ceará); Gabriela Ramos Souza (Universidade Federal do Ceará)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O jornal Impressões é um produto desenvolvido pelos estudantes do sétimo semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, na disciplina de Jornal Laboratório. Em cada período acadêmico, os estudantes escolhem uma temática para o material jornalístico, sendo desenvolvidas três edições. Em edições anteriores, o Impressões já abordou assuntos como mulheres (gênero), economia e gastronomia. No período de 2018.1, o tema elencado para a edição foi a arte, escolhido pela equipe de alunos e orientação.਀䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀愀 唀䘀䌀Ⰰ 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⸀㄀Ⰰ 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 ㈀㌀ 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 爀攀最甀氀愀爀洀攀渀琀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 䤀洀瀀爀攀猀猀攀猀 䄀爀琀攀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀 挀漀洀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 瀀爀琀椀挀愀 昀漀椀 瀀愀猀猀愀爀 瀀漀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 甀洀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀愀猀㨀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀愀瀀琀愀漀Ⰰ 爀攀搀愀漀 攀 攀搀椀漀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 洀甀渀椀爀 漀猀 搀漀挀攀渀琀攀猀 搀攀 愀甀氀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 甀洀 洀愀椀漀爀 瀀爀攀瀀愀爀漀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 戀甀猀挀愀瘀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀 愀氀甀渀漀 甀洀愀 瘀椀猀漀 琀攀爀椀挀愀Ⰰ 瀀爀琀椀挀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀漀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 渀攀猀琀攀 猀甀瀀漀爀琀攀㬀 猀椀洀甀氀愀渀搀漀 甀洀愀 爀漀琀椀渀愀 琀瀀椀挀愀 搀愀猀 爀攀搀愀攀猀 攀 攀砀攀爀挀椀琀愀渀搀漀 愀 爀攀瘀椀猀漀 琀攀砀琀甀愀氀⸀  Elementos característicos do meio impresso foram utilizados para compor o produto, tais como o uso de textos, imagens, infografia, ilustração e diagramação. Buscou-se também mesclar os gêneros textuais, como a entrevista, fotorreportagem, crônica, resenha, mas trabalhando principalmente com o gênero reportagem, que pode ser entendida como um relato mais extenso, abrangente e contextualizado (NOBLAT, 2002).਀䄀渀琀攀猀 焀甀攀 愀 攀搀椀漀 昀漀猀猀攀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀 最愀渀栀愀猀猀攀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 ⴀ 挀漀洀漀 昀漀琀最爀愀昀漀猀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀攀猀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀爀攀猀 ⴀ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀愀猀 愀甀氀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀渀搀漀 爀攀氀愀琀漀猀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 愀漀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 椀氀甀猀琀爀攀猀 瀀爀攀猀攀渀愀猀 昀漀椀 愀 搀漀 攀搀椀琀漀爀 攀砀攀挀甀琀椀瘀漀 搀漀 渀切挀氀攀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀 伀 倀漀瘀漀Ⰰ 䜀椀氀 䐀椀挀攀氀氀椀Ⰰ 最愀渀栀愀搀漀爀 搀攀 挀椀渀挀漀 瀀爀洀椀漀猀 䔀猀猀漀 渀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 䌀爀椀愀漀 䜀爀昀椀挀愀 ⴀ 䨀漀爀渀愀氀⸀  Dessa forma, a prática desempenhada no laboratório visa somar com o conhecimento teórico e colocar à prova o que foi aprendido dentro de sala de aula durante os sete semestres anteriores. Como destaca José Marques de Melo sobre a importância da prática laboratorial: ਀一漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀攀爀漀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀愀猀攀猀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀猀 搀攀 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 瀀攀爀椀搀椀挀愀Ⰰ 愀搀焀甀椀爀椀渀搀漀 甀洀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 椀渀琀攀最爀愀氀Ⰰ 渀漀 氀椀洀椀琀愀搀愀 愀瀀攀渀愀猀  猀愀氀愀ⴀ搀攀ⴀ爀攀搀愀漀⸀ 䔀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀Ⰰ 攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀 猀攀爀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 搀攀氀椀渀攀愀爀 椀渀挀氀椀渀愀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀甀猀挀椀琀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 琀挀渀椀挀漀猀Ⰰ 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀漀猀 攀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀椀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 愀漀猀 焀甀攀 猀甀爀最椀爀漀 攀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 䄀猀猀椀洀 猀攀渀搀漀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 渀漀 瘀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀Ⰰ 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 瀀攀搀愀最最椀挀漀⸀ 吀攀爀漀 甀洀 爀最漀 瘀椀瘀漀Ⰰ 搀椀渀洀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀爀 愀琀攀渀搀攀爀 愀漀猀 愀渀猀攀椀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀  焀甀愀氀 猀攀 搀攀猀琀椀渀愀⸀ ⠀䴀䔀䰀伀Ⰰ ㄀㤀㠀㜀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀ⴀ㄀㐀⤀ Como previamente dito, o desafio desta edição é falar sobre arte. Fazer escolhas sobre o tema não foi fácil, por se tratar de algo com significado tão abrangente e multifacetado. Buscamos trazer histórias singulares, cruzando o conhecido com o que foge do conceito comum de arte e se aventurar, desde a identidade visual até o modo de contar o que ouvimos e por onde passamos.਀一漀 戀甀猀挀愀洀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 甀洀愀 琀爀愀搀甀漀 切渀椀挀愀 攀 搀攀昀椀渀椀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 漀 焀甀攀  愀 愀爀琀攀⸀ 伀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀  挀漀洀漀 ⴀ 攀洀 猀攀甀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 ⴀ 攀氀愀 瀀漀搀攀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀爀㨀 挀漀洀漀 愀氀最漀 猀甀戀樀攀琀椀瘀漀 攀 愀戀猀琀爀愀琀漀Ⰰ 挀愀瀀琀甀爀愀 琀愀渀琀愀猀 挀漀椀猀愀猀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀 攀洀 愀氀最漀 猀椀渀最甀氀愀爀㬀 挀漀洀漀 甀洀 瀀爀愀稀攀爀 攀猀琀琀椀挀漀 挀愀爀爀攀最愀 挀漀渀猀椀最漀 琀愀渀琀愀猀 攀洀漀攀猀Ⰰ 挀漀渀攀挀琀愀 攀 琀漀爀渀愀 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 猀攀渀猀瘀攀椀猀 愀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀漀 漀甀琀爀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀 瘀椀猀愀瘀愀 昀甀最椀爀 搀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 瀀愀甀琀愀猀 椀爀爀攀瘀攀爀攀渀琀攀猀 攀 渀漀瘀漀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 渀愀爀爀ⴀ氀愀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 椀渀攀瘀椀琀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀洀 搀愀猀 爀攀搀愀攀猀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀Ⰰ 挀漀洀 猀攀琀漀爀攀猀 攀 昀甀渀攀猀 搀攀氀椀洀椀琀愀搀愀猀Ⰰ 攀 瀀爀愀稀漀猀 愀 挀甀洀瀀爀椀爀⸀ 伀 瀀漀渀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀攀氀愀 琀甀爀洀愀 攀爀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 愀 搀攀 愀爀琀攀Ⰰ 挀漀漀爀搀攀渀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 攀搀椀琀漀爀攀猀⸀ Nas primeiras reuniões, a turma foi dividida em dois grupos: redatores e diagramadores. Formada por cinco alunos, a equipe de diagramação era o único grupo fixo, pois contava com pessoas que dominavam os softwares de diagramação, bem como buscava conferir uma identidade ao projeto. Esta equipe também era responsável pela elaboração do projeto gráfico do jornal.਀䔀渀琀爀攀 漀猀 爀攀搀愀琀漀爀攀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 琀爀猀 攀搀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 攀搀椀漀⸀ 伀猀 搀攀洀愀椀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 搀甀瀀氀愀猀Ⰰ 渀愀猀 焀甀愀椀猀 甀洀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀爀椀愀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 爀攀瀀爀琀攀爀 攀 漀 漀甀琀爀漀 搀攀 昀漀琀最爀愀昀漀⸀ 䘀甀渀攀猀 焀甀攀 瘀愀爀椀愀瘀愀洀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀 攀搀椀漀⸀ 伀猀 搀漀椀猀 渀切挀氀攀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 挀漀渀琀愀琀漀Ⰰ 搀愀搀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀氀椀渀栀愀爀 椀搀攀椀愀猀 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀 漀 氀愀礀漀甀琀 搀愀猀 瀀最椀渀愀猀 搀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀 栀愀爀洀漀渀椀愀 攀渀琀爀攀 搀攀猀攀渀栀漀 搀攀 瀀最椀渀愀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ A reunião geral, além de marcar essa divisão de núcleos, também registrou a escolha do tema principal do jornal: a arte. No encontro, também foram pensados os focos de cada edição, sendo elas divididas em “enredo, personagem e cenário”. Como uma analogia ao “o quê, quem e onde”, parte do recorrente lide jornalístico, os temas de cada edição buscavam mirar os holofotes em diferentes protagonistas da produção artística.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 瀀愀爀愀 猀攀爀 猀攀最甀椀搀漀 渀漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 洀攀猀攀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 琀爀猀 爀攀甀渀椀攀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀⸀ 一漀 攀渀挀漀渀琀爀漀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀甀最攀爀椀爀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀ⴀ昀漀挀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⸀ 伀 攀搀椀琀漀爀 琀椀渀栀愀 愀 昀甀渀漀 搀攀 昀椀氀琀爀愀爀 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 椀搀攀椀愀⸀ 唀洀愀 瘀攀稀 搀攀挀椀搀椀搀漀猀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 搀甀瀀氀愀猀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 瀀愀甀琀愀 ⠀瀀爀漀瘀攀渀椀攀渀琀攀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀⤀ 漀渀搀攀 挀漀渀猀琀愀猀猀攀 甀洀愀 愀渀最甀氀愀漀Ⰰ 氀椀猀琀愀 搀攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 昀漀渀琀攀猀 攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀⸀ O editor ainda revisava essas pautas e convocava mais uma reunião com todos para que fossem discutidas e enfim pudessem ser apuradas. Uma vez prontas, os repórteres deveriam ir às ruas para desenvolver a reportagem, com o prazo de três semanas para o cumprimento da demanda. A primeira edição do texto era entregue ao editor e revisada minuciosamente, e então voltava para o repórter, que realizava as devidas alterações ou complementos e reenviava para a segunda edição. A reedição era feita em conjunto entre o editor, a professora orientadora e o diagramador responsável pela matéria. Todos verificavam os detalhes, além do texto, como boxes, imagens, infográficos, para que tudo passasse informações relevantes.਀䌀漀渀挀漀洀椀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀攀猀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 椀洀愀最攀洀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀瘀愀洀 瀀愀爀愀 搀攀昀椀渀椀爀 愀 漀爀搀攀洀 攀洀 焀甀攀 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 猀攀爀椀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀愀 攀搀椀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䄀漀 昀椀洀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀爀 挀栀攀昀攀 搀愀 攀搀椀漀 猀攀 爀攀甀渀椀愀洀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀渀椀洀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 攀爀愀洀 愀挀攀爀琀愀搀漀猀⸀ Após o projeto ter sido concluído, com editoriais e revisões feitas, o rascunho do jornal era enviado para o ombudsman selecionado pela turma. Essa linha de produção mostrou-se, na maioria das vezes, eficiente, quando bem seguidas. Todo o processo foi acompanhado e auxiliado pela professora orientadora, Gabriela Ramos. ਀䄀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀氀漀挀漀甀  瀀爀漀瘀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀渀猀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀甀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀漀 猀攀渀猀漀 挀爀琀椀挀漀 渀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 渀漀瘀愀猀 愀渀最甀氀愀攀猀 攀 渀漀瘀漀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 搀攀猀瀀攀爀琀漀甀 渀漀 昀甀琀甀爀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 挀漀渀瘀攀爀猀攀洀 挀漀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 氀椀攀猀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀  瀀爀攀攀渀挀栀攀爀 漀 昀愀洀漀猀漀 氀攀愀搀 搀漀 ᰀ漠 焀甀Ⰰ 焀甀攀洀 攀 漀渀搀攀ᴀ†⠀渀漀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 渀攀猀猀愀 漀爀搀攀洀⤀⸀ 䄀猀猀椀洀 洀漀渀琀愀洀漀猀 攀猀猀攀 䤀洀瀀爀攀猀猀攀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 琀爀猀 瀀愀爀琀攀猀㨀 攀渀爀攀搀漀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 挀攀渀爀椀漀⸀ 匀椀洀椀氀愀爀 猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 愀漀猀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀猀⸀ 䔀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀氀Ⰰ 挀愀搀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 搀漀 漀甀琀爀漀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀搀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 䤀洀瀀爀攀猀猀攀猀 搀愀 䄀爀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀甀 漀 ᰀ攠渀爀攀搀漀ᴀ⸠ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 琀甀搀漀 挀漀洀攀愀 挀漀洀 漀 攀氀攀Ⰰ 漀 攀猀戀漀漀 搀愀 挀爀椀愀漀⸀ 준 漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 猀攀渀琀愀洀漀猀 攀 搀椀猀挀甀琀椀洀漀猀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 椀搀攀椀愀⸀ 一攀猀琀愀 攀搀椀漀Ⰰ 愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 戀甀猀挀愀爀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 ⴀ 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 ⴀ 挀漀洀漀 愀 愀爀琀攀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀 攀 漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 ᰀ漠 焀甀猀ᴀ†焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 昀愀稀 猀漀戀爀攀 攀氀愀⸀ 䔀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀  愀爀琀攀 攀洀 猀椀⸀  Na edição Enredo, encontramos o fotógrafo José Albano, que por meio das imagens se conecta com o mundo. Trocando quadros por batidas e canções, o Andrius revela sua expressão através do funk. Conhecemos o cantor em ascensão de um ritmo já consolidado e por ele trazemos luz ao debate da legitimação do estilo.਀倀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀漀猀 挀漀爀搀攀猀 瀀攀渀搀甀爀愀搀漀猀 挀漀洀 瀀爀攀最愀搀漀爀攀猀 搀攀 爀漀甀瀀愀Ⰰ 挀漀渀琀愀洀漀猀 甀洀 瀀漀甀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀爀搀攀氀 搀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䘀椀爀洀攀 攀 昀漀爀琀攀Ⰰ 愀 愀爀琀攀 焀甀攀 猀攀 昀愀稀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 猀攀最甀攀 渀攀猀猀攀 渀漀猀猀漀 一漀爀搀攀猀琀攀⸀ 吀爀愀稀攀洀漀猀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 漀猀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 渀愀 爀攀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 渀漀 䌀攀愀爀 攀 漀甀琀爀愀 猀漀戀爀攀 漀 攀猀瀀愀漀 搀愀 愀爀琀攀 渀漀 洀戀椀琀漀 攀猀挀漀氀愀爀⸀ Também falamos sobre arte com o jornalista cearense Xico Sá, em uma entrevista exclusiva para o Impressões. Em sincera troca de e-mails, ele argumentou, discutiu e afirmou posicionamentos sobre o tema. Alfinetando a falta de investimentos e traduzindo de um modo crítico seus pensamentos, Xico levantou pontos certeiros que são discutidos em outras matérias desta edição. Mesclamos culturas, opiniões e impressões. Entregamos aqui a nossa mais plena obra, recheada de obras de outros.਀䄀 猀攀最甀渀搀愀 攀搀椀漀 搀漀 䤀洀瀀爀攀猀猀攀猀 搀愀 䄀爀琀攀 攀渀最氀漀戀愀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀漀 昀愀稀攀爀 愀爀琀猀琀椀挀漀Ⰰ 漀猀 愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 猀攀 瀀攀洀 渀漀 瀀愀氀挀漀Ⰰ 渀漀 瀀愀瀀攀氀 漀甀 攀洀 琀攀氀愀猀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀攀洀 猀攀甀猀 搀漀渀猀⸀ 䔀猀猀愀猀 昀椀最甀爀愀猀 攀洀愀渀愀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 ᐀†瘀椀瘀椀搀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀搀愀猀Ⰰ 猀攀渀琀椀搀愀猀 ᐀†焀甀攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀洀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 攀洀 愀挀漀爀搀攀猀Ⰰ 攀洀 琀爀愀漀猀 漀甀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 伀 䤀洀瀀爀攀猀猀攀猀 琀漀洀愀 瀀漀爀 洀椀猀猀漀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 渀昀椀洀愀Ⰰ 搀攀氀愀猀⸀ Os artistas se encontram nos locais menos esperados e menos valorizados. Não, não é só quem tem seu trabalho exposto em galeria que é artista. Esses personagens também estão nas ruas, no trânsito, no semáforo vermelho. Eles jogam para cima e malabarizam sonhos, esperanças e até facas, como no caso de Gabriel Gadelha, artista de rua fortalezense. ਀䔀猀猀愀 攀搀椀漀 琀攀洀 最攀渀琀攀 焀甀攀 椀渀猀挀爀攀瘀攀 渀愀 瀀攀氀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 琀愀琀甀愀最攀洀⸀ 吀攀洀 最攀渀琀攀 焀甀攀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 猀 瘀攀稀攀猀 椀洀瀀漀猀琀愀猀 瀀攀氀愀 瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 猀甀愀 愀爀琀攀⸀ 一漀  猀 愀 戀愀椀氀愀爀椀渀愀 渀漀瘀愀 攀 攀猀最甀椀愀 焀甀攀 搀愀渀愀㨀 攀猀猀愀 最攀渀琀攀 瀀爀漀瘀愀 焀甀攀 渀漀 攀砀椀猀琀攀 椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀爀琀攀⸀ 一攀洀 昀漀爀洀愀Ⰰ 渀攀洀 挀漀爀Ⰰ 渀攀洀 爀愀愀⸀ 吀攀洀 愀爀琀椀猀琀愀 焀甀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀愀 猀甀愀 愀爀琀攀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀攀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀猀⸀ 儀甀攀 愀琀爀愀瘀攀猀猀愀 漀 䄀琀氀渀琀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 洀愀渀琀洀 漀 爀攀戀漀氀愀搀漀 愀昀爀椀挀愀渀漀⸀ 䜀攀渀琀攀 焀甀攀 最爀椀琀愀 愀爀琀攀 瀀攀氀漀猀 瀀甀氀洀攀猀Ⰰ 瀀漀爀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀爀琀椀猀琀愀Ⰰ 猀攀爀 猀攀爀 瀀漀氀琀椀挀漀⸀  Tem artistas que riem e que fazem rir. Que provocam risadas gostosas na mais sisuda plateia, daquelas que arrancam até lágrimas dos olhos. O famoso humor nordestino se faz presente no Impressões da Arte - Personagens. O Nordeste também se traz no forró, na entrevista com a cantora e compositora Rita de Cássia. Tem forró pé-de-serra para dançar agarradinho.਀䄀挀攀椀琀愀渀搀漀 漀 搀攀猀愀昀椀漀Ⰰ 漀椀琀漀 攀焀甀椀瀀攀猀 猀攀 搀攀戀爀甀愀爀愀洀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 漀甀瘀椀爀愀洀 愀琀攀渀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀椀渀挀攀氀愀爀愀洀 愀焀甀椀 攀 愀氀椀 攀 猀攀 瀀甀猀攀爀愀洀 愀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 猀漀戀爀攀 漀 昀愀稀攀爀 愀爀琀猀琀椀挀漀Ⰰ 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 猀椀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 愀爀琀攀Ⰰ 漀 瘀攀猀琀椀爀Ⰰ 愀琀甀愀爀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀⸀ 䔀洀 戀甀猀挀愀 搀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀愀 愀爀琀攀 猀攀 瀀甀猀攀爀愀洀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀渀挀愀椀砀ⴀ氀愀猀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀⸀ 䔀渀琀爀攀 甀洀愀 挀漀洀瀀氀椀挀愀漀 攀 漀甀琀爀愀Ⰰ 琀攀洀漀猀 漀 挀氀洀愀砀 攀 猀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀氀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 挀栀攀最愀爀 愀漀 搀攀猀昀攀挀栀漀⸀ 䰀椀最愀洀漀猀 漀猀 栀漀氀漀昀漀琀攀猀Ⰰ 愀瀀漀渀琀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 漀 挀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀愀氀挀漀 攀 搀攀椀砀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 愀爀琀攀 昀愀氀攀 瀀漀爀 猀椀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀