INSCRIÇÃO: 01017
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP13
 
TÍTULO: Cangaço Revisitado – Calendário 2018 | Fundação Cultural Cabras de Lampião.
 
AUTORES: Nicolle dos Reis Bezerra (Universidade Federal de Pernambuco); Bianca Lais Gomes da Cunha (Universidade Federal de Pernambuco); Mônica Xavier Tavares (Universidade Federal de Pernambuco); Paulo Henrique Nascimento da Silva (Universidade Federal de Pernambuco); Antonio Vinícius de Jesus Pequeno (Universidade Federal de Pernambuco)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Apresentação do Cliente: Com trabalhos reconhecidos não só no Brasil, mas também no exterior, a Fundação Cultural Cabras de Lampião, fundada em 1995 na cidade de Serra Talhada, vem desenvolvendo, ao longo dos anos, ações concernentes aos múltiplos aspectos culturais do homem sertanejo, tornando-se especialista em historiografia do cangaço, na figura lendária de Lampião; na dança do Xaxado e na musicalidade. A Fundação Cultural Cabras de Lampião é de personalidade jurídica, sem fins lucrativos e de finalidade cultural Tornou-se Ponto de Cultura Artes do Cangaço em 2008. Filiada a SBEC – Sociedade Brasileira de Estudiosos do Cangaço, a ARTEPE – Associação dos Realizadores de Teatro, de Utilidade Pública Municipal (pela Lei nº942/98) e de Utilidade Pública Estadual (pela Lei 12.402/2003). Instituição: Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Tema: O Cangaço Revisitado - 80 anos da morte de Lampião Assunto abordado no trabalho apresentado indicando, histórico, objetivos, situações-problemas, contexto em que se insere o trabalho a este objeto: O trabalho realizado homenageia os 80 anos da morte de Lampião e seu bando. O objetivo do mesmo é contar a história do cangaço no Brasil através do tempo, com finalidade que o público adquira o calendário para além de uma lembrança, e sim como um artigo de reflexão ao longo do ano, reconhecendo todas as temáticas que rodeiam o assunto e tendo como base duas reflexões: O que persiste do cangaço em 2018? Será que o cangaço morreu? Unindo o design gráfico e referências da literatura de cordel, o calendário percorre temas através dos meses em dois blocos: A História e a Atualidade. O início do cangaço A história de Lampião As mulheres do cangaço A hora de mudar Sua luta pelo povo A violência - Morte de Lampião A luta pelos direitos hoje O cangaço na cultura A luta feminina A religiosidade do sertanejo O que você tem do cangaço hoje? Todos os períodos tem como objetivo contar a história de uma forma circular, em que o final volte para o início e fazendo sempre um paralelo passado/presente com uma estética diferenciada e textos lúdicos.
 
INTRODUÇÃO
Para o desenvolvimento do trabalho em questão foram usados como referências matérias jornalísticas, documentários, imagens reais, entrevistas em profundidade e outros documentos da temática disponíveis na internet. Para a construção estética foram analisados outros trabalhos artísticos do tema e trabalhos em colagem e sobreposição. A escolha da paleta de cores indo de tons quentes para frios auxiliou para ilustrar o caminho temporal dos meses. Por se tratar de um público de target amplo, não houve necessidade de segmentação específica e estudo de público.
 
OBJETIVO
Todo o trabalho foi digitalmente produzido através das ferramentas Photoshop, Illustrator e Indesign. A sobreposição de imagens coletadas na internet, com produções próprias e tratamento de cor e imagem em colagem digital. A técnica utilizada teve como objetivo criar um paralelo visual de presente e passado, usando imagens da época com atuais.਀ A construção textual se orientou em contextualizar as datas dos fatos ocorridos aos meses aos quais os textos se aplicavam, utilizando as referências dos tempos anteriores para atrelá-los ao presente tempo e suas representações ressignificadas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀