ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01020</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Guia para meninas exploradoras</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jéssica Pires Costa (Centro Universitário 7 de Setembro); Francisca Alana Bezerra Silva (Centro Universitário 7 de Setembro); Matheus Kevin Maia Rabelo Coutinho (Centro Universitário 7 de Setembro); Moema Mesquita da Silva Braga (Centro Universitário 7 de Setembro); Giovanna Alves Rodrigues (Centro Universitário 7 de Setembro)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O livro pop-up é aquele que possui interação em suas páginas a partir das técnicas de dobras que partem de uma arquitetura extremamente detalhista na hora de dobrar e quando manipuladas ganham uma tridimensionalidade saltando para os limites da página, oferecendo assim, uma maior imersão na história. [...] utilizado universalmente para designar livros em que a abertura de uma página dupla provoca um movimento que faz com que elementos recortados e dobrados se levantem para formarem uma figura tridimensional. Reciprocamente, o fechar da página faz colapsar a figura tridimensional, regressando o livro ao seu aspecto tradicional de códice fechado (LEITÃO, 2016). A fim de desenvolver um guia interativo e prático de viagem, o contexto escolhido foi Paris, capital francesa e destino turístico frequentado por milhões de pessoas, abordando sua cultura nas mais diversas áreas. A escolha do livro-objeto para promover este tipo de informação e interação com o público vem da vontade de explorar o tema de uma forma diferente com foco no público infantil, principalmente através da produção manufaturada de livros e a relação de afetividade com o gênero textual guia de viagem. Dito isto, o intuito deste trabalho é descrever o processo de construção de um livro, que visou realizar o estudo prático da técnica de construção de mecanismos pop-up, traduzidos neste contexto pela representação de locais históricos de uma das grandes capitais mundiais. O uso da técnica pop-up na concepção de um livro permite através de sua natureza de caráter experimental e projetual colocar em prática conceitos estudados durante o curso de Publicidade e Propaganda nas área de Comunicação Visual e Produção Gráfica. O objetivo principal do presente trabalho é explorar técnicas de arquitetura do papel através do Pop-up sendo este um estilo de design editorial que possui sua comunicação mais voltada para o público infantil. Além disso também objetivamos, através do produto, levar informação e cultura para meninas com idade entre seis e dez anos de uma forma didática e divertida despertando nelas um contato positivo com o universo literário através de um suporte que se assemelha a um brinquedo em decorrência de sua interatividade. Instigar a imaginação de crianças sobre lugares do mundo em que elas jamais estiveram e trazer informação de uma forma sutil proporcionando este contato manual em um mundo onde as crianças já estão tão habituadas com a internet e o meio digital também é uma das coisas que motivaram a criação deste produto tendo em vista que o Pop-up tem o poder de encantar, atrair a atenção e despertar curiosidade devido a suas formas tridimensionais e quando é atrelado ao conhecimento é capaz de gerar uma experiência positiva e marcante na vida do leitor que tem este contato com o livro. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha da construc&#807;a&#771;o de um livro pop-up teve como principal motivac&#807;a&#771;o a afinidade e interesse da equipe pelas a&#769;reas de Comunicac&#807;a&#771;o Visual, Produc&#807;a&#771;o Gra&#769;fica, Design Editorial e Paper Art; além da influencia que esse tipo de produto tem no desenvolvimento educacional das crianças, pois a forma de transmitir conhecimento para o publico infantil tem se reinventado de maneiras cada vez mais criativas e, quando se trata de livros infantis o mercado editorial utiliza-se da materialidade dos livros para aumentar seu potencial de interesses e, claro, de vendas. Isso se dá porque quanto mais diferente e interativo o livro for mais atrativo ele vai ser para uma criança. Botões, sons, texturas, recortes, pop-ups, adesivos, etc. Tudo isso pode ser utilizado para chamar a atenção dos pequenos e a tendência é que quanto menor for a idade, mais o livro deve se assemelhar a um brinquedo sabendo que tipografias e textos não são suficientemente efetivos para o público infantil. Outra motivac&#807;a&#771;o para este projeto e&#769; a possibilidade de estimular meninas a explorar novos mundos através da temática do livro dado que esse modelo de literatura infantil vem como auxilio e incentivo aproximar a criança desse universo literário que antes poderia parecer monótono, mas agora por assumir novas formas e cores passa a ser atrativo. Ainda sobre isso o filósofo Walter Benjamin (1892- 1940), autor de muitos artigos sobre temas como livro infantil, brinquedos, jogos e pedagogia, declara:  1840, já existiam livros que como por um passe de mágica, revelam acontecimentos divertidos e libertadores quando se move uma tira na margem do livro.  (BENJAMIN, 2002, p.74) O objeto em questão também possui relevância na área do design editorial visto que foi produzido utilizando técnicas de engenharia do papel que demonstram suas aplicações práticas. Foram utilizadas dobras, cortes e vincos para produzir as estruturas, formas tridimensionais e mecanismos que compõem o livro. A cidade de Paris foi escolhida para ser retratada nesta edição por várias razões. A primeira, é que a mesma se tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X devido a seus palácios reais e a Catedral, além de dois séculos depois, ter-se tornado um dos primeiros focos do ensino e da arte. Outra razão, é a sua relevância histórica, no século XIV, foi considerada a mais importante cidade do mundo ocidental, também já foi o centro cultural da Europa popularmente tida como a  Meca da Belle Époque devido a seu título como capital da arte e do lazer. Atualmente, 30 milhões de pessoas viajam a Cidade Luz ao longo do ano, ela é uma das maiores aglomerações urbanas da Europa e da União Europeia e possui um PIB de 813.364 milhões de dólares o que a torna a primeira região econômica europeia. Para adaptar melhor nosso conteúdo a um público de interesse, decidimos delimitar levando em consideração que o livro contém textos e espaços para escrever e nem todas as idades possuem o conhecimento necessário para tal. Porém, sua construção lúdica e interativa permite que até mesmo crianças menores de 6 anos compreendam o livro desde que estejam acompanhadas de alguém capaz de explicá-las a história que conta o mesmo. Tomando o livro como um instrumento de quebra de paradigmas e dotando-nos dá informação de que um livro pop-up funciona na mente da criança como uma fusão de brinquedo com livro tornando-o muito mais atrativo, voltamos nossa comunicação para o público infantil mais especificamente feminino com o intuito de chamar a atenção das pessoas e mostrar que meninas também podem ser curiosas e sonhar em conhecer o mundo. A partir daí surgiu o tema  Guia para meninas exploradoras buscando aflorar a curiosidade e criatividade das garotas e despertá-las para um contato maior com a leitura. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho surgiu da disciplina de Produção gráfica sob orientação da Professora Moema Braga. Todo o processo criativo foi realizado pela equipe composta por quatro pessoas, o processo de criação envolveu muito diálogo, troca de ideias e planejamento em todas as etapas. A equipe se reuniu algumas vezes com objetivo de escolher o tema a ser trabalhado, depois de um brainstorm e de muita pesquisa, optamos por abordar o tema Travel, que desencadearia uma série de edições de livros pop-ups retratando diferentes lugares do mundo seguindo a forma de um guia de viagens. Para delimitar melhor o tema fomos em busca de uma cidade para iniciar o trabalho, várias foram pensadas porém depois de uma análise mais aprofundada até mesmo sobre sua viabilidade, Paris foi a escolhida. Inicialmente decidimos colocar no livro mapas e dicas que simbolizavam coisas importantes para saber antes de ir a Paris pensando em crianças que fossem eventualmente visitar a cidade e tendo a possibilidade de levar consigo o livro como um guia de exploração do lugar sendo este fiel em seu conteúdo e localizações geográficas. No entanto, ao invés de fazer do livro um companheiro de viagem, optamos por fazer do próprio uma excursão em si levando em conta crianças que conhecerão a cidade através do livro tendo em vista que nem todas possuem a possibilidade de ir pessoalmente até a cidade. Decidimos rechear o livro de informações importantes para trazer Paris até o leitor de forma que o mesmo pudesse explorar toda a cidade através do livro tendo em mãos não apenas um guia ou um mapa da cidade, mas sim um pedacinho dela repleto do que a mesma tem de melhor. PLANEJAMENTO: Esta etapa foi destinada ao planejamento do livro inteiro e de seus conteúdos, foram definidos todas a interações que estariam presentes no livro, incluindo algumas que não estão no mesmo devido a sua pouca viabilidade. Primeiro decidimos colocar mapas da cidade como plano de fundo do livro e inserir os pontos turísticos escolhidos em uma representação geográfica fiel. Colocamos entre em seu conteúdo muitas dicas e curiosidades pertinentes. Pensamos em abordar temas como culinária, moda, arquitetura e história atrelados ao city tour. Além disso para tornar o livro mais didático inserimos ao final dele um quiz sobre todo o seu conteúdo. CRIAÇÃO: Na próxima etapa demos início ao processo criativo editorial onde a equipe se dividiu para produzir toda a parte gráfica e textual que viriam a compor o livro, nesta etapa foi definido o padrão de ilustração a ser trabalhado, o estilo informal da linguagem e outros aspectos como cores e marcas de recorte. Esta etapa foi a mais demorada já que o livro possui 7 lâminas e a capa. Incluso nesta etapa também está todo o processo de preparação para impressão, fechamento de arquivo e pesquisa de suporte mais adequado. Na etapa derradeira levamos o material para a gráfica e fizemos a impressão. Todo o processo de recorte, colagem e montagem foi feito manualmente pelos integrantes da equipe. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>