INSCRIÇÃO: 01024
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP14
 
TÍTULO: Carrego Marcas
 
AUTORES: Denise Maria Torres Lemos (Centro Universitário Sete de Setembro); Géssica Vitória de Souza Sampaio (Centro Universitário Sete de Setembro); Moema Mesquita da Silva Braga (Centro Universitário Sete de Setembro)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O filme publicitário “Carrego Marcas” é o resultado de uma produção feita pelos alunos de Comunicação Social do Centro Universitário Sete de Setembro – UNI7, proposta na disciplina de Redação Publicitária II. O cliente foi a Agência Experimental, onde os alunos foram indagados a fazer um trabalho de caráter social, que tinha como finalidade a escolha de um projeto social local, tendo como exigências a elaboração de um roteiro e um material audiovisual.਀䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀爀愀洀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀猀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀猀Ⰰ 漀渀搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 攀猀挀漀氀栀攀爀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 甀洀 昀椀氀洀攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀⸀ 伀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀攀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 攀氀攀 昀漀猀猀攀 漀爀椀最椀渀愀氀⸀ 䄀 渀漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀 漀瀀琀漀甀 瀀攀氀愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 渀愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀渀搀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䌀愀搀愀 嘀椀搀愀 䤀洀瀀漀爀琀愀Ⰰ 搀漀 䌀漀洀椀琀 䌀攀愀爀攀渀猀攀 瀀攀氀愀 倀爀攀瘀攀渀漀 搀攀 䠀漀洀椀挀搀椀漀猀 渀愀 䄀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀 ⠀䌀䌀倀䠀䄀⤀⸀ Tendo como orientação trabalhar com uma questão social, a equipe decidiu analisar a onda de violência que estava acontecendo na cidade e discursos de ódio como “bandido bom, é bandido morto”, criando, a partir disso, uma produção audiovisual.਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 昀椀氀洀攀 挀漀渀琀愀渀搀漀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 樀漀瘀攀洀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀爀 甀洀愀 挀漀渀攀砀漀 攀渀琀爀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀 愀挀愀戀愀洀 猀攀渀搀漀 樀漀最愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀最攀洀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 焀甀攀爀愀洀漀猀 洀漀猀琀爀愀爀 愀漀猀 渀漀猀猀漀猀 爀攀挀攀瀀琀漀爀攀猀 漀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 渀甀洀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 挀爀椀愀爀 攀洀瀀愀琀椀愀 挀漀洀 漀 漀甀琀爀漀⸀ De acordo com Émile Benbeniste (1995, apud BARRETO, 2004, p.23):਀  “Uma mesma história pode ser contada por diferentes meios (romance, rádio, filme, peça de teatro, história em quadrinhos, etc.), enquanto o discurso é específico a cada um deles: nesse nível, o que importa não são os acontecimentos relatados, mas a maneira pela qual o narrador os traz até nós.”਀  Assim, moldamos o relato do nosso personagem, que conta a sua história, das dificuldades da sua infância e adolescência, até os dias atuais, depois de passar pelo projeto e assim conseguir voltar a conviver em sociedade.
 
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho apresentado é ingressar na sociedade a discussão sobre as questões sociais, como a violência física e mental sofrida por milhares de crianças e adolescentes no Brasil. Assim, a proposta do grupo é mostrar que é possível tirar os jovens de situações de risco, deste modo, reintegrando-o novamente na sociedade.਀䌀漀渀昀漀爀洀攀 䄀氀攀砀椀猀 䰀攀椀爀椀愀 ⠀愀瀀甀搀⸀ 䈀䔀刀吀伀䴀䔀唀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀㘀㘀⤀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀  昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 焀甀攀 琀攀渀栀愀 甀洀愀 戀漀愀 椀搀攀椀愀 焀甀攀 挀栀愀洀攀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 漀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀攀Ⰰ 琀攀渀搀漀 爀攀挀甀爀猀漀猀 焀甀攀 洀攀砀愀洀 挀漀洀 愀 攀洀漀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 猀攀洀 攀猀焀甀攀挀攀爀 焀甀攀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀 焀甀攀 漀 昀椀氀洀攀 瘀攀渀搀愀 愀 椀搀攀椀愀⸀ Reunimos informações e vimos que as mídias de massa estavam noticiando bastante o crescimento da violência, principalmente entre os jovens. Com isso em vista, decidimos procurar alguma instituição que trabalhasse com jovens, então encontramos o projeto Movimento Cada Vida Importa. Nosso objetivo era abordar a violência entre os jovens, de forma que conseguíssemos conscientizar o público final sobre os fatores que levam jovens à margem da lei.਀倀愀爀愀 猀愀戀攀爀洀漀猀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 昀漀洀漀猀 愀琀 漀 䌀漀洀椀琀 䌀攀愀爀攀渀猀攀 瀀攀氀愀 倀爀攀瘀攀渀漀 搀攀 䠀漀洀椀挀搀椀漀猀 渀愀 䄀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀 攀 挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 攀氀攀猀 昀愀稀攀洀 挀漀洀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 攀渀琀爀愀洀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 O primeiro passo foi a elaboração do roteiro, segundo Howard & Mabley (1996, p. 21, apud BERTOMEU, 2010, p. 108), “roteirizar é fazer um filme no papel”, assim começando a montar toda a estrutura do roteiro de acordo com o que idealizamos para o filme. "O roteiro significa a primeira forma de um filme, é o principal de um processo visual, o roteiro não é a obra em si mesma, é apenas o esqueleto verbal de um filme virtual" (Carrière & Bonitzer, 1996, p. 11 e 93, apud BERTOMEU, 2010, p, 108).਀䌀漀洀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀Ⰰ 昀漀洀漀猀 愀琀爀猀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 渀漀猀猀漀 昀椀氀洀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 漀 瘀搀攀漀 ᰀ唠一䤀一䄀匀匀䄀唀 攀猀琀 搀漀 氀愀搀漀 搀攀 焀甀攀洀 猀漀昀爀攀 䈀甀氀氀礀椀渀最⸀ 䔀 瘀漀挀㼀ᴀⰠ 甀洀 瘀搀攀漀 搀攀 愀渀椀洀愀漀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 挀氀愀爀愀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 焀甀攀 甀洀愀 愀渀椀洀愀漀 猀攀爀椀愀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 搀攀 猀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀⸀ Por se tratar de um assunto delicado, muitas cenas não teriam como ser produzidas em filmagens e, consequentemente, não precisaríamos de equipamentos pesados como câmeras. Deste modo, produzindo uma animação obteríamos mais liberdade na criação do filme.਀䄀 瀀爀砀椀洀愀 攀琀愀瀀愀 昀漀椀 漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀Ⰰ 漀渀搀攀 攀氀愀戀漀爀愀洀漀猀 漀猀 昀爀愀洀攀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 焀甀攀 昀漀椀 搀攀猀琀愀挀愀搀漀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 愀 戀愀猀攀 搀漀 渀漀猀猀漀 瘀搀攀漀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 爀愀猀挀甀渀栀漀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀 攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ De acordo com Salles (2006, p. 114):਀  “O desenho de criação age como campo de investigação, ou seja, são registros de experimentação: hipóteses visuais são levantadas e vão sendo testadas e deixam transparecer a natureza indutiva da criação, Possibilidades de obras são testadas em esboços que são parte de um pensamento visual.”਀  Assim começamos a compor os desenhos no Illustrator, desenhamos todos os frames que seriam a base da animação. Em seguida, passamos os arquivos para o Photoshop, onde começamos a desenhar todos os outros quadros que iriam ficar entre os frames bases, tendo cautela quanto a perspectiva e transições feitas.਀倀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 甀猀愀洀漀猀 漀 倀爀攀洀椀攀爀攀 瀀愀爀愀 猀椀渀挀爀漀渀椀稀愀爀 愀 氀漀挀甀漀 樀甀渀琀漀 愀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀