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INSCRIÇÃO: | 01032 |
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CATEGORIA: | CA |
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MODALIDADE: | CA03 |
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TÍTULO: | João |
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AUTORES: | Aline Laranjeira Alves (Universidade Federal da Bahia); Roberta Catherine Mutti de Castro (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA); Simone Terezinha Bortoliero (Universidade Federal da Bahia) |
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PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
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RESUMO |
O curta-metragem de animação João é um projeto elaborado na disciplina obrigatória de Oficina de Comunicação Audiovisual (COM 112). Voltado para o público infantil, o produto se utiliza da educomunicação para explicar o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo dados da pesquisa "Retratos do Autismo" publicado em 2013, mais de 1 milhão de brasileiros são diagnosticados com a condição. O TEA se manifesta ainda na infância, quando a criança começa a apresentar dificuldades em relacionar-se e comunicar-se com o mundo. De modo a contribuir com o entendimento da diferença, em especial entre as crianças, o vídeo almeja mostrar a condição como um traço da personalidade de quem a possui e colaborar para que as relações sejam saudáveis.
Através do stop motion - técnica utilizada para realizar animações - buscou-se atrair crianças entre 5 e 10 anos com um roteiro lúdico e frases curtas, para que o conteúdo pudesse ser compreensível. Por meio da animação, o trabalho tem a intenção de funcionar como um meio pedagógico a fim de intermediar as relações entre crianças com autismo e aquelas que não apresentam a condição. A técnica audiovisual escolhida para ilustrar o tema tem como finalidade se aproximar de seu público-alvo. A narração em 2ª pessoa, frases curtas e cores chapadas tornam o curta lúdico e acessível para crianças.
O caráter experimental do vídeo buscou trazer práticas do audiovisual vistas em sala de aula. O tema proposto pela professora Simone Bortoliero alinhou a educomunicação às técnicas audiovisuais, visando contextos educacionais e uma possível expansão do projeto para alcançar ambientes e pessoas que se encontram para além do contexto educacional universitário. O intuito de escolher realizar, dentre as possibilidades, um produto que fosse voltado para o público infantil, nos veio como forma de expandir nossas capacidades comunicacionais, abarcando processos estéticos e narrativos que pudessem ser assimilados pelo público pretendido. |
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INTRODUÇÃO |
Transitar entre as esferas da comunicação e educação foi uma das características deste trabalho. Para isso, pesquisamos desde artigos que tratassem sobre o tema do "autismo infantil" até os processos de educomunicação. Diagnósticos de pacientes foram pesquisados a partir de casos vistos com uma psicóloga especialista na área. O conteúdo também se debruçou em artigos que explicam detalhes do autismo em crianças - a condição pode ser percebida quando ainda se é pequeno, em média até os 3 anos de idade. 䔀洀 ∀唀洀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 戀爀椀渀挀愀爀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 愀甀琀椀猀琀愀猀 渀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 栀椀猀琀爀椀挀漀ⴀ挀甀氀琀甀爀愀氀∀Ⰰ 愀猀 愀甀琀漀爀愀猀 䄀氀攀猀猀愀渀搀爀愀 䴀愀爀琀椀渀猀 攀 䴀愀爀椀愀 搀攀 䜀攀猀 攀砀瀀氀椀挀愀洀 焀甀攀 漀 愀甀琀椀猀洀漀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 搀椀猀琀切爀戀椀漀 最氀漀戀愀氀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 栀 甀洀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀洀攀渀琀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀愀猀 搀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 攀 搀漀 瀀猀椀焀甀椀猀洀漀 ⠀䴀愀爀琀椀渀猀Ⰰ 䜀攀猀Ⰰ ㈀ ㌀⤀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀琀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀渀琀爀愀ⴀ猀攀 渀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀漀 戀爀椀渀挀愀爀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 愀甀琀椀猀琀愀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀猀琀愀挀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 倀攀渀猀愀爀 漀 戀爀椀渀挀愀爀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 愀甀琀椀猀琀愀 昀漀椀 搀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 攀氀愀猀 猀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀洀 挀漀洀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 挀漀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀漀 猀攀甀 爀攀搀漀爀⸀ ∀一漀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀Ⰰ 愀 挀爀椀愀渀愀 猀攀洀瀀爀攀 猀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀 愀氀洀 搀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 栀愀戀椀琀甀愀氀 搀攀 猀甀愀 椀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀甀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀椀爀椀漀㬀 渀漀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀 挀漀洀漀 猀攀 攀氀愀 昀漀猀猀攀 洀愀椀漀爀 搀漀 焀甀攀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䌀漀洀漀 渀漀 昀漀挀漀 搀攀 甀洀愀 氀攀渀琀攀 搀攀 愀甀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀 挀漀渀琀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀漀戀 昀漀爀洀愀 挀漀渀搀攀渀猀愀搀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀 洀攀猀洀漀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 昀漀渀琀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀⸀∀ ⠀嘀椀最漀琀猀欀椀Ⰰ 㤀㠀㐀⤀
Brincar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, através da brincadeira a criança vai significando o mundo e se construindo enquanto indivíduo cultural pensante. Entender como crianças autistas brincam é importante para entender como elas se relacionam e como elas se constroem. O brincar delas se caracteriza pela existência de Movimentos repetitivos e estereotipados, pouco acontecimento de brincadeiras imaginativas, déficit de comportamento social, e uma tendência a não se envolver nos jogos de imitação. As fases da vida são desenvolvidas em sociedade. É com ela que as crianças criam as primeiras impressões sobre o mundo ao redor. A animação foi, portanto, criada sob um viés educacional. É neste momento em que a Educomunicação se insere. De acordo com Ismar Soares em seu artigo, para o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, "Mas, afinal, o que é Educomunicação?", a educomunicação busca rever os conceitos tradicionais de comunicação, como se existisse apenas para persuadir ou fazer a boa imagem dos que detêm poder e fama. Aqui, a comunicação é feita para socializar e criar consensos. (Soares,2006) 伀 瘀搀攀漀 猀攀最甀攀 攀猀琀愀 瘀椀猀漀 渀漀 焀甀攀 琀愀渀最攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀 愀氀最漀 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀甀椀琀漀猀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀⸀ 伀 挀甀爀琀愀 䨀漀漀 琀攀洀 攀猀猀攀 椀渀琀甀椀琀漀㨀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 ⴀ 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 ⴀ 攀 挀爀椀愀爀 甀洀 挀漀渀猀攀渀猀漀 搀攀 焀甀攀 愀焀甀攀氀攀猀 挀漀洀 愀甀琀椀猀洀漀 琀洀 琀爀愀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 琀愀洀戀洀 攀猀琀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀洀 渀漀猀猀漀 洀攀椀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀戀漀爀搀愀爀 焀甀攀猀琀攀猀 氀椀最愀搀愀猀 愀漀 愀甀琀椀猀洀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 漀 挀甀爀琀愀 䨀漀漀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 搀愀 猀甀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀 渀漀 琀爀愀稀攀爀 攀焀甀瘀漀挀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 猀攀甀 琀攀洀愀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 吀⸀䔀⸀䄀 愀 攀焀甀椀瀀攀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 爀攀挀漀爀爀攀爀 愀 瀀猀椀挀氀漀最愀 䄀氀椀渀礀 䐀椀愀猀Ⰰ 焀甀攀 爀攀氀愀琀漀甀 愀氀最甀渀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀 猀攀甀猀⸀ 䄀氀最甀渀猀 搀攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 瘀搀攀漀⸀ 伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 甀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀漀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 瀀漀爀琀愀搀漀爀愀 搀漀 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