ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01040</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Preservar o meio ambiente é preservar a vida</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rebeka Viviane Francellino da Silva (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Sandy Santos Ventura (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Lucas Amorim Costa Araújo (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Luciana Brasil dos Santos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Juciara Maria Nogueira Barbosa (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho visa apresentar e discutir metodologicamente um trabalho experimental solicitado como avaliação da disciplina de Fotografia Publicitária no período de 2018.2 no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O presente trabalho busca apresentar a proposta de campanha tematizada como "Preservar o meio ambiente é preservar a vida" que objetiva a conscientização acerca do cuidado que deve-se haver com o meio ambiente e os recursos naturais a fim de preservar as diversas espécies que coexistem em determinados lugares, bem como preservar também a vida humana. Buscamos fazer referência às recentes tragédias ocorridas com barragens, em geral resultado de crimes ambientais cometidos por mineradoras que visando lucro financeiro passaram a desleixar cuidado às barragens construídas e ao meio natural em que elas estavam inseridas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento da atividade se deu por meio da divisão da sala em grupos e temáticas de cunho social distintas, a equipe em questão, formada por 5 integrantes ficou responsável pelo tema meio ambiente. A primeira etapa da elaboração da campanha foi o briefing, material guia utilizado na consulta e embasamento estratégico, segundo MARTINS (2010) "o briefing é um conjunto de informações mercadológicas que deverão ser passadas à agência para que ela possa começar o seu trabalho." A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa quantitativa, onde foi evidenciado que no Brasil, há 43 barragens com alto potencial de danos (G1,2019). Tomando este dado como ponto de partida para a criação do conceito do trabalho, e os desastres ocorridos em Mariana e Brumadinho, municípios do estado de Minas Gerais. A campanha "Preservar o meio ambiente, é preservar a vida", tem por intuito, também, a conscientização e sensibilização social. Há anos se percebe que o meio ambiente passa cada dia mais por problemas. Sendo eles desastres naturais ou não. O mesmo corre grande perigo, e por consequência a vida humana também. Sendo assim, é importante que sejam criados projetos e campanhas para estimular o pensamento da sociedade sobre o perigo eminente à natureza e incentivar os métodos de preservação. MORITZ; NAUE (2018, p.2) afirmam que "[...] estes acontecimentos negativos tem importância para a comunicação social, mediando todos os campos da ciência em busca de esclarecimentos, das informações e das soluções que as tragédias costumam gerar. Além disso, a comunicação serve como ferramenta para gerenciar a imagem dos envolvidos [...]" considerando desse modo a publicidade publica ou institucional, visando fomentar a percepção pública sobre o tema especificado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização da fotografia utilizamos a câmera Nikon D5300 disponibilizada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e convidamos para ser fotografado o estudante Vinícius Nepomuceno do curso de Cinema e Audiovisual. Fotografia num ambiente externo e aplicamos uma mistura de argila com água no rosto do modelo para dar o aspecto de lama, referência aos dejetos excretados nas tragédias envolvendo barragens. O Adobe Illustrator foi o software utilizado para a criação da peça. As fontes aplicadas foram a Geometr212 BkCn BT, Geometr212 BkCn BT e Geometr706 BlkCn BT Black, todas sem serifa, variando entre um acabamento heavy (mais pesado) e linhas regulares no estilo Roman. Esse conjunto de fontes possuem boa legibilidade, permitindo diferir um caractere do outro. Na composição da peça foram utilizadas 3 cores predominantes: preto, branco e verde. A cor preta utilizada como plano de fundo desempenha um papel importante, pois ela idealiza a atmosfera soturna objetivada pela campanha. Como contraponto utilizamos a cor branca para a frase, com um destaque em com verde para a palavra natureza. A frase escolhida foi "Para a ganância toda natureza é insuficiente", do intelectual romano Sêneca, que pode ser entendida como um paralelo aos crimes ambientais causados pela exploração desenfreada dos recursos naturais. A escolha do slogan preservar o meio ambiente, é preservar a vida evidencia a urgência de tomadas de ações positivas que respeitem e protejam de fato nossos ecossistemas, recursos naturais e também a vida humana.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>