INSCRIÇÃO: 01057
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP07
 
TÍTULO: Já bebeu água hoje?
 
AUTORES: Ítalo Maxwell da Silva Alves (Universidade Federal de Pernambuco); Ana Victória Monteiro Freire Borges (Universidade Federal de Pernambuco); Lucas de Almeida Veloso Lustosa (Universidade Federal de Pernambuco); Mayara Rocha Gonzaga (Universidade Federal da Pernambuco); Matheus Aurélio Charamba Duarte de Souza (Universidade Federal de Pernambuco); Dirceu Tavares de Carvalho Lima Filho (Universidade Federal de Pernambuco)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O objeto de estudo em questão é um vídeo produzido dentro da componente Redação para Meios Publicitários, e se propõe a ser, inicialmente, um comercial para TV podendo ser veiculado também na internet. É uma produção audiovisual independente, tendo como "cliente base" a TV Universitária e a Rádio Paulo Freire, ambas emissoras da Universidade Federal de Pernambuco. O mote principal é a conscientização sobre a importância de beber água regularmente, a fim de fazer a população assumir esse compromisso em relação à própria saúde.
 
INTRODUÇÃO
A orientação para o trabalho pedia, além de uma propaganda de cunho social, que fosse considerado o veículo e o ambiente. Por isso, o roteiro foi inspirado pelo cotidiano local, encaixando sua história numa situação frequente na vida dos locais, com grande potencial de gerar identificação nos espectadores. O vídeo é também uma representação hiperbólica do que identificamos, considerando o calor costumeiro da região retratada, como um dos efeitos do não consumo de água (ou líquidos em geral): nele o personagem alucina de desidratação. A ideia de fazer uma campanha de alerta sobre a importância da ingestão de água veio de uma queixa corriqueira de várias pessoas (inclusive os autores) em relação à esquecer de beber água. A partir disso, veio a percepção de que um ato simples como esse (e tantos outros) é vital para o equilíbrio do corpo, e de como, de modo mais geral, a agitação do cotidiano muitas vezes nos impede de fazer "o mínimo" por nós mesmos.
 
OBJETIVO
Com um orçamento total de zero, tempo de produção resumido a um único dia e equipamento escasso, o vídeo foi produzido de forma simples, apostando mais em um roteiro criativo do que em uma produção refinada. O roteiro foi escrito em conjunto por toda a equipe. No vídeo, o personagem principal se surpreende com um estranhamento: desde a hora em que acordou, o Universo lhe pergunta se ele "já bebeu água hoje". As mensagens em seu celular, as pessoas do centro urbano popular do Recife... Todos, inclusive uma estátua, imperativamente insistem que ele beba água. As gravações aconteceram de forma orgânica, com adaptações de roteiro para as limitações encontradas em sítio e contando com a ajuda dos transeuntes e ambulantes como atores para os personagens coadjuvantes. ਀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ∀樀 戀攀戀攀甀 最甀愀 栀漀樀攀㼀∀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 栀甀洀漀爀愀搀愀Ⰰ 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 戀愀爀愀琀愀 瀀愀爀愀 攀渀挀漀爀愀樀愀爀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 栀戀椀琀漀 洀甀椀琀愀 瘀攀稀攀猀 攀猀焀甀攀挀椀搀漀 搀攀 戀攀戀攀爀 最甀愀 爀攀最甀氀愀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀渀搀漀 焀甀攀 攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀瘀攀 猀攀爀 甀洀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 攀 挀愀搀愀 甀洀愀 挀漀洀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 猀愀切搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀