ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01092</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Natal Solidário</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Katharine Rodrigues Sena Silva (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Emilly Hellen Almeida Chaves (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Mateus de Souza Ribeiro (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Luíse Teles Miranda de Souza (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Yasmin dos Santos Lemos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Juciara Maria Nogueira Barbosa (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper apresenta o cartaz  Natal Solidário , produzido por estudantes matriculados no componente curricular Fotografia Publicitária, ministrado no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A peça foi elaborada com o objetivo de incentivar a doação de produtos de limpeza para o Lar dos idosos, o Lar Aconchego da cidade de Cachoeira, no período que antecede o Natal. O formato escolhido foi o A3, por ser considerado apropriado para ser afixado em estabelecimentos comerciais, escolas, clínicas e no próprio campus da Universidade, podendo assim contribuir para sensibilizar as pessoas e incentivá-las a colaborar com o abrigo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Na atualidade os cartazes ainda vêm sendo bastante utilizados de diversas formas, auxiliando tanto a publicidade promocional quanto a institucional. Conforme simples e eficaz definição apresentada por Ribeiro (2007, p. 238),  o cartaz é uma mensagem publicitária que, pelo fato de ser colocada em via pública, é susceptível de ser visto simultaneamente por muitas pessoas . Naturalmente, as peças contemplam temas muito variados, mas é preciso, primordialmente, pensar que público se quer atingir. Neste caso específico, o cartaz deveria atingir pessoas que circulam pelo espaço urbano de Cachoeira, município que sedia um dos campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e que, de acordo com o IBGE, tem população estimada em 33.861 pessoas . A cidade conta com uma instituição que acolhe e cuida de idosos desamparados e se mantém sem apoio governamental. Esta entidade filantrópica é o Lar Aconchego, um lar para idosos que vem cumprindo seu papel social há mais de 50 anos. Durante o semestre 2018.1, nas aulas de Fotografia Publicitária, os estudantes foram sempre motivados a trabalhar as técnicas de composição empregadas em variadas peças publicitárias, aliando teoria e prática e dialogando com o conteúdo ministrado pelo professor Juliano Mascarenhas no componente curricular Editoração e Processos Gráficos. No trabalho final foi proposta a elaboração de cartazes, outdoors e cards em prol de alguma instituição sem fins lucrativos. Após refletirmos sobre que instituição priorizar, optamos pelo Lar Aconchego, lar dos idosos de Cachoeira. Uma visita confirmou nossa decisão e a carência de material de limpeza era grande. Então nos dedicamos a criar o cartaz. Na sede do município o comércio é pequeno, mas intenso e o cartaz teve como propósito maior fazer com que a mensagem alcançasse pessoas que transitam cotidianamente por estabelecimentos comerciais, pelo campus da UFRB, clínicas, escolas, etc. de forma a já incentivar a aquisição de produtos de limpeza para doação. O formato A3 se mostrou viável e pode ser facilmente afixado. REFERÊNCIAS DONDIS, A. Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes: 2003. RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 11 ed. Brasília, LGE, 2007. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta do briefing era realizar uma peça visando auxiliar ou simplesmente divulgar uma instituição não governamental utilizando técnicas de composição fotográfica voltadas para o anúncio publicitário e conhecimentos adquiridos no componente curricular Editoração e Processos Gráficos. O período de circulação deveria ser no mês de dezembro de 2018. Após uma visita ao Lar Aconchego constatamos a necessidade extrema de produtos de limpeza, pois o consumo é alto. Assim foi acordado que seria feito um cartaz visando incentivar a doação de produtos de limpeza para o Lar dos idosos da cidade de Cachoeira, no período que antecede o Natal. DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E RECURSOS EMPREGADOS Em princípio foi produzido um esboço e foram definidos o formato vertical, o título, o texto, o slogan e o tipo de imagem a serem empregados. Decidimos optar por cores comumente associadas às campanhas natalinas e decorações de natal, tais como a vermelha, o marrom e o verde. As fontes escolhidas também tiveram como critério serem facilmente relacionadas com algumas comumente empregadas no período natalino, então optamos pela Bebas Neue e Belindascript 2. Em princípio a ideia de apresentar uma foto em primeiro plano no cartaz pareceu adequada, pois o plano mais fechado revelaria bem os traços do rosto, demonstrando melhor a velhice. Fomos ao Lar Aconchego com uma Nikon D3200 e objetiva 18-55mm para tirar fotos de diversos idosos: queríamos retratar a felicidade deles e de algum modo externar que mesmo passando por situações difíceis, são capazes de conservar sua altivez. Foi escolhido o retrato de uma senhora simpática e até mesmo sua vestimenta traz a recordação do natal, mas o essencial é que seu retrato expressa uma tranquilidade no olhar e serenidade na feição. Logo após definirmos a foto ponderamos que ficaria interessante reproduzir o rosto apenas parcialmente: caberia a quem olhasse completar a forma e esse recurso simples e eficaz trouxe um aspecto mais interessante à peça. O corte na foto visa prender a atenção de quem olha o cartaz: a busca por completar algo que se julga incompleto ao olhar uma imagem é inerente ao ser humano e tal recurso contribui para valorizar a mensagem visual. Na criação de mensagens visuais, o significado não se encontra apenas nos efeitos cumulativos da disposição dos elementos básicos, mas também no mecanismo perceptivo universalmente compartilhado pelo organismo humano. Colocando em termos mais simples: criamos um design a partir de inúmeras cores e formas, texturas, tons e proporções relativas; relacionamos interativamente esses elementos; temos em vista um significado. O resultado é a composição, a intenção do artista, do fotógrafo ou do designer. É seu input (DONDIS, 2003, p. 16). Tratamos a imagem no software Photoshop e adicionamos os elementos para que ficasse mais caracterizado com elementos relacionados ao natal, valorizando elementos visuais característicos, tais como as bolas vermelhas e douradas a guirlanda. No título Lar Aconchego em: Natal Solidário visa sensibilizar para o período natalino, época em que, tradicionalmente, as pessoas estão mais propensas à solidariedade. O texto Doe materiais de Limpeza ficou em destaque, visando transmitir em poucas palavras o que o Lar dos idosos mais precisa. O slogan Seu pequeno gesto pode mudar o lar, visou aproximar o ambiente do lar dos idosos da própria casa de quem lê o cartaz: o colocar-se no lugar do outro, a empatia. Por fim, o endereço fecha a peça. O cartaz tem um formato A3 e foi exposto nos locais próximos ao Lar dos Idosos em Cachoeira, sua função especifica é fazer com que as pessoas se conscientizem e ajudem o Lar Aconchego, pois ele acolhe muitos idosos que precisam de ajuda. Após a finalização, o trabalho foi apresentado em sala de aula e foi comentado pela equipe, por colegas e pela professora. Logo depois esta peça e o card (similar ao cartaz) foram doados ao Lar Aconchego e foram veiculados em dezembro de 2018. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>