O presente trabalho trata de uma atividade desenvolvida na disciplina Redação para Mídias Digitais, que consiste em um projeto de comunicação e identidade visual para o Orquidário da Universidade Federal do Ceará. O desafio proposto pela disciplina foi trabalhar com algum projeto de extensão da universidade. Pensando nisso, a própria equipe se perguntou onde ficava o Orquidário, questionamento que tornou possível identificar um primeiro problema de comunicação. A partir de tal constatação, foi observado que, embora com promoção de atividades regulares e presença constante nas redes sociais, o Orquidário da UFC, permanecia desconhecido de grande parcela de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos.
O Orquidário da UFC é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Floricultura e Plantas Ornamentais - CEFLOR, que constitui um espaço de aprendizado e cuidados com as mais variadas espécies de plantas, além de orquídeas. Com o apoio de bolsistas e voluntários, no espaço são realizadas diversas atividades, como eventos, oficinas, vendas e montagem de mudas, em que estão aliadas a produção do conhecimento, o incentivo para o cultivo adequado de plantas e o cuidado com a natureza. Atualmente o espaço do Orquidário é dividido em duas partes, sendo uma para vendas, principalmente cactos e suculentas, e outra para experimentos da universidade, onde ficam as matrizes usadas para pesquisas. Além do projeto CEFLOR, há também o TejuCactos, que em parceria com a comunidade Riacho das Pedras, no município de Tejuçuoca, produz cactos e suculentas. Mensalmente a equipe do Orquidário vai buscar novas mudas para serem comercializadas em Fortaleza e muitas famílias participam da produção. Todo recurso obtido com as vendas é revertido para a comunidade.
Pensando na experiência de lidar com um projeto inicialmente desconhecido, é relevante dizer que para Gilberto Velho, no texto Observando o Familiar, do livro "Individualismo e Cultura" (Editora Zahar, 1987), o estar familiarizado não significa que é possível de fato compreender a lógica das relações no âmbito social, ele reconhece que no processo de descoberta e análise do familiar pode, com certeza, existir dificuldades bem diferentes das encontradas no que é exótico. O que aconteceu conosco em relação ao Orquidário foi algo semelhante, quando a comunidade acadêmica acredita entender sobre essa lógica do projeto, mas o que sabe, na verdade, é bem superficial. Foi dessa superficialidade que tentamos sair.
A equipe foi a campo, conversou, escutou e propôs mudanças nessa lógica de funcionamento, mas sempre visando trabalhar com a essência do espaço, enfatizando as características que são próprias do Orquidário e das pessoas que o compõem. O autor ainda defende que para uma boa pesquisa e observação em um local que é familiar, é necessário o distanciamento e neutralidade, e conclui que, embora o processo de estranhar/observar o familiar tenha suas dificuldades, é uma pesquisa possível e fundamental, assim como foi executado nessa atividade de campo. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 愀氀最甀渀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀猀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀攀渀猀漀甀 攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀搀漀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 愀渀氀椀猀攀⸀ 匀愀戀攀渀搀漀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瀀爀瘀椀漀 瀀愀爀愀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 刀椀戀攀椀爀漀Ⰰ 渀漀 琀攀砀琀漀 吀甀搀漀 焀甀攀 瘀漀挀 焀甀攀爀椀愀 猀愀戀攀爀 猀漀戀爀攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 渀椀渀最甀洀 琀攀瘀攀 瀀愀挀椀渀挀椀愀 搀攀 攀砀瀀氀椀挀愀爀⠀䄀琀氀愀猀Ⰰ 㤀㠀㤀⤀Ⰰ 焀甀攀 愀昀椀爀洀愀㨀 ᰀ映愀稀攀爀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 挀漀洀 漀猀 焀甀愀椀猀 攀猀琀攀樀愀洀漀猀 氀椀搀愀渀搀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 搀攀猀琀愀挀愀搀漀 瀀漀爀 䌀漀爀爀愀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⠀䜀氀漀戀愀氀Ⰰ ㈀ ㈀⤀ 焀甀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀昀椀渀椀搀漀 挀漀洀漀 ᰀ甠洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 搀椀愀ⴀ搀椀愀Ⰰ 戀愀猀琀愀渀琀攀 昀氀攀砀瘀攀氀Ⰰ 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀椀愀 愀 琀漀洀愀搀愀 搀攀 搀攀挀椀猀攀猀 瀀漀爀焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀漀樀攀琀愀搀愀猀ᴀ⸠ 䌀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 攀猀猀愀猀 焀甀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀愀 琀攀爀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 攀昀椀挀愀稀⸀
Diante disso, o modelo de briefing da DPZ foi utilizado como guia de atividades. Foi feita uma análise do histórico de comunicação da marca, estabelecemos o fato principal, o problema a ser solucionado, o objetivo e estratégia criativa, definindo público-alvo e concorrência. A primeira fonte de pesquisa foram as redes sociais do Orquidário, em que foi fundamental analisar previamente como a marca se relaciona com seu público. Para entender melhor esse cliente, foi consultado o Instagram e o Facebook, que atualmente contam 8.373 e 9.839 seguidores, respectivamente, com curtidas que oscilam entre 200 e 300 likes. Com base nisso, foi constatado que há potencial nesse serviço, no entanto, é perceptível que não há um planejamento de comunicação, pois os posts são feitos casualmente e seu conteúdo fica desconexo. 吀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 攀瘀椀搀攀渀琀攀 挀漀洀漀 攀猀猀愀 愀琀甀愀漀 漀渀氀椀渀攀 渀漀 挀漀渀搀椀稀 挀漀洀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 焀甀攀 戀攀洀 猀椀琀甀愀搀漀Ⰰ 戀攀洀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 攀 琀攀洀 琀愀爀攀昀愀猀 洀甀椀琀漀 戀攀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 猀愀戀攀ⴀ猀攀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 攀猀琀愀爀洀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀愀瀀椀琀愀氀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 搀攀昀攀渀搀攀 刀愀焀甀攀氀 刀攀挀甀攀爀漀Ⰰ 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ删攀搀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀 渀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀ᴀ⠠䴀攀爀椀搀椀漀渀愀氀Ⰰ ㈀ 㤀⤀ 焀甀愀渀搀漀 搀攀猀琀愀挀愀 焀甀攀 琀漀搀漀 愀琀漀爀 ⠀瀀攀爀昀椀氀⤀ 琀攀洀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 焀甀攀 漀 氀甀最愀爀 搀攀 昀愀氀愀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀⸀ 刀攀挀甀攀爀漀⠀㈀ 㤀⤀ 搀攀猀琀愀挀愀 挀漀洀漀 挀愀瀀椀琀愀椀猀 猀漀挀椀愀椀猀㨀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 甀猀漀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 爀攀搀攀 漀渀氀椀渀攀㬀 愀 爀攀瀀甀琀愀漀Ⰰ 渀漀猀猀愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀㬀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀搀椀稀 愀漀猀 渀切洀攀爀漀猀 ⠀猀攀最甀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⤀㬀 攀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 攀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀 爀攀瀀甀琀愀漀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 最攀爀愀爀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 攀 攀洀 瘀漀挀 攀 渀漀 焀甀攀 瘀漀挀 昀愀氀愀⸀
Uma rede social é formada por atores e conexões, o ser humano tem necessidade de se conectar com outras pessoas, em sites de redes sociais, essa necessidade não vai ser distinta, os sites são interativos, as pessoas precisam utilizá-lo para estarem conectadas. O Orquidário, enquanto projeto institucional, necessita estar presente nessas redes para dar um retorno à comunidade, mostrar resultados e atender a demanda de procura pelos serviços do local. 䄀瀀猀 猀攀爀 攀砀攀挀甀琀愀搀漀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 攀渀琀爀愀爀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 攀 瀀攀渀猀愀爀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 猀攀爀椀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀爀⸀ 䐀攀猀搀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 搀攀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 伀爀焀甀椀搀爀椀漀㨀 愀 刀漀猀愀 搀漀 䐀攀猀攀爀琀漀Ⰰ 愀琀甀愀氀 猀洀戀漀氀漀 搀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 猀攀爀 昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 挀椀渀挀漀 瀀琀愀氀愀猀Ⰰ 戀愀猀琀愀渀琀攀 挀甀氀琀椀瘀愀搀愀 攀 爀攀渀搀攀 瘀爀椀愀猀 昀漀琀漀猀 渀漀 昀攀攀搀 搀漀 伀爀焀甀椀搀爀椀漀⸀
Assim, o processo de elaboração e execução do trabalho durou cerca de um mês e meio e ao todo foram feitas cinco visitas para coleta de materiais. No decorrer das visitas, aconteceram entrevistas e conversas com professores, bolsistas e voluntários, o que foi essencial para a construção de todo o trabalho. Ouvindo os relatos de quem frequenta e cuida do espaço, passamos a entender um pouco como é a relação do Orquidário com a comunidade e o carinho que essas pessoas possuem pelo espaço e como transformam esse carinho em cuidado. |
Rafael Cardoso, no texto “O design gráfico e sua história”, afirma que no trabalho do designer o maior desafio é representar conceitos através de algum código de expressão visual e conjugar processos capazes de dar forma a estrutura e relações. Esses foram os desafios encarados pela equipe ao elaborar o projeto de comunicação e materializar os principais aspectos do Orquidário.伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀氀攀洀攀渀琀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 氀漀最漀⸀ 䨀漀漀 䜀漀洀攀猀 䘀椀氀栀漀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 䜀攀猀琀愀氀琀 搀漀 伀戀樀攀琀漀⠀䔀猀挀爀椀琀甀爀愀猀Ⰰ ㈀ 㠀⤀Ⰰ 昀愀氀愀 焀甀攀 漀 渀漀猀猀漀 挀爀攀戀爀漀 渀漀 攀渀砀攀爀最愀 瀀愀爀琀攀猀 椀猀漀氀愀搀愀猀Ⰰ 洀愀猀 爀攀氀愀攀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 猀甀愀猀 氀攀椀猀 搀愀 䜀攀猀琀愀氀琀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀洀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 甀渀椀搀愀搀攀 攀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀搀愀 瀀漀爀 猀甀愀猀 昀漀爀洀愀猀 琀攀爀攀洀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀 搀漀猀 攀猀琀洀甀氀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 渀漀 挀愀洀瀀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 甀渀椀搀愀搀攀猀⸀ 䤀猀琀漀 Ⰰ 漀 甀猀漀 搀愀猀 挀椀渀挀漀 洀漀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 猀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 挀漀渀猀琀爀椀 甀洀愀 切渀椀挀愀 昀椀最甀爀愀 ⴀ 愀 昀氀漀爀⸀ 䔀猀猀愀 昀氀漀爀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 琀爀愀稀椀搀愀 渀愀 氀漀最漀 瀀漀爀 猀攀爀 愀 洀愀椀猀 攀洀戀氀攀洀琀椀挀愀 搀漀 伀爀焀甀椀搀爀椀漀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 漀 甀猀漀 搀攀 挀椀渀挀漀 洀漀猀⸀ 䄀 琀挀渀椀挀愀 瘀椀猀甀愀氀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 渀愀 氀漀最漀 昀漀椀 愀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 挀漀渀琀攀爀 昀漀爀洀愀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 搀攀 昀挀椀氀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 栀愀爀洀漀渀椀漀猀愀 攀 甀渀椀昀椀挀愀搀愀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 氀攀椀猀 攀洀瀀爀攀最愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 瘀椀猀甀愀氀⸀
A construção do slogan se deu a partir das entrevistas, com o intuito de fazer algo que converse com a logo e também com a ideia do cuidado de várias pessoas/mãos. Assim chegamos em “cultivar é fazer o amor florescer” para reforçar toda a ideia. Enquanto isso, a cor adotada na logo - verde - fundamenta-se no que é exposto por Eva Heller, no livro Psicologia das cores(Editora Gustavo Gili, 2012). Segundo sua análise, a cor representa uma consciência ambiental, amor à natureza, calma, segurança e tranquilidade.䄀 挀愀琀愀氀漀最愀漀 搀愀猀 攀猀瀀挀椀攀猀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀愀爀愀 栀愀瘀攀爀 渀漀 猀椀琀攀 甀洀 愀挀攀爀瘀漀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀猀瀀挀椀攀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 伀爀焀甀椀搀爀椀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀爀愀 攀渀愀氀琀攀挀攀爀 漀 爀攀愀氀 攀 戀攀氀漀 攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 漀爀最愀渀椀挀椀搀愀搀攀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 爀攀挀攀戀攀爀愀洀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀猀猀攀洀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 甀渀椀搀愀搀攀 攀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀⸀
Mike Ward, no livro Jornalismo Online(ROCA, 2007), diz que as palavras são as operárias da web e da internet, por isso, foi dada uma atenção para a elaboração de textos. Todos eles foram feitos a partir de gravações das entrevistas para trazer o máximo de informação relevante. O processo se deu da seguinte forma: entrevista + gravação de áudio - transcrição do áudio - edição de texto por categoria do site.伀 猀椀琀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀洀 䠀吀䴀䰀㔀 攀 䌀匀匀㌀Ⰰ 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀 愀樀甀搀愀 搀愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 瘀攀爀猀漀 搀漀 昀爀愀洀攀眀漀爀欀 䈀漀漀琀猀琀爀愀瀀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 栀漀猀瀀攀搀愀搀漀 渀漀猀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀 最爀愀琀甀椀琀漀猀 搀愀 䐀爀漀瀀戀漀砀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 ∀搀爀漀瀀瀀愀最攀猀∀⸀ 䔀猀琀攀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 渀愀瘀攀最愀漀 猀椀洀瀀氀攀猀 搀攀 瀀最椀渀愀 切渀椀挀愀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 渀挀漀爀愀猀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 洀攀渀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 焀甀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀 漀 甀猀甀爀椀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 猀洀漀漀琀栀 猀挀爀漀氀氀 瀀愀爀愀 愀 猀攀漀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 渀愀 瀀最椀渀愀⸀ 倀愀爀愀 漀琀椀洀椀稀愀爀 愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 搀漀 猀椀琀攀 愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 昀漀渀琀攀猀 ∀猀愀昀攀 昀漀爀 眀攀戀∀ 栀漀猀瀀攀搀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 䜀漀漀最氀攀 䘀漀渀琀猀 攀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 栀愀爀洀漀渀椀稀愀爀 挀漀洀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀ 䄀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀 渀漀 猀椀琀攀 漀戀攀搀攀挀攀 愀 猀攀最甀椀渀琀攀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀愀㨀 ∀䌀愀瘀攀愀琀 䈀爀甀猀栀∀ 瀀愀爀愀 琀琀甀氀漀猀 攀 ∀嘀愀爀攀氀愀 刀漀甀渀搀∀ 瀀愀爀愀 琀攀砀琀漀猀⸀
Dito isso, o principal resultado obtido pela equipe foi a experiência, como ressaltado por Jorge Larrosa Bondía, no texto Notas sobre a experiência e o saber de experiência (Revista Brasileira de Educação, 2002). O autor fala da relação teoria-prática e se propõe a pensar a experiência como algo que nos toca. Para ele “se o experimento é genérico, a experiência é singular” e com essa lógica concluímos o trabalho, de algo que nos tocou como uma experiência única. Conhecemos relações, pessoas e histórias que foram nossa fonte de inspiração para construir o trabalho. Aprendemos lá que uma planta viver bem precisa de apenas três coisas: água, bom adubo e ouvir ‘te amo’ três vezes ao dia. |