ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01135</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fora de Sala</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ronivaldo da Silva de Almeida (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); Daise Maria Silva dos Santos (Universidade do Estado da Bahia ); Sophia Mídian Bagues dos Santos (Universidade do Estado da Bahia )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O surgimento do cinema provocou uma revolução no mundo das artes. Os primeiros filmes realizados de forma experimental durante um período que não era dominado pelos aparatos tecnológicos, dificultava o processo técnico de produção, entretanto, essa deficiência não impediu que os gênios da arte cinematográfica criassem os clássicos que conhecemos hoje. A invenção dos irmãos Lumière, no final do século XIX, a priori, pretendia evidenciar a rotina das pessoas através das imagens, mas o experimento tomou proporções que possivelmente nem mesmo eles imaginariam. O pioneirismo dos irmãos Lumière no cinema desencadeou uma série de experimentações, embora o documentário enquanto gênero audiovisual tenha ganhado formato no século XX. A linguagem audiovisual, enquanto um sistema formado por elementos básicos, organizados em diferentes níveis de complexidade, exerce sua ação sinestésica no espectador, construindo sentido, sem que a consciência perceba claramente os mecanismos de produção de significado (PADUIM, 2013). O documentário, como gênero audiovisual, utiliza essa linguagem para representar a realidade, alguns pioneiros mostraram que o material base de trabalho ideal para o documentário são as imagens recolhidas nos locais onde decorrem os acontecimentos relevantes. O desafio de fazer um documentário gira em torno das experiências do seu idealizador, das suas vivências, a produção por consequência será permeada pela identidade de quem o faz, como afirma o filósofo John Dewey (1980) acerca do conceito de experiência: Com frequência, entretanto, a experiência que se tem é incompleta... Em contraste com tal experiência, temos uma experiência quando o material experienciado realização. Então, e só então, ela é integrada e delimitada, dentro da corrente geral da experiência, de outras experiências (DEWEY, 1980, p. 89). Nesse sentido, a experiência não se limita ao ato no presente, mas também remonta ao que foi aprendido no passado e se reporta ao futuro para se aprimorar a inteligência quando existe algum problema. O ser humano sofre a experiência e reage ao mesmo tempo. É um ser vivo que está em seu ambiente, sente a repercussão, reage com a lógica e busca conseguir os meios para se adaptar. Tais apontamentos são pertinentes para contextualizar o cenário que emerge o documentário Fora de Sala, um projeto idealizado a partir das discussões do componente curricular Oficina de Vídeo, orientado pela professora Mestre Sophia Midian. Anualmente centenas de estudantes são impulsionados a deixarem o conforto de casa e as suas famílias, em busca da tão sonhada graduação. Muitos por não terem condições de alugar uma casa, "optam" por morar na residência universitária, essa é uma realidade comum a muitos estudantes que ingressam o ensino superior no Campus XIV, da Universidade do Estado da Bahia, em Conceição do Coité  Bahia. Tendo em vista que a fase da graduação é uma etapa marcante na vida profissional e pessoal do indivíduo essa produção foi pensada como ferramenta para registrar parte desse processo, já que esses estudantes possuem vivências, realidades e histórias autênticas por serem residentes universitários. Tal fator não os tornam especiais ou diferentes dos demais estudantes, entretanto, as aspirações, a rotina e fatores como convivência mútua, adaptação, saudade dos familiares, são algumas das particularidades que tornam a jornada ainda mais desafiadora. Esse documentário se torna além de uma produção audiovisual, uma experiência humanitária para os residentes do Campus XIV, da UNEB, pois qualquer profissional da área poderia fazer um documentário sobre a residência universitária, mas somente quem mora na residência, quem está inserido no contexto e sabe como se dão as vivências diárias poderia fazer este documentário. O Fora de Sala, além do processo técnico de fazer, é o ser e o viver, se trata do lugar de fala de seus idealizadores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nas primeiras aulas do semestre letivo 2018.2, a professora Sophia Mídian, responsável pelo componente curricular Oficina de Vídeo, do curso de Comunicação Social Rádio e TV, nos apresentou a ementa da disciplina e nessa, constava a proposta de realizar uma produção audiovisual. Entretanto, diferentes de outras experiências, dessa vez teríamos que escrever um projeto como se fosse para concorrer a um edital. As primeiras aulas foram dedicadas para a construção dos projetos e seria realizada uma curadoria para escolher dois projetos. O passo seguinte foi partir para pré-produção com a divisão da equipe, numa produção é imprescindível que cada integrante saiba o que irá a fazer, isso evita desgastes futuro. Um grupo de nove pessoas ficou responsável de produzir o documentário Fora de Sala. Por solicitação da Direção do documentário, a direção de arte teve que deixar a cenografia de acordo com a característica de cada entrevistado, optamos por enquadramentos que evidenciassem a individualidade e as particularidades dos personagens, que apesar de conviverem no mesmo espaço coletivo, possuem caraterísticas, histórias e vivências distintas. Isso foi possível através dos enquadramentos e dos objetos que foram distribuídos nos cenários. Todas as entrevistas foram feitas durante o dia e alguns insertes a noite. Por se tratar de um documentário e esse gênero possuir características marcantes, como documentar momentos que acontecem na hora da gravação, mesmo já possuindo um roteiro, estamos lidando com histórias reais, com a emoção das pessoas, essa imprevisibilidade do que seria narrado nos depoimentos gerou muita emoção no momento das gravações por parte dos entrevistados e, isso permitiu com que integrantes da equipe que não são residentes fossem tocados por essa realidade no momento das gravações. A primeira cena foi grava pela manhã, numa área externa a residência  uma espécie de quintal - onde normalmente alguns integrantes se reúnem para conversar e fazer outras atividades. A orientação por parte da direção é de que na cenografia fossem distribuídos objetos que representassem a entrevistada e que fosse as cores azuis e amarelas. Trabalhamos essas duas cores no figurino e nos objetos de cena, a fim de criar harmonia para o filme. A segunda cena foi grava na escada, também pela manhã, com Merrell Freddy, a fim de manter a harmonia a partir das cores, sugerimos que o participante gravasse com uma camisa amarela da seleção brasileira, além de contribuir com a fotografia do filme, isso também tem um significado já que o participante não é do Brasil. As outras três gravações foram feitas externas, nos quartos das participantes, tendo em vista que o intuito é revelar a individualidade de seres que vivem coletivamente, esse foi um cenário promissor, no qual a direção de arte pôde trabalhar com objetos pessoais e com as cores escolhidas. Foram feitos inserts de cômodos avulsos da casa vazios e ocupados pelos moradores realizando funções, tais como, lavando louça, cozinhando, essas cenas posteriormente foram importantes na pós-produção, para evidenciar a dimensão do que é a residência convidando o espectador através dessas imagens a adentar esse espaço. No processo de pós  produção, a decupagem e a edição do filme foram realizadas em duas semanas. Esse foi um momento delicado da produção e desafiador, no que se refere ao processo de escolha das falas, de quais histórias entrariam, e principalmente fazer isso de uma maneira linear, que fizesses sentido para quem assistirá. Após a finalização do documentário percebemos o quão trabalhoso foi realizar essa produção, mas, por outro lado, satisfatório, tanto no que se refere ao nosso amadurecimento, enquanto profissionais de comunicação, quanto ao valor afetivo e simbólico que essa produção representa. Não é apenas um produto pontual, é um registro que marca nossa passagem pela residência universitária, enquanto estudantes/moradores e idealizadores desse projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Entendendo que a linguagem documental, apesar de fluida, possui alguns pressupostos, procuramos experimentar o máximo de possibilidades oferecidas pela linguagem cinematográfica para melhor desenvolvimento de uma narrativa fiel aos acontecimentos da residência, sem, no entanto, nos limitarmos a um discurso realista que geralmente cerca a prática documental. Dessa forma, algumas cenas foram pensadas de uma maneira que podem ser lidas como ficcional, pois obedecem a uma roteirização e uma interpretação por parte dos personagens  afinal, existe algum momento em que não estamos atuando? -. No primeiro momento, nos reunimos para desenvolver o conceito estético do filme. A primeira decisão que tomamos foi a de basear a nossa paleta de cores nas janelas da residência, já que estas conferem certa característica ao ambiente achamos por bem transferir essa atmosfera ao filme. Nesse aspecto, toda a fotografia e a arte do filme foram pensadas levando isso em conta. As cores que aparecem nas janelas do prédio são o azul e o amarelo, então decidimos adequar os nossos equipamentos de gravação para melhor captar essas cores. Utilizamos os seguintes equipamentos: Uma câmera Canon DSLR EOS 5D Mark III para o plano principal, e uma Canon T5 com lente 50 mm para os insertes. Em ambas as câmeras aumentamos a saturação das cores e adequamos a temperatura de cor para aproximadamente 4600K. A direção de arte foi essencial para a atmosfera que pretendíamos, pois pensamos os cenários levando em conta a personalidade de cada personagem, ressaltando também, através dos objetos de cenas e das roupas das personagens, as cores já citadas, vermelho e amarelo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>