ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01140</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revista Fluxus</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Natalie Pacheco Kruschewsky (Universadade Estadual do Sudoeste da Bahia); Marcus Antônio Assis Lima (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Alexya Amorim Leite Dias (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Andressa Santos de Oliveira (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Bárbara Francine Bastos dos Santos (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Beatriz Rocha Simonassi (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Bruna Requião Fentanes da Silva (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Cíntia Regiane Gonçalves Silva (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Cleuzita Oliveira Lacerda Apontes (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Edgard Umburana de Souza Neto (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Felipe Ribeiro Oliveira (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Giovanna Araújo Paciullo (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Hellen Oliveira Brito (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Jamile Duarte Carvalho (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Janaína Borges dos Santos (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Joanne Luisa Teixeira Nogueira (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Júlia Andrade Silva (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Karen Rayanne Silva de Almeida (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Kourosh Jean Naghibi Paul (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Leiliane Campos Costa (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Lívia Alves Medeiros (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Lucas Silva Pires de Oliveira (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Mariana Santos Aragão (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Nínive Alves Lacerda (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Raquel Silva Rocha (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Rafael Oliveira Dias Urpia (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Raffaela Pacifico Barbosa (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Sebastião Santos Nascimento (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Tainara Menezes Santos (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Thiago Viana de Araújo (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Valéria Marina Moreira Soares Silva (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Vinícius Bronze de Sousa (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia); Waldirene Amaral de Paula (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Revista Fluxus foi idealizada no contexto da disciplina Laboratório de Impresso II do curso de comunicação social com habilitação em jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia  Campus Vitória da Conquista. A revista foi um produto produzido por toda a turma e tinha o intuito de colocar os alunos para experienciarem como é a produção de um produto jornalístico impresso, desde a idealização até a execução. A ideia era construir uma revista com um foco regional e em matérias frias, o público alvo eram os jovens da cidade de Vitória da Conquista, as matérias teriam uma abordagem próxima ao do jornalismo gonzo e a diagramação seria inspirada nos zines. O tema dessa edição foi Cenários alternativos e com esse tema tínhamos o objetivo de abordar assuntos que geralmente não são explorados pelas revistas da região, buscando com isso abrir a mente do leitor para outras temáticas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Antes da turma realmente iniciar o processo de produção da revista algumas aulas foram dedicadas para falar sobre diagramação de revista, estética, estilo de texto e organização de produção. Nas aulas sobre forma e estética aprendemos técnicas de diagramação e organização de uma revista: o que cada página representa e qual tipo de conteúdo colocar nela, qual o melhor estilo de fonte, utilização de cores para passar mensagens diferentes e como a diagramação deve seguir a ideia artística da revista, mas sem esquecer da legibilidade e funcionalidade. As aulas dedicadas a estilo de texto foram voltadas para o conceito de jornalismo gonzo e como aplicar isso tanto na realização das entrevistas e pesquisas quanto na escrita. Além disso, o professor também abordou como funciona a organização da redação de uma revista, as escalas hierárquicas e o papel de cada pessoa e função dentro da linha de produção. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O primeiro passo foi definir qual seria o nosso produto. Geralmente nas aulas dessa disciplina era confeccionado um jornal impresso e uma pequena revista que funcionava como encarte desse jornal. Porém, em debate com a turma o professor Marcus deu a ideia de nesse semestre focarmos a disciplina em fazer uma revista no lugar do jornal. A ideia foi aceita pela turma e se iniciou o processo de idealização. O nome Fluxus foi definido em homenagem ao movimento artístico homônimo dos anos 1960 e 1970. O tema foi selecionado por conta da identificação da turma de um padrão nos conteúdos fornecidos pelos veículos de comunicação da região. Além disso, nesse momento de idealização também foi definido o estilo gráfico da revista que seria inspirado nos zines e a abordagem dos textos, que teriam o estilo inspirado no jornalismo gonzo. Depois foram definidas as editorias e os cargos ocupados por todos da turma. As editorias selecionadas foram: Taoquei, editoria que aborda temas políticos; Penseira, que é uma editoria voltada para o resgate da história regional; Vitrine, um espaço voltado para apresentar acontecimentos, eventos, artistas, movimentos, etc. que atuam no cenário local; Estilo de vida, editoria que visa mostrar como são diversos e únicos os modos como as pessoas levam a vida; Selfies, editoria que traz produções artísticas dos alunos da turma e tem o intuito de ocupar o espaço que seria da publicidade; Diversão, editoria deificada ao entretenimento e humor. Os cargos foram definidos por afinidade com as editorias e áreas de produção e pelos perfis de liderança. Cada editoria teve um editor e uma média de 6 repórteres. Além dos integrantes de cada editoria foram definidos o editor chefe, os editores de arte e fotografia, os diagramadores, os revisores e a secretária de redação. O processo de reportagem foi guiado pelos editores de cada editoria seguindo as orientações e prazos dados pela editora chefe e pelo professor orientador. Os editores reportavam para a editora chefe os obstáculos encontrados pelos repórteres e juntos pensavam em soluções. Após a finalização das reportagens os editores de cada editoria revisaram e ajustaram as matérias e depois encaminharam para a revisão e edição da editora chefe. Depois do trabalho de escrita foi iniciado o processo de diagramação, esse foi realizado polos diagramadores e guiado pela editora de arte e editora chefe que tiveram a ajuda dos repórteres para pensar como seriam as páginas já que a proposta era ser bem temático e artístico. Todas as fases do trabalho foram supervisionadas e orientadas pelo professor orientador. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>