INSCRIÇÃO: 01147
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO03
 
TÍTULO: Jornal Reverso
 
AUTORES: Shagaly Damiana Araujo Ferreira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); José Péricles Diniz Bahia (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Jelson Soares de Jesus Júnior (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Maria Lara Pires Dias (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Ana Célia Coelho (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Carlos Augusto Santana (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Monalysa de Melo Pereira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Bruno de Jesus Leite (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Adailane dos Santos Souza (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Bruno Matos Palmeira Brito Miranda (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Leilane Fernandes Pinto (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Giovane Alcântara dos Santos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Lucas de Souza Lima Neves (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Gabriella de Lima Freitas (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Leonardo Gonçalves dos Santos da Conceição (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Liane Sicopira França (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Caio Batista Ferreira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Janeise Cristina Santos da Silva (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Silvoney dos Santos Gomes (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Ivana Silva Moreira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Alexandro Lopes dos Santos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Eliane dos Santos Bispo da Cruz (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Cíntia dos Santos Machado Falcão de Oliveira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Adrielly Novaes Leite Mota Santos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O jornal “Reverso” é uma produção laboratorial dos alunos do 4º semestre do curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no âmbito da disciplina “Oficina de Jornalismo Imprenso I”, ministrada pelo Prof. Dr. Péricles Diniz. Embora em disciplinas anteriores como “Oficina de Comunicação Jornalística” (2º semestre) e “Editoração e processos gráficos” (3º semestre) nós tenhamos tido contato com a produção em jornalismo impresso, foi neste componente curricular que, de fato, nos atentamos à esta linguagem. Especificamente sobre esse veículo (e o mesmo é válido para as disciplinas de telejornalismo e radiojornalismo) nos é dada a possibilidade de trabalhar com o mesmo em dois momentos: no 4º semestre, com a produção do “Reverso”, e no 5º semestre, com “Oficina de Jornalismo Impresso II”, cuja produção é direcionada para a confecção e produção de revistas informativas. O jornal impresso “Reverso” foi fundado há pouco mais de uma década, com a criação (em 2006) do curso de Comunicação Social da UFRB, tendo publicação mensal, com tiragem de mil exemplares, distribuídos nos campi da Universidade e em pontos estratégicos da cidade de Cachoeira. Além de contar com a distribuição realizada por parte dos próprios alunos (muitos deles residentes em cidades vizinhas) e a veiculação on-line pela plataforma “Issuu”.  Ressaltamos que a relação da cidade de Cachoeira com o desenvolvimento do jornalismo impresso na Bahia é fato notório e histórico na região. Conforme Péricles Diniz (UFRGS, 2009), em seu artigo “Uma breve trajetória da imprensa no Recôncavo da Bahia durante o século XIX”, o primeiro jornal baiano, Idade D´Ouro do Brasil, fundado em 1811, possuía assinantes cachoeiranos, quando a cidade era ainda a segunda mais rica da Bahia. Além disso, a localidade apresentou uma atuação ativa no processo de escrita jornalística, através de nomes como “Ernesto Simões Filho (fundador do jornal A Tarde, em 1912), Aristides Milton,  Cincinnato  José  Melchiades,  Manuel  Paulo  Filho  (presidente  da Associação Brasileira de Imprensa em 1928) e Antonio Loureiro (que foi diretor da Escola  de  Comunicação  da  Universidade  Federal  da  Bahia  e  membro  do  Conselho  Estadual de Cultura), entre outros” (DINIZ, 2009). Diante de tal cenário, o jornal-laboratório “Reverso” é fundado, assumindo esse legado, mesmo sendo um instrumento de produção discente, sendo um jornal que, ao invés de ser um porta-voz de eventos institucionais da Universidade, se propõe a tratar de temáticas da rotina diária dos cachoeiranos e moradores do entorno do Recôncavo. O “Reverso”, atualmente, conta com 109 edições, entre publicações em formato de jornal e revistas especiais, com temas segmentados. As edições de destaque, os jornais de número 103, 104 e 105, foram publicadas entre os meses de junho e agosto de 2018. As três edições foram distribuídas à comunidade em formato impresso, após alguns anos em que, por falta de verbas, o jornal teve que ser publicado apenas em formato on-line, sem, contudo, deixar de ser produzido. Editado semestralmente, o jornal tem como objetivo basilar a abordagem de assuntos ligados à região, nos proporcionando uma maior profundidade no fazer jornalístico, ao nos dar autonomia na realização do ciclo de produção da notícia e da metodologia que envolve processos como apuração, redação e circulação da notícia.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀愀戀攀洀漀猀 焀甀攀 愀 瀀愀甀琀愀  甀洀愀 搀愀猀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀⸀ 䔀洀 爀攀氀愀漀  攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀渀挀漀爀搀愀洀漀猀 挀漀洀 䰀甀椀稀 䌀漀猀琀愀 倀攀爀攀椀爀愀 䨀切渀椀漀爀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䄠 愀瀀甀爀愀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀ᴀ†⠀嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 ᰀ倠愀甀琀愀 焀甀攀  瀀愀甀琀愀 搀攀昀椀渀攀 漀 爀甀洀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 渀最甀氀漀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀愀 漀甀 瘀爀椀愀猀 渀甀愀渀挀攀猀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀 愀瀀甀爀愀搀漀Ⰰ 焀甀愀氀 漀 爀攀挀漀爀琀攀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀愀爀Ⰰ 猀漀戀 焀甀攀 洀漀搀漀 渀漀瘀漀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀愀 愀 焀甀攀猀琀漀⸀ ⠀倀䔀刀䔀䤀刀䄀 䨀刀⸀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ 㜀㤀⤀⸀ 吀愀洀戀洀 猀攀 昀愀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀攀 圀愀爀爀攀渀 䈀爀攀攀搀Ⰰ 渀漀 愀爀琀椀最漀 ᰀ䌠漀渀琀爀漀氀攀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 爀攀搀愀漀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀ᴀⰠ 椀渀挀氀甀搀愀 渀愀 挀漀氀攀琀渀攀愀 ᰀ䨠漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 焀甀攀猀琀攀猀Ⰰ 琀攀漀爀椀愀猀 攀 ᠀攠猀琀爀椀愀猀ᤀᴠⰠ 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 一攀氀猀漀渀 吀爀愀焀甀椀渀愀 ⠀䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀㨀 ᰀ挠愀搀愀 樀漀爀渀愀氀 琀攀洀 甀洀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 愀搀洀椀琀椀搀愀 漀甀 渀漀⸀ ⠀⸀⸀⸀⤀ ⸀ 䄀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 爀攀愀猀 搀攀 漀爀椀攀渀琀愀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 漀猀 渀攀最挀椀漀猀 攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀㬀 洀甀椀琀愀猀 瀀爀漀瘀洀 搀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 搀攀 挀氀愀猀猀攀⸀ 䄀 漀爀椀攀渀琀愀漀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀ⴀ猀攀 渀愀 ᠀瀠愀爀挀椀愀氀椀搀愀搀攀ᤀᴠ†⠀䈀刀䔀䔀䐀Ⰰ ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㄀㐀⤀⸀ 䄀漀 琀爀愀稀攀爀洀漀猀 倀攀爀攀椀爀愀 䨀爀⸀ ⠀㈀ ㄀ ⤀ 攀 䈀爀攀攀搀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀ 焀甀攀爀攀洀漀猀 爀攀昀漀爀愀爀 搀漀椀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 焀甀攀 渀漀爀琀攀愀爀愀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 ᰀ删攀瘀攀爀猀漀ᴀ⸠ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀爀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 搀椀洀攀渀猀漀 氀漀挀愀氀⸀ 伀甀琀爀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 搀愀 琀攀漀爀椀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ  愀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀ 伀 ᰀ删攀瘀攀爀猀漀ᴀ†琀攀洀 挀漀洀漀 挀氀愀爀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀琀攀渀搀攀爀 愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀挀栀漀攀椀爀愀Ⰰ 渀漀 刀攀挀渀挀愀瘀漀 戀愀椀愀渀漀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀 猀攀搀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀刀䈀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀猀 挀椀爀挀甀渀瘀椀稀椀渀栀愀猀⸀ 一攀猀琀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 渀漀 攀爀愀 瀀爀椀漀爀椀稀愀搀漀 漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 猀 瀀愀甀琀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 挀愀戀椀愀 愀 渀猀 愀琀攀渀琀愀爀洀漀ⴀ渀漀猀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀 搀攀 猀攀甀 攀渀琀漀爀渀漀Ⰰ 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀砀琀攀爀渀愀Ⰰ 搀攀 漀渀搀攀 愀搀瘀椀渀栀愀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 䌀漀洀漀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 漀 ᰀ删攀瘀攀爀猀漀ᴀ†琀攀洀 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀猀猀愀氀琀愀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䐀椀爀挀攀甀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀 䰀漀瀀攀猀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䨠漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀ᴀ†⠀匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀⤀㨀 ᰀ漠 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀 挀漀渀搀椀攀猀 愀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 焀甀攀 挀漀氀漀焀甀攀 攀洀 攀砀攀挀甀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀愀 爀攀愀 琀挀渀椀挀漀ⴀ瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀椀稀愀渀琀攀ᴀ†⠀䰀伀倀䔀匀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㤀⤀⸀ 吀漀搀愀瘀椀愀Ⰰ 愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀漀 ᰀ删攀瘀攀爀猀漀ᴀ†渀漀  愀瀀攀渀愀猀 愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 䌀愀挀栀漀攀椀爀愀 昀椀挀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 愀 ㄀㄀㜀 欀洀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 匀愀氀瘀愀搀漀爀 攀 昀漀椀 瀀愀氀挀漀 搀愀 䤀渀搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 渀愀 䈀愀栀椀愀 渀愀 戀愀琀愀氀栀愀 搀攀 ㈀㔀 搀攀 樀甀渀栀漀 ㄀㠀㈀㈀⸀ 䌀漀洀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 ㌀㐀 洀椀氀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀 挀椀搀愀搀攀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 樀漀爀渀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀⸀ 䔀猀猀愀 挀愀爀渀挀椀愀  猀甀瀀爀椀搀愀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 ᰀ删攀瘀攀爀猀漀ᴀ⸠ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 洀椀猀猀攀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 搀漀 瀀攀爀椀搀椀挀漀  愀 搀攀 愀琀攀渀搀攀爀 愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 ⠀渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⤀ 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀  唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 愀猀猀甀洀攀 甀洀愀 瀀漀猀琀甀爀愀 搀攀 瘀愀渀最甀愀爀搀愀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 焀甀攀猀琀攀猀 氀漀挀愀椀猀 猀攀最甀椀渀搀漀 漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀爀爀攀漀Ⰰ 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀攀搀椀琀椀猀洀漀Ⰰ 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀爀椀愀渀搀漀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 搀攀猀瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀愀渀漀 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 匀愀渀琀漀猀 攀 䌀愀猀琀爀漀Ⰰ 渀漀 愀爀琀椀最漀 ᰀ䨠漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀ᴀ†⠀唀䘀伀倀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 愀漀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀 ᰀ漠 椀渀琀攀爀椀漀爀 愀椀渀搀愀  瘀椀猀琀漀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀㬀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 挀漀愀搀樀甀瘀愀渀琀攀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀ᴀ⸠ 준 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 愀氀椀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 瀀攀爀挀攀戀攀 甀洀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀漀爀 琀攀洀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 猀甀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀Ⰰ ᰀ漠猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 焀甀攀爀攀洀 猀愀戀攀爀 漀 焀甀攀 攀猀琀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 攀洀 猀甀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀Ⰰ 攀洀 猀攀最甀渀搀漀 氀甀最愀爀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 栀愀瘀攀渀搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 洀渀椀洀漀 瀀漀爀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 洀戀椀琀漀 攀猀琀愀搀甀愀氀 攀 渀愀挀椀漀渀愀氀 攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀ᴀ†⠀䐀伀刀一䔀䰀䰀䔀匀Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀㌀ 愀瀀甀搀⸀ 匀䄀一吀伀匀 攀 䌀䄀匀吀刀伀Ⰰ ㈀ ㄀㌀ 瀀⸀ 㜀⤀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀愀甀琀愀ⴀ猀攀 渀漀 ᰀ删攀瘀攀爀猀漀ᴀⰠ 猀漀戀 漀 漀氀栀愀爀 氀漀挀愀氀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 渀漀 昀漀椀 搀椀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 刀攀挀渀挀愀瘀漀⸀ 伀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀漀 漀甀琀爀漀 猀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀猀⸀ 伀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀漀猀 渀漀猀猀漀猀 琀愀洀戀洀⸀ 匀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 漀猀 愀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 爀攀最椀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀砀攀挀甀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 焀甀攀 猀攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 愀 猀攀爀 漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 搀漀 ᰀ樠漀爀渀愀氀椀猀洀漀ⴀ椀洀瀀爀攀猀猀漀ⴀ椀渀琀攀爀椀漀爀愀渀漀ⴀ栀甀洀愀渀椀稀愀搀漀ⴀ渀漀ⴀ刀攀挀渀挀愀瘀漀ᴀ⸠ ਀
 
OBJETIVO
Após aulas teóricas baseadas nos princípios do “Manual de Redação do Reverso” (UFRB, 2009), os estudantes foram organizados para dar início à série de publicações. Ressaltamos que o projeto gráfico do jornal em questão é padronizado e a diagramação é realizada pelo docente responsável pela disciplina, que também assume a função de editor-chefe. Cada edição levou em torno de quatro semanas para ser concretizada. Na primeira semana, realizávamos a reunião de pauta. Estas eram sugeridas por toda a turma, através de material escrito, para serem estabelecidas quais as de relevância para a publicação daquele mês, sempre observando as peculiaridades locais, como as datas comemorativas e os campeonatos esportivos em vigência, por exemplo. Nas duas semanas seguintes, realizávamos, entregávamos e revisámos as reportagens, sendo a última semana destinada aos ajustes finais do periódico. As funções de repórter e de repórter fotográfico passavam por um rodízio e a cada mês um grupo de alunos também era responsável pela edição dos textos. Repórter e fotojornalista atuavam em dupla, havendo, depois de texto e fotos prontos, um padrão estabelecido para envio dos materiais aos responsáveis por cada editoria. Em relação às editorias (que não eram fixas), não havia uma especificação de temáticas, ficando o aluno à vontade para atuar naquela em que havia uma maior identificação. Lembramos que cada edição do “Reverso” teve uma tiragem de mil exemplares, distribuídos em todos os campi da Universidade e também em pontos de grande circulação de público em cidades do Recôncavo. O fato de a turma ser formada por estudantes moradores de municípios diversos ajudou também nessa distribuição, tanto na zona urbana, como na zona rural. Pensando na inserção e valorização do território, questões próprias da identidade cultural local, bem como expressões tipicamente regionais foram absorvidas no desenvolvimento das edições deste jornal laboratório. Não obstante, enquanto um veículo universitário, a inserção da criatividade e da experimentação são incrementos primordiais que Ribeiro e Diniz (UFRB, 2009) encorajam no “Manual de Redação do Reverso”. Segundo os autores, o “Reverso” deve abordar “temas que não sejam comumente tratados pela chamada ‘grande imprensa’” (RIBEIRO; DINIZ, 2009). O jornal é formatado em um caderno de 12 páginas, dividido em editorias como Opinião - destinado a editoriais de convidados, especialistas, professores e egressos da UFRB-, Cidade, Região, Economia, Cidadania, Cultura, Esportes, Comportamento, Reportagem e Educação. Os gêneros opinativo, interpretativo e informativo foram utilizados de maneira recorrente, explorando diversos formatos como reportagem, editorial, nota e texto noticioso.  O trato ético e humanizado é uma das marcas intrínsecas nas edições. De acordo com Ribeiro e Diniz (UFRB, 2009) deve-se “manter sempre uma atitude crítica sustentável, evitando conclusões que não sejam baseadas em fatos e/ou documentos, orientando-se sempre pelos princípios éticos da verdade, sem pré-julgamentos ou preconceitos”. A periodicidade do produto é de três a quatro edições por semestre. A relevância do jornal “Reverso” para Cachoeira e região pode ser constatada em duas perspectivas: primeiramente, na tendência à valorização das pautas locais e do desenvolvimento da imprensa no interior da Bahia, tal como era feito em tempos primórdios. E, segundo lugar, por se apresentar como espaço ímpar para que os estudantes possam exercitar a prática jornalística antes mesmo de adentrar ao mercado de trabalho, saindo das pautas institucionais para a apuração das demandas e necessidades externas à faculdade. Desse modo, participar desse processo é um passo significativo para que, a cada semestre, novas experiências sejam retratadas e vividas, reescrevendo histórias e memórias do Recôncavo, tanto no formato impresso, quanto na sua distribuição on-line, ampliando seu alcance, pautando e sendo pautado pelo seu público leitor.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀