INSCRIÇÃO: 01148
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: ECOS - Jornal Laboratório
 
AUTORES: Ana Carolina de Lima Santos (Universidade Federal de Alagoas); Beatriz Carvalho da Silva (Universidade Federal de Alagoas); Laís Barros Falcão de Almeida (Universidade Federal de Alagoas)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
RESUMO਀䌀爀椀愀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䔀搀椀漀 攀洀 䴀搀椀愀 䤀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀漀爀 䰀愀猀 䘀愀氀挀漀Ⰰ 漀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 䔀䌀伀匀 渀愀猀挀攀甀 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 渀愀 最爀愀搀甀愀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀猀猀攀洀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 猀甀爀最椀甀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀 䨀漀爀渀愀氀 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀搀瘀椀渀搀漀 搀漀 戀氀漀挀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⸀ 䄀 挀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 漀 氀愀爀愀渀樀愀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 搀攀瘀椀搀漀  猀甀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 渀漀 瀀爀搀椀漀 漀渀搀攀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀渀搀漀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀䌀伀匀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ਀ 䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀 A prática jornalística é de suma importância durante a formação dos estudantes de Jornalismo. Para incentivar o exercício dentro e fora de sala de aula, a doutoranda Laís Barros propôs às suas turmas de Edição de Mídia Impressa a criação de um veículo impresso que abordasse temáticas voltadas ao bloco de Comunicação Social e à Universidade Federal de Alagoas. Por se tratar de uma mídia que utiliza as linguagens verbal e visual, o Jornal Laboratório ECOS “compõe-se, na mesma medida, de comunicação visual e verbal – ambas de expressão gráfica, já que se trata de imprensa escrita” (Pivetti, 2006, p. 177 apud Damasceno, 2013, p. 2). Diante disso, a equipe de diagramação do ECOS buscou construir um visual jovem, moderno e que, ao mesmo tempo, fizesse alusão ao bloco de onde surgiu.਀ OBJETIVO਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 䔀䌀伀匀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 栀愀爀洀渀椀挀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 洀搀椀愀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 昀漀洀攀渀琀愀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀爀 挀漀洀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 娀愀瀀瀀愀琀攀爀爀愀 ⠀㈀  㜀 愀瀀甀搀 䐀愀洀愀猀挀攀渀漀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 挀漀渀昀椀最甀爀愀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀爀瀀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 漀 愀甀琀漀爀 挀栀愀洀愀 搀攀 ᰀ樠漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瘀椀猀甀愀氀ᴀ†ⴀ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 最爀昀椀挀漀 搀攀 甀洀愀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 攀 搀漀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀⸀ ਀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀 O enfraquecimento que os veículos impressos vêm sofrendo - sobretudo com a facilidade de acessar notícias por meio da internet, somando-se também a preguiça da sociedade brasileira em ler textos completos sobre os acontecimentos noticiados - faz com que as equipes por trás de tais meios de comunicação necessitem criar estratégias para de captação da atenção dos consumidores. De acordo com Dondis (2003), a sintaxe da linguagem visual diz respeito à composição inteligente que se traduz no resultado final. Neste caso, o planejamento gráfico de um jornal se faz tão importante quanto as temáticas abordadas em suas páginas. A diagramação do jornal laboratório serve também para aproximar o graduando de práticas que compete, também, ao comunicólogo para além da produção textual, ocasionando na reflexão em torno da composição do periódico enquanto produto. Oliveira e Rodelli (2006) argumentam que a participação num jornal laboratório, faz com que os estudantes entendam o conjunto que compõe um jornal impresso, assim como a prática de fazer jornalismo.਀ 
 
INTRODUÇÃO
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADAS਀䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 䔀䌀伀匀 猀攀 搀攀甀 攀洀 搀甀愀猀 攀琀愀瀀愀猀㨀 渀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀Ⰰ 愀 搀漀甀琀漀爀愀渀搀愀 䰀愀猀 䘀愀氀挀漀 瀀愀猀猀漀甀 愀漀猀 猀攀甀猀 愀氀甀渀漀猀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䔀搀椀漀 攀洀 䴀搀椀愀 䤀洀瀀爀攀猀猀愀 ⠀瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 爀攀渀漀洀攀愀搀愀 瀀愀爀愀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䴀搀椀愀 䤀洀瀀爀攀猀猀愀⤀ ⴀ 渀攀猀琀愀 昀愀猀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 氀椀瘀爀漀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀洀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 䜀甀椀愀 倀愀爀愀 䔀搀椀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䄀 䄀瀀甀爀愀漀 搀愀 一漀琀挀椀愀Ⰰ 搀攀 䰀甀椀稀 搀愀 䌀漀猀琀愀 倀攀爀攀椀爀愀 䨀爀⸀Ⰰ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀攀搀愀漀 攀 䔀猀琀椀氀漀Ⰰ 搀愀 䘀漀氀栀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䐀椀爀椀漀Ⰰ 搀攀 䄀渀愀 䔀猀琀攀氀愀 搀攀 匀漀甀猀愀 倀椀渀琀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀㬀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 攀砀攀爀挀挀椀漀 瀀爀攀瀀愀爀愀琀爀椀漀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 挀漀洀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀㨀 搀漀 䔀砀攀爀挀挀椀漀 䔀猀挀漀氀愀爀 愀漀 䌀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 漀 倀切戀氀椀挀漀 䰀攀椀琀漀爀Ⰰ 搀攀 䐀椀爀挀攀甀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀 䰀漀瀀攀猀㬀 攀 戀椀戀氀椀漀最爀愀昀椀愀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀椀最渀 搀攀 瀀攀爀椀搀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 漀戀爀愀 ∀䐀攀猀椀最渀 搀攀 䨀漀爀渀愀椀猀㨀 倀爀漀樀攀琀漀 䜀爀昀椀挀漀Ⰰ 䐀椀愀最爀愀洀愀漀 攀 匀攀甀猀 䔀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀 倀愀琀爀挀椀愀 䰀漀瀀攀猀 䐀愀洀愀猀挀攀渀漀Ⰰ 攀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 瀀攀爀椀搀椀挀漀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀 爀攀最椀漀渀愀椀猀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀 猀攀 瘀漀氀琀漀甀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 䔀䌀伀匀㨀 愀猀 琀甀爀洀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀漀搀漀猀 瘀攀猀瀀攀爀琀椀渀漀 攀 渀漀琀甀爀渀漀 猀攀 搀椀瘀椀搀椀爀愀洀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀甀渀栀愀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 攀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀  搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀ 一攀猀琀愀 昀愀猀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 搀愀 䄀搀漀戀攀Ⰰ 䤀渀䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀愀猀 瀀最椀渀愀猀 攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀猀 愀爀琀攀猀 挀漀渀瘀椀搀愀渀搀漀 搀攀洀愀椀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 戀氀漀挀漀 愀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀攀洀 挀漀洀 漀 樀漀爀渀愀氀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 挀漀爀 瀀愀爀愀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀爀 漀 瀀爀搀椀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 猀攀 搀攀甀 琀愀洀戀洀 渀攀猀琀攀 瀀攀爀漀搀漀⸀ 倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 氀漀渀最愀猀Ⰰ 焀甀攀 琀漀洀愀洀 挀漀渀琀愀 搀愀猀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 挀漀洀 猀攀爀椀昀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀瘀椀琀愀爀 昀愀搀椀最愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 ⠀圀椀氀氀椀愀洀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⤀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 爀攀渀漀瘀愀攀猀 愀漀 搀椀愀最爀愀洀愀爀 愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀Ⰰ 琀攀猀琀攀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 琀攀砀琀漀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 攀 挀椀琀愀攀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 搀漀 䔀䌀伀匀 猀攀 洀愀渀琀洀 昀椀攀氀 愀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 搀攀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀  㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀 Com as pautas escolhidas e autorizadas, referentes aos cursos de comunicação ou à temáticas da Universidade, de interesse da comunidade acadêmica, as equipes voltaram-se ao trabalho de campo, buscando fontes, apurando as informações, procurando mostrar os dois, ou mais, lados das notícias. Ao contrário de alguns veículos que determinam a quantidade de caracteres, ou toques, que os repórteres têm para cada matéria, o jornal laboratório deu liberdade para a criatividade dos estudantes, fazendo com que a diagramação e montagem do produto final só pudesse ser realizada após o veredito final sobre o material produzido pelas demais equipes - as matérias eram revisadas, repassadas para os alunos para que pudessem fazer as devidas alterações e quando finalizadas, eram enviadas para a equipe que cuida da parte gráfica, responsável, junto à professora orientadora, pela decisão de composição das peças. O tamanho do jornal foi a única concepção que sofreu alterações - a primeira edição foi produzida para folha de tamanho A3 (29,7 cm x 42 cm), as demais foram adaptadas para o tamanho Tabloide (28 cm x 43 cm), os tamanhos foram escolhidos com a intenção de expor, nas paredes do bloco, a produção realizada pelas turmas de Edição/Laboratório de Mídia Impressa. A malha escolhida foi de quatro colunas, organizadas verticalmente. Para a identificação das editorias, escolheu-se a fonte Anton, tamanho 72, com coloração laranja (CMYK - 1%, 73%, 100%, 0%; RBG - 240, 103, 14). A mesma fonte também é utilizada no título das matérias, na cor preta, tamanho 30. Para o texto, utiliza-se a fonte Cambria Regular, tamanho 12. Esta fonte é usada ainda no cabeçalho, tamanho 16. Ainda na família Cambria, o subtítulo está em itálico, com tamanho 15, assim como as citações presentes em algumas matérias e entrevistas (desta vez também em negrito, acompanhada de barras antes e depois da citação). A identificação dos autores é feita com Cambria Bold, tamanho 12. Como mencionado anteriormente, a escolha da fonte Cambria, serifada, se deu para maior fluidez na leitura. Já a fonte Anton, sem serifa, foi escolhida para captar a atenção do leitor. ਀ CONSIDERAÇÕES਀䄀 挀漀渀挀攀瀀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 䔀䌀伀匀 洀漀猀琀爀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 攀砀椀琀漀猀愀 搀攀 椀渀猀攀爀椀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 愀椀渀搀愀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 愀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 猀甀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀ 䄀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 最爀昀椀挀愀 洀漀猀琀爀愀ⴀ猀攀 攀昀攀琀椀瘀愀 攀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀漀 挀愀爀最漀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀爀 攀洀 洀搀椀愀猀 椀洀瀀爀攀猀猀愀猀 ⴀ 挀漀洀 渀昀愀猀攀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 ⴀⰀ 猀漀洀愀搀漀 愀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 猀漀戀爀攀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 洀愀氀栀愀猀 ⠀琀愀洀戀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 最爀椀搀 漀甀 最爀攀氀栀愀⤀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀Ⰰ 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀 搀攀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀