ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01170</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Lírica no ar, você é sua obra de arte</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rafaela de Melo Silva (Universidade Católica de Pernambuco); Gabriele Rocha Macêdo Coutinho (Universidade Católica de Pernambuco ); Daniel Thiago Da Silva Santos (Universidade Católica de Pernambuco ); Thelma Lúcia Guerra Álvares (Universidade Católica de Pernambuco ); Rafaela Carine Soares de Lima (Universidade Católica de Pernambuco )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho discorre sobre a criação de cartaz publicitário para a disciplina de Atividade Experimental V. A peça elaborada tem como objetivo divulgar a Lírica no Ar, uma companhia artística experimental que oferece aulas de lira e tecido acrobáticos, concedendo ao aluno a oportunidade de explorar o seu corpo e se expressar por meio dos exercícios aéreos. O cartaz desenvolvido busca associar a prática das atividades citadas com a obra O Nascimento de Vênus, do artista Sandro di Médici, popularmente conhecido como Botticelli, comparando o aluno, ou futuro aluno com um quadro renascentista famoso que retrata beleza e cultura. A disciplina Atividade Experimental V é oferecida no 5º período do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap, e seu objetivo é desenvolver, desde o planejamento até a criação, peças práticas baseadas no conhecimento adquirido nas outras disciplinas do mesmo período. Focado em desenvolver todas as etapas de produção, da fotografia até a arte final da peça publicitária, o cartaz vem para solucionar o problema identificado pela equipe: o cidadão do Recife que não se identifica como produtor de cultura e/ou não reconhece a importância da arte local. A partir desta identificação, foi escolhida a Lírica no ar, uma escola local de acrobacia aérea, conhecida por sua forte interação com a cidade do Recife. A vontade de realizar o impossível sempre foi presente no homem. e por isso, o desejo de  voar sempre esteve no seu imaginário. Foi com isso em mente que surgiu a primeira modalidade circense aérea, o trapézio e a partir dele foram desenvolvidos os demais equipamentos da modalidade (ORFEI,A. O Circo Viverá. São Paulo: Ed. Mercuyo, 1996). Pelo interesse em buscar a fantasia e alçar voo, nasceu o Lírica no Ar, uma companhia recifense que oferece aulas das modalidades: lira acrobática - que consiste em uma estrutura metálica suspensa, utilizada como base da performance artística - e tecido acrobático - caracterizado por um longo tecido suspenso, onde os artistas se envolvem nele para realização da performance. Esse serviço é de grande importância, pois contribui para o cenário artístico da cidade do Recife, promovendo o desenvolvimento de uma cultura local, o que reforça a identidade regional de Pernambuco. A instituição realiza eventos abertos de interação acrobática, com foco nos locais históricos como a Ponte de Ferro, no centro do Recife. Além de promover feiras de produtos locais, também realizou uma campanha em parceria com o artista Francisco Brennand, que cedeu o espaço de sua oficina de cerâmica. Foram produzidas fotos artísticas para escola de acrobacia, que conotam essa comunhão do indivíduo com a cultura local. A peça tem como objetivos despertar o interesse e identificar possíveis clientes para a Lírica no Ar, através da associação de uma obra clássica, trazendo a imagem da acrobacia como forma de se auto-descobrir e empoderar. O conceito foi escolhido pelo fato de Recife ser um grande palco cultural, nos mais diversos aspectos, fazendo com que os cidadãos tenham um forte laço com expressões artísticas em suas variadas formas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha pela plataforma cartaz foi feita, já que o mesmo, como defendido por Cesar (2000), tem grande importância como meio de entregar uma mensagem publicitária por conta de sua presença física, sendo relevante no convencimento do público. Por ser uma peça essencialmente visual, ela entrega o conteúdo pretendido de maneira a ser absorvida rapidamente pelo receptor, sem que o mesmo desprenda de muito tempo (CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 5ª. Edição. São Paulo: Futura, 2000.), ideal para o ritmo acelerado do dia a dia da capital pernambucana. Foi utilizada a comparação do artista circense com o quadro renascentista conhecido mundialmente, O Nascimento da Vênus, que tem grande importância como representação da beleza e influência da mitologia greco-romana na cultura ocidental (ESMANHOTO, Mônica e ESMANHOTO, Simone. Botticelli/Coleção Grandes Mestres; V.10. 1ª. Edição. São Paulo: Abril, 2011) trazendo o conceito de que a arte desenvolvida pelo cidadão recifense é tão importante quanto. A cidade do Recife é um grande palco cultural, nos mais diversos aspectos, e essa importância se equipara, em contexto local às grandes obras europeias, apesar de, em regra geral, não se observar a exaltação da arte da região pelo cidadão comum. A Torre de Cristal, do artista Francisco Brennand presente ao fundo da peça, traz consigo regionalidade, gerando um processo de identificação e pertencimento do leitor, além uma das obras mais memoráveis da cidade, que se encontra próxima ao marco zero. A decisão se deu, também, pela proposta de interação urbana da escola de acrobacia aérea, que muitas vezes leva suas apresentações circenses aos monumentos do Recife, a peça impressa veiculada nas ruas, funciona como símbolo da presença da própria Lírica na cidade, chamando atenção pela arte e beleza dos que transitam nas ruas. Para o desenvolvimento da peça inicialmente, realizou-se um estudo acerca dos valores da Lírica no Ar, e sua interação com a cidade, arte e alunos. Foram selecionados pontos que mais entravam em contato com o desafio proposto em sala de aula e, posteriormente, houve a pesquisa das maiores obras de arte estudadas em livros de história, algo que expressasse o objetivo do trabalho ao receptor, chegando assim no Nascimento de Vênus. De acordo com E.H. Gombrich (1945), esta representa a pureza, beleza e harmonia, sendo a última característica de maior interesse do grupo.(GOMBRICH, Ernst Hans. Botticelli's mythologies: A study in the neoplatonic symbolism of his circle, Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, 1945). A peça em si, segue uma versão digital do traço renascentista de Botticelli do fim dos anos 1400 e foi produzida para elevar a estima do receptor comparando-a a uma obra de arte mundialmente conhecida. Em conjunto com a imagem, surge o texto com o mesmo conceito do público alvo e da própria obra de arte, gerando unicidade de linguagem do conjunto do cartaz. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O grupo focou nos estudos de luz e composição de retratos antigos presentes em pinturas bizantinas e renascentistas (GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. Rio de Janeiro, LTC, 2013). A partir daí, começou-se a pré-produção: encontrar um local neutro com fundo branco e espaço alto o suficiente para caber os aparelhos; escolher a modelo que retrataria a vênus; definir o figurino que iria propor a quebra da estética do quadro, usando roupas que fazem parte do cotidiano das aulas de acrobacia aérea; e o aparelho circense que seria representado, no caso o tecido acrobático pelo seu maior reconhecimento por parte do público. No dia da produção fotográfica, foi utilizada a câmera digital Canon Eos Rebel T5i com lente de 50 mm e a iluminação de uma luminária com lâmpada LED branca fria de 6.500k. Já na edição do cartaz, onde foi empregado maior tempo e cuidado, foi usado o programa Adobe Photoshop CC 2019 para editar as cores da foto original, recortá-la e inserir no fundo da versão digital adaptada do quadro O Nascimento de Vênus, além da representação da Torre de Cristal, de Francisco Brennand que foi ilustrada pelo grupo com os pincéis do próprio software. Após o recorte e edição do cenário presente na foto, houve a aplicação dos mesmos efeitos de tinta seguido por edição de cor e adição de textura, com o objetivo de trazer uma estética antiga à peça, remetendo a obra renascentista, além de uma influência a estética bizantina na iluminação que vem do alto, como o indivíduo que busca a transcendência. Para a construção da peça foi usado o programa Adobe Photoshop CC 2019. As fotos foram produzidas no espaço onde ocorrem as aulas da Lírica no Ar, enquanto o fundo foi uma edição da versão digital do quadro O Nascimento de Vênus, de Botticelli. A representação da Torre de Cristal, de Francisco Brennand, foi ilustrada no próprio Photoshop. O processo de criação começou com a transformação da foto de Jéssica Santos em traços semelhantes a tinta óleo. Em seguida, após o recorte e edição do cenário presentes no cartaz, houve a aplicação dos mesmos efeitos de tinta seguido por edição de cor e adição de textura, com o objetivo de trazer uma estética antiga à peça, remetendo a obra renascentista. A fonte é a Montserrat básica e sem serifa, que foi escolhida por ser simples para que não disputasse a atenção com a imagem e sim completasse-a. O trabalho realizado possibilitou a aplicação prática dos conhecimentos e habilidades adquiridos nas disciplinas de Direção de Arte Aplicada e Redação Publicitária Aplicada, ambas do 5º período, combinados e desenvolvidos para disciplina de Atividade Experimental V. Além disso, possibilitou o desenvolvimento criativo perante a ideia de beleza, desenvolvimento pessoal e contato com a cidade, representando em uma única peça os valores da Lírica no Ar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>