INSCRIÇÃO: 01173
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP12
 
TÍTULO: MAD PEOPLE: CONTEÚDO DE MARCA PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS TIPOS DE ASSÉDIO NO MERCADO PUBLICITÁRIO
 
AUTORES: FRANCISCO FARIAS BATISTA SEGUNDO (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO); Daniel de Barros Lima (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO); Rogério Luiz Covaleski (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Nosso cliente é o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Pernambuco. O temática do nosso projeto é o assédio no mercado de publicidade de Recife, mais precisamente, trazer para a discussão dessas questões, muitas vezes deixadas de lado. Nosso trabalho trata sobre o assédio moral e sexual dentro do mercado de publicidade. Buscamos, através do conteúdo de marca, conscientizar sobre os tipos assédio que podem ocorrer no ambiente de trabalho. Como indicam as pesquisas mencionadas em nosso projeto, o mercado publicitário ainda é um ambiente bastante problemático e que por muitas vezes ainda normaliza algumas situações abusivas para com seus colaboradores. Nós, como participantes deste mercado, já presenciamos algumas dessas situações e, por isso, tomamos a iniciativa de abordar este tema em nosso trabalho de conclusão de curso. Onde o produto do nosso projeto é a disseminação da informação, através da internet, buscando seguir uma comunicação integrada e precisa. Para isso, criamos vídeos com uma linguagem sarcástica e crítica para ilustrar essas situações de abuso e instruir os possíveis desinformados sobre o assédio.
 
INTRODUÇÃO
A metodologia principal utilizada por nós foi a pesquisa bibliográfica. Uma das principais referência todo o trabalho foi a pesquisa: "Hostilidade, silêncio e omissão", realizada pelo Grupo de planejamento de São Paulo em 2017, que traz dados preocupantes acerca do assédio no atual mercado de publicitário. Para tentar entender melhor a realidade de Recife, também realizamos uma pesquisa quantitativa e qualitativa, através de formulários online, para avaliar o cenário local, e coletar dados que também ajudaram para o embasamento dos roteiros dos vídeos.
 
OBJETIVO
Nosso principal objetivo é informar não só quem está entrando no mercado, como quem já faz parte do mercado e não sabe que está em situação de assédio. ਀倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀 漀 瀀椀琀挀栀 搀愀 椀搀攀椀愀 瀀愀爀愀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 渀漀猀猀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 昀漀椀㨀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 洀愀爀挀愀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀爀攀洀漀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 攀 挀漀洀漀 愀最椀爀 渀攀猀猀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀⸀ 倀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 渀漀猀猀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 攀渀最愀樀愀爀 漀 洀砀椀洀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 漀渀搀攀Ⰰ 攀洀 甀洀 猀攀最甀渀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀洀漀猀 攀洀 挀漀洀漀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 愀 猀甀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 猀漀稀椀渀栀愀Ⰰ 瀀漀搀攀 搀愀爀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 伀 挀愀渀愀氀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀 猀攀爀椀愀 漀 渀漀猀猀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀漀爀琀愀氀Ⰰ 攀 猀攀爀椀愀 氀椀渀欀愀搀漀 挀漀洀 漀 伀昀椀挀椀愀氀 搀愀 唀䘀倀䔀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀椀昀甀渀搀椀爀 愀猀 椀搀攀椀愀猀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 氀切搀椀挀愀 攀 洀攀渀漀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 渀漀猀猀漀猀 搀漀椀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 洀愀樀漀爀椀琀爀椀漀猀㨀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀⼀攀猀焀甀攀琀攀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀 愀琀 甀洀愀 眀攀戀猀爀椀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀