INSCRIÇÃO: 01174
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO05
 
TÍTULO: Boa Tarde, Cachoeira!
 
AUTORES: Janeise Cristina Santos da Silva (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Bruno de Jesus Leite (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Adailane dos Santos Souza (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Shagaly Damiana Araujo Ferreira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Lucas de Souza Lima Neves (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Caio Batista Ferreira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Monalysa de Melo Pereira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Gabriella de Lima Freitas (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Leonardo Gonçalves dos Santos da Conceição (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Bruno Matos Palmeira Brito Miranda (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Jelson Soares de Jesus Júnior (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ); Guilherme Moreira Fernandes (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia )
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O "Boa tarde, Cachoeira!" é um programa de rádio laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Criado e editado semanalmente por estudantes do quinto semestre, durante a disciplina de Oficina de Radiojornalismo II. O rádio jornal, que faz parte da Radio Laboratório idealizada pelo Professor Guilherme Fernandes, tem como objetivo trazer para os ouvintes informações factuais ligadas a região do recôncavo baiano e proporcionar aos estudantes similitudes da experiência de um programa ao vivo. O programa escolhido para a análise foi exibido no dia 29/01/2019. A ideia de se criar um programa de rádio ao vivo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) começa em 2018, motivada pelo professor de Radiojornalismo, Guilherme Fernandes, recém-chegado à Universidade e inquieto com falta de uma rádio universitária no Centro de Artes, Humanidade e Letras (CAHL). Num primeiro momento, a demanda recaía sobre a possibilidade da criação de um programa de rádio ao vivo, porém, o Centro não tinha estrutura que suportasse um programa em tal formato e, apesar de uma década de existência, o curso de Jornalismo permanecia sem um produto que se caracterizasse como rádio universitária, cuja existência se justificaria por suas quatro funções: "a divulgação da produção universitária, a canalização da política de extensão das universidades, a atividade laboratorial e a democratização da comunicação e do conhecimento" (SPENTHOF, 1998). Em atendimento à essa demanda, o professor da disciplina fez cumprir o intento de realizar tal formato de rádio. Lançou a proposta de dividir a turma para a organização de dois programas, um deles foi o "Boa Tarde, Cachoeira!", denominado assim pela equipe por ir ao ar sempre no horário das 15h. Então, durante o semestre de 2018.2, foram ao ar 08 edições do programa, com frequência semanal. O "Boa Tarde, Cachoeira!", nesse contexto, mostrou-se um projeto pioneiro, visto que participou com êxito da primeira execução de uma rádio laboratorial com formato semelhante ao "ao vivo", com divulgação posterior em podcast, na internet. Esse processo contribuiu para dar aos discentes a autonomia na realização de todo ciclo de produção do programa. Vale ressaltar que no Prêmio Francisco Montezuma de Comunicação 2019, premiação institucional dos melhores trabalhos de comunicação da UFRB, todas as reportagens e locutores indicados como finalistas na categoria Radiojornalismo foram os do "Boa Tarde Cachoeira!", demonstrando que o programa conseguiu cumprir com êxito as demandas apresentadas para o formato proposto pelo professor da disciplina. O programa foi pensado tendo objetivos gerais: Produzir um programa de rádio laboratório, com exibição semanal, abordando pautas de interesse local, proporcionando aos estudantes a experiência de produção de um programa ao vivo. E específicos: Trabalhar com pautas da região do Recôncavo; Proporcionar o protagonismo discente na produção de um programa de rádio; Iniciar o processo de construção de uma rádio universitária na UFRB.
 
INTRODUÇÃO
É esperado como caraterística de uma rádio universitária o compromisso não só com as demandas da experimentação acadêmica, mas também o envolvimento com o público ouvinte e suas necessidades. Logo, é função desse tipo de veículo sua vocação de serviço público, a sua especialização em divulgação científico-cultural, a facilidade de acesso pelos membros da comunidade, o suporte a divulgação de conteúdos por docentes, a disseminação de informação relevante para a comunidade, rendível em termos sociais e comunicativos, com focos temáticos orientados para uma comunidade de ouvintes maioritariamente jovem. (PIÑEIRO-OTERO; RAMOS, 2011). Partindo desse viés, o "Boa Tarde, Cachoeira!" procurou atender ao princípio da dedicação ao seu local de desenvolvimento, dando visibilidade às narrativas regionais tão importantes, mas tão renegadas pelas mídias hegemônicas. Desse modo, o ouvinte se viu representado em seus anseios e características que estavam ali retratadas, tanto nas pautas, quanto nas realidades de vida dos estudantes por trás da produção. Nessa perspectiva, a existência de um programa como o "Boa Tarde, Cachoeira!" atua como um espaço contra-hegemônico e um lugar de fortalecimento de pertença dos moradores do Recôncavo, ao defender as suas lutas e pautas.਀䄀 樀漀爀渀愀搀愀 搀漀 爀搀椀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 氀愀渀愀搀漀 攀洀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 昀漀椀 愀 搀攀 猀攀 戀甀猀挀愀爀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀爀椀愀漀 渀漀 爀搀椀漀⸀ 䄀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 昀漀椀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 吀漀搀愀猀 攀搀椀攀猀 昀漀爀愀洀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀猀 挀漀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 戀爀甀琀漀Ⰰ 挀漀洀 瀀漀甀挀愀猀 愀氀琀攀爀愀攀猀Ⰰ 琀漀搀愀猀 攀氀愀猀 愀瀀攀渀愀猀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 挀漀爀琀攀 ⴀ 愀 椀渀琀攀渀漀 攀爀愀 搀愀爀 甀洀愀 爀漀甀瀀愀最攀洀 搀攀 ᰀ愠漀 瘀椀瘀漀ᴀⰠ 挀漀洀 攀爀爀漀猀 攀 愀挀攀爀琀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀爀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 琀漀搀漀 漀 ᰀ䈠漀愀 吀愀爀搀攀Ⰰ 䌀愀挀栀漀攀椀爀愀℀ᴀⰠ 搀攀猀搀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 愀琀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀Ⰰ 椀猀猀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀攀猀 愀搀焀甀椀爀椀猀猀攀洀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 洀渀椀洀漀 搀攀 愀氀最甀渀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 漀 昀甀琀甀爀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 爀搀椀漀⸀  Conforme Pessoa (2009): O comunicador de um futuro próximo deve estar preparado para atuar em diversas frentes e esse contexto não vai ser diferente para o radiojornalista. Ele deve estar apto a utilizar equipamentos modernos, que garantam transmissões ao vivo, e incluam áudio para a emissora de rádio e vídeo para o site, além de texto e outros recursos de multimídia. Deve ser um profissional com diversas competências desenvolvidas para atender às demandas da tecnologia digital. (PESSOA, 2009).਀ Diante disto, o instrumental oferecido pelos cursos de comunicação social permite que o aluno, e posteriormente o profissional, capte, produza e gerencie, mas as suas possibilidades de atuação acabam se limitando quando eles não têm um conhecimento técnico dos softwares aprimorado. A experiência da rádio-laboratório possibilitou não só que os alunos envolvidos adquirissem esse conhecimento, como que colocassem seus conhecimentos a serviço da notícia e do ouvinte do Recôncavo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 ᰀ䈠漀愀 吀愀爀搀攀Ⰰ 䌀愀挀栀漀攀椀爀愀℀ᴀ†昀漀椀 挀漀渀挀攀戀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀椀甀爀渀漀Ⰰ 愀最爀攀最愀渀搀漀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 氀攀瘀攀 攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀 愀漀 挀愀爀琀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 攀 搀椀渀洀椀挀漀 搀攀 甀洀 渀漀琀椀挀椀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 洀愀爀挀愀猀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 漀 戀漀洀 栀甀洀漀爀 渀愀 挀漀渀搀甀漀 搀漀猀 渀挀漀爀愀猀 攀 漀 搀椀氀漀最漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 搀攀猀琀攀猀 挀漀洀 漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 焀甀攀 攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀愀洀椀氀椀愀爀⸀ ਀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀漀猀猀甀愀 琀爀猀 戀氀漀挀漀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 攀砀椀戀椀爀 焀甀愀琀爀漀 戀氀漀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 琀漀琀愀氀 搀攀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㌀  愀 㐀  洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀⸀ 䐀攀 洀漀搀漀 昀椀砀漀Ⰰ 漀猀 琀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  攀搀椀琀漀爀椀愀 搀攀 挀椀搀愀搀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 猀椀琀甀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 愀猀 搀攀洀愀椀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 攀爀愀洀 漀爀搀攀渀愀搀愀猀 愀 挀愀搀愀 猀攀洀愀渀愀 搀攀 甀洀 洀漀搀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 漀戀攀搀攀挀攀渀搀漀 挀爀椀琀爀椀漀猀 挀漀洀漀 琀攀洀琀椀挀愀猀 愀昀椀渀猀 攀 琀攀洀瀀漀 搀攀 挀愀搀愀 洀愀琀爀椀愀⸀ ਀䄀猀 瀀愀甀琀愀猀 攀砀瀀氀漀爀愀瘀愀洀 渀漀 猀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀攀 䌀愀挀栀漀攀椀爀愀Ⰰ 猀攀搀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀洀 琀攀洀琀椀挀愀猀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 搀漀 刀攀挀渀挀愀瘀漀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 匀愀渀琀漀 䄀洀愀爀漀Ⰰ 䌀爀甀稀 搀愀猀 䄀氀洀愀猀Ⰰ 䴀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 匀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 搀漀 䌀漀渀搀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䔀洀 愀氀最甀洀愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀愀洀戀洀 昀愀稀攀爀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀 搀攀猀猀攀 攀椀砀漀 最攀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀漀 䘀攀椀爀愀 搀攀 匀愀渀琀愀渀愀 攀 匀愀氀瘀愀搀漀爀⸀ ਀伀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 愀洀瀀氀椀琀甀搀攀 渀愀挀椀漀渀愀氀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 搀攀猀琀愀挀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 ᰀ䈠漀愀 吀愀爀搀攀Ⰰ 䌀愀挀栀漀攀椀爀愀℀ᴀⰠ 挀漀洀漀 漀 爀漀洀瀀椀洀攀渀琀漀 搀愀 戀愀爀爀愀最攀洀 搀攀 䈀爀甀洀愀搀椀渀栀漀Ⰰ 攀洀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀 ጀ†漀 焀甀攀 洀漀琀椀瘀漀甀 焀甀攀 甀洀愀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 昀漀猀猀攀 瀀愀甀琀愀搀愀 攀洀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀 搀愀猀 戀愀爀爀愀最攀渀猀 搀漀 刀攀挀渀挀愀瘀漀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 漀 搀攀猀愀戀愀洀攀渀琀漀 搀漀 䠀漀琀攀氀 䌀漀氀漀洀戀漀Ⰰ 攀洀 䌀愀挀栀漀攀椀爀愀Ⰰ 猀攀爀瘀椀甀 搀攀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀 䌀漀爀爀攀椀漀 搀愀 䈀愀栀椀愀⸀ 伀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 洀愀琀爀椀愀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 甀洀愀 搀愀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㤀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀