INSCRIÇÃO: 01182
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO10
 
TÍTULO: Comissão avalia fraudes em cotas raciais na Universidade Federal da Bahia
 
AUTORES: Priscila Dórea da Silva Portela (Universidade Federal da Bahia); Caroline Magalhães dos Santos (Universidade Federal da Bahia); Washington José de Souza Filho (Universidade Federal da Bahia)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Desde a implantação das cotas raciais nas Universidades Federais em 2012, a possibilidade de fraudes penetrou em discussões sobre o tema. Reportagens de diversos veículos locais apontaram casos de violação no sistema da Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialmente após uma notificação do Ministério Público Federal (MPF) recebida pela universidade em 2017. Na ocasião, 25 alunos da graduação em Bacharelado Interdisciplinar haviam sido acusados por colegas de fraudarem as cotas raciais, e a instituição abriu uma investigação interna após a ação do MPF, sendo que casos parecidos já haviam ocorrido em outras universidades públicas no estado.਀ Após a repercussão negativa, a UFBA decidiu criar, no mesmo ano, uma comissão para a apuração de casos similares nos processos seletivos da universidade. A notícia da criação foi amplamente divulgada nos meios de comunicação da universidade e comemorada entre grande parte dos estudantes da instituição de ensino. Mas em 2018, ano de produção da matéria, a comissão ainda não havia dado início oficialmente aos seus trabalhos na entrada do vestibular. Um dos nossos objetivos da reportagem, portanto, seria saber quando essa fiscalização seria iniciada e de que forma funcionaria.਀ Uma vez que havia ainda uma cobrança por parte dos estudantes, especialmente àqueles pertencentes ao movimento estudantil e ao movimento negro, para que a comissão começasse a realizar seu trabalho, o contexto de produção foi não só de explicação sobre o funcionamento do grupo de trabalho, mas também que medidas iriam ser tomadas para inibir esses casos. Pessoas que se apresentavam descontentes com o trabalho da comissão também foram escutadas, de forma que a matéria resultasse em uma visão ampla de todo o processo da criação da comissão, e não apenas em uma matéria informativa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 洀愀琀爀椀愀 伀昀椀挀椀渀愀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 焀甀愀氀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 琀攀洀 甀洀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 渀漀 焀甀愀氀 愀 瀀愀甀琀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀漀爀 甀洀 最爀甀瀀漀 猀攀爀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀搀愀  漀甀琀爀漀 瀀愀爀愀 愀瀀甀爀愀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 愀氀甀渀愀猀 爀攀挀攀戀攀爀愀洀 愀 椀搀攀椀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 樀 挀漀洀 愀氀最甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 搀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀瘀愀洀 搀漀 䌀漀洀椀琀⸀ 䐀攀 昀漀爀洀愀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 猀椀琀甀愀漀 攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 洀愀椀猀 昀漀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 洀琀漀搀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀⸀  ਀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 漀挀漀爀爀攀甀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 爀攀氀攀愀猀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀愀猀漀 搀漀猀 ㈀㔀 愀氀甀渀漀猀 愀挀甀猀愀搀漀猀 搀攀 昀爀愀甀搀愀爀攀洀 愀猀 挀漀琀愀猀 攀洀 ㈀ ㄀㜀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀猀 氀攀椀琀甀爀愀猀 Ⰰ 愀猀 愀氀甀渀愀猀 猀攀 瘀漀氀琀愀爀愀洀 猀 渀漀琀挀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 䌀漀洀椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 搀愀琀愀猀Ⰰ 渀漀洀攀猀 搀攀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 䌀漀洀椀琀Ⰰ 昀甀渀攀猀 攀琀挀 ⴀ 攀洀 爀攀猀甀洀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 氀椀猀琀愀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀猀 琀瀀椀挀漀猀 焀甀攀 爀攀焀甀攀爀椀爀椀愀洀 洀愀椀漀爀 漀甀 洀攀渀漀爀 愀琀攀渀漀⸀  ਀䈀甀猀挀愀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 猀漀戀爀攀 搀愀搀漀猀 搀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀猀漀猀 搀攀 昀爀愀甀搀攀猀 攀洀 挀漀琀愀猀 爀愀挀椀愀椀猀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 昀攀搀攀爀愀椀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 瀀攀搀椀搀漀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 昀攀椀琀漀猀 猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 昀攀搀攀爀愀椀猀 攀 攀猀琀愀搀甀愀椀猀 搀愀 䈀愀栀椀愀⸀ 䴀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 昀漀渀琀攀 渀攀猀琀愀 猀攀最甀渀搀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 樀 焀甀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 渀漀 昀漀爀愀洀 爀攀猀瀀漀渀搀椀搀漀猀 漀猀 瀀攀搀椀搀漀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀 戀愀猀攀漀甀 渀漀猀 搀愀搀漀猀 攀砀瀀漀猀琀漀猀 攀洀 洀愀琀爀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 伀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀⸀ 倀愀甀氀漀 ⠀ᰀㄠ⼀㌀ 搀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 昀攀搀攀爀愀椀猀 琀攀洀 搀攀渀切渀挀椀愀 攀洀 挀漀琀愀 爀愀挀椀愀氀㬀 最漀瘀攀爀渀漀 焀甀攀爀 愀瘀愀氀椀愀漀 瘀椀猀甀愀氀ᴀⰠ 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⤀⸀  ਀䄀瀀猀 愀 戀甀猀挀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀 昀漀渀琀攀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀猀 愀氀甀渀愀猀 昀漀爀愀洀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 䈀愀栀椀愀 焀甀攀 昀椀稀攀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 䌀漀洀椀猀猀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀瘀愀洀 搀攀 最爀甀瀀漀猀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 渀攀最爀漀⸀ 伀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀猀琀攀猀 愀氀甀渀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 䌀漀洀椀琀 攀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀猀 昀爀愀甀搀攀猀 攀洀 挀漀琀愀猀 爀愀挀椀愀椀猀 猀攀爀瘀椀甀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀爀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 昀攀椀琀愀猀  挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀漀 䌀漀洀椀琀 䌀漀渀琀爀愀 愀猀 䘀爀愀甀搀攀猀 渀愀猀 䌀漀琀愀猀 刀愀挀椀愀椀猀⸀ 䄀猀 愀氀甀渀愀猀 漀戀猀攀爀瘀愀爀愀洀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 搀愀搀漀猀 漀甀 搀愀爀 瘀漀稀 猀 昀漀渀琀攀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀 搀攀 琀愀洀戀洀 漀甀瘀椀爀 漀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀攀 洀愀椀猀 愀昀攀琀愀搀愀 搀攀猀猀愀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 琀椀渀栀愀洀 愀 搀椀稀攀爀 猀漀戀爀攀 椀猀猀漀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 搀愀爀 甀洀 琀漀洀 洀攀渀漀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀  爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀
 
OBJETIVO
Ao produzir a matéria, as alunas consideraram dois pontos importantes da narrativa jornalística. A primeira é uma construção lógica e racional dos fatos, usada no trabalho na apresentação do tema e da linha temporal do Comitê Contra as Fraudes nas Cotas Raciais. Explicou-se também o motivo e contexto da sua criação e se localizou a data da reportagem, realizada um ano após a divulgação da criação do Comitê. Depois, foram apresentadas as funções do comitê e expomos críticas à ele, além de usar dados para comparação. ਀伀 猀攀最甀渀搀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 昀漀椀 愀 挀漀爀爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 愀 椀洀愀最攀洀 攀 漀 琀攀砀琀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 渀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀漀甀 渀愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 ⴀ 攀砀挀攀琀漀 攀洀 甀洀 挀愀猀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 愀 椀洀瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 搀攀琀攀爀洀椀渀漀甀 漀 甀猀漀 搀攀 甀搀椀漀 ⴀⰀ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 猀椀琀甀愀攀猀 焀甀攀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀猀猀攀洀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 琀爀愀琀愀洀漀猀⸀ 䠀漀甀瘀攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀洀 最爀愀瘀愀爀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 甀洀愀 挀漀爀爀攀氀愀漀 搀椀爀攀琀愀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 ⴀ 渀漀 栀愀瘀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 猀攀搀攀 漀甀 爀攀甀渀椀漀 搀漀 䌀漀洀椀琀 漀甀 攀瘀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 昀爀愀甀搀攀猀 渀愀猀 挀漀琀愀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 爀攀挀漀爀爀攀甀ⴀ猀攀  最爀愀瘀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 洀愀椀猀 ᰀ朠攀渀爀椀挀愀猀ᴀⰠ 爀攀琀爀愀琀愀渀搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 搀攀 猀攀甀猀 愀氀甀渀漀猀⸀  Além das imagens com os entrevistados e as imagens gerais, foram gravados offs e passagens da repórter, tanto com o objetivo de localizar a estudante dentro da narrativa - há uma pessoa responsável por esta narrativa -, quanto com o objetivo de ter mais imagens possíveis para usar na edição, variando entre a presença da repórter, imagens gerais e imagens de fontes, de forma a acrescentar mais cortes à matéria. Os planos priorizados foram os planos americano, meio primeiro plano e geral, usados de acordo com a importância da pessoa para a narrativa.਀䄀瀀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 昀漀椀 攀猀挀爀椀琀漀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀渀猀攀最甀椀搀愀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀洀 猀椀搀漀 最爀愀瘀愀搀愀猀 攀 漀 琀攀洀瀀漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 洀愀琀爀椀愀 ⠀焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 琀攀爀 攀渀琀爀攀 ㈀ᤀ㌠ ᤀᤠ†攀 ㈀ᤀ㐠 ᤀᤠ⤠⸀ 䔀猀琀攀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 愀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 焀甀愀氀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 洀愀琀爀椀愀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀猀 渀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 樀 栀愀瘀椀愀 椀渀搀椀挀愀搀漀⸀ 준 挀氀愀爀漀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 猀漀昀爀攀甀 洀甀搀愀渀愀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀猀 挀漀爀琀攀猀 瀀漀搀攀洀 渀漀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 漀甀 漀 琀攀洀瀀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀漀 瀀攀氀愀 搀甀瀀氀愀⸀  Além do recorte, a edição garantiu a inserção de recursos gráficos na reportagem, que usamos em algumas ocasiões: na inserção de caracteres, usamos os gráficos de legenda para os textos; nas imagens/áudios de fontes ou nas imagens da repórter, usamos lower thirds para indicar o nome e profissão/lugar das pessoas que apareciam na matéria; em uma das passagens da repórter, usamos os gráficos de legenda e cópias de uma imagem encontrada na internet para criar um pequeno gráfico sobre os dados apresentados (retiradas da reportagem do jornal O Estado de S. Paulo).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀